*Featured Mercado

Os carros mais vendidos em março de 2019

Os carros mais vendidos em março de 2019

Com 199.550 automóveis e comerciais leves vendidos, o mercado nacional viu o mês de março representar alta de 5,11% em comparação com fevereiro, porém, o saldo ficou negativo em relação ao mesmo período de 2018, caindo 0,25%. No entanto, no acumulado do ano, o Brasil está com alta de 10,02% e um total de 580.040 unidades. No geral, o país está 13,42% acima do resultado do ano passado.


A GM amplia a vantagem nos automóveis com 19,54%, seguida pela VW com 14,27%. Renault e Hyundai ficaram com 10,34% e 9,24%, respectivamente. A Ford ficou em quinto com 8,76%. Cadê a Fiat? Em sétimo com 6,78%, pouco a frente da Jeep, que fechou com 6,26%. Se continuar assim, a marca americana passa a italiana nos automóveis…

Nos comerciais leves, a Fiat dá o troco com 42,59% do total, deixando parte do restante do segmento para VW, Toyota e GM com 16,36%, 10,64% e 10,36%, respectivamente. A Renault ficou em quinto com 4,93% e a Ford em sexto. No geral, quem riu mesmo foi a GM com 18,21%, enquanto VW e Fiat fecharam com 14,58% e 12,00%, respectivamente.

A Renault ficou em quarto, seguida de Toyota e depois pela Hyundai. Como já prevíamos, a Jeep passou a Honda. A Nissan ficou em décimo e menos de 1% de diferença no market share. Haverá disputa entre as duas japonesas? Citroën, Mitsubishi e Peugeot aparecem bem, com a Chery logo atrás.


A Mercedes foi a luxuosa mais vendida, com BMW em segundo. A Kia aparece entre ela e a Volvo, que já deixou a Audi para trás. Land Rover e Suzuki fecharam as 21 mais vendidas da Fenabrave.

Os carros mais vendidos em março de 2019

Nos automóveis, o Onix não perde o ritmo, sempre acompanhado de longe por HB20 e Ka. O Gol ficou em quinto e o Kiwd em sétimo. Entre os dois, o Renegade, líder dos SUVs em 2019. As demais posições no Top 10 não mudaram em relação às parciais do mês, que já divulgamos.

Surpreende o avanço do Logan e a queda do Virtus. O rival Cronos despencou para a 36ª posição. Destaque para o Tiggo 5x, que passou o Tiggo 2 e agora é o Chery mais vendido. Nos comerciais leves, a Saveiro virou para cima da Hilux no fim do mês, ficando em terceiro com Strada e Toro no topo.

A Fiorino vendeu bem no segmento, passando Amarok e Ranger, bem como se aproximando muito da S10. A Frontier não conseguiu emplacar mais 27 unidades e assim não passou a L200, que fechou o Top 10. Nas demais posições, não houve mudança em relação à parcial.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 41 comerciais leves mais vendidos em março de 2019:

Marcas

1º GM 36.329 18,21%
2º VW 29.092 14,58%
3º FIAT 23.940 12,00%
4º RENAULT 19.060 9,55%
5º TOYOTA 16.673 8,36%
6º FORD 16.273 8,15%
7º HYUNDAI 15.954 7,99%
8º JEEP 10.677 5,35%
9º HONDA 10.500 5,26%
10º NISSAN 8.631 4,33%
11º CITROEN 1.999 1,00%
12º MITSUBISHI 1.718 0,86%
13º PEUGEOT 1.522 0,76%
14º CHERY 1.414 0,71%
15º M.BENZ 1.066 0,53%
16º BMW 954 0,48%
17º KIA 710 0,36%
18º VOLVO 606 0,30%
19º AUDI 579 0,29%
20º LAND ROVER 470 0,24%
21º SUZUKI 332 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 18.279
2º HYUNDAI/HB20 9.051
3º FORD/KA 8.341
4º GM/PRISMA 7.122
5º VW/GOL 6.620
6º JEEP/RENEGADE 6.184
7º RENAULT/KWID 5.853
8º VW/POLO 5.082
9º NISSAN/KICKS 4.864
10º FIAT/ARGO 4.643
11º JEEP/COMPASS 4.475
12º RENAULT/SANDERO 4.334
13º TOYOTA/COROLLA 3.890
14º HONDA/HR-V 3.796
15º HYUNDAI/CRETA 3.792
16º RENAULT/LOGAN 3.661
17º VW/FOX/CROSS FOX 3.451
18º FORD/KA SEDAN 3.319
19º TOYOTA/YARIS SEDAN 3.182
20º FIAT/MOBI 3.099
21º VW/VIRTUS 3.083
22º TOYOTA/YARIS HB 3.067
23º FORD/ECOSPORT 2.573
24º VW/VOYAGE 2.325
25º HONDA/FIT 2.306
26º HYUNDAI/HB20S 2.187
27º NISSAN/VERSA 2.115
28º HONDA/CIVIC 2.100
29º GM/SPIN 2.037
30º RENAULT/DUSTER 1.892
31º GM/TRACKER 1.874
32º RENAULT/CAPTUR 1.872
33º GM/CRUZE SEDAN 1.567
34º GM/COBALT 1.403
35º TOYOTA/ETIOS HB 1.353
36º FIAT/CRONOS 1.333
37º HONDA/CITY 1.286
38º VW/JETTA 1.274
39º FIAT/SIENA 1.192
40º CITROEN/C4 CACTUS 1.138
41º TOYOTA/HILUX SW4 1.021
42º HONDA/WR-V 923
43º FIAT/UNO 913
44º VW/UP 899
45º VW/TIGUAN 867
46º TOYOTA/ETIOS SEDAN 803
47º PEUGEOT/2008 571
48º HYUNDAI/TUCSON 540
49º CHERY/TIGGO 5X 531
50º NISSAN/MARCH 505
51º GM/EQUINOX 452
52º CHERY/TIGGO 446
53º PEUGEOT/208 431
54º NISSAN/SENTRA 345
55º MB/CLASSE C 337
56º GM/CRUZE HB 324
57º BMW/X1 311
58º CITROEN/C3 301
59º FORD/FIESTA 300
60º VOLVO/XC60 296
61º VW/SPACEFOX 291
62º CITROEN/AIRCROSS 273
63º MITSUBISHI/ASX 258
64º MB/GLA 256
65º KIA/SPORTAGE 237
66º GM/TRAILBLAZER 235
67º FIAT/DOBLO 220
68º LR/DISCOVERY 206
69º MITSUBISHI/OUTLANDER 194
70º AUDI/A3 SEDAN 193
71º MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS 190
72º BMW/SERIE 3 178
73º MITSUBISHI/LANCER 175
74º VW/GOLF 170
75º CHERY/ARRIZO 5 167
76º TOYOTA/RAV4 163
77º VOLVO/XC40 161
78º AUDI/Q3 160
79º PEUGEOT/3008 158
80º FIAT/WEEKEND 155

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 5.286
2º FIAT/TORO 4.955
3º TOYOTA/HILUX 3.093
4º VW/SAVEIRO 2.927
5º GM/S10 1.865
6º FIAT/FIORINO 1.827
7º VW/AMAROK 1.551
8º FORD/RANGER 1.343
9º GM/MONTANA 1.144
10º MITSUBISHI/L200 828
11º NISSAN/FRONTIER 802
12º RENAULT/OROCH 774
13º RENAULT/MASTER 658
14º FIAT/DUCATO 312
15º VW/EXPRESS 272
16º KIA/K2500 237
17º HYUNDAI/HR 194
18º M.BENZ/SPRINTER 313 161
19º PEUGEOT/EXPERT 156
20º PEUGEOT/PARTNER 133
21º IVECO/DAILY 35S14 126
22º CITROEN/JUMPY 124
23º IVECO/DAILY 30S13 64
24º RAM/2500 58
25º CITROEN/BERLINGO 41
26º PEUGEOT/BOXER 20
27º JAC/v260 17
28º EFFA/K01 16
29º CITROEN/JUMPER 15
30º M.BENZ/SPRINTER 15
31º IVECO/DAILY 5516 11
32º IVECO/DAILY 7
33º M.BENZ/SPRINTER 415 7
34º VW/KOMBI 6
35º EFFA/K02 6
36º FOTON/AUMARK 1039 5
37º EFFA/V21 4
38º AGRALE/AGRALE MARRUA 1
39º FIAT/UNO 1
40º GM/CHEVY 1
41º RENAULT/KANGOO 1

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos em março de 2019
Nota média 3.8 de 12 votos

  • MauroRF

    Cruze Hatch com 324 unidades, Golf com 170 e Focus nem aparece mais. Infelizmente, o segmento de hatches médios já era.

    • Fanjos

      13º TOYOTA/COROLLA 3.890
      28º HONDA/CIVIC 2.100

      Parece que não é só hatch, os sedans serão as próximas vitimas do ataque dos compactos de tamanco

      • Ricardo

        Ruas se resumirão a Hatchs pequenos para os pobres e SUVs para classe média e rica.

        • Luís Guilherme

          Pobre comprando carro 0km? Você deve estar em um país diferente do meu

          • Ricardo

            Eu não sou pobre e não compro, mas vários pobres compram se endividando!

            • Junoba

              Ricardo, o pobre mal consegue comprar coisas básicas para se manter. Tem pai de família recebendo 1 salário mínimo. Talvez você é apenas um burguês, que não conhece a realidade do seu país.

              • Ricardo

                Não me considero pobre, mas por lei sou considerado baixa renda. Acho que vc precisa olhar melhor em sua volta, observe quantas pessoas que sequer casa tem mas tem um carro novo na garagem!

          • Louis

            Realmente, já foi essa época. Carro zero popular partindo de R$ 40k…

            • Ric53

              Que saudade de entrar em uma concessionária, fazer um test drive e ao final de muita pesquisa, comprar um carro zero km!
              Hoje em dia é só OLX kkkk

          • cepereira2006

            Bobagem, até o meu jardineiro tem carro. A diarista anterior também tinha. Já foi o tempo em que ter carro era coisa de rico. Se fosse assim as ruas não estariam abarrotadas de carros.

          • Cesar

            Pra isso existe a bíblia de 60 capítulos.

        • Leopss

          Hatch e sedans compactos acredito que continuem.
          Hatch médios e peruas foi o que mais sofreram com o boom dos SUVs.
          Sedans médios ainda parecem ter um público bom.

          • Leonardo M. G.

            Não esquece as minivans…

      • Filipe Augustus

        Acho que o Corolla com a nova geração vai recuperar um pouco o fôlego!

        • Maycon Farias

          Esses 4 primeiros dias ele voltou para o 5 lugar. A redução é apenas pela chegado do modelo novo. A nível mundial o Corolla não perdeu absolutamente nada com a ascensão dos SUVs.

      • Adorei o nome dado hehehehehehe!!! Compactos de tamanco!!!!!

      • Murilo Soares de O. Filho

        Pior que ficaremos reféns desses trambolhinhos.

      • delvane sousa

        Rindo litros aqui Fanjos. Mas é por ai mesmo. Contudo o publico de sedans é cativo por que prioriza conforto e segurança, coisa que os trambolhos de shopping não conseguem oferecer na mesma faixa de preço dos sedans.

      • Emanuel Schott

        Yaris não tá matando só o Etios, tá roubando vendas do Corolla também.

      • hinotory O

        Acho que venderam até muito.

      • Gabriel

        A queda do Corolla também pode ser explicada pela nova geração que está chegando

      • Flavio de Castro

        e a ford, ladeira abaixo, de 4º para sexto… do jeito que tá vai sobreviver só com o KA

    • Dherik

      Caramba, os números do Cruze Hatch são preocupantes. Que triste isto.

      • Saulo Bezerra

        Após anos rodando, essa semana que vi o primeiro Cruze hatch em Natal. Receio que foi o último :( …

        No mais, sempre sonhei com um Golf, pena estar tão caro.

        • Edson Fernandes

          Pois é…. era para ter um Golf.

          Mas qdo fui ter dinheiro para dar no Golf eles aumentaram a versão DSG de R$75000 para absurdos R$83000(de uma só vez).

          Aí foi qdo eu desisti. E em epoca é bom frisar, era possível ter o Jetta 2.0 TSI por R$79000 (com desconto, só não teria teto solar assim como o Golf 1.4 TSI de epoca)

    • Volkswagen Jetta

      Um Golf 1.0 tsi automático por R$ 91 mil, T-Cross 1.0 tsi automático por R$ 97 mil. O brasileiro está trocando o médio por compacto. Daqui uns anos não vai valer dizer que os médios ficaram caros demais para o mercado brasileiro. Temos que guardar bem o que está acontecendo atualmente no mercado brasileiro.

      É revoltante como a VW consegue vender um médio, como o Golf, superior em tudo ao T-Cross, com mesmo motor, mais barato que o compacto?

      • Vinícius

        Sim, as pessoas tentam justificar a burrice do brasileiro com a desculpa do preço, mas o preço do médio é bem próximo do SUV compacto. Em países desenvolvidos os hatches médios figuram entre os mais vendidos (Golf e Focus, por exemplo), ninguém troca um médio (sedan ou hatch) por um compacto, mesmo que seja SUV, só aqui no Brasil. Isso serve para os sedans Médios tbm!! Vai falar que um HRV é mais carro que um Civic? Um T-Cross é mais que um Jetta? Enfim… Nesses casos nem a desculpa do “espaço” e porta malas servem!

        • Volkswagen Jetta

          Pegando só a VW de exemplo, é só ver o preço do T-Cross e o Golf em outros países. Golf é mais caro que o T-Cross.

        • Emanuel Schott

          Em países desenvolvidos não, na Europa. Nós EUA a Ford e a GM decidiram nem mais fabricar veículos que não sejam SUV ou picape. E mesmo na Europa os SUVs tão comendo pelas beiradas, basta ver a importância que a FCA tá dando na Jeep, deixando a Fiat de lado.

      • Junoba

        Golf 1.0 parou de ser produzido, então nem conta mais.

        • Volkswagen Jetta

          Pode ser comparado com o Jetta na versão de entrada, que com descontos tem saído por menos de R$ 97 mil. Isso com motor 1.4 ao invés do 1.0.

        • Ernesto

          Não foi a versão Highline 1.4 que a VW parou de produzir?

          • Junoba

            Foi a 1.0 e 1.4, só ficou o GTI. O 1.0 ainda tem unidades em estoque.

      • Valtevir

        Infelizmente o Golf 1.0 turbo já era, não está no site da VW mais, agora só o GTI. :(

    • TchauQueridos

      Cruze sempre foi lanterna!
      Golf infelizmente foi ladeira abaixo.

      • Gran RS 78

        Cruze sempre foi lanterna? O hatch sempre vendeu mais que os concorrentes diretos e o sedan sempre brigou com o Civic pelo segundo lugar nas vendas.

    • 1 Raul

      Fiz a mesma análise da tabela… uma pena…

    • dallebu

      Enquanto isso, se o Compass tiver uma queda de 50% nas vendas, ainda vai estar vendendo acima da meta de 2.000 unidades que a Jeep divulgou no lançamento.

      • Maycon Farias

        Um sucesso estrondoso. Ainda mais se imaginar que somente dois carros deles vende cerca de 10 mil unidades. Se não me engano no lançamento do Renegade ele foi o carro com o maior crescimento no mundo naquele ano. Capaz do Compass estar vendendo muito em outros países.

    • Junoba

      Focus Hatch emplacou 77 unidades.

      • Gran RS 78

        Deve ser os últimos em estoque, pois não terá mais nenhum Focus OKm sendo entregue pela Ford, infelizmente.

        • Leo

          Produção segue até o final de maio. Então os estoques devem durar até o 2o semestre, considerando-se as baixas vendas

        • Junoba

          Pelo oque eu li, o Focus só deixará de ser produzido em mês que vem (Maio).

      • Edson Fernandes

        E pensar que se ela baixasse para R$85500 o mesmo preço do Ecosport Titanium 2.0 que ela fez em promoção, eu teria um Focus Titanium plus hatch no lugar do meu Fluence.

    • CharlesAle

      Mauro, eu credito essa queda generalizada não tanto pela mudança de, vamos dizer, gosto, do consumidor…Mas sim a brutal queda do poder de compra da população classe média. Pois conheço pessoas que já tiveram hatch médio tirado zerado, e hoje, mal compram um popular zero. A conta de tanto imposto e corrupção chegou forte ao bolso dos Brasileiros. E no curto prazo, não vejo como mudar isso..Enquanto só se discute aposentadoria, o Brasileiro mal consegue lugar para trabalhar. realmente é um pais que inverte as prioridades, não tem jeito…

  • Maik Muller

    Por que não dao destaque pro Prisma em 4o?

    • Feliphe Santos

      Porque não é novidade. Prisma tá sempre por ali

      • Unknown

        Best answer! Clap, clap, clap

  • Rogério R.

    A Renault nem lançou ainda os novos Sandero e Logan reestilizados, mais equipados e com CVT, nem o Kwid Outsider e já está quase alcançando a meta dos sonhados 10%, caramba! Pelo visto logo logo ela irá conseguir. Outra coisa que estou percebendo é que ela está cada vez mais se consolidando como a 4ª marca mais vendida do Brasil. Eu continuo batendo na mesma tecla que os nomes Sandero e Logan devem continuar aqui e na América do Sul mesmo após a separação definitiva de design de Renault e Dacia, pois esses dois nomes são muito fortes nessa região. E tem outra, Renault Sandero e Logan e Dacia Sandero e Logan são vendidos em mercados diferentes, portanto, não vejo problema dos nomes continuarem aqui e na América do Sul. VIDA LONGA PARA SANDERO E LOGAN!

    • Daytona

      Vendi meu Sandero 1.6 2012 esse mês após 7 anos e 95.000km…
      Carro espartano, mas nunca me deixou na mão, nunca apagou painel ou deixou de dar partida uma vez se quer em 7 anos.

      • TchauQueridos

        Nunca trocou bateria?

        • Daytona

          Troquei com quase 5 anos… ele deu uma vacilada e ligou… aí já fui trocar antes de ficar na mão.

          • Marcelo Martins

            Tive um Sandero por quase nove anos e tb não tive problemas, e tb troquei a bateria com mais de 5 anos por prevenção !!

          • Edson Fernandes

            Curioso, qdo tive um C3 que troquei a bateria no mesmo periodo, foi essa vacilada e os farois e ar condciionado ficaram nitidamente mais fracos (situaçõa que uso ao andar na cidade tbm) mas nesse dia eu desliguei tudo para não ter preocupação com ocarro parar na rua. Troquei a bateria etudo resolvido. Estava um calor danado no dia que troquei, foi uma benção qdo trocou a bateria…rs

        • Marcelo Martins

          A bateria do meu durou mais de 5 anos e troquei por prevenção pois ainda funcionava mas estava dando sinais que iria arrear !

        • leomix leo

          Já troquei de um cliente com 6 anos, e já vi relatos de clientes que a bateria do Sandero durou 7 anos, imagina aí.

        • Guedes

          Renault e a nova Toyota. Não quebra nem precisa trocar peças kķk
          Eu bati meu carro na traseira de um Sandeiro. O carro do cara deu perda total e o meu nem Airbag abriu

      • Matthew

        Não fez mais que a obrigação. 95000 quilômetros em 7 anos é um pouco abaixo da média, dá menos de 14 mil kms por ano.

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          14 mil km por ano é a média, fiz 13 mil km ano passado e ando bastante, isso depende também de onde mora. Numa SP da vida onde o trabalhador anda mais de 1 hora por dia na ida e mais 1 hora na volta aí dá uma km alta por ano

        • Danilo

          Eu troquei o Sandero da minha esposa com 6 anos de uso e 45 mil km. Carrinho muito bom. Eu tive um 2010 também há alguns anos atrás. Hoje não compraria outro Renault pois fiquei mais exigente na questão de acabamento e equipamentos, mas com certeza dentro dos compactos é uma excelente opção.

          • Unknown

            O 2010 é outro carro em relação ao modelo atual! Aquele sim era a simplicidade em gênero, número e grau!

          • Edson Fernandes

            O curioso é que o Sandero se melhorassem um pouco o interior, com algo melhor e menos espartano, ele seria muito desejado. E não precisa de muito para que ela consiga isso.

    • Eng Turbo

      Peguei um Sandero alugado ontem….dirigi por 4 horas e fiquei QUEBRADO. A Ergonomia do carro é horrivel, bancos duros e desconfortaveis. A ideia era ser um carro “low cost”, porém exageraram na medida ;)
      O blower do Ar Condicionado faz um barulho muito elevado, isolamento acustico do cofre do motor é inexistente….enfim, era pra ser um carro barato, mas passaram da medida ao meu ver

      • invalid_pilot

        Kwid diz: Hold my Beer!

      • Walter Augusto Barandas

        Sabe o que é isso ? Renault só o logotipo !!!
        Isso se chama carro de segunda linha da Renault, chamada Dacia !!!!
        Engloba tudo isso que você falou.
        O carro é ruim ? Câmbio, motor e durabilidade geral são bons……mas por ser bem “low cost” acaba entregando tudo isso de ruim que você falou.

      • D34D P00l

        No geral acho todos os Dacias daqui assim, muuuuito low cost.
        O mínimo pra mim deveria ser o Onix, mas o pessoal pesa ainda mais a mão.

      • Bruno Orciolli

        Concordo contigo. Possuo um Sandero Aut. 17/17 e uso ele no trânsito diário de SP. Chego moído em casa todo santo dia… os bancos, depois de pouco tempo ficam desconfortáveis. O acabamento é beeem simples. Só salva o motor, que é esperto por ser 1.0.

        • Unknown

          Sim, motores Renault são muito bons! Mas eu não gostei do desempenho do Logan 1.0, talvez porque o sedan é mais pesado…

          • Edson Fernandes

            Se for 3 cilindros, ele vai mto bem. Se for o 4 cilindros, realmente é ruim mesmo nas respostas.

            • Unknown

              Dirigi o 1.0 SCE, acredito que é o 3 cilindros… Mesmo assim achei fraco, comparando com o Ka, por exemplo.

              • Edson Fernandes

                Ah ta. O Ka realmente é o mais forte dessa leva de 3 cilindros. Mas eu não achei que o motor deixou a desejar para a dupla da Renault.

                • Unknown

                  Eu achei, não sei se é porque a dinâmica de condução dele é péssima e isto também influencia na sensação…

                  • Edson Fernandes

                    Talvez, porque eu gostei mto do 3 cilindros da Renault. Até achei que ele responde melhor em baixa rotação comparado ao Ka que só responde acima de 2000rpm.

                    • Unknown

                      Sim, mas é justamente por isso que não gosto muito. Eu prefiro motores que podem não ter muita forma em baixas rotações, mas que crescem e não perdem força em altas. Os TSIs também tem esta característica de força em baixas rotações, mas morrem rapidamente. (antes dos 5.000 RPM)

        • Edson Fernandes

          Mas então o seu é automatizado né? (Easy R) por que automatico apenas qdo chegar o CVT já que antes era o DP0 de 4 marchas.

      • Rogério R.

        Concordo com você, pra mim o Sandero 1 reestilizado tinha um acabamento e ergonomia melhores do que o Sandero 2, pois os comandos de todos os vidros elétricos eram nas portas(só o comando dos retrovisores que era de acesso ruim) e tbém nas portas haviam acabamento em tecido, o banco traseiro era bipartido opcional e tinha 3 apoios de cabeças. E ainda tem o detalhe que os primeiros Sandero 2008 tinham até acabamento opcional em veludo, mas a Renault tirou o opcional pois vendia pouco porque os consumidores alegavam que esquentava muito em épocas quentes.

        • Edson Fernandes

          Isso erao Privilege. Qdo a renault retirou essa versão, ele perdeu os bancos bipartidos e o bom tecido e conformidade dos bancos. Hoje, o unico Sandero que tem otimos bancos, é o Sandero RS. Os demais só mudam a padronização do tecido, tendo por baixo o mesmo e ruim espuma que é dura mas cede com o uso.

          E veio aí depois o HB20 que me impressionou no silencio a bordo(os bancos nem tanto) além da alavanca de transmissão e leveza do pedal de embreagem.

      • Unknown

        Concordo! Já aluguei um Logan e achei péssima a ergonomia e dirigibilidade do carro! O pessoal reclama do acabamento da Ford e tal, mas o Ka dá de 10 a 0 em dirigibilidade e ergonomia.

  • Eduardo Sad

    Peugeot 208 e C3 vendem muito pouco mesmo (cerca 700 unidades somadas) Será que a PSA tá largando mão do segmento? Não me lembro de ter lido notícias sobre novidades de ambas neste nicho. Será que vem alguma novidade?

    • Fanjos

      Esta largando mão do país, não sei nem como ainda estão aqui já que não tem nenhum carro de volume para segurar, acho que só as exportações ainda seguram eles por aqui

      • TchauQueridos

        Se largar mão do BR, vai vender só na França?

        • Matthew

          Da onde tirou isso? PSA vende bem na Argentina, Ásia e alguns países africanos. Mesmo na Europa, tá muito além da França.

          • 1 Raul

            Sim, na Argentina eles adoram…

        • Itamar

          vende bem na argentina e chile, se bem que o brasil vendendo mal, capaz de vender mais do que la.

        • Michel

          Como assim? a PSA só não está presente na America do norte, Citroen é a marca que mais cresce na Europa nos últimos dois anos. Estão batendo recorde de lucro no grupo e tiraram a Opel do vermelho, Citroen chegou na India esse mês e está indo pra Russia tbm, o grupo está mto bem apesar do baixo volume no BraSil, infelizmente não temos os dados específicos da operação no Brasil.

          Vendas mundiais Citroen:

          Europa:
          crescimento de +7,5% recorde de vendas em 7 anos

          Mundo:
          573.000 vendas +9% em relação ao 1 tri/2018

          China:
          crescimento de +50%
          C5 aircross 40.000 vendas desde set/2017

          Portugal:
          crescimento de +13%
          3*lugar no mercado português

          Espanha:
          5 modelos no país
          3 líderes (c4 spacetourer, c-elysée, berlingo)

          França 1 tri 2019:
          79.800 vendas
          +10,3%
          crescimento +5,6%
          participação de mercado 11,8%
          c3 +5%
          c3 aircross +39%
          c5 Aircross 2* lugar em vendas no segmento

          resumo da opera/ PSA não se resume a Brasil e França apenas.

      • SDS SP

        Financeiramente, a PSA ainda está relativamente bem aqui na América do Sul. Tem uma operação enxuta o que da menos margens para perdas.

        • Chasseur

          Fiquei interessado em aber como anda o financeiro da PSA por aqui, sabe onde encontro mais informações?

          • SDS SP

            No Automotive business, o CEO não entrou em detalhes, mas disse que o grupo ficou no 0x0 no ano passado enquanto a maioria fala em prejuízos na região.

      • Jr

        Eles não gastam em propaganda e tem fabricas modernas em lugares aonde a força dos sindicalistas é quase nula. Se você for ver os números da PSA na América do Sul, vão ver que eles estão em azul na planilha da montadora, é isso que importa, de nada adianta vender 500 mil carros por ano e ter prejuízo. Se eles não saíram na década passada aonde rolou uma crise na marca tanto aqui como no mundo, duvido que eles saiam agora que tanto a marca esta no azul lá fora, como aqui dentro

      • Itamar

        ainda mais com o novo 208 pra ser fabricado na argentina…

    • Dherik

      Acho que sim. A Peugeout está focada no andar de “cima” dos carros, nos mais caros.

      • Edson Fernandes

        Esse andar são dois andares né? Porque não tem nem sedan ou hatch médio…. só tem altinhos médios e um compacto.

        Ou seja, vai ser uma Ford onde terá somente altinhos? Ao menos ao que parece, o 208 em algum momento vem.

    • Mr Tony

      Procure novo 208, vai vir da Argentina, está bem interessante.

    • Filipe Augustus

      Eu não duvido nenhum pouco se logo a PSA começar investir na Opel por aqui, já que Peugeot e Citroën vendem pouco!

    • Gran RS 78

      O C3 parou no tempo, pois a nova geração já roda a pelo menos dois anos na Europa e nem sinal para o Brasil, e o 208 terá a nova geração para o ano que vem importado da Argentina.

    • Edson Fernandes

      Ao menos a Citroen anda testando o novo C3. Ele se parece visualmente um mini C4 Cactus. Infelizmente continua com a mesma plataforma PF2. Espero que aumentem a segurança ao menos.

      E a PSA em minha opinião deveria para ontem trocar o motor 1.6 pelo 1.2 THP.

  • Feliphe Santos

    Cronos quase perde pro Jetta. Tá difícil hein, Fiat?

    • Não entendo tambem, o sedan é bonito, mas falto o At no 1.3, pois tem Ka sedan At abaixo dos 60 mil, assim como HB20 e Prisma.

      • Walter Augusto Barandas

        Cronos em porte parece concorrente pra Ka sedan.
        Olho pra ele e o acho minúsculo.
        Porte de compacto mesmo.

        • Filipe Augustus

          Eu olho para o Cronos e Argo e para mim é como se fosse novo Palio e Siena!

          • Jefferson BC

            Filipi, então acho que você precisa ir em um oculista. O Argo e o Cronos são completamente diferentes de Palio e Siena. Seu comentário deve ter o intuito de criticar o carro, somente isso, pois na prática não apresenta nada.
            Eu não tenho Argo e nem Cronos, não precisa ser dono desses carros para ver o quanto o argo e o cronos são modernos e projetos completamente novos.
            Os carros da Fiat, indiferente da opinião particular, tiveram um salto imenso na última década, especialmente após a fusão com o grupos Chrysler.
            O argo normalmente fica em 6°, 8°, 10° colocação em vendas, sempre uma diferença pequena de vendas em relação ao Pólo, por exemplo, mês passado vendeu quase 1500 unidades de argo a mais que o Pólo, já o Cronos fica entre 1500 e 2500 vendas, poderia ser melhor, mas nada ruim também.

            • D34D P00l

              São diferentes concordo, no entanto a sofisticação dos mesmos é incomodamente similar. Prova disso são os freios a tambor, o recorte largo das portas, motorização antiga, câmbio para paísese emergentes, peso elevado pelo reaproveitamento excessivo da plataforma, etc.

              • Tarcísio Aguiar

                Sem contar o borrachão no teto.

              • Jefferson BC

                Freio a tambor, um argo e um cronos precisa de freio a disco? Óbvio que não, perguntei isso para quem conhece de carros e ele vai te dizer. A esmagadora maioria dos carro é freio a tambor, é o necessário e mais barato para MANTER.
                Um freio a disco em um carro como polo, cronos, argo, fiesta, prisma etc…é completamente inútil, serve apenas para deixar o carro mais caro de vender e manter.
                ……………………….
                Recorte das portas? Não entendi, o recorte de portas é uma escolha de design e não de qualidade. Tem carros caros com recortes igual o argo e tem carros baratos com recorte mais “premium”. Isso não quer dizer nada. Normalmente carros com recorte mais grosso são mais rígidos, ponto positivo.
                ……………………….
                Motorização não é a mais moderna, porém nem de longe é antiga, esse motor é o EVO, passou por inúmeras alterações ao longo de sua vida, tem quase tudo o que existe de mais moderno. O mesmo, como comparação, acontece com o motor do Corolla, é “antigo”, porem tem o que existe de mais moderno graças as atualizações de vida. Nem o toyota e nem o fiat são turbo, porém são bons.
                Em números o motor do CRONOS é basicamente igual ao do VIRTUS, por exemplo. MOTOR: Cronos rende 135 cavalos com gasolina e 139 cavalos com etanol, ambos gerando em torno de 19 de TORQUE, já o Virtus rende 115 cavalos com gasolina e 128 cavalos com etanol, ambos gerando 20 de TORQUE. Como pode ser visto, o Cronos tem mais cavalos, já o Virtus tem um torque sensivelmente maior…porém, na prática essas diferenças é algo quase irrelevante para 95% dos condutores. São basicamente iguais. TESTE DO ZERO A CEM Veja o 0 a 100 comparado dos 2 modelos: Virtus faz em 9.9 segundos, já o Cronos faz em 10,1 segundos (ou seja, uma diferença extremamente pequena), em termos práticos, para 95% das pessoas, não há diferença alguma para um condutor normal, no dia a dia. São basicamente iguais. CONSUMO O Cronos e o Virtus tem consumo bem parecidos na rodovia, o próprio canal ComprecarTV tem análise dos 2 carros em rodovia e mostra que em um trajeto de uns 22 km o Cronos fez 10,2 km por litro de ETANOL, já o Virtus foi um pouco melhor, fez 11,3 km por litro de ETANOL. Nenhum é super econômico e nenhum é beberrão…ambos tem consumos dentro do razoável para carros com bons motores e automáticos, sendo o Virtus um pouco mais econômico.
                ………………….
                QUANTO AO CÂMBIO: na versão automática, ambos tem o mesmo câmbio, exatamente igual, são câmbio de 6 marchas da mesma empresa AISIN. A automatizada ele usa a nova versão do dualógic (agora passará a ser a versão CVT), nos carros de entrada ele usa câmbio manual.
                …………………..
                Peso elevado? Desde quando? Assim como o Polo, o Argo usa uma nova plataforma, o carro foi lançado há menos de 2 anos. O peso do argo/cronos são similares aos outros carros, um pouco mais pesado, porém tem coisas que não tem em outros, um Onix, por exemplo, é um carro bem mais seco, mais pobre em acabamento e detalhes, o mesmo vale para o Polo, são carros bem mais “pobres” em acabamento. Acabamento é algo que pesa…tanto o Argo na versão completa e o Polo na versão completa são carros que tem mais itens de serie que outros modelos similares.

              • Emanuel Schott

                Palio é beeeem inferior ao Argo. Tem nada a ver.

              • Drax

                Já comentei várias vezes aqui fiz um teste drive no argo e foi horrível, o carro parecia que ia desmontar, fez o onix parecer um hatch médio de tão inferior que era.

              • Edson Fernandes

                Motorização antiga?

                Vc só está considerando o motor Etorq. Pois os firefly são modernos.

            • Walter Augusto Barandas

              Jefferson, acho que o Filipe se referiu ao porte do carro.

            • Rafael

              É evidente que é mais moderno que o Palio, mas a questão é que se a FIAT lançasse um novo Palio 2019, um novo Punto 2019 e um novo Bravo 2019, qual ficaria mais próximo ao Argo? O grande erro foi querer substituir esses 3 com apenas 1 com motorização defasada (eTorq) e câmbio automatizado nos de entrada.
              O Argo não é ruim, longe disso, mas querer empurrar como um veículo “premium”, como a Fiat tenta, não cola. Ele é novo, mas não é atual.
              Minha esposa dirige o Argo todo dia, e todo dia ela chega em casa reclamando do tal Start & Stop que funciona quando quer (muitas vezes o carro não religa e até volta de ré se tiver em aclives), para prender o cinto de segurança tem que levantar o apoio de braço central, motor 1.8 está bebendo mais que o meu 2.0, o vidro elétrico desconfigura quase 1x por mês e ainda tem o alarme que dispara sozinho e o bip de ativar/desativar acorda a vizinhança toda. Saímos de um Punto 1.6 dualogic e ela está com saudades dele e olha que o Argo dela é o AT6.

              • Emanuel Schott

                Do Punto. Qualidade de material e construção do Argo é bem superior ao do Palio e se equivale ao Punto.

                • Rafael

                  Punto é um carro de mais de 10 anos de mercado brasileiro. É evidente que o Argo têm muitas vantagens sobre ele já que é um lançamento 2019 contra um fora de linha de 2007, mas se lançasse um New Punto 2019, seria pior ou igual esse Argo 2019? Não. Então ele é a evolução do Palio, que por sua vez se tivesse uma versão 2019 seria bem próxima a esse Argo 2019. É isso que eu quis dizer. Essa de compacto “premium” só serve para nos iludir. O mesmo falo do “mini Golf”, que nada mais é que um Gol como deveria ser em 2019 e mais nada

                  • Emanuel Schott

                    A evolução do Punto seria… o Argo.

                    Aliás, a plataforma MP1 (do Argo e do Cronos) foi feita com base na do Punto. Tem nada de Palio nele.

                    • Rafael

                      Só o motor etorq e o cambio automatizado, coisa simples e barata!

                    • Emanuel Schott

                      Estrutura do Argo é a do Punto reforçada, não foi só motor e câmbio (eTorq é atualizado e GSR é bem superior ao Dualogic inclusive). Motores Firefly são melhores que o Fire usado no Punto.

                      Talvez sua analise se baseie no fato do Argo ter motor 1.0, enquanto o Punto não tinha. Mas o segundo só não tinha motor 1.0 no Brasil (ele tinha na Europa) por causa do Palio. A Fiat tentou jogar o Uno na faixa de preço do Palio, mas não deu certo. Assim colocou o 1.0 no Argo pra preencher a lacuna.

            • Filipe Augustus

              Não acho, opinião minha, independente do que vocês pensem, enfim ;)

            • Ernesto

              Nossa, quanto mimimi! O cara só colocou a opinião dele e você parece que se sentiu ofendido!

          • Jefferson BC

            Enfim, dizer que o argo e cronos são Palio e Siena é tão ignorante quanto chamar um polo de gol ou kicks de march.

            • danlaradd .

              Mas o Argo é sim um substituto do Palio. O Punto, mesmo fora de linha, seria superior ao argo se fosse renovado. O polo é mais um gol novo do q um mini golf. São evoluções de carros pequenos, com novos nomes.

              • Jefferson BC

                O ARGO e CRONOS são carros que competem em várias faixas de preços, as versões mais completas competem com o polo e virtus, as versões menos completas com o Voyage, por exemplo, etc…Tem Argo e Cronos 1.0, 1.3 (que agora receberão cambio CVT) e a versão 1.8 com câmbio AISIN (o mesmo do polo/virtus).
                É óbvio que o Cronos/argo não são substitutos naturais do Palio e Siena, são muito mais que isso…afirma isso significa ver apenas as versões de entrada do argo e do cronos, simplesmente não ver as versão mais completas.
                O mesmo acontece com o Polo e Virtus que tem versões de entrada e versões de topo de linha.
                Tem gente que diz que o Polo é um GOLZÃO, mas isso é um erro, o mesmo erro é dizer que o Argo é um substituto do Palio, isso não faz sentido.
                Trata-se de um modelo novo, com versões de entrada e versões superiores, com várias faixas de preço. Sabe por que isso? Para gerar mais vendas e reduzir custo, manutenção mais barata, preços mais baratos, peças baratas e seguros menores. Várias montadoras estão fazendo isso.
                Por fim, nem a pau um punto é superior a um Argo/cronos, trata-se de um carro de 2017 contra um de 2007.

                • Edson Fernandes

                  O motor 1.3 ira receber uma transmissão de 6 marchas. Nada de CVT.

                  • Jefferson BC

                    Será? não é que o que estão noticiando, mas se receber o aisin de 6 marchas já será muito bom.

                    • Edson Fernandes

                      A Fiat está usando o Aisin de apenas uma versão diferente do 1.8, mas sendo a mesma caixa em especificação de potencia.

            • Filipe Augustus

              Acho que é mais ignorante comprar um Argo ou um Cronos e não perceber que eles são apenas evolução do Palio e Siena ;)

              • CharlesAle

                É verdade..Para quem é fã da marca, dificil aceitar que o Argo/Cronos é a mesma plataforma do extinto Palio..Mas basta abrir o capo de ambos(Palio, Argo) e ver as mesmas peças estão lá..

              • Estudante

                Argo e cronos evolução de PALIO E SIENA kkkkk cada coisa que eu leio…e o Polo é evolução do Gol né…não é isso que vocês falam?
                Argo e Cronos tem várias faixas de preço, 3 powertrain, diferentes pacotes, diferente do tempo que havia Siena e Palio…não tem como comparar faixas de preços e produto.

                • Filipe Augustus

                  Cada coisa que eu leio digo eu! Hahahahaha Argo e Cronos são caros porque vocês pagam, hahahah porque não vejo nada demais nesses carros que justificassem um preço maior que Palio e Siena! Se eles chamassem New Palio e New Siena vocês estavam comprando felizes e nem estariam aqui enchendo o saco, agora o Polo é um carro e o Gol é outro só pra te informar!

                  • Edson Fernandes

                    Mas assim como o Argo, que é evolução de Palio, o Polo é a evolução do Gol…rs

                    • Filipe Augustus

                      Cuidado que vão te bater aqui auhhauahuhauhaua

                    • Edson Fernandes

                      Podem bater…. quero só ver fazer flood de mensagens pra cima…kkkk

        • Gran RS 78

          Mas eles são compactos mesmo. O erro da Fiat foi querer colocar ele para brigar em um segmento de modelos maiores como Virtus, Cobalt e City em termos de preço, mas não colou.

          • Emanuel Schott

            Cronos não briga com Virtus, Cobalt e City.. esses são inclusive mais caros.

            A Fiat já penou com isso ao jogar o Linea na mesma categoria do Corolla e do Civic, não ia errar de novo.

            • Gran RS 78

              Ele briga sim, pois o Virtus nada mais é que o Polo sedan e o Cronos o Argo sedan. Se a VW cobra mais por ele, isso é outra história.

              • Emanuel Schott

                Virtus é de uma categoria superior.

                • Gran RS 78

                  Superior onde? Ele nada mais é que um Polo sedan com entre-eixos maior, só isso.

        • Rafael Neves

          Não sei mas olho para o Cronos e vejo apenas uma “nova geração do Siena”

      • Emanuel Schott

        Falta é versão 1.0. É esse motor que faz volume no Ka Sedan, Prisma e HB20S.

        • Unknown

          No Ka sedan, o que mais vende é o 1.5!

          • Emanuel Schott

            Não, a que mais vende é a SE 1.0. Cronos não tem como competir em preço com esses carros e consequentemente vender como esses.

            • Unknown

              Besteira comprar sedan 1.0, mesmo o motor 1.0 3C da Ford ser muito bom, é insuficiente para empurrar um sedan.

              • Emanuel Schott

                Que peso a mais?

                HB20S pesa 20Kg a mais que o HB20, Prisma pesa 14Kg a mais que o Onix, Ka Sedã pesa 8Kg a mais que o Hatch e o Cronos tem o mesmo peso do Argo.

                Se os motores 1.0 aguentam os hatchs, não tem diferença nos sedans.

                • Unknown

                  Mas você está se esquecendo da carga. O ka hatch tem um porta-malas minúsculo, o sedan tem um excelente porta-malas. Portanto, com o carro cheio, torna-se insuficiente o 1.0, principalmente no sedan.

        • Isso mesmo, mas dai tem as vendas do Siena para somar, o povo esquece isso

          • Emanuel Schott

            Com as vendas do Siena, a Fiat ficaria brigando pela segunda posição com Ka sedã e Virtus, atrás do Prisma.

            A mesma coisa acontece com a Renault por exemplo no mercado de SUVs compactos. Juntando Duster e Captur, ela teria a liderança do segmento.

  • Domenico Monteleone

    Os descontos deram uma bela animada na vida do Jetta

    • Gabriel Torque

      e as locadoras

    • Jefferson BC

      Jetta está vendendo bem pouco…esse mês teve um grande desconto de vendas, certamente foi um mês fora da curva.

    • Luís Guilherme

      Na minha opinião o Jetta tem um custo benefício bem parecido com o Cruze no segmento de sedãns médios (sem analisar muito a fundo o caso e incluir todo aquele nome que o Corolla tem). Acredito que dê uma impulsionada nas vendas porém ainda ficará longe da dupla Civic e Corolla como os demais.

      • Jefferson BC

        Eu acho que a VW deu um tiro errado no JETTA, basta ver as críticas de quem tinha JETTA antigo e viu o nov…insatisfação total. O carro perdeu várias coisas que os donos gostavam…a VW queria competir com HONDA E TOYOTA e não com a GM…isso é sinal de que deu tudo errado.

        • Gran RS 78

          Concordo, pois não dá para aceitar um sedan de 100 mil reais com bancos de veludo e encosto traseiro costurado no banco, como nos primeiros Celtas.

        • Edson Fernandes

          Duas coisas deram errado:
          – Ter alguns itens suprimidos do Jetta
          – Ter um virtus que oferta os itens suprimidos do Jetta.

          O cara olha o virtus highline com active display info e olha o Jetta de entrada, o Comfortline e R-Line.

          O que ele encontra?
          – Um carro que perdeu paddle shift
          – Saida de ar para bancos traseiros
          – Acabamento piorado e apesar de não inferior ao Virtus, ainda assim piorou perante o Jetta anterior

          E nesse nicho, perder esses itens e ofertar no carro inferior faz os interessados não imaginarem gastar mais para te-lo.

          E meesmo que o Jetta seja superior ao Virtus, a visão de mercado é que ele não é tão superior assim. Eu ACHO que isso foi o erro da VWcom o Jetta. Ela deveria ter mantido os itens em comum com o Virtus e apenas adicionar mesmo que opcional, os algo mais que nenhum outro VW abaixo dele teria. Como por exemplo, active info display poderia ser opcional, poderia ser opcional o freio de estacionamento eletrico e por aí vai. A sensação seria menor de achar que é um carro menos equipado.

          E com a possibilidade do Jetta 2.0 TSI vier a preço proximo do Passat, faz a pessoa repensar no proprio Passat. Logo, o Jetta foi prejudicado pela propria VW que quis canibalizar sem tanta necessidade, uma vez que o preço dele pelo menos de tabela é salgado.

  • SDS SP

    Se não fosse a Jeep, não sei o que seria do grupo FCA aqui no Brasil, especialmente aquela fábrica da Fiat Betim que deve estar com uma ociosidade gigantesca. Para piorar, o mercado argentino está desabando.

    E a Chery logo logo deve passar as duas marcas do grupo PSA.

    • Filipe Augustus

      Acho que a Fiat estaria vivendo basicamente da Strada e da Toro!

      • SDS SP

        E olhe que a Toro nem é fabricada em Betim. Pra você ver como é que q situação está feia.

        • Eduardo Alves

          E piora ainda mais quando se ve que aquela unidade, e uma das maiores unidades fabris automotivas do mundo.

          • Jefferson BC

            A fábrica de Betim está na mesma situação que todas as outras, sabe o porquê da fábrica de Betim não estar no 100% de produção? Justamente porque ela é enorme e foi ampliada anos atrás, a expectativa do setor automotivo há 10 anos atrás é que em 2020 o Brasil venderia 5 milhões de carros por ano e hoje estamos vendendo menos da metade, graças a uma recessão que fez o PIB afundar 8%, gerar a falência de 1 milhão de empresas em 1 ano, explosão de endividamento, rombo nas contas públicas e desemprego acima dos 14 milhões, sem falar a inflação que atingiu 2 dígitos.
            O mesmo motivo de Betim produzir metade de sua capacidade é o motivo da nova fábrica da Honda ter ficado fechado durante vários anos, assim como de outras montadoras. O problema de Betim não é da FIAT, mas sim de todas as empresas do Brasil, várias delas faliram ou reduziram a capacidade produtiva.
            Enfim basta ver que a FIAT lançou em 2 anos o Argo, Cronos e Toro…irá vir um SUV da Toro, um SUV baseado na Renegade, nova strada, novos motores turbo que irá equipar os carros da FCA, além de outros lançamentos e modernizações. Investimento de bilhões em plena recessão e crise política.
            Várias montadoras fechando fábricas, demitindo, reduzindo concessionárias, PSA ameaçando ir embora, GM idem, mas a FIAT investindo ainda mais.
            Não sou fanboy, sou alguém que está vendo os números e as notícias…fanboy é o fanático, eu quero ser realista. Dizer que a FIAT, 3 colocada no Brasil, que domina o setor de utilitários comerciais vai mal é um erro de análise.

            • Ernesto

              “Não sou fanboy”…çei.

              • Jefferson BC

                Ernesto, então me prove o contrário. Estou tratando do assunto e os números mostram exatamente o oposto da afirmação do amigo. Dizer que uma empresa que tem lucros, lança produtos em plena crise, que amplia fábricas e que é a 3 colocada, próxima da 2 colocada, vai mal é simplesmente mentira.

      • Emanuel Schott

        A Fiat é a marca com mais carros no top 20 (4). Além disso compete em investimento com mais dois Jeep que estão bem colocados também.

        Se isso é estar na pior, estar na melhor é o que?

    • Jefferson BC

      SDS SP, você está brincando ou seu comentário é ignorante mesmo?
      A Fiat do Brasil é a 3 colocada na venda de veículos, bem próxima da Volkswagen.
      Não leu a matéria? Os números estão ali caramba…3 colocação de vendas de veículos. Desde quando isso é ruim?
      O argo mês passado vendeu mais que polo, quase 2 mil unidades a mais, normalmente o carro fica entre os 10 mais vendidos. O Cronos sempre fica entre os 20 mais vendidos, entre 1500 e 2500 unidades por mês.
      O Mobi vende bastante, sempre fica entre os 10 ou 15 mais vendidos. Apenas para comparação, ele costuma vender 3 vezes mais que o Up (subcompacto igual ele).
      Sem falar outros carros dela como o Siena, uno, weekend que por serem mais antigo o lucro é mais algo, o projeto já se pagou. Carros muito vendidos para empresas, com desconto de impostos.
      Sem falar os carros utilitários comerciais, esse é dominado pela Fiat, basta ver a strada e Toro que sempre estão no topo de vendas.
      Além disso tem a Ducati e Fiorino que vendem legal.
      ………….
      Seu comentário parece ir na contramão da realidade, a Fiat do BR está recebendo bilhões em investimentos, está para chegar um novo SUV baseado na toro, a nova strada, novos motores turbo que serão estreados esse ano ou no próximo, além de outros carros e atualizações dos existentes.
      Pelo que vejo é uma das que mais está investindo aqui e isso não é de hoje, basta ver que nos últimos 3 anos tivemos: argo, cronos e toro lançados, tudo em plena crise econômica e política.
      …….
      Quanto a Jeep, é a marca que mais cresceu no BR na última década. Sozinha com basicamente 2 carros vende tanto quanto Honda e Toyota.
      Enfim, o grupo FCA aqui no BR vai muito bem…basta pesquisar.
      Abraço!

      • Jefferson BC

        Já estava esquecendo, mês passado a Fiat ficou em 2° colocação na venda de veículos, na frente da Volkswagen.
        Estava vendo…o mobi em janeiro ficou em 7, em fevereiro ficou em 10 e agora em 20, mesmo assim vendeu 3099 carros, é muita coisa.
        Os números são bons.

      • SDS SP

        Acho que você não acompanha o mercado automotivo nos últimos anos ou se faz de desentendido.
        Vamos lá, a italiana tem uma fábrica lá em Betim com capacidade para produzir quase 1 milhão de veículos por ano e não consegue ocupar nem a metade dessa capacidade. Faz um tempo que fui em Betim e eles estão operando com pouco mais de 30% da capacidade total, o que é muito pouco.
        O que está salvando o grupo é aquela fábrica de Goiana. VW sofre do mesmo mal com três fábricas para vender cerca de 30 mil veículos por mês. Muito pouco para quem já vendeu quase 800 mil por ano.
        É fato que ambas as marcas não vivem os seus melhores momentos por aqui.

        O resto é papo de fanboy ou vendedor.

        • Jefferson BC

          Não tem NADA feio para a FIAT, pelo contrário, a empresa está muito bem, basta ler matérias a respeito. Como eu mandei o LINK antes, a FIAT irá lançar 15 carros no Brasil nos próximos 5 anos, entre novos e atualizações. Isso é muita coisa.
          Basta ver os números…a empresa é a 3 que mais vende e em alguns meses até ultrapassa a 2 colocada (Volks).
          Tua opinião é apenas uma opinião, não é números.
          Pelo jeito quem não lê matérias e acompanha o setor automotivo é você, sabe o porquê da fábrica de betim não estar no 100% de produção? Justamente porque ela foi ampliada anos atrás, a expectativa do setor automotivo a 10 anos atrás é que em 2020 o Brasil venderia 5 milhões de carros por ano e hoje estamos vendendo a metade, graças a uma recessão que fez o PIB afundar 8%, gerar a falência de 1 milhão de empresas em 1 ano, explosão de endividamento, rombo nas contas públicas e desemprego acima dos 14 milhões, sem falar a inflação que atingiu 2 dígitos.
          O mesmo motivo de Betim produzir metade de sua capacidade é o motivo da nova fábrica da Honda ter ficado fechado durante vários anos, assim como de outras montadoras. O problema de Betim não é da FIAT, mas sim de todas as empresas do Brasil, várias delas faliram ou reduziram a capacidade produtiva.
          Sua análise em relação a FIAT é preconceituosa e não retrata a realidade nem da economia brasileira e nem da FIAT.

        • Jefferson BC

          Fan boy ou vendedor? Você deve ser maluco rapaz, você aparece aqui nos comentários falando um monte de bobagem, não apresenta 1 número e no fim os outros que são fanboy?
          Eu não sou nem fanboy e nem vendedor, sou servidor público de carreira, estou rebatendo seu comentário porque ele é errado.
          A FIAT diferente do que você diz vai muito bem sim, domina as vendas de comerciais utilitários, todos os meses tem vários carros entre os 20 mais vendidos. Compare a FIAT com as outras marcas e verás que a empresa vai bem.
          Seu comentário não apresenta nada…mês passado a FIAT vendeu mais que a VOLKS. Vários meses o Argo e Mobi entre os 10 mais vendidos, inclusive mês passado o Argo vendeu quase 2 mil unidades a mais que o Polo.
          A Fiat está fazendo investimento bilionário no Brasil, irá trazer 15 carros novos e modernizações de modelos até 2024. Nos últimos anos trouxe 3 modelos novos: argo, cronos e toro.
          Virá uma nova Toro versão SUv, além da Toro, virá outro SUV com a plataforma do Renegade, novo strada já no forno, além de outros modelos, além disso virá no próximo ano os novos motores turbo que irá equipar os carros da FIAT e da JEEP.
          Enfim, não vejo nada do que você está falando. Vejo montadoras fechando fábricas, vejo montadoras demitindo, vejo montadoras reduzindo modelos, vejo de tudo…enquanto a FIAT está investindo ainda mais no Brasil.

          • Fernando Gabriel

            SE não é fã da marca, nem é vendedor, deve ser advogado de defesa da mesma, no mínimo, me desculpe. A Fiat era Líder durante 14 anos e perdeu o posto, hoje se segura em veículos pré-históricos como Strada e Franksteins como Fiorino e no Argo, que vende 1/4 do atual líder de vendas.Para quem sempre vendeu mais com Palio e Cia, estar nessa posição não é estar muito bem, mas sim, razoável.

            • Jefferson BC

              Fanboy é o sujeito que cria uma irrealidade, algo que não existe para sustentar algo. Eu estou fazendo o oposto, estou vendo os números. Mas prove isso que você está falando, veja os números de vendas e me prove isso. É simplesmente isso que eu estou falando, estou mostrando os números e tirando conclusões. 3 lançamentos nos últimos 2 anos, domínio no setor de veículos comerciais, lucros constantes, ampliação de fábricas, novos lançamentos para os próximos anos, rede enorme de concessionárias, 3 colocação na vende de veículos é ruim?
              A FIAT e a VOLKS são antigas no Brasil, reinavam no tempo que havia poucas montadoras, algo que mudou do gos anos 90 para cá, competiam entre a 1 e 2 colocada, hoje as duas empresas disputam a 2 e 3 colocação, sendo que a primeira colocada está lá pelo ONIX e PRISma, pois seus outros carros vendem pouco.
              Franksteins como Fiorino e no Argo….Fiorino é quase único no setor, é muito pedida por empresas, prefeituras etc…o ARGO nem de longe é um Franksteins. Afirmar isso é ser ignorante e fanboy.
              Não sou advogado de nada, estou aqui desmentindo a afirmação acima, pois ela não tem base alguma, é uma inverdade.
              Se quiser acreditar em mentira fique a vontade. Agora eu afirmo, se a FIAT e VOLKS estão ruins, imagina o resto.
              Volto a afirma, veja os números!

              • Fernando Gabriel

                Fiorino é Frankstein sim, meu caro. Um veículo que é metade Novo Uno, metade Strada e que possui peças de Doblo, seria o que? Nós temos algumas Fiorino na empresa e te digo: Fraca demais, Ar não gela, componentes de baixa qualidade e de modo geral, inferior se for comparada a Finada Doblo.Hoje ela reina sozinha, por falta de opção, não por qualidade, há esta distinção.Leia meu comentário de novo e verá que existe um “e no Argo”. Não disse que ele era Frankstein, somente a Fiorino.

                • Estudante

                  Então todos os carros de todas as montadoras são frankstein…ninguém cria um carro do zero, principalmente me mercados emergentes. Basta ver Toyota e VOLKS aqui no Brasil…além marcas premium fazem isso que você descreveu.

                  • Fernando Gabriel

                    Estudante, o ideal é continuar estudando e pesquisando….Plataforma é o básico de qualquer modelo. A da Fiorino, é uma mesclagem de duas, a do Novo Uno e Novo Palio de 2010 com a da Strada de 1996. Qual modelo voce poderia me dizer que é assim?Ela sucedeu a Doblo cargo, que não tinha essa gambiarra.

        • Ernesto

          Não perca tempo com esse Jefferson BC. Dá uma olhada nos likes dos comentários dele e repare que ele mesmo dá like para o que ele escreve. KKKKKK!!!

          • Jefferson BC

            Refute o que eu disso e não ataques contra mim, isso é coisa de criança!

      • Walter Augusto Barandas

        Cara, desculpa, mas argo, cronos, mobi ?
        Tá de brincadeira né.
        Aliás, a fiat está de brincadeira.
        A Jeep sim……salvou a fiat e não está brincando em serviço.

        • Murilo Soares de O. Filho

          O Mobi eu até concordo.

        • Jefferson BC

          O que tem no Argo e Cronos?
          O carro mais vendido da GM é o Onix, um carro com concepção antiga, inferior em tudo…
          O carro mais vendido da FORD é o KA, projeto mais antigo e inferior…
          O carro mais vendido da VOLKSWAGEM é o GOL, um carro com concepção de 2006, bem inferior.
          ……………………
          Argo e cronos foram lançados em 2017, é o projeto mais moderno dos carros vendidos, concepção moderna e equipamento muito a frente dos citados.
          A Toro vende quase 5 mil carros por mês, um carro moderno, com concepção de 2 anos, um carro caro e completo, único no seu segmento, inclusive várias montadoras agora estão querendo competir com ele.
          A FIAT irá lançar até 2024 15 carros aqui no Brasil, nova strada, versão SUV da Toro, além de outro SUV com estrutura do Renegade, novos motores turbo no próximo ano etc..mês passado a FIAT vendeu mais que a 2 colocada Volks.
          O MOBI costuma vender 3, 4 e até 5 vezes mais que o UP, carro que irá sair de linha por ser carro demais e vender pouco. Não gosta do Mobi? Então faça critica similar ao KWID da Renault.
          Enfim, veja a lista dos carros mais vendidos e tire as suas conclusões.

        • Estudante

          Na verdade foi o oposto, o grupo FIAT comprou a JEEP, essa fali em 2008 nos EUA. Aqui no BR a FIAT sempre esteve entre as 3 primeiras colocadas.

    • beto

      Tá na 3° colocação ainda é muita coisa.

    • Junoba

      Por falar em FCA, a Chrysler sumiu, não se ouve mais falar desta marca. No site Oficial deles, quase nenhum informação.

    • Danilo

      A Fiat de Betim vai voltar ao estrelato com a nova pick-up pequena de quatro portas, aguarde e confie. Será o novo sucesso da Fiat assim como Strada e Toro. Creio também que o argo automático de verdade (cvt pelo que andam falando) tenha um expressivo número de vendas na versão AT 1.3. Vamos ver, parece que com a Fábrica de Pernambuco andando sozinha como está, vão focar na fábrica de Betim agora.

    • Emanuel Schott

      Na verdade se não fosse a Jeep, a Fiat nao teria caído. A FCA ficou anos investindo na marca americana e deixou a italiana de lado. Isso tornou os carros da Fiat defasados e assim ela perdeu mercado.

      Tivesse feito Argo, Cronos e Toro antes, seria competitiva muito tempo antes.

      • SDS SP

        Na verdade a Fiat perdeu participação no segmento dos carros de entrada. Muito por conta da recessão e também pela entrada de novos players no mercado.
        Mas por outro lado, o grupo acertou em cheio com a introdução de Jeep por aqui.

        • Emanuel Schott

          Perdeu mercado porque os carros ficaram defasados. Quem compraria um Uno ou um Palio a preço de HB20, Ka ou Onix?

  • Ric53

    O país com mais de 200 milhões de habitantes em que o automóvel mais vendido 1º GM/ONIX vende apenas 18.279 mês.
    Não me dei ao trabalho de de somar

    Não é atoa que temos o carro mais caro do mundo com essa produção reprimida, minha gente a proporção é muito baixa!! Pouquíssima gente compra carro e eles não querem que muita gente compre carro, querem vender menos possível pelo maior preço possível, que industria preguiçosa!!!!

    • Joao Victor

      Só pra efeito de comparação, a Alemanha que tem menos da metade da nossa população, vendeu 100 mil carros a mais, com o Golf sendo o ônix deles…

      • TchauQueridos

        Só para efeito de comparação nos EUA a f-150 Que é o Onix.
        E vende cerca de 800 mil unidades ao ano.
        Tem que ter muito lucro pra continuar no br!

        • Matthew

          Nada a ver comparar o Brasil com estes países. Qualquer lugar do mundo tem que dar muito lucro. Só a Chevroleta vai fechar 5 fábricas nos EUA, Ford não fica muito atrás. Simplesmente extinguiram toda a linha de carros de passeio convencionais, isso porquê o Cruze vendeu mais de 140 mil unidades em 2018, e nem assim é “rentável” produzi-lo.

          • Fernando Gabriel

            Comparar Brasil com primeiro mundo é no mínimo non sense.

      • Ric53

        Já comecei meu dia desmotivado com essa notícia, aqui Golf é carro de empresário dos grandes rsrsrs.

    • TchauQueridos

      Pensar que nos EUA f-150 como mais vendido a mais de 10 anos!
      Chegou a 800, 900 mil unidades vendidas por ano!
      Realmente o mercado automotivo no BR é desanimador!

      • Jr

        E isso que é um mercado que esta dentro do top 10 mundial de vendas

      • Ric53

        Industria lerda e preguiçosa!
        Nos Estados Unidos nego troca de carro 1 vez por ano (a cada final de contrato de leasing) lá o negócio gira absurdamente!

        • leomix leo

          Lá as montadoras ganham na alta rotatividade com juros baixíssimos, aqui são vendas baixas com juros exorbitantes.

          • Ric53

            Exatamente. Aqui carro de volume é Ford Ka, lá o Mustang é um carro de volume é pra chorar..

        • Emanuel Schott

          Pois é.. e ainda dizem que carro é caro aqui porque compram muito.

    • Marcelo Martins

      Tem 200 milhões de habitantes mas a maioria esmagadora da população tem baixa renda e não tem condições de comprar e manter um veículo !!

      • MauroRF

        E tem uns que compram e não mantêm!

      • SDS SP

        Quem ganha 28k por ano ainda está na média do Brasil que é de pouco mais de 2k por mês.
        Quem se aventura a comprar um carro nessa situação, certamente vai entrar na lista de inadimplentes.

        • Marcelo Martins

          Com certeza !!

        • Samuka

          Tenho esse receio de entrar numa divida a longo prazo e acabar endividado, pois faço parte dessa galera que recebe um pouco mais que 28k por ano. Já fiz muita conta mas o medo fala mais alto.
          Pra mim ter o nome sujo na praça e quase a mesma coisa que ter um nude vazado haha e olhe que tenho só 28 anos passei a minha juventude toda com esse receio, afinal manter um carro hoje em dia pesa muito no orçamento.

          • SDS SP

            Carro pesa muito no orçamento e qualquer deslize pode fazer sua vida financeira virar uma bagunça.

          • Edson Fernandes

            Aí depende. Tem muita gente que pode usar seu salario para apenas cuidar do carro.

            Muita gente não paga contas de casa e isso deixa mais facil para adquirir. Então precisa ver qual é a sua.

      • zekinha71

        E se continuar sem corrigir a tabela do IR, logo quem recebe 1 salário mínimo vai pagar IR.

        • Marcelo Martins

          Sim….

    • SDS SP

      Somos um país pobre com uma renda média de pouco mais de 2 mil reais. Se você ganha 3500 reais, você já está inserido nos 10% mais ricos.
      Não tem milagres, quem compra carro com a renda na média, provavelmente vai virar inadimplente. Os mais de 60 milhões de pessoas com o nome sujo corroboram com isso.

      • Saulo Bezerra

        Carro 0 né? Pq um usado é possível, agora é preciso ter controle nos gastos e dimensionar bem do contrário ferra tudo, pois um carro custa em média, por mês o mesmo que um aluguel, talvez mais.

    • TijucaBH

      A matematica é simples. Suponhamos que a margem de lucro liquido de um carro para a montadora seja de 10%. Um carro de 100 mil custa 90 pra ser produzido já considerando material, mao de obra, insumos, impostos, frete, salarios, garantia, etc. Ao reduzir a margem de lucro em 30%, pra empatar, ela teria que vender 30% a mais, ou seja, reduziria o preço de 100 mil para 97%. Voce acha que essa redução de 3 mil no carro vai fazer a fabrica vender 30% mais? Particularmente creio que nao.

      • Jefferson BC

        Tijucas, excelente comentário. Aliás, tengo certeza que o lucro líquido de uma montadora é menos de 10%. Acompanho diariamente a bolsa de valores e suas companhias, é raríssimo uma empresa com lucro acima de 10%.
        Abraço!

        • TijucaBH

          Eu também tenho certeza que é inferior a 10%, só não coloquei menos porque iriam me apedrejar kkkk

          • Eng Turbo

            Eu já te garanto (Matematicamente) que é superior a 10%. Infelizmente por politicas de compliance, não se pode divulgar esses dados. Mas acredite, esse valor supera os 10%. Quanto mais caro o carro, maior a % de lucro. Realizaei o break down de varios componentes e de sistemas inteiros….o resultado é revoltante. Encontrei modelos com margem de lucro na casa de 30% (Ja considerando Mão de Obra, Energia, Tooling, etc)
            Temos modelos no nosso mercado, que NADA justifica o valor cobrado, repito, NADA consegue explicar o break down.

            • Fábio

              No setor de peças de reposição, o lucro é exorbitante. Percentuais de 500% são comuns.
              E ainda tem o imposto composto

              • Ric53

                Por isso tanta gente recorre ao mercado paralelo e a violência é tão alta! Você vai na concessionária, farol lado esquerdo: R$1.800,00 60 dias pra chegar. No paralelo, com alguns respingos de sangue, pronta entrega R$400,00.
                Motopeça então, absolutamente ninguém consome peças originais é um nojo, uma realidade absurda que ninguém prefere comentar!

              • Eng Turbo

                Encontrei um caso que deveria ser usado para dar inicio a uma investigação, serio….é um abuso descabido.
                Uma peça que é fabricada e vendida com LUCRO por R$22 para a montadora e é encontrada na concessionaria por R$480!!!!!!!!
                Como eu sei disso? Engenharia reversa, fui comprar a peça do concorrente pra estuda-la no laboratorio, quase cai de costas com o valor. Virou piada interna na empresa.

                Existem varios casos conhecidos, mas o pior é quando vc vai comprar uma peça a qual VOCE projetou, desenhou, etc….e descobre que ela custa 14x o valor ao qual a sua empresa vende pra montadora.
                Eu realmente gostaria que as montadoras fossem obrigadas a demonstrar o Break Down dos carros, seria algo muito interessante de se ver.

            • Jefferson BC

              Eu tenho certeza que não passa de 10%, não só aqui no Brasil, mas no mundo. O custo de um carro não é apenas na montagem, mas sim na cadeia inteira. O comercial da Renault em uma partida de futebol custa 800 mil reais, tem que vender muito carro e tirar muito lucro desses carros para pagar em apenas 1 partida de futebol.
              Eu acompanho diariamente bolsa de valores, raríssimo uma empresa com lucro líquido de 10%. Empresas no geral tem lucros de 5-6%.

              • Eng Turbo

                No mundo inteiro, as montadoras tem ROS de 3% a 6%. Porém aqui, te garanto que esse numero é MUITO superior. Empresas de autopeças superam facil os 10% de ROS. A conta é bem simples, se o item tem muito volume, o ROS é baixo…..e o inverso se aplica. Carros com vendas elevadas, o ROS é abaixo dos 10%, carros com vendas baixas e com alto valor agregado, o ROS é fora da realidade.
                Que tal um exemplo pratico e absurdamente simples:
                Me explique a diferença de preços da plataforma 178 da Fiat. O abismo que existia entre os valores do Palio Fire e a Weekend Adventure?
                Mesma plataforma, praticamente todas as peças compartilhadas, etc….e um carro custava +2x o valor do outro.

      • Luís Guilherme

        Pois é, a galera acha que as montadoras ganham rios de dinheiro rs (obviamente que sim perto de nós meros mortais, mas em comparação ao total investido, a porcentagem de retorno é baixa pra um investimento produtivo). Antigamente eu até entendia, pq com o dólar em R$ 2 os carros brasileiros se tornavam muito caros em comparação ao mercado internacional, mas hoje em dia acredito que a paridade do valor está alinhada com a maioria dos países.

        • Geraldo Xavier

          A montadora ganha também com a distribuição de peças pra reposição nas concessionárias.

        • Jefferson BC

          A metade de um carro é impostos, a outra metade tem concessionárias, a produção dos carros, o marketing, as multas de possíveis falhas, os processos, as greves e outros 1000 custos…criação de produtos é algo caríssimo.
          Enfim, garanto que o lucro de um montadora no Brasil e no mundo não passa de 10%, excesso carro de luxo.

      • Ric53

        Break even point.

      • Ric53

        break even point

    • Eng Turbo

      Nós temos uma demanda reprimida inacreditavel….infelizmente isso só será resolvido com a livre concorrencia, algo que NUNCA ocorreu e agra é uma das promessas do novo Ministro da Fazenda….vamos ver
      Fiz um estudo a algum tempo e nós temos capacidade de produzir e absorver praticamente 8 mi carros/ano, porém não ha esse interesse, principalmente por causa da ANFAVEA.
      Somente a FCA tem a segunda maior fabrica do MUNDO, com capacidade para 1 mi/ano, perdendo apenas pra Hyundai na Coreia do Sul. Isso fora a planta de Goiana….a VW com 3 fabricas, Honda com 2, etc

      Caso existisse uma livre concorrencia de preços e impostos no veiculos, as vendas seriam +3x o volume atual, os sistemstas precisariam contratar, Tier 1, 2, 3…etc….toda a cadeia seria alimentada, empregos diretos e indiretos…..enfim, seria o mundo ideal no setor automotivo, mas a velha politica de cartel ainda se mantem

      • Ric53

        Exatamente meu amigo, demanda reprimida! Mais fácil vender 18.000 Onix por R$44.000 cada do que 40.000 Onix Por R$30.000 cada. É o break even point.
        Tomara que o tio Guedes finalmente transforme esse país em plataforma de exportação e abra o mercado, até as montadoras reconheceram que não dá mais pra ser dependente do mercado interno.

        • Jefferson Ferreira

          Coloca ai uns 16000 neh rs… que seria o preço real de um onix em um mercado decente 13/16 mil no máximo… Problema como já falaram aí que nosso mercado é fechado, as empresas tem reserva de mercado e controlam o mercado, se abrir vão ter competição e não mais o lucro garantido que possuem. Não é só culpa inteiramente das empresas, entra sindicato e governo com os tributos pra fechar essa conta!

    • zekinha71

      E se levar em conta que boa parte desses 18K foram empresas que compraram e não simples consumidores, a coisa fica mais feia.

      • Ric53

        Conheço tanta gente (me incluo aí) que adoraria comprar um carro zero km mas não tem coragem de pagar R$50.000 em um UP! tsi. Aí você pega um país de 209 milhões de habitantes em que no mês de março 899 pessoas adquiriram o carrinho! kkkk PQP, é só pra milionário mesmo!!

    • Fernando Gabriel

      É uma matemática bem sem nexo. Destes 200 milhões de habitantes, quantos são adultos? Quantos são habilitados? Quantos já possuem carro? Quantas famílias possuem um carro que servem a todos? Da forma que voce colocou, deveria ser comum por exemplo, um brasileiro comprar um Onix de tres em tres meses, para equilibrar o numero de vendas, com o tamanho da população. E enquanto isso as grandes metrópoles estão se enchendo de carros e sendo necessário praticar rodízio.

      • Jefferson BC

        Fernando, na alemanha, por exemplo, também tem crianças e pessoas que já tem carros, assim como metrópoles. A questão é que os carros mais vendidos aqui no Brasil são ruins, no geral carros SECOS, sem graça e mesmo assim caros. Basta ver o T-cross, carro de 100 mil reais lotado de plástico…nada contra a VOLKS, mas é a realidade não apenas dela, mas de todas as empresas de veículos.
        O nosso mercado é ruim, o Brasil tem transpor público terrível e carros caros, as pessoas são punidas de todas as formas, essa é a nossa economia ONDE 44% é estatal, ou seja, quase metade do país gira em torno do Estado, o Estado sozinho é uma máquina de comer dinheiro e o reflexo é o Brasil.
        O Brasil escolheu o pior sistema possível em 1988, criamos uma estrutura estatal gigantesca, jamais vista, que em 1988 consumiu 32% do PIB e hoje encosta nos 45%. Em vez do dinheiro do trabalho ficar com quem trabalha, o dinheiro é canalizado para o Estado, não sei se vocês sabem, mas desde 2000 o Brasil fechou no verde apenas 1 ano, todo os anos no negativo, apenas em 6 anos de Dilma nossa dívida pública aumentou em 1 trilhão de reais. De 2003 até 2017 a nossa dívida pública saltou de 800 bilhões para 3,9 trilhões de reais. ISSO não é juros, é gastança de dinheiro e de forma irresponsável.

    • Emanuel Schott

      Finalmente alguém que sabe fazer matemática e não cai no clichê falso de que “brasileiro compra carro e blá blá blá”. Brasileiro compra muito pouco carro comparado a outros mercados.

      • Ric53

        Isso aí amigo, com condições boas se eu pudesse eu também tava trocando meu carro todo ano e sem esse complexo viralatês de que brasileiro compra carro pra mostras pro vizinho pfff.
        Mas como respondi pra outro colega, você olha um país desse tamanho todo que vende apenas 899 VW UP! por mês, traduzindo em um país de tamanho continental 899 pessoas tiveram coragem de pagar R$50.000,00 por um compacto de entrada.

  • Bryant Rosado Silva

    Impressionante ver Tiggo 5x vendendo quase o mesmo tanto que o 2008

    • Marcelo Martins

      Como diz o velho ditado “propaganda é a alma do negócio” todos os dias sai nos jornais propaganda de página inteira dos carros da CAOA Chery, fazem comparações com Audi, BMW e etc, oferecem 5 anos de garantia, recompra garantida, paga tabela FIPE no usado, seguro barato, não sei como são as regras para tudo isso mas chama a atenção !!

      • Thiago

        nao compro carro novo, mas pelo que falam da qualidade do acabamento padrao hyundai poderia ate comprar um caoa daqui uns anos

        • Marcelo Martins

          Tb penso nesta possibilidade, só estou esperando uns 2 anos para ver quais qualidades e defeitos esses carros da CAOA vão apresentar na mão dos donos e tb relatos dos mesmos sobre o atendimento e disponibilidade de peças nas css …

      • Gabriel Torque

        a propaganda é bizarra, quase da vontade de comprar 1, mas passo

        antigamente comparavam i30 com 118i, agora é tiggo com X1

        • Marcelo Martins

          Verdade !!

      • Eskarmory .

        QQs de hoje = Atos do passado. Deve ter passado o mesmo perrengue nos 90s’ e 00s’ antes de Tucson e posteriormente o i30. Nos USA o consumidor leigo até hoje não acredita quando entra e vê o padrão de qualidade de um veículo ”coreano”.

      • Itamar

        torcendo pra que a CAOA consiga levantar a Chery, assim como fez com a Hyundai.

      • Linkera

        E convenhamos, o Tiggo 5x veio com um conjunto motor x cambio excelente no papel. Com o motor 1.5 turbo aliado ao cambio de dupla embreagem o carro deve desenvolver bem. O que me preocupa nesses cambios de dupla embreagem é a durabilidade, talvez tivesse sido mais confiável se a Chery tivesse colocado o CVT do Arizzo 5 no Tiggo, mas ainda é novidade, vamos esperar para ver se vai virar um Powershift ou um DSG da vida. Espero que não.

        • Marcelo Martins

          Concordo, ou poderia usar um AT6 da AISIN tb !! Vamos aguardar como os carros vão se sair no melhor teste que é o uso diário dos donos !!

        • Ernesto

          A única ressalva da mecânica é que a Caoa-Chery deveria utilizar injeção direta nesse motor e não injeção multiponto.

        • Edson Fernandes

          O que me chama atenção é o fato do CVT ter aquele ajuste chines de pouca responsividade. Isso joga contra o modelo CVt. E eu lhe confesso mesmo sendo dono de um carro CVT: Iria preferir que o Arrizo tivesse o cambio de dupla embreagem.

      • Adorocarro

        E quando a CAOA irá fazer o test crash destes chineses que ela está montado/importando?!

        • Marcelo Martins

          Não disponibilizam o carro nem para a imprensa especializada para uma avaliação mais detalhada e profunda, então só Deus sabe qdo vai ser avaliado no Latin Ncap !!

          • Adorocarro

            Não realidade não é bem assim! Eu sigo um reporte no Instagram que passou um final de semana com o Tiggo5x! Eu acho que os chineses são fracos em segurança, e não tem respeito ao consumidor! A VW ao lançar um modelo faz logo o crash test, por exemplo, o T-Cros nem foi lançado já obteve 5 estrelas! Nota maxima!

    • Gran RS 78

      Vi ao vivo esse carro, e vou te falar que ele é bem bonito e moderno. Certeza que irá vender mais ainda, pois está acima desses suvs compactos, tanto em acabamento como em motorização.

      • Bryant Rosado Silva

        Tomara, estou doido para ver um nas ruas de BH

      • Ernesto

        Também gostei do carro, principalmente da versão top. Mas ainda dá um receio enorme gastar quase 100K num Chery.

    • Paulo Mignon

      Não acho tão impressionante… É só andar neles e vai entender… Andei nos dois e o Tiggo 5x ganha de lavada do 2008. Fui fazer testdrive pra conhecer, já esperando aquela qualidade chinesa com rebarbas em tudo, plásticos, coisas soltas etc… Mas foi uma supresa muito grande ao entrar no carro. Impecável… Acabamento muito bom. Sem rebarba. Sem aquele monte de plasticos. Bancos muito bem acabados e confortáveis… E, ao andar nele, me impressionei com o conforto… Posso dizer que o Tiggo acabou com o preconceito que eu tinha. (que não era pouco)

  • Cláudio Lopes

    Kia entre as luxuosas????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • CanalhaRS

      Aqui tudo é premium…

    • IPZ.4

      Acho que foi um Easter egg, Não podicê

  • Adorocarro

    Incrível! O que o Tiggo5 tem pra sair na foto?! A CAOA está investindo em propagada! 😂😂😂😂😂

    • Marcelo Martins

      Tem o dinheiro da CAOA !!

    • Henrique Gouveia

      Tem suas qualidades. Não dá pra ser menosprezado. Provavelmente vai crescer bastante nas vendas.

      • Adorocarro

        Não nesta reportagem! O assunto é sobre os mais vendidos! E pelo que sei este carro da CAOA não está em nenhuma lista! Claro que uma questão de visualização … simplesmente “foto paga”😜

        • Adorocarro

          E quando a CAOA irá fazer o test crash destes carros chineses?! Já está na hora!

  • Dod 2019 New Era

    A CAOA quando quer opera milagres mesmo. Pegou a Chery praticamente morta e em poucos meses já ameaçam ultrapassar a PSA e Mitsubishi em um futuro bem próximo.

    • Jr

      Esse ano eles passam essas duas, e ano que vem a citroen que se prepare

      • Ernesto

        O C4 Cactus parece estar vendendo bem, mas é só ele, então a chance da Caoa-Chery passar a Citroen é grande mesmo.

  • Mr Tony

    Fábrica da Citroen deve ser bem pequena mesmo. 4 meses para entregar meu C4 Cactus PCD….

    • Jr

      Nem eles estavam esperando esse “sucesso” de vendas do Cactus

    • TijucaBH

      Hyundai aumentou produção de Creta e agora, depois da documentação pronta, estao pedindo 30 dias.

    • Luís Guilherme

      É uma boa opção no segmento, porém na minha opinião o C4 Lounge PcD que durou pouco tempo era imbatível.

      • A versão do lançamento do Cactus era o mais completo PCD, claro que já mataram.

        • Mr Tony

          Essa eu peguei! Tão demorando 4 meses pra entregar, mas garantiram a versão completa. Isso eu achei legal por parte deles. Na Wolks se rolar aumento durante o processo dane-se o cliente. Tanto que ia pegar o Polo Confortline e só iam liberar o basicão, pois tinha aumento programado.

          • oscar.fr

            Esse é o motivo da demora. Quem pegou o businnes com menos equipamentos está recebendo bem rapidamente.

          • Edson Fernandes

            Pois é…. foi o que aconteceu comigo. Eu iria pegar o Polo Pack2.

            Mas como eu estou em processo de abertura PCD por causa da minha esposa, eles já deixaram isso bem claro. Hoje só para ter o modelo sem pacote. Uma pena.

      • leomix leo

        Peguei um desses ano passado, era 17/18, mais não tinha concorrente com esses preço.

      • Mr Tony

        Fiquei sabendo dessa, pena que não consegui pegar!

    • Danilo

      O meu entregaram em 26 dias, contando a partir do pedido.

      • Mr Tony

        PCD?

  • CarloAndreiDiniz

    Fico tão triste quando sai essas listas de vendas, desanimo total, dá vontade de carimbar o passaporte e ir embora de ver esse monte de carroças a preço de ouro. Esse país é uma piada.

    • Igor Guimasi

      Vontade de deixar o país por conta de carro? Vixi…

      • Junoba

        Se fosse por causa de carro, estava bom. O problema é que sequer “subemprego” esta tendo.

      • Gabriel

        Deve ser um dos MUITOS motivos.

  • Filipe Augustus

    Já passou da hora da PSA dar garantia de 5 anos para os carros, revisões grátis, recompra garantida e melhorar o pós venda, além de melhorar a qualidade e colocar um preço mais justo! Do jeito que está logo eles serão apenas importadores! Nem propaganda na TV eu vejo, as vezes passa do Peugeot 3008 e 5008, além do Cactus no lançamento, fora isso não me recordo de nenhuma!

    • Jr

      Se eles não fizeram isso quando as vendas deles estavam despencando, imagina agora, que eles estão apresentando números decentes

    • TijucaBH

      Dizem que o pós vendas deles melhorou da agua pro vinho!!!

      • Marcelo Martins

        Sim com a criação do Total Care está excelente !! tenho um 408 THP e sempre fui muito bem atendido na css !!

      • Michel

        e melhorou mesmo… impecável.

        Peugeot ficou em segundo lugar atras apenas da CAOA Hyundai, na consultoria da J.D (sales satisfaction Index Study) edição 2019.

    • Luís Guilherme

      A garantia de 5 anos foi uma ótima estratégia da Hyundai ganhar a confiança no mercado brasileiro e seria uma excelente jogadas pras francesas também. Eu sinceramente não confio em franceses e não cogitaria a compra de um 0km em nenhuma hipótese, mas dessa forma, é uma jogada interessante e convincente que o produto é bom.

      • leomix leo

        Tenho 2, um usado que adquiri tem pouco tempo para uso dentro da cidade (C4htch) e o C4L, não tenho do que reclamar, vim de um Honda 2012, a diferença entre ele e o Francês é muito grande. O problema é que a galera maltrata de mais dos carro e não tem como manter, aí fica difamando a imagem da marca.

        • Marcelo Martins

          Verdade !!! faz 20 anos que tenho carros franceses e nunca tive problemas !

      • Marcelo Martins

        Faz 20 anos que tenho carros franceses e nunca tive problema !!

        • Luís Guilherme

          Não é um preconceito gratuito, tenho um amigo que tem um C3 e roda bastante porque usa o carro pra trabalhar e tem que trocar um conjunto de peças da suspensão a cada 2 meses. O carro é pouco resistente em outras partes também. Não estou falando que o carro é ruim, pelo contrário, tem acabamento e outros aspectos melhores do outros compactos, entretanto, fica devendo na durabilidade e confiabilidade.

          • Marcelo Martins

            Meu irmão rodou 100 mil km com um C3 e não teve problemas !!

            • Luís Guilherme

              Qual modelo? O do meu amigo é um 2013 Exclusive 1.6 manual. Inclusive é um sofrimento achar peças de reposição por conta das várias versões e motorizações que o C3 tem e que fazem mudar todo o conjunto (suspensão e freios dos 1.6 é diferente dos 1.5 e 1.2). Ele já está trocando de carro justamente por conta disso. Já teve Corolla com 280mil km que deu 0 problemas e Saveiro que mesmo com o velho EA111 não deu grandes dores de cabeça.

              • Marcelo Martins

                O do meu irmão não lembro o ano, mas acho que era por ai, 2013 ou 2014 e não teve problemas, espero que seu amigo tenha mais sorte no próximo carro.

            • Fernando Gabriel

              Desculpe, Marcelo, mas Peugeot e Citroen são ruins de suspensão e principalmente de revenda. Não é achismo, temos carros na frota da empresa que demonstram isso, fatalmente. SE a PSA começar a valorizar o próprio produto, ela vende muito mais, pois são veículos bem acabados e completos.

    • Marcelo Martins

      O pós venda com a criação do Total Care está excelente, preço fixo nas revisões, horário marcado, atendentes cordais !! Tenho um 408 THP e fui muito bem atendido na css, já fiz a primeira revisão e paguei somente o programado, sem empurra de coisas desnecessárias, acompanhei a checagem preliminar de luzes, pneus, e a parte de baixo do carro, e estava tudo ok !!

      • Filipe Augustus

        Eu estou apenas esperando a oportunidade certa para comprar um 406 coupe, sou apaixonado naquele coupe da Pininfarina ♥

        • Edson Fernandes

          Eu só é duvido que com o tempo eles baixem de valor, pq esses 406 são bem valorizados qdo inteiros! Eles são lindos!

      • Freaky Boss

        Não basta a PSA ter uma revisão competente nas CSS. Isso para outras marcas já é fato (Honda e Toyota por exemplo) e portanto não é diferenciação para PSA. Vão ter que fazer muito mais. Alguma regra de recompra garantida, como sugeriu o cara aí em cima, seria um começo e/ou algo mais ousado..

  • Louis

    Yaris sedan surpreendendo.

    • Ernesto

      Surpreendendo mesmo! Vendeu mais que a versão hatch! Será que taxistas estão adquirindo ele?

      • Tommy

        Quem comprava Corolla(GLI e o modelo PCD)foram pro Yaris, além das versões mais completas do Etios.

        Do total(Hatch+sedan)só umas 1000 unidades devem vir de gente que compraria concorrentes, o resto é canibalismo entre Etios/Yaris/Corolla.

  • Leonardo Poletto

    Entre os chineses, cadê a Lifan?
    Suspendeu a operação por aqui?

    • Junoba

      Continua operando normalmente, lançaram o SUV X80 recentemente.

    • Jorge Luiz C. Marinho

      Situação dramática, fechou a fábrica no Uruguai e o x60 saiu se linha na china. Então as previsões nao são boas

  • Jose Pedro Almeida

    Achei ótimo os yaris canibalizando os etios (carro mais feio do Brasil (parece que foi lançado em 1988 para concorrer com o Premio e Lada…kkkk).

    • Marcelo Martins

      Mas o Yaris é apenas a segunda geração do Etios …

      • Emanuel Schott

        Usam a mesma plataforma (como o Virtus, o Jetta, o Polo e o Golf também usam), mas são carros diferentes.

        • Marcelo Martins

          Mesma plataforma, mesmos motores, mesmas suspensões, só muda o câmbio e a carcaça !!

          • Emanuel Schott

            Polo e Golf também compartilham motor, câmbio, suspensão…

            Mas são carros diferentes, ou não concorda?

    • Emanuel Schott

      Yaris tá matando tanto o Etios quanto o Corolla. Perceba o quanto o sedã médio caiu nas vendas depois do lançamento do irmão menor.

  • leandro

    O mais engracado é o vw polo que a marca pretendia ficar no topo mas tá despencando com preços proibitivos o up eles já mataram, estranho essas montadoras.

  • Marcelo

    34º – Kombi ! Tem Kombi ainda nas concessionárias ? E se te, ainda pode vender mesmo sem freios ABS e Air Bag, já que foram esses equipamentos que decretaram a morte da veterana “perua” ?

    • Alvarenga

      Uno, Marrua, chevy, eu nunca consegui entender o que são esses fantasmas que aparecem de vez em quando.

      • Fernando Gabriel

        São veículos que por algum motivo, passaram da “placa amarela” para o sistema novo de placas. Então acabam entrando como “veículos emplacados” no mes “X”.

    • Marcelo Ecosta

      Não é um ranking de vendas, é um ranking de emplacamentos. Por isso muitas vezes aparecem casos assim.

    • Emanuel Schott

      Esse é o ranking de emplacamentos, não de vendas. Se a Kombi não tinha placa ou mudou da amarela pra atual, conta como um novo emplacamento.

      Aliás, esse negócio de contar emplacamentos e não vendas faz algumas montadoras espertinhas burlar o sistema. Elas emplacamentos o carro antes de vender pra ficar bem no ranking.

  • leomix leo

    Se bobear o Senna vai vender mais que o Cronos…

  • LArtur

    Nosso mercado é uma piada mesmo. Pobres brasilianos

  • Junoba

    Up caiu e parece que não se levantar mais. Ficou em 44°.

    • Cesar

      Faz tempo que ele só cai.

  • Ricardo

    Com exceção do Corolla, entre os 20 primeiros só carros “populares” e SUVs.

  • hinotory O

    Nem o 3008 está vendendo. Melhor fechar as portas.

    • Ernesto

      Tem que levar em conta que é importado da Europa. Quantos a PSA trouxe? Será que atende a demanda?

      • Renato Dias

        O limite é de 250 unidades/mês.

  • Diego

    O número de vendas da Peugeot é intrigante de tão baixo!

    • Freaky Boss

      GM Equinox (que é um ótimo carro, mas é caro $$) vendendo mais que o peugeot 208.

    • Renato Dias

      Intrigante é como ainda se mantém no mercado brasileiro. Eu já tive 2 carros zero da marca, mas desisti pela desvalorização e insegurança do mercado.

  • Freaky Boss

    Yaris deixou o FIT pra trás, e não foi por pouco.
    Kicks deixou o HR-V pra trás, e não foi por pouco.
    2 tendências já observadas.

  • Freaky Boss

    Kicks fazendo sucesso. Só mostra que a Nissan tem produto, só precisa ter “coragem” pra trazer.
    (ah mas já trouxe o X TRail 20 anos atrás e bla bla…Cara, o mercado hoje é OUTRO)

  • Wilibaldo

    JEEP/RENEGADE 6.184
    NISSAN/KICKS 4.864
    JEEP/COMPASS 4.475
    HONDA/HR-V 3.796
    HYUNDAI/CRETA 3.792
    FORD/ECOSPORT 2.573
    RENAULT/DUSTER 1.892
    GM/TRACKER 1.874
    RENAULT/CAPTUR 1.872

  • Gabriel

    Mobi e Up cairam bastante, talvez o efeito Kwid ou realmente os consumidores estão procurando menos carros compactos.

  • Rodrigo

    Kia marca de luxo kkkkkkk. Só pode ser piada

  • Renato Almeida

    VW Up em 44°, vendendo menos do que Toyota SW4. Inacreditável! Morreu na Alemanha e deve sumir do Brasil em breve.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email