Projeto de Lei quer dar incentivos para montadoras do Sul e Sudeste

gm fabrica scs
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Os incentivos fiscais dados aos fabricantes de veículos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, não agradaram as montadoras instaladas nas regiões Sul e Sudeste.

Pensando nisso, um  Projeto de Lei Complementar (PLP) 270/23 institui um programa de “incentivos fiscais para empresas automobilísticas instaladas nas regiões Sul e Sudeste”.

A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, prevê redução a zero de contribuições (Cofins e PIS/Pasep) e isenção de IPI para os veículos comercializados.

As empresas deverão, para garantir o incentivo, comprovar a aplicação dos recursos obtidos com os incentivos fiscais em projetos voltados para inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e capacitação de mão de obra.

Estímulo comum para os fabricantes dessas duas regiões, a medida, aparentemente, visa igualar os incentivos que os fabricantes instalados nas outras regiões já citadas, garantiram. 

A proposta é do deputado federal Geraldo Mendes (União-PR), que afirma que o objetivo é estimular a indústria automotiva, com efeitos benéficos aos consumidores.

Mendes explica: “Concede-se isenção do imposto com o objetivo de reduzir os preços finais [dos veículos] e difundir a sua utilização junto ao consumidor brasileiro, fomentando uma escala de demanda capaz de viabilizar o investimento privado”.

O PLP 270/23 será analisado nas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguida irá ao Plenário da Câmara.

Caso se torne lei, a medida buscará um equilíbrio entre os incentivos fiscais nas regiões do país, que recentemente provocaram discussões acaloradas entre fabricantes instalados no Brasil.

Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, montadoras como Stellantis em Pernambuco, Ford na Bahia, bem como Troller (Ford) no Ceará, CAOA em Goiás e também a Mitsubishi (HPE) no mesmo estado, se beneficiaram do Regime Automotivo dessas regiões.

O Regime Automotivo do Nordeste e Centro-Oeste foi prorrogado até 2032, garantindo os benefícios por mais tempo e provocando a discordância de montadoras do Sul e Sudeste, onde se concentra a maioria da produção.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X