Qual é o melhor hatch médio do mercado? (comparação)

Qual é o melhor hatch médio do mercado?

Embora os crossovers e SUVs compactos estejam dominando o mercado de automóveis no Brasil e também no restante do mundo, um hatch médio ainda pode ser vistos com bons olhos. Eles são ótimos de dirigir, entregam um nível mais elevado de acabamento e oferecem uma série de outros detalhes atraentes.

O mercado de hatches médios está cada vez mais escasso. Por outro lado, é possível encontrar bons modelos e com preços mais justos que os de crossovers na mesma faixa.

O mais vendido do país é o Chevrolet Cruze Sport6, que se sobressai por contar com motor turbo e também uma lista farta de equipamentos.

Separamos abaixo os hatches médios novos e antigos que podem ser boas opções de compra. Confira:

Melhores hatches médios (modelos mais novos)

Chevrolet Cruze Sport6

chevrolet cruze sport6 2018 1

Mais vendido do segmento, o Chevrolet Cruze Sport6 é também o dono de um dos conjuntos mais interessantes. Ele oferece um visual atraente, acabamento interno adequado para seu segmento e faixa de preço e lista de equipamentos interessante desde a sua versão de entrada.

O Cruze Sport6 é equipado com um motor 1.4 litro turbo flex de até 153 cv e 24,5 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

Por a partir de R$ 154,5 mil, entrega itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, direção elétrica, ar-condicionado automático, acabamento interno em couro, piloto automático, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de alumínio de 17 polegadas, entre outros.

A versão mais cara do carro inclui recursos como teto solar, assistente de permanência em faixas, farol alto adaptativo, alerta de ponto cego, Park Assist, carregador wireless para smartphones, sensores de luz e chuva, chave presencial, entre outros.

Ford Focus

ford focus hatch 2016

O Ford Focus encanta aqueles que buscam por um carro que ofereça uma excelente experiência na condução. O conjunto da obra é capaz de proporcionar boas sensações ao dirigir. Além disso, o carro é bem equipado, mas peca pelo problemático câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem nas versões 2.0 flex.

Ele tinha preços que partiam de R$ 68.990 e chegavam a R$ 99.990 em versões com motor 1.6 flex de 135 cv ou 2.0 flex de 178 cv, ambos aspirados.

A configuração topo de linha tem recursos como seis airbags, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de luz e chuva, ar-condicionado de duas zonas, faróis bi xênon adaptativos, Park Assist, teto solar, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

Peugeot 308

peugeot 308 2016 16 1

Embora já tenha saído de linha, o Peugeot 308 é uma boa opção entre os hatches médios mais novos. O modelo substituiu o Peugeot 307 (que você pode ver logo abaixo) e conta com um visual interessante e bom acabamento interno. O destaque, porém, é o motor 1.6 THP turbo flex de 173 cv.

O modelo 308 Griffe THP, o mais completo, tem acabamento em couro, ar-condicionado de duas zonas, sensores de luz e chuva, teto panorâmico de vidro, central multimídia com espelhamento de smartphones, seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, piloto automático, entre outros.

Volkswagen Golf

vw golf tsi 2019 1

Ícone do mercado brasileiro, o Golf encareceu bastante antes de sair de linha. Todavia, é uma boa opção para quem busca por um hatch médio bastante moderno, com motorização eficiente e nível elevado de refinamento.

Desconsiderando os modelos 1.6 flex e os 1.4 TSI com câmbio DSG, o VW Golf é um hatch médio quase perfeito. Você pode encontrar o Golf entre os usados em versões com motor 1.0 TSI flex de 128 cv, 1.4 TSI flex de 150 cv ou 2.0 TSI de até 230 cv.

Ele é bastante equipado e contou na época com diversos opcionais interessantes, como detector de fadiga, proteção proativa dos passageiros, faróis em LED com facho alto automático, banco do motorista com ajustes elétricos, piloto automático adaptativo, teto solar panorâmico, Park Assist, entre outros.

Melhores hatches médios (mais antigos)

Volkswagen Golf 1.6

golf sportline 7

O Golf tem o motor mais fraco entre todos aqui, mas mesmo assim a combinação quase perfeita entre motor e câmbio fazem com que ele seja um dos melhores de se dirigir.

Ele é bem equipado, e se você escolher modelos com itens ofertados na época como opcionais, como airbag duplo, freios ABS, piloto automático e comandos do som no volante, o pacote fica ainda melhor.

Hyundai i30 2.0 16v

Hyundai i30 Worldwide FD 2007–10

A versão mais em conta do i30 tem preço muito atraente, apesar de não poder escolher o câmbio automático. Ele tem bom desempenho, acelerando de 0 a 100 em 9,6 segundos, é completo e tem bom acabamento.

Apenas faltam detalhes que deveriam estar presentes, como vidros um-toque e trava automática das portas.

Citroen C4

Citroën C4 Hatch
Citroën C4 Hatch

O Citroen C4 na sua versão mais simples também tem preço atraente, mas vem com calotas. Um detalhe ridículo em um carro desta categoria. Porém, na época, a marca ofertava rodas de liga-leve como opcional.

Muitos equipamentos existem nessa versão porque não tinha como tirar. Por exemplo, o volante com o centro fixo e cheio de botões, aparelho de som integrado ao painel. É também o caso do piloto automático e do ar-condicionado com saída para os passageiros de trás. Bom para quem compra.

Ford Focus

Ford Focus hatch

O Ford Focus sempre foi um carro bastante interessante em praticamente todos os aspectos. Em sua segunda geração, o modelo agrada pelo visual ainda moderno, interior espaçoso e boa oferta de equipamentos.

Além disso, ele tem um bom valor de mercado entre os usados e agrada pela lista de equipamentos farta, com direito a até partida do motor por botão, airbags laterais e teto solar nas versões mais caras.

A antiga geração do Focus pode ser encontrada em versões com motor 1.6 flex e 2.0 flex, este último com câmbio manual ou automático.

Chevrolet Vectra GT 2.0

Chevrolet Vectra GT X 2009–11

O Vectra GT era um modelo bastante caro quando 0 km, sem oferecer tantos diferenciais. Por isso, não fez sucesso. Mas pode ser considerado uma boa compra entre os usados.

Todavia, ao contrário de boa parte dos rivais, ele não tem motor com bloco de alumínio, não tem suspensão multilink, rodas de 17 polegadas ou ABS de série. Se você comparar o Vectra GT com o Astra 2.0, ele é mais caro e em termos de equipamento apenas adiciona airbag duplo. Tudo bem que seu visual é bem mais atual, mas a diferença é bem grande.

Fiat Stilo

Fiat Stilo BR spec 2008–10 1

O Stilo Attractive tinha um preço bom quando 0 km e também tem um bom custo benefício entre os usados. A versão mais barata do carro é a Attractive, que não é muito bem equipada, mas que traz alguns recursos exclusivos como a direção com o modo City, que a faz ficar bem leve.

Ele é equipado com um motor 1.8 flex e câmbio manual. Porém, fuja dos modelos com transmissão automatizada Dualogic , que costuma dar problemas e tem bastante tranco.

Peugeot 307

Peugeot 307 Hatchback Abre

O Peugeot 307 é um dos modelos aqui que tem o visual mais datado. Mas isso de longe não significa que ele seja feio ou ultrapassado. Continua tendo uma beleza incrível. Na versão de entrada Presence, já tem airbag duplo e freios ABS. E o seu espaço interno é muito bom, já que ele é daqueles hatches com teto alto, quase uma minivan.

Chevrolet Astra

Astra hatch
Astra hatch

Se modelos muito vendidos, como o New Civic, já tem visual batido, por existirem muitos na rua, imagine o visual do Astra? Desde 2003 é o mesmo. É bonito, mas bem datado.

Por outro lado, ele chamava a atenção pela lista de equipamentos. Conta com ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, motor forte de 140 cavalos e itens até mesmo inexistentes em uma Mercedes-Benz CLC ou uma BMW 118i: retrovisor interno eletrocrômico e o já citado ar digital. Por outro lado, faltam freios ABS e airbag duplo.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.