A Rampage é a picape mais “acessível” da RAM e traz visual mais jovial, aliado a motorização moderna e potente.
Parece ter dado certo, afinal é a RAM que mais emplaca, inclusive emplaca mais que algumas picapes antigas de mercado.
Avaliamos uma Rampage Rebel para você, e trouxemos todos os detalhes dela.
Nosso texto hoje trata da unidade avaliada, a Rampage Rebel à gasolina, que parte de R$ 261.990,00 e vem de série com:
Abertura remota da tampa traseira, acendimento automático dos faróis, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera de ré, central Multimídia Uconnect de 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & GO, controle eletrônico de estabilidade e tração, farol Full LED, lanternas em LED, partida remota, cluster digital de 10,3″, carregador de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de liga 17”, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alerta de saída de faixa, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, tração 4X4, 7 airbags e mais.
Motor 2.0 turbo impressiona
Normalmente quando se fala em RAM, automaticamente se associa a grandes motores V8 ou Diesel, então falar que uma é equipada com um 4 cilindros turbo pode causar estranheza.
Com a evolução dos motores e o conceito de “downsizing” (fazer motores menores e mais eficientes), é comum encontrar motores 4 cilindros andando mais que V8 antigos (feliz ou infelizmente, o ronco nunca será igual).
É o caso do 2.0 turbo da Stellantis, ele rende ótimos 272 cv e cerca de 40 kgfm de torque, que acoplado ao câmbio automático de 9 velocidades, traz bons números para a picape.
O conjunto leva a picape de 0 a 100 km/h é apenas 6,9s, deixando para trás até carros elétricos que adoram sem vangloriar das boas acelerações.
A velocidade máxima é excelente para o segmento, são 210 km/h, não que seja totalmente recomendado guia-la assim, mas não deixa de ser interessante.
Quanto ao consumo, não é dos piores, tendo em vista o desempenho, são 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na rodovia, sempre na gasolina.
A Maverick 2.0 turbo tem números de consumo melhores, são 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na rodovia.
Quanto ao desempenho, é pior, com 0 a 100 km/h em cerca de 7,2s e velocidade máxima de 175 km/h.
Visual mais esportivo que as irmãs maiores
Enquanto as irmãs maiores, como a RAM 2500 e a 3500, tem mais cara de clássicas, com cromados e porte de caminhão, a Rampage parece mais urbana e esportiva.
Com a grade frontal preta, sem cromos ou brilho, parece mais jovial, com um perfil desenhado na grade, e um “friso” preto, na divisão entre a área frontal e o capô.
Os faróis são bem mais comedidos, estreitos e de fundo preto, o Full LED é responsável pelo ar tecnológico.
Duas entradas em “V” ficam abaixo dos faróis, chegando até a base da grade.
Abaixo o para-choque, totalmente preto, abriga os faróis de neblina e a grade inferior, com recortes similares à superior, hexagonais.
O capô é amplo, com um rebaixo no centro, mais um em cada borda, formando quase que duas faixas, em ressalto.
Os pneus Scorpion são responsáveis por dar um ar mais “off-road” para a picape, que calçam as rodas de liga de desenho moderno, lembra dos Jeeps e foge muito da linha RAM (essa parece ser a premissa do modelo).
A lateral não tem muitos detalhes, além dos retrovisores pretos, do contorno da caixa de roda e da porção inferior toda serem todos em plástico preto.
A traseira é a região que mais se assemelha à identidade visual da marca, com lanternas mais no padrão clássico, trazendo bordas arredondadas e quase toda vermelha.
Na tampa da caçamba a grafia “RAM”, na porção inferior direita “4X4” e na esquerda “Rebel”.
A caçamba é profunda e totalmente revestida em preto.
Interior bonito
Não tem o mesmo luxo ou tamanho das irmãs, se parece mais com os Jeeps nas versões de topo, mas tem um interior agradável e bem construído.
As forrações de porta tem uma região recoberta por couro, além de detalhes prateados, sem grandes enfeites, além do emblema harman/kardon na saída de som, conjunto garantindo uma qualidade sonora ótima.
Os bancos são um misto de esportividade e conservadorismo, com abas marcadas, uso de couro, porém com desenho mais elaborado e encostos de cabeça grandes, são bonitos e confortáveis.
O apoio de braço central é recoberto por couro, com um desenho da Dodge estampado.
O console central tem um acabamento em preto brilhante, com seletora de marchas rotativa e prateada, bem bonito e combina com o interior escurecido da picape.
O volante tem o centro com o logo da Dodge, acabamento em couro, costuras marcadas, comandos multifuncionais e raio central com a escrita “RAM” e friso prateado.
O aro é totalmente circular e tem boa empunhadura.
O cluster é digital, seguindo a tendência do mercado, e a multimídia enorme se destaca no painel, outra tendência.
Os difusores de ar são compridos e achatados, com acabamento em preto brilhante, enquanto o ar-condicionado tem acionamento digital.
Do lado do passageiro o painel é texturizado e na porção frontal tem couro, com a estampa “RAM”.
No banco de trás, se o motorista for grande, o espaço é apenas bom, sem sobras, mas dá para viajar confortavelmente.
Vende bem
A Rampage parece ter sido um acerto do grupo, vem emplacando muito bem, obrigado.
Em abril de 2024, emplacou 1.756 unidades, garantindo a oitava posição dentre todos os comerciais leves, atrás de Strada, Saveiro, Hilux, Toro, Montana, S10 e Ranger.
Está na frente de Fiorino, L200, Froniter, Oroch e mais.
Rua rival, Maverick, na décima nona posição, emplacou quase 10 vezes menos, apenas 186 unidades.
A Ram 3500 emplacou 150, ná vigésima posição e a RAM 2500 118, na vigésima quarta.
Considerando o acumulado de janeiro a abril, se saiu ainda melhor, na sétima posição, emplacou 7.674 unidades esse ano, a Maverick nem chegou nas 1.000, alcançando 811 unidades.
Com bom desempenho, sendo a “marca da moda”, e trazendo basicamente tudo que o segmento pede, tem sido a escolha do povo.
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