Land Rover faz até 36 carros por dia no Rio de Janeiro

land rover itatiaia 1
land rover itatiaia 1

UPDATE: A assessoria de imprensa da Jaguar Land Rover entrou em contato com o Notícias Automotivas informando que a fábrica de Itatiaia está produzindo até 36 carros por dia e não 8, como saiu na publicação do site Automotive Business.

Enquanto algumas montadoras instaladas no país fazem centenas de carros diariamente por fábrica, a Jaguar Land Rover vê o tempo passar na velocidade do mercado premium brasileiro, ou seja, em marcha-lenta.

Com as vendas de carros de luxo estagnadas no país, a fábrica da Land Rover em Itatiaia, no Vale do Paraíba fluminense, produz diariamente apenas oito carros, divididos entre Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport.

Mesmo com dois modelos na linha, a planta do estado do Rio de Janeiro, não vê volume consistente desde sua inauguração em 2016. Com um turno e 200 empregados, a Jaguar Land Rover vê o tempo passar, na esperança de um dia o mercado premium nacional voltar a crescer.

Às margens da rodovia Presidente Dutra, a Jaguar Land Rover em Itatiaia é apenas uma sombra do que foi há dez anos, quando segundo os dados da Abeifa, a montadora emplacou mais de 10 mil carros no país e nem tinha fábrica aqui.

land rover itatiaia 2
land rover itatiaia 2

Em 2023, foram vendidas 1,91 mil unidades dos carros feitos em Itatiaia e no ano anterior, foram somente 1,99 mil. Esses números só são um pouco melhores que os da época da Karmann-Ghia, quando o Defender não alcançava mil unidades anuais feitas na Anchieta.

Aliás, no ABC, a Land Rover teve mais de 6 mil unidades entregues ao mercado brasileiro, mas só não emplacou porque era caro demais, mesmo com ajuda do governo para frotas policiais e das forças armadas.

Bem diferente do Defender, os atuais Evoque e Discovery Sport (ainda que este já tenha sido visto nas cores da PM de SP), possuem pretensos menos aventureiros ou funcionais, com foco exclusivo nos consumidores de alto poder aquisitivo, agora raros.

Mas como Mercedes-Benz e Audi, viram suas vendas rolarem ladeira abaixo e a última apenas monta duas versões do Q3 no Paraná, enquanto a primeira vendeu sua fábrica de Iracemápolis para a GWM. Ambas amargam volumes pequenos hoje, assim como a Jaguar Land Rover.

Das luxuosas que vieram com fábricas, apenas a BMW, de fato, “sobreviveu” com volumes mais robustos, ainda que bem abaixo de sua capacidade. Na Land Rover, Itatiaia foi projetada para 36 carros ao dia.

[Fonte: AB]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X