Avaliação 365

Avaliação 365 – Chevrolet Onix – Opiniões de quem usa o veículo no dia-a-dia

Nosso Chevrolet Onix já está com 26.645 km, se aproximando do fim de seu período de teste de um ano aqui no NA. Dentre as pessoas que o usam no dia-a-dia e também aquelas que pegam o carrinho apenas para alguma viagem esporádica, temos pelo menos cinco pessoas. São tanto homens quanto mulheres, e suas idades variam bastante.

Então separamos a matéria deste mês para falar um pouco sobre a opinião que todos tem sobre o Onix. Reunimos a opinião destas pessoas e formulamos respostas concisas que resumem a opinião de todos:



1) Foi uma boa compra? Levando em conta o preço pago e o que o carro tem?

A opinião de todos é que foi uma boa compra, pelo fato de ser um carro macio, confortável, com uma boa posição de dirigir e com tamanho e espaço interno acima daqueles encontrados em vários populares. O preço de compra foi visto como alto. E olha que se pagamos pouco menos de 36.000 reais na época, hoje um Onix idêntico já está custando 38.000 reais, graças aos vários aumentos de preço que o modelo teve. Apesar disso, pessoas amigas e conhecidas dos cinco que usam o Onix sempre comentam que é um carro bonito, e que elas gostariam de ter um. Até mesmo uma proposta séria de compra apareceu. Como a pessoa não conseguiu comprar o carro na época, comentou que quando quisermos vender é pra falar com ela.

2) O que todos tem achado dele no uso diário?

Ele se comporta corretamente para um carro de motor 1.0, mas falta vigor nas arrancadas, especialmente com o ar-condicionado ligado. O Onix é visto como um carro prático e moderno, fácil de estacionar e com boa visibilidade. O silêncio na cabine também foi notado como um destaque.

3) O desempenho é bom?

Para um 1.0, é aceitável. Na cidade ele sofre apenas com quatro ocupantes ou mais. Mas na estrada a situação é um pouco complicada. Em ultrapassagens o condutor precisa pensar bem, dar distância e pisar fundo, levando as trocas de marcha quase no limite. Já para andar em pistas boas e de duas faixas, é mais tranquilo. Se alguém tem dúvidas entre comprar um Onix 1.0 e um 1.4, o de motor maior é uma compra mais inteligente.

4) Consumo médio de 9,5 km/l na cidade com gasolina e entre 13 e 14 km/l na estrada com o mesmo combustível, qual é a sua opinião?

Na cidade todos encaram que é um consumo razoável, já na estrada poderia ser bem melhor. O problema é ser um carro relativamente grande e um pouco pesado, para um motor sub-dimensionado. Ainda mais depois de sabermos que um Fox BlueMotion ou um HB20 1.0 fazem 18 a 19 km/l na estrada, a insatisfação com o consumo é clara.

5) Tem cumprido bem com o objetivo do carro?

Sim, apenas para os ocupantes do banco traseiro com 1,80 metro de altura ou mais é que o espaço é um pouco apertado. Mas o conforto foi visto como acima da média no segmento.

4.0

  • Marciomaster

    Coloquem o fox ou HB20 nas mesmas condições de teste desse onix que as medias gerais de consumo serão as mesmas. Não existem magicas para consumo em motores 1.0 em veiculos pesados, a não ser que recebam injeção direta e sobrealimentação.

    • Bamlws

      Ou que possuam motor com bom torque em baixas rotações, assim como tecnologia desenvolvida para diminuir o atrito e melhorar o rendimento, assim como uma caixa de preferência com overdrive. Como disso, não existe mágica, mas tecnologia. O hb20 será um pouco mais econômico, mas o fox será bastante mais econômico graças ao câmbio com a relação mais longa. Imagino o gol com esse motor e esse câmbio, por ser mais leve

      • Stilrl

        correto carro 1.0 tinha que ter overdrive obrigatoriamente.

    • Muito isso ^^!

    • Testamos eles na prática também. 19 km/l não se trata de dado de fábrica, mas sim aferido por nós em avaliações de uma semana, ou seja, o consumo é bem melhor que do Onix. Não faria sentido as montadoras começarem a usar motores de três cilindros se eles tivessem o mesmo consumo que os de quatro cilindros.

      • Marciomaster

        Entendo Eber, mas me referi a igualdade de teste, ou seja, um carro rodado por 26.000km, com motoristas diferentes, com tocadas diferentes, em viagens, rodovias duplicadas e não duplicadas, com pressa e sem pressa. Pelo menos é isso que eu entendo de média geral do Onix nesse teste de longa duração, diferente dos carros com motores mais novos de 03 cilindros que ainda não foram testados nessa situação real como esta sendo bem testado o onix, afinal 19Km\L em velocidade constante não é exatamente uma situação real e sim provocada por uma situação inusitada e não média geral.

        • É verdade, não existe igualdade de teste. Apesar de não termos dados concretos para afirmar qualquer coisa, é lógico acreditar que os motores de três cilindros serão mais econômicos em qualquer situação, mesmo que a diferença seja menor.

          • Marciomaster

            Exato Eber, fica então a dica de um singelo Leitor, e que traria muita satisfação em vermos a exata comparação de consumo entre motores 1.0 de 4 e 3 cilindros. Assim que voçe conseguir, coloque um HB20 ou Fox em um teste de longa duração, o resultado seria uma real referencia para todos. Abçs

      • Onix 1.0 LT

        Com meu lt 1.0 já cheguei aos 16 de média andando 100-110 na estrada, agora apertando mais e bem mais, nao faz menos de 13,5 com o pé em baixo e na cidade nao baixa de 10 andando fortinho e com ar desligado

      • Vitor Leite

        Temos dois Onix em casa. O 1.4 faz 12 na cidade com gasolina, enquanto o 1.0 faz 14 a 15.

        O consumo é excelente, ao meu ver.

    • bandaxadibar

      Gol, onix, hb20, palio sao farinha do mesmo saco

    • Y07

      Meu CORSA VHC SEDAN Flexpower faz geralmente 10,3 KM/L na cidade com gasolina e 8,9 KM/L de etanol e na estrada, nunca utilizei o combustível vegetal, mas no derivado do petróleo sempre apresentou médias superiores a 17,49 Km/L.

      Porém ele não tem AR CONDICIONADO.

      E como disseram acima, nenhum motor mil faz milagre.

  • Pedro_Rocha

    Essas médias de consumo são semelhantes aos do meu Corolla 1.8 2011 AT4, que também está com menos de 25.000Km rodados. Para um carro com câmbio manual e motor que deveria prezar pela economia, essas médias não me agradaram.

    • mgbalbo

      Sempre digo que 1.0 não é referência para economia e muito menos eficiência e me chamam de louco, seu exemplo é mais uma prova do que eu digo…

      • Elton

        Concordo.

      • Dragoniten

        O que conta no motor é a eficiência, não a cilindrada, mas a maior parte do pessoal não percebe isso. Só que pra se ter boa eficiência, geralmente é preciso ter cerca de 400~500cc por cilindro, o que faz com que o motor tenha capacidade maior e se o motorista não dosar o pé, obviamente vai beber mais.

        Essas médias do Onix 1.0 são piores que do meu Ka 1.6, que tem um motor bem defasado e com altíssima taxa de compressão, feito pra rodar no álcool mesmo. E isso que a cidade aqui é cheia de sobe e desce e lombada, em Curitiba faço 8,5~10km/l no etanol :P Tudo depende do pé.

  • Lanpenn

    "4) Consumo médio de 9,5 km/l na cidade com gasolina e entre 13 e 14 km/l[…]"

    Considero um consumo horrível. Sério. Ainda mais para um motor manco como esse. Um cara postou aqui que o seu Focus faz 10 km/l na cidade e 13 km/l, isso em um carro automático, de mais de 1200 quilos e motor 2.0.

    • Renato_Valente

      Meu Astra também bate esses números, 10km/l na cidade e 14km/l na estrada…. Definitivamente 1.0 não compensa mais.

      • Arrelia&Pimentinha

        Me Desculpe Sr. Renato Valente, mas eu tenho um Astra AT e a média de consumo não chega nem perto destes valores, tenho anotado todos os abastecimentos com etanol e gasolina (só aditivada). Posso lhe dizer que média da cidade com gasolina, não passa de 8 km/l, em estrada não passa de 11 km/l, com o pé bem calibrado no acelerador, sem ar condicionado, com o ar ligado pode tirar 1,5 a 2 Km desta media. Esta é uma realidade de outros usuários de Astra.

        • André Castan

          O Astra MT 2011 faz isso sim que o Renato comentou. Pelo menos o meu na minha tocada faz.

        • Dragoniten

          Vai de carro pra carro, cidade pra cidade, motorista pra motorista.

    • mgbalbo

      Tem uma Scenic 2003 2.0 aqui em casa que faz pouco mais de 10km/L na cidade, e o 3008 faz quase a mesma média (9,0 / 13,5) desse onix. Isso aí tá longe de ser ótimo. Mas não moro numa cidade de muitos morros como aquela dos vídeos (acho que é a mesma que usam o onix).

      • LeandroBalmant

        E o Palio daqui de casa não faz mais de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

    • FlavioBlom

      Meu Focus sedan AT faz, no máximo, 8,6km/L pelo computador de bordo (na cidade).

      • fschulz84

        O meu é 2.0 MT (mono), agora está fazendo médias acima de 9km/l dentro de São Paulo.

        Na estrada, andando a 120km/h, a média fica na casa dos 13,5km/l, acho um valor razoável!

    • RSH86

      Lembrando que médias em cidade tem que se tomar muito cuidado, também tenho um Focus 2.0 AT, mas pegando o trânsito terrível de SP eu nunca consegui chegar à 10km/l, mas na estrada facilmente se chega a 13km/l.
      Estava considerando pegar um Onix zero, para substituir o meu Focus (sim dá dó no coração, mas estou precisando de dinheiro e compro com isenções tributárias então não vale a pena ficar muito com o carro). Mas depois de pensar e levantar o custo total do carro fui de New Fiesta, o preço é pouco diferente nas versões automáticas, é muito mais carro, mais economico e muuuito mais seguro.
      Interessados no meu Focus estou à disposição, hehe :)

    • arwc

      Ando com a "segunda encarnação" deste motor, um 1.0 mpfi com mais de 160mil km. Médias reais na gasolina: cidade entre 12,5 a 13 km/l. Na estrada entre 80 a 110 (limite legal nas vias que viajo) média de 16 a 18 km/l. Nesta parâmetro acho este consumo ruim para a proposta do carro.

    • zeuslinux

      Mas é flex ?! Vejo muita gente aqui falando do consumo de carros 1.8 e 2.0, mas de modelos antigos, somente a gasolina.

      Desde que começaram com motores flex o consumo em geral piorou bastante em quase todos os carros.

      Motores 1.0 não são econômicos porque precisam ser usados com rotações bem maiores para as mesmas velocidades. Enquanto um carro com motor grande precisa de 2000 rpm para cerca de 100 km/h, um carro 1.0 precisa de 3000 rpm ou mais. Aí gasta mais gasolina proporcionalmente e ainda faz muito mais ruído.

      • Corvo

        Correto, e a durabilidade dos componentes do motor 1.0 é menor ainda, por fazer esse esforço extra que em um motor maior não fariam…

  • dudupruvinelli

    É muito feio esse carro, muuito. E, sinceramente… 9,5 km/L? Nem a Grandtour 2.0 tinha um consumo assim, e olha que era uma perua, muito maior. Pra um 1.0 está bem ruim. Mas uma coisa que eu não consigo entender é: se o "Ônix sedan" (Novo Prisma) substituiu o Prisma antigo (que nada mais era que um Celta sedan), por que o Onix não substituiu o Celta?

    • Debraido

      Coisas de Brasil….
      A cada Lançamento inauguram uma "nova categoria".

    • WillianPg

      Já foi dito em diversas mídias que o ônix e o substituto do Corsa e que o futuro substituto do celta ainda esta em gestação. abs.

    • Four Rings

      O Onix tem uma cara de carro popular inegável. Foi desenvolvido especialmente para o Brasil, isso já diz tudo. Quem puder, por favor junte uns trocados a mais e pegue algo que pelo menos seja vendido lá fora. Mesmo não tendo a mesma qualidade, ao menos o projeto base será o mesmo. Essas aberrações feitas especificamente para o terceiro mundo são repletas de falhas de segurança e de projeto, de positivo só têm o espaço (afinal, no terceiro mundo um popular precisa levar a família toda, a tia, o papagaio, etc).

      • Arrelia&Pimentinha

        Sr. Four Rings, este é um carro vendido lá fora também. Visto que ele é de uma plataforma Global, segundo a GM ele foi desenvolvido na Correia atendendo vários países emergente, assim como o Colbat, Spin e Onix/Prisma. Lá fora eles tem outro nome e motorização.

    • CharlesAle

      Boa compra,e pensar que até pouco tempo esses mesmos 36 mil se comprava um corsa 1.4 completo de tudo,e ainda acham boa compra!!!quanto ao consumo,realmente não é nada demais,sem contar o pífio desempenho de 1.0,na revista QR,a criticas severas sobre o alto custo das revisões do Onix…….

    • fabritch

      Pra mim MUUUUUITO feio é o Palio, que me dá vontade de vomitar. Mas são conceitos bem diferentes de desenho. Pelo fato de terem usado o mesmo nome não significa que é substituto. O antigo Prisma custava em média 30.000,00, bem mais barato.

    • Rodrigo

      Bonito é o Golf, o Gol, O Voyage, o Jetta, o Fox e todos da VW…

      Todos são iguais! Todos são lindos… E quando vejo algum no retrovisor, não dá para saber qual deles está atrás!!!

      • EduP

        Os VW agora são vendidos por medida: P, M, G e GG.

  • rogerrosato

    "em pistas boas de duas faixas" ahuahuahau fiquei um tempinho pensando no que quiseram dizer aqui… mas acredito que foi "em rodovias boas de duas pistas" XD
    Qualquer rodovia de pista única tem duas faixas… Hehe seria meio difícil caso tivesse menos!

    • Duas faixas em cada sentido. E sobre uso da palavra pista para rodovia, isso é comum em algumas regiões do país.

      • rogerrosato

        Sim, já ouvi dessa forma, e entendi depois de um tempo. Só achei estranho de início, relaxa.

  • Almeida77

    NA está de parabéns durante todo esse trajeto com matérias sobre o Ônix 1.0. Gostaria de ver o mesmo passo-a-passo com o VW UP ano que vem… mesmo que não seja no 365. Continuem assim. Credibilidade, responsabilidade e o mais importante, veracidade dos fatos.

  • rogerrosato

    Médias bastante medíocres para um carro supostamente econômico… o Civic do meu pai, 2007 1.8, faz um pouco menos na cidade e bem mais na estrada. O meu 500 1.4 rende bem mais, tanto em estrada quanto em cidade… 16,5 e 11, respectivamente. E olhe que nem se trata de um motor moderno…

    • Lembrando que a média de 9,5 km/l na cidade com gasolina é em uma cidade do Sul de Minas, ou seja, muitas subidas e descidas. Veja os consumos que conseguimos com outros carros da Avaliação NA que verá que aqui todo carro consome bem mais.

      • rogerrosato

        De fato, o consumo do 500 que falo é em uma cidade bem mais plana, Maringá (PR). Mas em Itapira (SP), a cidade que morava antes, próxima de Pouso Alegre (130 km) e com relevo bastante acidentado semelhante, ele ainda fazia médias de 10 km/l, e olhe que é um motor antiquado e de 40% maior deslocamento num carro mais pesado. Entendo que nao seja um consumo ruim, mas julgo não ser um ponto forte do carro, ou discorda?

    • Carlsson

      Se é 2007 é o Civic movido a gasolina… Realmente bem mais econômico que o flex.

  • Leandro1978

    Eu tive um Corsa Sedan 1.0, ano 2000, ele fazia médias bem parecidas. Obviamente, era somente à gasolina. Eu sei que o consumo varia muito, conforme o motorista, condições, etc. Mas parece estar dentro do padrão, se considerarmos que este é flexível e uns 100 kg mais pesado que o Corsa Sedan (Classic hoje). Pela avaliação, me parece que é um modelo interessante, mas não é nada muito melhor do que já há no mercado, como o Gol G5, p.e. Isso talvez seja um problema…

    • Carlsson

      Gol G5 não vende mais…
      Tem um tempo já.
      O que a Volks vende se chama "Novo Gol". Sim, esse é nome do carro e penso que não cabe questionamento…
      Um Civic antigo não está escrito "New Civic" nos documentos, mas o Gol, curiosamente, chama-se "Novo Gol" nos documentos, tabelas, etc.

  • apneto

    Com 1067 kg, é claro q o motor 1.0 vai consumir mais para empurrar, desta forma o 1.4, deve, em tese ser mais econômico.

  • _Adriano__

    Que consumo é esse, ta igual os 2.0 da vida

  • Juliano

    O Corcel 2 com o motor CHT (AE) tinha consumo semelhante (http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=651). E olhe que nem se trata de um motor moderno… nem pra época!!

    • paulistadalapa

      Concorrência boa, já que o ônix usa o motor do seu avô chevette

      • eumenespq

        kkkkkkk

    • HFritz

      Que vergonha desse Brasiu…
      Mas quem sabe daqui a uns 10 anos comece a ficar um pouco diferente.

    • duhehe

      E quem disse que o motor do Onix é moderno ?

      Já passou da hora da GM rever todos os blocos do 1.0 ao 1.8.

      • Four Rings

        Motor 8v emite mais poluentes, anda menos e bebe mais. Já foram aposentados lá fora faz tempo, tirando um ou outro caso super específico. Mas aqui na república das bananas, por incrível que pareça o consumidor aplaude esses dinossauros! Aí não tem como modernizar nada! Pra esse povo uma telinha LCD multimídia é apelo pra comprar o carro, é tecnologia! Que tristeza desse nosso mercado…

      • 3ic

        então mande Toyota e honda reverem seus blocos tb, pois o projeto de evolução um motor esta no cabeçote

      • Viníciusk

        O problema é que a culpa disso é do consumidor em geral. Nas pesquisas de clínica, a GM optou em continuar usando seus motores com 8 válvulas porque foi indicado na pesquisa que os consumidores brasileiros não viam bem motores de 16v.

        Aí, sabe como é, né? Querem motorzão de 8v? Dá motor velho pra eles!

  • Car

    Resumindo:
    Onix 1.0 um carro caríssimo que não vale o que cobram. tem desempenho limitado e fraco(como todo 1.0) e consome igual a carros 1.4, 1.5 ou 1.6 todos 8válvulas.
    Não recomendo a compra.
    É muito mais negócio comprar o Onix Lt 1.4 e pagar a diferença por isso.o que vc ganha comprando o 1.4 e não optando pelo 1.0. Ganha conforto ao guiar, mais potencia, segurança(ultrapassagens mais rápidas e seguras) e por incrível que pareça, mais economia(SIM O 1.4 É MAIS ECONOMICO QUE O 1.0)
    Obs: Se vc não é fanático o fã da marca, com o preço de um Onix 1.4 vc pode comprar um New fiesta 1.5 mais completo, pelo mesmo preço que compraria o Onix 1.4 completo, daí vai do gosto de cada um.
    Eu recomendaria o New Fiesta 1.5 por 2 motivos: tem um motor melhor e possui retrovisores elétricos, coisa que o Onix lt 1.4 não tem nem como opcional(somente a versão ltz tem).
    O Onix possui correia dentada que precisa substituição, já o New fiesta é por corrente e não precisa trocar.

    • Thiagusss

      fiquei impressionado pela falta de espaço no banco traseiro do fiesta, se bobear é menor que o onix…rss..
      não sou fã da gm…só pra constar…

      • Four Rings

        O Fiesta atrás é bem pequeno, não é carro pra quem vai carregar a família ou amigos com frequência. Mas é um dos poucos pontos em que ele perde pro Onix. No resto, dá uma surra. Tem que ver até que ponto espaço no banco traseiro é importante pra cada um. Pra mim (solteiro), é inútil.

        • Thiagusss

          na verdade não tem como carregar ninguém com o minimo de conforto, quanto a distancia entre a cabeça e o teto tudo bem, o problema é no espaço para as pernas…lastimável…tbm não ando com passageiros constantemente, mas na hora de viajar, se precisar levar uma terceira pessoa, as pernas com certeza serão espremidas…uhhusauhha
          No resto com certeza é melhor, concordo com vc…

    • Carlsson

      Mas às vezes o cara não tem 2 ou 3mil a mais pra comprar o 1.4…

      • Car

        Carlsson
        Isso é uma escolha que ele terá que fazer, comprar algo muito ruim(1.0), ou esperar mais alguns meses e comprar algo razoável(1.4). Vai de cada um. Observe que eu não disse que o 1.4 é bom, pq ele não é… o Onix pede por um motor 1.6 devido seu porte(tamanho), pois o 1.4 apenas fica razoável nele e o 1.0 sem comentários.
        Dica pessoal: quer perder muito dinheiro e ficar insatisfeito. Compre um carro 1.0. O carro terá péssimo desempenho, não será econômico, é ruim de dirigir e vc vai perder muito, mas muito dinheiro ao tentar vender, … disse tentar pq hoje em dia com os meios de comunicação, internet, etc… as pessoas sabem sobre essa armadilha que é o carro 1.0 no Brasil e simplesmente não querem com esse motor, principalmente carros completos com ar.cond. e DH que pedem um motor maior tipo 1.4 para cima.

        • Carlsson

          Abobrinha em cima de abobrinha.
          "Observe que eu não disse que o 1.4 é bom, pq ele não é… O Onix pede por um motor 1.6".
          Isso é um absurdo. O motor 1.4 da GM empurra bem o Corsa, o Onix, o Prisma… Falta motor a Cobalt e Montana, o primeiro por ter portamalas maior que Cruze e destinado ao ciclo rodoviário, e a segunda, obviamente, pela necessidade de tração de carga.
          Mas pro Onix, que é um carrinho de uso urbano e pequenas viagens, está mais do que bom…

          • Car

            Claro afinal pq um motor 1.6 no Onix não é ??? afinal segundo vc o 1.4 empurra bem não é? :)Para VOCÊ talvez sim para pessoas exigentes como EU não.
            Mas não te culpo, talvez vc ande em carro 1.0(lixo vendido para clientes no Brasil) e ao andar no Onix 1.4 achou maravilhoso, e talvez também vc não ande ou tenha carro com ar. condicionado. e não sabe o que é andar em um Onix Ltz 1.4 com ar.cond. ligado direto. Então vamos lá… EU já dirigi um Onix Ltz com ar.ligado e digo, falta motor alí… Desempenho muito ruim com ar.ligado. com certeza um motor 1.6 com mais torque e potencia ajudaria e muito.
            Não é uma questão de “abobrinhas”, mas sim de ser ou não exigente,consumidores como vc que se satisfazem com qualquer porcaria tem aos monte no Brasil.
            Para mim esse motor 1.4 no Onix esta no limite, mas quando se liga o AR.fica devendo bastante. Um motor 1.6 casaria como uma luva no Onix nas versões com AR. e DH
            Obs: O Onix é mais pesado que o Corsa. E absurdo é se satisfazer com qualquer coisa sendo que vc esta pagando bem caro por isso.

  • fla_shun

    Essas medições de consumo realmente são bem polêmicas, pois existem muitas variáveis envolvidas.

    Se realmente fosse assim, os europeus, americanos e japoneses fariam carros iguais aos nossos em vez de híbridos com dois motores, que amplia o peso e aumentam os gastos,

    Quiçá com nossa gasolina merda faz 19km/l fariam 25-30 km/l com E0 (gasolina pura)

    Infelizmente o povo não entende isso e tem essa visão limitada das coisas…

  • Estudante

    Pessoal ta esquecendo que não adianta falar que "meu Focus faz 10, meu Astra faz 11" quando os carros circulam em cidades, condições de trânsito, etc distintas uma da outra. Dirijo em São Paulo no horário de pico e no meu trajeto raramente consigo 9,5 na cidade, independente do carro que eu use mesmo mantendo o pé mais leve possível. O certo é comparar quando as condições são as mesmas.

    • fip_mengo

      O comentário mais sensato que eu li nesta matéria!

    • fschulz84

      Olha… Você está certo em partes…

      O percurso que o Éber faz, sabemos que é em uma região cheia de subidas e descidas, o que acaba influenciando no consumo…

      Mas a situação em SP para mim acaba sendo até pior pelo trânsito caótico… Um conhecido tem um Onix 1.0, já está com 36000kms (ou seja, já amaciado) e não faz mais de 10km/l na cidade na gasolina.

      Meu Focus 2.0 MT Mono está fazendo 9km/l em SP (se ligar AC fica em 8.5km/l), o que acho razoável, mas não incrível, porém meu ex-Mégane 1.6 fazia médias acima dos 11km/l na cidade e estamos falando de um sedan médio com muito mais peso!

      Acho sim que estes motores 1.0 ultrapassados tem de ceder lugar a tecnologias mais modernas, como por exemplo os motores 3 cilindros que vem se mostrando um pouco mais econômicos que os antiquados 1.0 8V utilizados por algumas montadoras.

      • Carlsson

        O Renault 1.6 16v realmente é muito bom. Meu pai teve Grand Tour 1.6 16 MT que fazia 10,5 na cidade sem problemas.
        E olha que ele não dirije do modo mais econômico.
        Na mesma época havia em casa um Siena 16v, que fazia 11,0 com o mesmo motorista. Diferença desprezível.
        Ambos os carros eram movidos somente a gasolina…
        Só que se pegar o 1.0 e pisar, e pegar o 1.6 e pisar (do jeito que eu ando, por exemplo) o 1.6 consome bem mais.
        Mas motores nacionais 1.8 e 2.0 não conseguem essas médias…
        Hoje eu vejo os 1.0 muito mais eficientes do que outrora.. Meu Gol faz 8,5 a 9 de etanol no urbano, sem se preocupar com consumo. Carros 1.8 e 2.0 não fazem isso no álcool nem com reza, sob o meu estilo de condução e no meu trajeto. 1.4 e 1.6 quem sabe, se forem dos bem eficientes… Aí a vantagem do 999cm³ fica só no preço de compra mesmo, por conta dos tributos menores (lembrando que os nossos vizinhos de Mercosul sequer têm Gol 1.0, parte já direto do 1.6 – Argentina)

    • vitimsl

      Perfeito. E detalhe: o carro foi guiado por várias pessoas, o que prejudica e muito o consumo. Isso ninguem comenta.

    • Lanpenn

      De qualquer jeito, os 1.0 de hoje são muito ruins, somados a mijolina e ao águanol, baixa eficiência, alto nível de ruído, segurança em ultrapassagem (quem que nunca viajou em um carro manco?).

      E antes que venham encher o saco, os europeus usam sim motores 1.0, mas que na maioria das vezes têm turbo somados ao baixo peso do carro. Aqui na Bananalândia, se bobear até colocam 1.0 em carros com mais de 1100 quilos.

      • Carlsson

        Nem um pouco ruins… São 80cv/L em média, com materiais modernos, leves e de ótima eficiência (alumínio, coletores em plástico, catalisadores próximos ao motor que esquentam rapidamente, etc). Eu penso que os 1.0 estão num nível muito bom de refinamento, e cada vez melhorando, vide o motor 3-cilindros do Fox.

    • Diogo Oliveira

      Acho muito sensato o que vc disse, mas de qualquer forma, carros 1.0 deveriam fazer acima de 12 na cidade e uns 16 na estrada. Por que o atrativo 1.0 tem que ser o consumo, senão vai passar raiva, seja na ultrapassagem , seja no bolso.

      Eu sou leigo, na relação de consumo com as cilandradas, não entendo como um carro um civic 2007, por exemplo, a gasolina faz 17/18 km/kl na pista e 1.0 não fazer.

      Meu sogro tem um megane 1.6 e faz 12 na cidade e chega fzer 15/16 na estrada, andando na região de Campinas, onde o transito não está tão longe de São Paulo.

      • Carlsson

        Na verdade nem é esse o atrativo… Na minha opinião, é o baixo consumo em cidade (Civic MT 6,5 a 7,0 Gasolina vs. Gol 1.0 8,5 a 9,0 Etanol – ambos no ciclo urbano) e o preço de compra (lembrando que até 999cm³ paga menos imposto). Obviamente, pra usar na estrada é um pouco inadeequado quando se carrega peso. Com o carro vazio vai embora tranquilo.

  • fabioalisson

    Meu Civic 1.8 MT gasta menos… Mais um 1.0 com a "ilusória" economia, assim como outros tantos…

  • Hugo

    Adoraria ver aqui no NA um comparativo entre o Onix LT 1.0 vs Palio attractive 1.0

    • Four Rings

      Mas o Palio custa bem menos, não? Aí seria melhor comparar com o HB20 então.

  • Pedro Emanuel Gonçalves

    Meu Onix 1.4 faz cerca de 10km/l (com o pé mais leve) em Belo Horizonte (trânsito complicado, morros e mais morros). Na minha cidade natal, no interior, é bem mais plano, lá dá pra fazer uns 11. Na estrada que estou acostumado a passar sempre, é subida de serra, mas deve fazer uns 15 com uma tocada mais leve. Isso tudo com gasolina. Mas só tenho usado álcool, o carro fica MUITO mais esperto, acelera mais e tem que fazer menos reduções. Completou 15.000km esses dias, estou com o carro desde dezembro. Tem me agradado bastante.

  • LuisCarlosCosta

    Por quê nunca vejo ninguém falando que meu Sandero 1.6 faz 10 ou 11, acho que não é só a GM que precisa modernizar seus motores.

    • daviddiniz

      Meu logan 1.6 na cidade faz 10km/l no álcool e na estrada consegui uma vez 14km/l na gasolina eu já fiz na estrada 18km/l

    • fschulz84

      Meu ex-Mégane 1.6 16V fazia estas médias… E olha que era um carro bem mais pesado que o Onix, Sandero ou Logan, isso no trânsito caótico de SP.

      • Thiagusss

        motores da renault são bons, tenho um veiculo de transporte dessa marca =P, só que 1.0…na gasolina são mais eficientes…14 na cidade e 17 na estrada…

        • YoOdEx

          Meu deus.. o dia que eu ver realmente um carro fazer 14km/l na cidade comigo, eu compro sem reclamar. Atualmente meu carro tem feito 8km/l com transito "bom".

          • Thiagusss

            pelo menos isso não posso reclamar do meu clio…rss…o consumo é excelente…

    • João

      o meu é um gt line fez 12 na cidade com menos de 500km rodados

  • Viníciusk

    É, pelo preço cada vez mais alto e pelo consumo meio alto que esse carro vem apresentando, está cada vez se distanciando mais da boa relação CxB que apresentava na época do lançamento.

  • João

    meus carros sempre bebem mais na estrada do que na cidade…. deve ser pq moro em brasília

    • fschulz84

      Brasília realmente deve ser uma maravilha no quesito consumo urbano… Tudo retinho, sem subidas e descidas hehe

  • Brunocarro1998

    Sinceramente, se o HB20 tivesse ABS na versão de entrada, seria disparado uma opção melhor. Por 33mil com ar,direção, airbag duplo e ABS seria ideal. Esse Onix tem uma cara de carro barato, ao contrário do HB20, o que eu dirigi parecia ser um carro bem acima dos populares, silencioso, batida de porta silenciosa, gostei do coreano, pena ser bem caro.

  • YoOdEx

    Bom carro sem dúvida.. Mas hoje o Fox Bluemotion me parece uma compra mais racional. Carro 1.0 tem que ser econônomico pelo menos na teoria. Já não basta ser um porre de dirigir, vai ser beberrão também (não que o Onix seja, mas também não é nada demais que qualquer carro 1.8 ou 1.6 moderno também não o faria).

  • Anderson_sp

    O consumo dele tem que ser comparado com outros 1.0 aspirados da mesma categoria, e não com carros maiores que possuem uma relação peso-potência maior, o consumo dele tem que ser comparado com a nova referência da categoria que é o Fox Bluemotion e não com Opala, Veraneiro, Landau, Brasília e etc.

  • Alex Alves

    Tenho um ONIX 1.4 LTZ BRANCO aqui no interior na cidade o computador de bordo esta marcando com gasolina
    11.5 km/l estou muito feliz com o carro ótimo carro recomendo.

  • Carlsson

    Engraçado, quando se fala em consumo aparece um monte de dono de carro 1.8 e 2.0 pra dizer que seu carro faz 9, 10 km/l na cidade.
    Quer ver dono de Astra então, parece que os caras se juntam pra vir aqui dizer que o Astrassauro Monzatech 2.0 é mais econômico que Fox Bluemotion 3-cilindros (lembrando que antes do Astra morrer ele era sinônimo de carro obsoleto e gastador).
    Aí eu fico imaginando o sujeito andando a semana inteira só "na casquinha" do seu 2.0 pra ver qual a melhor média que consegue, pra depois vir orgulhosamente postar aqui.
    Portanto, quero ver dono de Astra pisar com força e depois falar que faz 9 ou 10 com 1 litro de derivado de petróleo no ciclo urbano…
    Consumo é variável e tem gente que ainda não aprendeu isso.

    • Rox_

      "Aí eu fico imaginando o sujeito andando a semana inteira só "na casquinha" do seu 2.0 pra ver qual a melhor média que consegue, pra depois vir orgulhosamente postar aqui. " Esse trecho foi muito preciso. É exatamente o que eu penso da maioria do pessoal que vive postando consumo dos seus 1.8 e 2.0 aqui. Uma coisa é ter obtido esse consumo uma vez, outra é obter essas médias em um ano inteiro. "Consumo é ""MUITO"" variável e tem gente que ainda não aprendeu isso." Só adicionei um muito, para reforçar ainda mais a ideia.

    • Marciomaster

      Exatamente isso

    • 3ic

      media de consumo zafira 2.0 flex circuito cidade : rio de janeiro Tijuca x Gávea via vista chinesa — plano , aclives e declives): 8,5 km/l e não ando na casquinha, pois subo um bom trecho ( metade do percurso) de serra.

      Mesmo veículo, circuito estrada: plano pico de 15,5km/l – 115km/h média de 12,5 km/l Rio x Petrópolis ( tb não rola casquinha, por conta da serra ( sem contar que detesto ficar p trás).

      ambos os casos usando gasolina comum

      Admita que esses motores modernos ( não todos) são um fiasco e só quem lucra são as montadoras com a manutenção.

      • fabioalisson

        Alguns tem dificuldades em assumir que tem muito 1.0 bebendo igual "gente grande".

        Eficiência pra mim é o motor ser forte, sem beber tanto, o resto é conversa.

  • Tosca16

    Não sei se compraria o modelo, acho mesmo nas versões top de linha pobre no interior e mesmo sendo um carro de entrada com toda a badalação que foi no seu lançamento poderia ser melhor como por exemplo acabamento ; sem dúvidas a marca e confiabilidade pesa , GM para muitos é sinônimo de qualidade e manutenção fácil (não sou destes que acha isso de tais marcas) mas não posso negar isso , conheço inúmeras pessoas com o Classic que me relatam isso " o carro é antiguado, falta espaço interno, tem alguns probleminhas chatos como em toda linha atual mas é GM, desvaloriza pouco e tem peça de reposição " .

    • daviddiniz

      Motor GM seja o F1 quanto o F2 adora dar pau em bomba de água e valvula termostática depois de um tempo de uso.
      Sem contar o fato que bebe que nem um bêbado com depressão e na boa já ouvi boatos que o preço da manutenção de um ONIX é quase igual a de um carro de 50/60mil reais O.O

      • 3ic

        so se vc usa agua pura com "aditivo" ai concordo com vc. Experiencia com dois monzas e um zafira ( nos dois utimos somente aditivo e 0 problemas nesses itens

  • Carlsson

    Engraçado… Eu tenho um '09 MT que faz 14,3, 14,5 na estrada andando como vovô (rigorosamente sem ultrapassar os 110 km/h) e tenho um Gol 1.0 que já fez 15,45 km/l andando a 120km/h…
    Sou míope, mas não vejo nenhuma ilusão nisso aí não!

    • fabioalisson

      "Grande diferença" de 1 km/l para um carro com praticamente a metade da potência e torque…. Não acho que isso seja eficiência. O 1.0 que me pareceu eficiente foi o Fox 3 cilindros, com o qual o consumo na estrada foi em torno de 19 km/l, esse sim se justifica.

      Além do mais, já tive um Palio 1.0, sem ar condicionado, que não passava dos 10,5 km/l na estrada. Já o Civic consigo 13,5 km/l, ou mais, facilmente…

  • marciotb13

    Em minha opinião, 20 mil km é pouco para testar um carro. Deveriam testá-los por até 60 mil, como fazem a 4 rodas. Só assim, o carro poderia apresentar os defeitos que acaso teriam.

  • W_Costa

    O Onix é um carro bem acertado, acabamento bom dentro da categoria e espaço acima da média e possui recursos de interatividade, não é surpresa que a GM ia cobrar a mais por isso (e ainda continuar usando motores arcaicos e subdimensionados), o preço está salgado como todas outras estão também, esperar que um Onix custasse o mesmo que um Celta é tão irreal quanto a volta do Corsa "Opel" com logo GM, então me pergunto, por que não param de comprar?

    Quem quiser um carro de menos de 30 mil, que pegue um Clio, KA, Classic ou um March, antes que saiam de linha, mas prepare-se pra passar muitos apertos.

    Temos o Sandero, que é bem mais espaçoso que o Onix, também é 1.0 e custa menos, apesar de não ter a "excelente" plataforma do GM, seria uma opção mais $lógica$.

    Parece que o amor a marca e pelas novidades pesa muito pra grande maioria que comprar um carro novo, choram que o carro XXXX está caro, mas acabam comprando do mesmo jeito e depois tentando justificar que foi uma boa compra.

    Penso que quem compra um carro de 38 mil, pode muito bem juntar mais 4 mil e comprar algo bem melhor, com alguns "mais" que façam a expressão "boa compra" não soar como mera questão de gosto pessoal e/ou apego.

  • Rafael

    Comprei um Onix Lt 1.0 (antes tinha um clio 1.6 q16v) nao vou dizer q gostei mais do Onix pois o clio sedam
    É um otimo carro de motor e suspensão, na mesma faixa de preço testei varios outros e nenhum me agradou tanto quanto o Onix, na questão de conforto e segurança ao dirigir. Ja fiz 1500km misto, media de 13 km/l muito bom para minha região que tem muitas colinas.

  • Carlos Roberto de Castilho

    Onix dor na coluna, dor na coluna dor na coluna toda a coluna desde a ultima vertebra do pescoço até umas tres vertebras acima do coccix. Mais dores na região lombar, com apenas de uma a duas horas rodando.
    tenho um porquera dum uninho 90 e posso andar horas com ele que não sinto as dores na coluna que sofro com uma hora de chevrolet onix! Cabrito, cabrito, cabrito!

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