Sem mico: 9 coisas para nunca fazer em carro automático

cambio automatico

Para algumas pessoas mais privilegiadas, dirigir um carro automático é algo que elas fazem já por décadas, desde os anos 70, 80 ou 90, quando carro automático era privilégio de poucos.

Com o passar do tempo, este conforto do câmbio automático passou a estar disponível para um maior número de pessoas, pois os carros automáticos foram se popularizando.

Hoje é possível, com um valor na faixa dos R$ 50.000, comprar um carro automático não muito velho, como por exemplo um Chevrolet Onix 2015, ou outro modelo compacto de ano similar.

No entanto, é nesse momento que muitas pessoas podem acabar passando vergonha, por fazer coisas que não devem ser feitas em um carro automático.

Listamos aqui 9 delas, para te ajudar a conhecer melhor este tipo diferente de câmbio.

Confira:

carro automatico dirigir 1

1) Nunca ande na “banguela” (ponto morto)

O câmbio automático foi feito para ficar engatado o tempo todo, ele não deve ser manuseado o tempo todo assim como fazemos com um carro manual. Por isso, nada de colocar o câmbio no N para deixar o carro mais livre em uma descida, por exemplo.

2) Nunca coloque o câmbio no N (neutro) em semáforos, ou ao parar o carro

O conselho acima também serve para os momentos em que o carro está parado. Algumas pessoas podem achar que o câmbio irá se estragar se ficar na posição D (Drive) por muito tempo com o carro parado, mas o câmbio automático é feito para ser usado assim, não é necessário se preocupar.

3) Nunca desengate o câmbio com o carro em movimento

Pior ainda é querer mexer na alavanca do câmbio com o carro em movimento, isso nunca deve ser feito, a não ser para se usar a posição S, ou as posições L, 1, 2 ou 3, em momentos específicos, o que explicaremos mais adiante.

4) Nunca esqueça de trocar o óleo do câmbio automático

Algumas marcas dizem que o óleo do câmbio automático de seus modelos nunca requer troca, mas isso não tem como ser aplicado na realidade. Se o motor necessita dessa troca a cada 10.000 quilômetros, por exemplo, como um câmbio pode rodar, digamos, 200.000 quilômetros sem troca de óleo? Já falamos sobre isso anteriormente aqui neste link.

5) Nunca coloque o câmbio em P antes do carro parar completamente

A posição P (Parking) do câmbio automático deve sempre ser usada quando o carro está estacionado, parado e desligado. Colocar o câmbio em P quando o carro está quase parando, mas não imóvel por completo pode causar um sério prejuízo nele.

6) Nunca use o pé esquerdo no pedal do freio

Quando começamos a nos habituar ao nosso primeiro carro automático, percebemos que o pé esquerdo fica ali totalmente inútil enquanto estamos dirigindo. Alguns podem se sentir tentados a usar este pé para acionar o freio, mas como aprendemos lá na autoescola, isso nunca deve ser feito, quer com carro manual ou automático.

carro automatico dirigir 2

7) Nunca coloque o câmbio em L, 1, 2 ou 3 em altas velocidades

As posições L (Low), 1, 2 e 3 são feitas para limitar o câmbio automático a uma marcha menor. Pode ser que no seu carro, ele fique limitado à primeira marcha, à primeira e a segunda ou mesmo as três primeiras marchas.

Estas posições devem ser usadas em subidas íngremes, onde você não queira que o câmbio passe para uma marcha maior e acabe fazendo o carro perder força. Outro caso de uso destas posições é em descidas íngremes, onde você estará então usando o câmbio para segurar o carro, no chamado “freio motor”, para não ficar usando o freio em excesso.

Mas sempre que essas posições forem engatadas, o carro deverá estar em velocidades menores. Para saber em que velocidade, no caso específico do seu carro, leia o manual do proprietário.

8) Nunca estacione o carro deixando o câmbio no P, sem acionar o freio de mão

A posição P do câmbio é muito frequentemente usada por motoristas como um substituto do freio de mão, ou freio de estacionamento, mas isso é completamente errado, pois detona o câmbio.

Aqui no Brasil isso não é tão comum, mas em outros países, como os EUA, a grande maioria dos motoristas cometem esse erro.

O jeito certo de se fazer é parar o carro completamente, puxar o freio de mão e só depois colocar o câmbio na posição P, assim, o peso do carro não ficará todo em cima do câmbio, e sim apoiado no freio de estacionamento.

9) Saiba quando usar a posição S do câmbio

Vários modelos de carros tem uma posição S (Sport) no câmbio automático, e esta posição deve ser usada somente quando você for necessitar de um desempenho melhor do carro. Usar a posição S o tempo todo só irá lhe trazer um maior consumo de combustível.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.