TOP 7: Coisas que estão acabando com a embreagem do seu carro

embreagem pedal
embreagem pedal

O pedal da embreagem é usado em carros com câmbio manual para desacoplar o motor do câmbio, permitindo as trocas de marcha, que fazemos centenas de vezes todos os dias.

Mas existem maneiras corretas de se usar a embreagem, e maneiras erradas, que podem acabar aumentando o desgaste de seus componentes.

Separamos 7 coisas que se você estiver fazendo, está prejudicando o sistema de embreagem do seu veículo.

Confira:

embreagem automóvel
embreagem automóvel

7) Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem

Lá na auto escola aprendemos que o pedal da embreagem deve ser apenas manuseado no momento da troca de marchas.

Mas existem pessoas que acabam tendo o costume de apoiar o pé neste pedal, quando ele não está sendo usado.

Isso pode fazer com que o disco da embreagem fique patinando, o que vai aumentar rapidamente seu desgaste, e ainda por cima atrapalhar o consumo do carro.

6) Arrancar com o carro em segunda marcha

Muitos, quando estão dirigindo, acham que estão em algum veículo comercial antigo, como uma F1000 ou D20.

Estas picapes tinham a primeira marcha muito curta, feita para que o veículo consiga sair da imobilidade, mesmo com a caçamba completamente cheia e pesada.

É claro que muitos carros atuais, principalmente populares, tem câmbios muito curtos, que acabam cansando o motorista, que tem que fazer trocas constantes.

Mas isso não justifica sair em segunda marcha, o que também vai fazer com que a embreagem se desgaste muito rápido.

5) Segurar o carro com a embreagem em subidas

O controle de embreagem que fazemos na auto escola, é muito importante e necessário, pois evita que o seu carro desça e acabe batendo no veículo de trás.

Mas para segurar o carro em uma subida, não é necessário segurar ele com a embreagem por muito tempo.

Apenas faça o controle de embreagem quando for a hora de arrancar, como o momento em que o semáforo abriu, por exemplo.

4) Queimar embreagem para compensar a marcha errada

Sabe quando você não está acostumado com um carro, engata a terceira marcha e nota que deveria na verdade ter colocado a segunda?

Pois é, muitos, ao invés de corrigir a situação engatando a outra marcha correta, acabam dando aquela acelerada e pisando um pouco na embreagem, dando aquela queimada que corrige qualquer erro.

Não faça isso, sua embreagem agradece.

3) Rodar em uma marcha muito alta para a velocidade

Quando andamos em uma marcha muito alta para aquela velocidade, como por exemplo 5a marcha a 40 km/h, isso também força muito o sistema da embreagem.

É melhor colocar uma 4a, dar uma acelerada e só então engatar a 5a.

2) Manter o carro engatado no semáforo

Algumas pessoas ficam extremamente ansiosas quando estão dirigindo, principalmente aquelas que estão sempre na correria, atrasados para chegar logo em algum lugar.

Aí, o nervosismo faz a pessoa ficar todos os 60 segundos (por exemplo) que o semáforo vai levar para abrir com o pé na embreagem e a primeira marcha engatada.

Isso, além de prejudicar a embreagem do seu carro, vai prejudicar a sua saúde. Relaxe e mantenha o câmbio em ponto morto, é melhor.

1) Rodar com muito peso no carro

Um momento em que o excesso de carga deixar claro como isso prejudica a embreagem do carro é quando pegamos uma picape e colocamos uma carga pesada demais em sua caçamba, acima da capacidade planejada pelo fabricante.

Para arrancar, já é preciso queimar e bastante a embreagem. Depois, ao engatar todas as outras marchas, só queimando a embreagem para conseguir continuar andando.

Às vezes você não está com um excesso de peso tão grande no seu carro, mas se isso for feito em escala menor, o prejuízo já começa a aparecer com o tempo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.