TOP 10: Carros com porta-malas grande (2024)

Porta malas

Preço, marca, economia, potência, design… Quando falamos sobre os fatores levados em conta na hora de comprar um carro, sejam eles racionais ou emocionais, a lista é bem extensa.

Dependendo do perfil do comprador de um carro, o tamanho do porta-malas é um dos fatores importantes levados em conta, podendo ser até mesmo algo indispensável.

Levando em conta aqueles que procuram um modelo com um preço acessível (dentro da realidade absurda de preços praticados no Brasil) e com um bom porta-malas, listamos os 10 modelos mais interessantes para esse público.

Confira!

10) Volkswagen Voyage – 462 litros

volkswagen voyage 2019 avaliação NA 37

Presente no mercado desde 1981, atualmente o Voyage conta com apenas uma versão, com motor 1.0 de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. Isso aconteceu depois da Volkswagen tirar seu motor 1.6 de linha em alguns modelos.

O porta-malas conta com 462 litros de capacidade e a lista de equipamentos do sedã dispõe de ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura no banco do motorista, airbag duplo e freios ABS.

Mas, como é costume nos modelos da Volkswagen, a lista de pacotes opcionais é bem extensa.

9) Chevrolet Onix Plus – 469 litros

chevrolet onix plus midnight avaliacao na 48

A penúltima posição de nossa lista com os modelos acessíveis com os maiores porta-malas tem o Chevrolet Onix Plus, que conta com 469 litros em seu compartimento de bagagens.

Ele é vendido entre R$ 80 mil e R$ 107 mil, numa linha que conta com os motores 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm ou 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual ou automático, sempre com 6 velocidades.

Bem equipado, vem sempre com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema de som, direção elétrica, ar-condicionado, entre outros.

8) Toyota Yaris Sedan – 473 litros

toyota yaris sedan avaliação NA 65

Na oitava posição de nossa lista temos o Toyota Yaris Sedan, vendido no Brasil em três versões. Todas as configurações tem motor 1.5 16V de 110 cv com câmbio CVT de 7 velocidades.

O porta-malas do japonês é pouca coisa menor que o HB20, mas ele atua num segmento ligeiramente diferente, sendo mais caro em todas as versões.

De série, o Yaris Sedan vem com ar-condicionado, computador de bordo, direção eletroassistida, piloto automático, controle de tração e estabilidade, entre outros.

7) Renault Duster e Hyundai HB20S – 475 litros

renault duster turbo avaliacao na 41

Outro modelo de segmento diferente aqui, numa lista dominada pelos sedãs compactos, o Renault Duster também oferece um bom porta-malas com seus 475 litros de capacidade.

O francês foi renovado recentemente em seu visual, mas depois disso ganhou outra boa novidade: o motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm, com câmbio CVT. Além disso, as versões mais baratas seguem com o 1.6 de 120 cv e 16,2 kgfm, com câmbio manual ou CVT.

Empatado com ele está o Hyundai HB20S, que pode ser encontrado nas versões Vision, Evolution, Platinum e Platinum Plus, com motor 1.0 aspirado ou turbo, este último com injeção direta de combustível e 120 cv de potência.

Bem equipado, o novo HB20S chega a ter frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, faróis em LED e start/stop nas versões mais caras.

6) Nissan Versa – 482 litros

nissan versa 2022 porta malas

A sexta posição mostra uma novidade em nossa lista, que foi a entrada do novo Nissan Versa. O motor usado pelo novo Versa é o 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm de torque, com câmbio manual ou CVT.

Mas aí temos um detalhe interessante: para ter os 482 litros destacados acima, é preciso optar pelas versões mais caras, que usam o estepe temporário e dão mais espaço no compartimento de carga. As versões com estepe normal acomodam um pouco menos, se limitando a 466 litros.

Se debaixo do capô não houve novidades, no visual a marca mudou bastante o exterior, acrescentando ainda itens como seis airbags, piloto automático, central multimídia, câmera de ré, ar-condicionado automático digital, câmera 360 graus, faróis full LED, entre outros.

5) Renault Logan – 510 litros

renault logan porta malas

Assim como era o Cobalt, o Logan é um carro conhecido por seu bom espaço interno e generoso porta-malas, que tem 510 litros. Os vários porta-objetos e compartimentos (que na porta acomodam até uma garrafa de 1,5 litro) também chamam a atenção de quem sempre anda com o carro cheio.

O Logan vem nas versões Life e Zen, com motor 1.0 de 3 cilindros (82 cv), já que seu propulsor 1.6 (de 118 cv) não está mais disponível. Ou seja, é um carro espaçoso que vai sofrer para andar bem quando carregado.

4) Honda City – 519 litros

honda city 2023 avaliacao na 42

Em quarto lugar na nossa lista Honda City, que conta com um porta-malas de 519 litros. Ele é vendido nas versões EX, EXL e Touring, com motor 1.5 de até 126 cv e 15,8 kgfm e com câmbio CVT.

Os equipamentos de série incluem 6 airbags, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, luzes em LED, faróis de neblina, piloto automático, ar digital, botão de partida, multimídia de 8 polegadas, entre outros.

3) Volkswagen Virtus – 521 litros

volkswagen virtus highline 2018 avaliação NA 20

Outra sedã espaçoso no mercado brasileiro, e presente em nossa lista, é o Virtus. O modelo perdeu suas MSI, que tinham motor 1.6, além da esportiva GTS, que também não aparece mais no site da marca.

Com isso, ele permanece apenas com as opções Comfortline e Highline, que tem propulsor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm com transmissão automática de seis velocidades.

O porta-malas tem bons 521 litros e uma boa abertura, o que facilita a vida de quem vai acomodar as malas pra viagem. Um detalhe negativo é que as dobradiças não são pantográficas, ou seja, elas ocupam algum espaço no compartimento e podem até danificar alguma mala quando a tampa é fechada.

2) Fiat Cronos – 525 litros

fiat cronos drive avaliação NA 37

O Cronos, irmão do hatch Argo, conta com um generoso porta-malas de 525 litros, sendo o maior de sua categoria depois que o Honda City foi atualizado e perdeu algum espaço nesse compartimento.

Além do bom espaço de carga e interno, o modelo agrega itens interessantes desde sua versão de entrada, como comandos de rádio e telefone no volante, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura e cintos de três pontos para todos os ocupantes.

As versões disponíveis são a Básica e a Drive (Precision e HGT, com motores 1.8, já saíram de linha). Ele vem sempre com motor 1.3 de até 109 cv e 14,2 kgfm, com câmbio manual.

1) Chevrolet Spin – 710 litros

chevrolet spin 2023 porta malas

O campeão quando o assunto é o tamanho do porta-malas é o Chevrolet Spin, modelo que chega a incríveis 710 litros no compartimento de bagagens com cinco passageiros.

É verdade que seu preço inicial é um pouco mais alto que outros sedãs compactos citados aqui, mas ainda assim a minivan merece ser citada. Se você rebater os bancos traseiros, o volume pode atingir 1.608 litros!

Vendida nas versões LS, Activ ou Premier, em versões com 5 ou 7 lugares, ela vem sempre com controle de estabilidade e tração, assistente em rampas, A/C, direção elétrica, entre outros.

Seu motor nunca muda, sempre sendo o 1.8 de 111 cv e 17,8 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas.

TOP 10: Carros com porta-malas grande

  1. Chevrolet Spin – 710 litros
  2. Fiat Cronos – 525 litros
  3. Volkswagen Virtus – 521 litros
  4. Honda City – 519 litros
  5. Renault Logan – 510 litros
  6. Nissan Versa – 482 litros
  7. Renault Duster e Hyundai HB20S – 475 litros
  8. Toyota Yaris Sedan – 473 litros
  9. Chevrolet Onix Plus – 469 litros
  10. Volkswagen Voyage – 462 litros

Como calcular o espaço de um porta-malas?

Antes de falarmos da lista em si, vamos tratar sobre um ponto controverso: como se calcula o volume do porta-malas?

Essa medição é regulada pela norma internacional ISO 3832, que foi revisada e confirmada em 2013, sendo ainda a maneira mais correta de medir esse volume. Mas como ela funciona?

O departamento de engenharia das montadoras usa cubos de madeira ou isopor com tamanho 20 x 10 x 5 cm, o que equivale a 1 dm³ ou 1 litro. Enchendo o porta-malas com esses cubos, de modo que ele ainda feche sem dificuldades, podemos chegar ao volume daquele compartimento.

No caso de modelos SUV, os cubos não podem passar da altura dos vidros; eles vão até o teto apenas quando se está medindo a capacidade com os bancos rebatidos. No caso das picapes, a medição é feita por encher a caçamba com água.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.