TOP 5: Motivos para comprar o Hyundai Creta

hyundai creta 2024 caoa santos (11)
hyundai creta 2024 caoa santos (11)

O Creta terminou o ano passado como um dos SUVs mais vendidos do país, e isso deve continuar em 2024.

Isso indica que, apesar do visual polêmico, as muitas qualidades desse utilitário já convenceram os brasileiros.

Mas o que torna o Hyundai uma opção interessante?

É sobre isso que vamos falar nesta matéria, destacando os principais pontos positivos que podem te convencer a também entrar na lista dos proprietários desse SUV.

Confira!

hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 19
hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 19

Espaço de sobra

Você não precisa subir para os SUVs médios para ter mais espaço interno, e o Creta é prova disso. A começar por seu porta-malas de 422 litros, maior que diversos rivais, como T-Cross (373 litros), Tracker (393) e Renegade (320).

Esse compartimento tem uma boa abertura, que não atrapalha na hora de colocar objetos maiores ali. No geral, o Hyundai perde para poucos concorrentes nesse quesito, como Kicks (432 litros), Duster (475) e Fastback (516).

Dentro do carro, os ocupantes também percebem como o espaço foi bem aproveitado.

Ele conta com 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, mostrando um pequeno crescimento em quase todas as medidas em comparação com a geração anterior.

E é exatamente por ter essa medida de entre-eixos que os passageiros da segunda fileira viajam tão bem, com espaço igual ou até maior que alguns concorrentes médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

O ocupante central vai um pouco mais apertado, é verdade, mas dá pra colocar um adulto ali.

O túnel central mais baixo ajuda na hora de acomodar os pés e não incomodar quem viaja ao lado.

Além disso, o Creta também oferece saídas de ar-condicionado na segunda fileira, bem como a porta USB para carregamento de celulares e um porta-objetos com boa profundidade.

hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 23
hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 23

Dirigibilidade aprimorada

A vida de quem dirige o novo Creta também ficou melhor em relação ao modelo anterior, que já tinha uma direção mais direta e aquele acerto mais firme na suspensão. O problema eram as respostas do acelerador.

Isso parece ter sido resolvido no modelo atualizado, que também mudou o principal aspecto para oferecer um comportamento mais dinâmico: o motor 1.0 turbo, que entrou no lugar do anterior 1.6 aspirado.

Esse novo propulsor entrega 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque, sendo o mesmo motor usado pela marca na família HB20.

Com ele, o SUV chega aos 100 km/h em 11,5 segundos e atinge a máxima de 180 km/h.

Isso mostra que todas as versões do Creta vão oferecer mais diversão ao volante.

hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 42
hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 42

Linha de motores

Como dito acima, a gama de motores do Creta ganhou um novo conjunto e ainda atualizou o 2.0 aspirado.

Com isso, ela certamente ficou melhor do que era visto antes nesse modelo, quando apenas propulsores aspirados eram usados.

Falando sobre o motor Kappa 1.0 Turbo GDI, que tem 120 cv, o desempenho é bom em trechos urbanos. Ali o SUV se mostra bem ágil nas saídas e enfrenta subidas com tranquilidade, provando que o peso superior ao HB20 (que usa o mesmo motor) não é tão prejudicial.

Na estrada, o Creta continua entregando o que se espera dessa categoria, que conta com diversos outros utilitários com motorização similar.

O único detalhe é que você precisa pisar um pouco mais para que o câmbio esteja com a marcha certa e entregue o máximo de potência.

A outra opção de motor, disponível apenas na versão mais cara Ultimate, é o SmartStream 2.0. Ele tem 167 cavalos e 20,6 kgfm, ligado ao mesmo câmbio automático de 6 marchas do 1.0 turbo.

Com algumas alterações promovidas pela Hyundai, esse motor ficou mais potente e eficiente.

Aliás, ele consegue entregar um consumo ainda melhor que o 1.0 turbo em algumas situações, como  quando está abastecido com gasolina e rodando na estrada (por volta de 15 km/l).

hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 47
hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 47

Segurança é outro ponto forte

O nível de segurança do Creta é um dos motivos para você colocá-lo em sua garagem.

Todas as versões da nova geração oferecem 6 airbags, controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, assistente em rampa, alerta de presença no banco traseiro e monitoramento de pressão dos pneus.

Mas logo na segunda versão mais barata, a Limited Safety, ele ganha detector de fadiga, assistente de centralização e permanência em faixa, farol alto adaptativo e sistema de frenagem autônomo (carros e pedestres).

Em versões mais caras, ele ainda tem a câmera para monitoramento de ponto cego.

Ou seja, toda a gama do Creta consegue oferecer um ótimo nível de segurança, o que é cada vez mais importante nesse segmento.

hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 39
hyundai creta platinum 2022 avaliacao na 39

Tecnologia dos equipamentos de série

Fechando a lista com motivos para comprar o Creta, seu nível de tecnologia é outro ponto de destaque. Começando pela central blueMedia de 10,25 polegadas, disponível a partir da versão Platinum Safety.

Ela conta com ótima resolução, comandos simples, mapa nativo e um alerta de radar que realmente funciona. Sua interface também é boa, sem deixar de lado os botões físicos que alguns modelos simplesmente abandonaram.

O modelo da Hyundai ainda conta com o sistema Bluelink, que permite acessar e monitorar diversos itens do carro de forma remota.

O aplicativo permite ligar o carro e acionar o ar-condicionado, controlar os vidros elétricos e ainda tem o acionamento automático de resgate em caso de acidente.

Mesmo na versão de entrada, o Creta tem espelhamento sem fio para celulares, sensor crepuscular e câmera de ré, enquanto as outras versões adicionam ar digital, carregador sem fio, câmera 360º, entre outros.

Conclusão

Como destacado no começo desta matéria, o Creta teve muitos motivos para comemorar em 2023.

Ele fechou o ano como o 3º SUV mais vendido do país, com 65.817 unidades e atrás apenas de Tracker (66.643) e T-Cross (72.440).

Por si só, isso mostra que estamos falando de um dos melhores da categoria no momento, mas os motivos acima reforçam que o Creta chegou com muita força para enfrentar seus rivais.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.