![renault duster 2025 concessionária 4 renault duster 2025 concessionária 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2025-concessionaria-4.jpg)
Num tempo bem distante, o segmento de SUVs ainda era preterido por outros em nosso mercado, fazendo menos sucesso que os sedãs e hatches.
Ainda assim, ele já tinha um modelo que permanece até hoje, o Renault Duster.
Muita coisa mudou desde então, como a entrada de dezenas de rivais no lugar do Ford EcoSport, o único que brigava com o francês.
Mas será que o Duster segue como uma boa opção?
Confira os principais motivos para ter um na garagem!
![renault duster 2024 11 renault duster 2024 11](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2024-11.jpg)
O enorme porta-malas
O primeiro motivo para comprar um Duster não é surpresa para ninguém e já estava na lista de qualidades do SUV antes de sua reestilização.
Estamos falando do seu enorme porta-malas de 475 litros.
Esse tamanho o faz competir com utilitários médios quando o assunto é a capacidade do compartimento de cargas.
Para provar que não estamos exagerando, o Compass leva apenas 410 litros, enquanto o Corolla Cross comporta 440 litros.
E essa comparação seria até mais justa, pois entre os compactos apenas o Fiat Fastback (516 litros) ganha do modelo da Renault.
O francês fica acima de Kicks (432), Creta (422) e Nivus (415), sendo que os outros não chegam nem nos 400 litros.
Uma última informação importante é que essa capacidade do Duster ainda é pelo método VDA, e não pelas medições alternativas usadas pela Jeep e outras marcas para “aumentar” o tamanho do porta-malas de seus modelos.
![renault duster 2024 5 renault duster 2024 5](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2024-5.jpg)
A robustez de sempre
Outro ponto forte do Duster, que também faz parte de sua reputação por aqui desde a primeira geração, é a robustez.
É difícil encontrar outro SUV tão valente quanto o Renault, e isso para qualquer situação.
O que contribui para esse título são suas medidas, como os 237 mm de vão livre do solo. Além disso, o SUV é valente no fora de estrada, pois conta com ângulo de ataque de 30 graus e ângulo de saída de 34,5 graus, números excelentes.
Mesmo que você não vá colocar seu Duster numa trilha (infelizmente ele perdeu a tração 4×4), tudo isso vale para a cidade, onde o Renault enfrenta com facilidade as ruas esburacadas, valetas, lombadas e qualquer outro obstáculo urbano.
Finalmente, a suspensão do modelo reestilizado também melhorou.
Ela ficou mais firme e faz o motorista sentir o carro na mão em curvas mais acentuadas ou outras manobras bruscas.
![renault duster turbo avaliacao na 42 renault duster turbo avaliacao na 42](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-turbo-avaliacao-na-42.jpg)
O motor turbo que faltava
O modelo anterior já tinha diversas qualidades, como citamos acima, mas infelizmente ele ainda pecava ao oferecer o motor 1.6 diante da concorrência turbinada.
Com 120 cv e 16,5 kgfm, o desempenho era apenas razoável.
Mas com o novo motor 1.3 TCe, tudo ficou melhor, pois o SUV entrega 170 cv e 27,5 kgfm.
Aliado ao câmbio CVT de 8 velocidades, ele chega aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima.
Esse é o mesmo motor usado pela Mercedes-Benz em alguns modelos por aqui, então estamos falando de um conjunto que entrega suavidade do rodar e força quando é exigido.
Um detalhe curioso, e muito positivo, é que para acessar o motor você vai precisar de menos esforço. O Duster conta com abertura do capô com 2 amortecedores, algo raro até mesmo em SUVs mais caros.
![renault duster 2024 8 renault duster 2024 8](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2024-8.jpg)
Entre-eixos generoso
Com medidas generosas, o Duster promete entregar um espaço excelente para seus ocupantes. E isso se comprova quando comparamos seus números com alguns concorrentes no segmento.
O Renault mede 4,37 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos em todas as suas versões.
Especialmente quando falamos sobre o entre-eixos, temos uma medida acima da média entre os compactos.
O que mais se aproxima dele é o Volkswagen T-Cross, com 2,65 m, enquanto o Honda HR-V tem 2,61 m. Um pouco mais distantes estão o Jeep Renegade e o Chevrolet Tracker, com apenas 2,57 m.
Isso tudo gera mais espaço interno, especialmente para os ocupantes traseiros. Eles percebem uma folga um pouco maior para as pernas, ombros e cabeça.
Até mesmo o ocupante central, que costuma sofrer um pouco mais, vê que o duto central não é tão elevado, tendo até mesmo um recuo para colocar os pés.
Ainda que o Duster não seja mais uma referência em espaço interno, você terá um dos melhores da categoria nesse quesito se colocá-lo em sua garagem. E tudo isso com um porta-malas gigantesco.
![renault duster 2024 9 renault duster 2024 9](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-duster-2024-9.jpg)
Nova central multimídia
Algo que mudou bastante no novo Duster, se é que podemos chamá-lo assim, foi o nível tecnológico.
Um dos destaques foi a mudança na multimídia, onde a central Display Link substituiu a antiga MediaNav.
A primeira mudança entre elas foi no tamanho, pois a nova central tem 8 polegadas. Além disso, a Renault finalmente colocou o equipamento numa posição mais elevada, bem melhor que o visto no primeiro modelo.
No dia a dia, você vai perceber que a interface ficou mais intuitiva, com comandos mais rápidos e a ótima opção de adicionar até 6 usuários, cada um com suas preferências sempre salvas.
Como de costume no mercado, ela vem com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de permitir usar diversos aplicativos, como Waze, Spotify, Google Maps, entre outros.
Além disso, vem com 2 entradas USB-C e outra USB-A na parte frontal, além da conexão Bluetooth.
Outras novidades do SUV na lista de equipamentos incluem o carregador de smartphone por indução e o sistema Multiview, com quatro câmeras que dão uma visão frontal, lateral e traseira do carro.
Conclusão
A briga ficou mais intensa para o Duster, que deve sentir saudades do tempo em que sua única preocupação era o EcoSport.
Mas isso também contribuiu para que ele chegasse a outro nível na parte mecânica e na lista de equipamentos.
Com essas mudanças, o modelo da Renault ainda se mostra uma ótima opção no segmento, especialmente por ter um preço inicial abaixo da concorrência.
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