Toyota anuncia construção de segunda fábrica em Sorocaba

toyota sorocaba 2
toyota sorocaba 2

Enquanto prepara o terreno para o fechamento da fábrica da Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Toyota já planeja para uma nova unidade industrial no Estado, mas esta ficará no município onde a montadora japonesa escolheu como sua nova casa no país.

Trata-se da chamada “Sorocaba 2”, que ficará no complexo industrial existente às margens da rodovia Castello Branco, no município de Sorocaba. Ela ajudará a montadora a dobrar a produção de veículos no país a partir de 2026, quando a instalação de Indaiatuba já estiver desativada.

Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, comentou ao site Infomoney : “O projeto Sorocaba 2 termina em 2026. Vamos praticamente espelhar a planta”. Atualmente, a “Sorocaba 1” produz os modelos Corolla Cross e a dupla Yaris.

Na Sorocaba 2, a Toyota deverá dar continuidade ao Corolla, transferido de Indaiatuba, assim como o Yaris Cross, este com versões flex e híbrida flex. Segundo Maggio, esta nova planta também conseguirá produzir baterias dos carros híbridos flex.

Hoje, a fábrica de Sorocaba tem capacidade para fazer 175.000 carros por ano, enquanto a de Indaiatuba faz 76.000 unidades do Corolla, porém, com as duas unidades juntas, a Toyota deve alcançar 350.000 carros por ano em 2026.

Trata-se de um volume bem grande e mostra como a Toyota está determinada a avançar sobre Volkswagen e General Motors. Isso sem contar a fábrica de picapes, SUVs e furgões na Argentina, que atende o mercado brasileiro.

Tendo anunciado de 11 bilhões de reais no Brasil até 2030, a Toyota planeja ainda uma picape híbrida flex que pode ser feita na unidade 2, assim como pode ainda emplacar mais outro produto nos próximos anos.

O foco da Toyota será na produção de híbridos flex para aproveitar o potencial do etanol, mas se verá na importante e difícil decisão de introduzir o híbrido plug-in em algum momento, devido à concorrência chinesa, cada vez mais forte.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X