Toyota aumenta garantia de Etios, Yaris, Hilux e SW4 para 5 anos

A Toyota aumentou a garantia de quatro de seus modelos vendidos no Brasil. Embora o site da marca japonesa ainda esteja anunciando a cobertura de três anos, os manuais dos modelos Etios, Yaris, Hilux e SW4 já constam com garantia de cinco anos (60 meses no certificado), destacando os 90 dias iniciais como prazo legal.

Para evitar confusão com os revendedores, que ainda vendem modelos 2020, embora de ano de produção 2019, a Toyota não alterou a garantia no site, apesar de os manuais estarem disponíveis para download. A garantia maior só é válida para os carros fabricados a partir de 2 de janeiro de 2020.


Assim, a garantia para Etios, Etios Sedan, Yaris, Yaris Sedan, Hilux e SW4 fica em cinco anos e sem limite de quilometragem (100.000 km para frotistas). O tempo de garantia é a mesma do Novo Corolla, porém, a gama Toyota no Brasil ainda mantém a cobertura menor, de três anos, para os modelos importados RAV4, Camry e Prius.

Dessa forma, silenciosamente, a Toyota vai ampliando a proteção para seus clientes em produtos produzidos na região (Brasil e Argentina), mantendo assim a garantia de pós-venda, que de acordo com o mercado, é bastante elogiada. No mercado, poucas marcas oferecem cinco anos de garantia, entre elas Hyundai e Kia, por exemplo.

Os Toyota Etios (veja aqui opinião de dono sobre Toyota Etios 1.3 X 2013/2014) e Etios Sedan possuem motores 1.3 Dual VVT-i com 88 cavalos na gasolina e 98 cavalos no etanol, enquanto o propulsor 1.5 Dual VVT-i entrega 102/107 cavalos, respectivamente. Ambos possuem opção de câmbio automático de 4 marchas.

No Toyota Yaris, os dois motores são mais potentes, entregando até 101 cavalos no 1.3 e chegando a 110 cavalos no 1.5, ambos igualmente com opção CVT. Hilux e SW4 são equipados com motores 2.7 Flex de 159 cavalos na gasolina e 163 cavalos no etanol, assim como diesel GD 2.8 com 177 cavalos. Em breve, chega a Hilux GR Sport V6 4.0 com 234 cavalos.

Agradecimentos ao Leonardo.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.