Usar a tração 4×4 no asfalto, ou continuamente, causa problemas?

picape 4x4 off road
picape 4×4 off road

Os carros com tração 4×4 podem ser de dois tipos. Existem as tração 4×4 permanentes, ou tração integral permanente, e existem aqueles onde a opção 4×4 tem que ser acionada por meio de um botão no painel ou alavanca próxima ao câmbio.

No caso do carro com tração integral permanente, o carro já foi desenvolvido para ser usado com a tração nas quatro rodas o tempo todo.

A questão a que o título dessa matéria se refere são os veículos onde é necessário selecionar a tração 4×4, como as picapes Hilux, S10, L200, e assim por diante.

Vamos ver se é uma boa usar o sistema 4×4 em situações onde ele não foi feito para ser usado:

Usar a tração 4×4 no asfalto ou de forma contínua causa problemas?

De acordo com a Mitsubishi, marca de veículos conhecida por ter vários modelos feitos para o off-road, informa que usar a tração 4×4 no asfalto, ou de forma contínua, causa sim problemas.

De acordo com o departamento de engenharia da Mitsubishi, a tração 4×4 normal ou reduzida deve ser selecionada somente em uso off-road do veículo.

Outra ocasião em que isso pode ser feito é quando o carro estiver em um piso com baixo coeficiente de atrito, ou seja, um piso escorregadio.

veiculo off road
veiculo off road

Usar a tração 4×4 no asfalto ou em pisos com boa aderência, por um tempo prolongado, pode causar problemas na caixa de transferência, a caixa do 4×4, também nos cardans e na transmissão, informação que consta no manual do proprietário dos veículos da Mitsubishi.

Além disso, se você usar a tração 4×4 no asfalto, ou por um tempo muito longo, também irá acarretar um maior desgaste aos pneus do veículo, e terá um consumo muito maior de combustível, o que faz com que essa opção não seja muito vantajosa a longo prazo.

Benefícios da tração 4×4 em terrenos off-road

A capacidade de enviar torque para todas as rodas aumenta drasticamente a aderência em superfícies escorregadias ou irregulares. Em terrenos acidentados ou com lama profunda, a tração nas quatro rodas permite ao veículo passar por ali com muito mais facilidade.

Com uma melhor distribuição da força motriz, cada roda tem mais potência disponível para superar trilhas íngremes, rochas ou terrenos alagados.

Além disso, a tração 4×4 oferece uma vantagem significativa em situações de condução difícil, como atravessar rios ou terrenos excessivamente inclinados.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.