Volante trepida quando freia: veja as possíveis causas

volante vibrando freio
volante vibrando freio

A vibração no volante ao frear é um problema comum enfrentado por muitos.

Essa trepidação pode ter várias causas.

Vamos comentar sobre as possíveis causas desse problema e trazer soluções para resolvê-lo.

Confira:

Disco de freio ou cubo de roda empenado

Quando você fica preocupado pelo fato do volante tremer, ou trepidar, quando você pisa no freio, isso pode gerar uma dúvida sobre o que está acontecendo.

Geralmente, isso indica problemas nos freios do veículo.

Essa trepidação é, na maioria dos casos, causada por empenamento nos discos de freio.

E estamos aqui falando dos discos dianteiros de freio, pois se os freios do seu carro tiverem algum tipo de problema nas rodas traseiras, isso não irá ser sentido no volante, e sim no pedal do freio.

Os discos de freio empenados, ou desalinhados, podem causar um desequilíbrio na força de frenagem, resultando em vibrações perceptíveis no volante.

O problema também pode estar nos cubos de roda. Se eles estiverem empenados, também pode gerar uma vibração na hora da frenagem.

O ideal é levar o carro até um mecânico para ele verificar, inclusive com instrumentos de precisão, qual é o nível de empeno nos discos.

Outra coisa que ele fará, é uma inspeção manual nos discos de freio. Se ele notar uma diferença de coloração nos discos, ou imperfeições maiores, até mesmo um ondulamento no disco, perceptível a olho nu, é sinal de que você precisará trocar os discos, ou mesmo fazer uma usinagem no disco, para ele ficar plano novamente.

carro freando estrada
carro freando estrada

Por que o disco de freio empena?

Isso acontece quando você está usando muito o freio, como por exemplo, em uma descida de serra, então o disco fica muito quente.

Neste momento se você pegar uma poça d’água ou se começar a chover, essa água pode causar um resfriamento muito rápido no disco, o que leva a ele ficar empenado.

Mesmo se você não pegar água, o resfriamento do disco de volta à temperaturas normais, pode causar com que ele fique empenado.

Outra situação é quando as pastilhas de freio ficam ruins, e são trocadas apenas elas, deixando os discos que ainda estão bons.

Então, conforme o carro vai sendo usado, até se fazer esse “casamento” da pastilha com o disco, começa ocorrer um superaquecimento no sistema de freios, então isso vai gerando um stress adicional em cima do disco, e isso com o tempo vai vai aumentando essas imperfeições do disco.

Sempre que se troca o conjunto de freio só na dianteira ou só na traseira, é necessário também se fazer uma regulagem no outro eixo, para que aquele conjunto novo não fique sobrecarregado.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.