Volkswagen Nivus vs Honda HR-V: Empate no nível de equipamentos, mas resultados diferentes no demais

honda hrv 2023 impressoes na 2
honda hrv 2024 impressoes na 2

A batalha de SUVs de hoje coloca frente a frente um dos modelos mais chamativos no visual e outro que tem sido visto como a melhor opção do segmento, apesar dos preços cada vez mais salgados.

Recentemente, o Nivus ganhou uma nova versão de entrada que promete aumentar suas vendas, enquanto o HR-V segue com um pacote muito recheado em tecnologia e segurança.

Qual deles é melhor?

Confira!

Nivus 001
Nivus 001

Preços bem diferentes

Com tantos SUVs oferecendo diversas versões, o Nivus 2024 continua na direção contrária. Além das duas opções que o modelo sempre teve, a VW lançou recentemente a versão Sense, voltada para o público PCD.

O preço inicial é de quase R$ 120 mil, mas ele cai para pouco mais de R$ 100 mil após todos os incentivos. A boa notícia é que o modelo mantém o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.

O mesmo conjunto mecânico é visto no restante da gama: a versão Comfortline sai por mais de R$ 134 mil, enquanto a Highline já ultrapassou os R$ 151 mil. Vale lembrar que ambas sofreram um reajuste no começo de abril de 2024.

Confira quanto custa cada versão do Nivus 2024:

  • Nivus Sense 200 TSI AT – R$ 119.990
  • Nivus Comfortline 200 TSI AT – R$ 134.390
  • Nivus Highline 200 TSI AT – R$ 151.590
honda hrv 2023 impressoes na 10
honda hrv 2024 impressoes na 10

A linha do HR-V 2024 não é tão grande, mas ainda assim o modelo apresenta mais versões que o rival acima. A gama começa com as opções EX e EXL, que custam entre R$ 152,7 mil e R$ 162,3 mil, aproximadamente.

Elas usam o motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm, que tem números bem mais discretos que a opção 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, ambos com a transmissão CVT.

Se a sua preferência for pela opção mais forte, ela está presente nas versões Advance e Touring, que custam entre R$ 188,5 mil e quase R$ 200 mil.

Com preços tão salgados no Honda, fica difícil ganhar do Nivus nesse quesito.

Veja os preços do HR-V 2024:

  • HR-V EX Sensing 1.5 – R$ 152.700
  • HR-V EXL Sensing 1.5 – R$ 162.300
  • HR-V Advance 1.5 Turbo – R$ 188.500
  • HR-V Touring 1.5 Turbo – R$ 199.800

VENCEDOR: Nivus.

nivus 2
nivus 2

Vale a pena gastar mais no Honda?

A diferença entre os preços é tão grande, que o Nivus Highline (R$ 151.590) ainda fica abaixo do HR-V EX (R$ 152.700). Ou seja, a versão mais cara de um está abaixo da opção de entrada do outro. Mas o que cada modelo oferece em suas versões?

O Nivus começa com seis airbags, ACC, banco do motorista com ajuste de altura, controle de estabilidade e tração, luzes em LED, painel digital de 8″, sensores de estacionamento, start/stop, central multimídia, volante multifuncional e rodas de liga leve aro 16.

A versão Comfortline adiciona carregador por indução, câmera de ré e multimídia VW Play, enquanto a Highline vem com bancos em couro, espelho fotocrômico, painel digital de 10,25″, rodas aro 17 e sensores de estacionamento dianteiros.

No Honda, a versão EX já traz seis airbags, A/C digital, botão de partida, câmera de ré, sensor crepuscular, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, multimídia de 8″, rodas aro 17 e o sistema Honda Sensing, com ACC, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa e assistente de farol alto.

honda hrv 2023 impressoes na 30
honda hrv 2024 impressoes na 30

A opção EXL agrega carregador por indução, sensores de estacionamento, espelho fotocrômico, bancos em couro e chave presencial, enquanto a Advance ainda tem ar dual zone e sensores dianteiros.

Finalmente, a topo de linha Touring vem com acabamento exclusivo, banco do motorista com ajustes elétricos, partida remota e tampa do porta-malas com abertura/fechamento automática.

Fica claro que o HR-V é mais completo, mas isso exige um investimento muito maior. Por outro lado, o Nivus também oferece um bom nível de equipamentos, o que inclui até o sistema ACC na versão mais barata.

VENCEDOR: Empate.

volkswagen nivus 2024 comeri santos (3)

Mais motores, mais eficiência

A Volkswagen é conhecida pela eficiência de seus motores, e isso não é diferente no Nivus. Desde seu lançamento, o modelo usa sempre o propulsor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas.

Com esse conjunto, e pesando pouco mais de 1.200 kg, o alemão acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 189 km/h. São bons números, que seguem na versão Sense. Em breve, a marca deverá atualizar o Nivus, talvez colocando o motor 170TSI de 116 cv e 16,8 kgfm.

Pulando para o tradicionalismo da Honda, o HR-V obviamente apresenta um motor aspirado nas versões de entrada. Estamos falando do 1.5 de 126 cv e 15,8 kgfm, ligado ao câmbio CVT e que chega aos 100 km/h em 11,8 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h.

Não dá para dizer que o HR-V tem um motor fraco, mas especialmente o torque fica bem abaixo da maioria dos rivais turbinados. Para compensar, sua versão 1.5 turbo está entre os mais potentes do segmento, com 177 cv e 24,5 kgfm, também com câmbio CVT.

honda hrv 2023 impressoes na 50
honda hrv 2023 impressoes na 50

Prova disso é a melhora significativa em seu desempenho, com a aceleração de 0 a 100 km/h sendo feita em apenas 8,9 segundos e a velocidade máxima subindo para 200 km/h.

Quando falamos sobre consumo, porém, o motor aspirado da Honda mostra sua principal qualidade. Ele é o melhor na cidade, marcando quase 13 km/l com gasolina. Na estrada, o Nivus dá o troco, ultrapassando os 14 km/l com o derivado do petróleo.

Por outro lado, o ótimo desempenho do HR-V turbo cobra seu preço nesse aspecto, sendo o pior nos trechos urbanos e rodoviários. Não é um consumo tão baixo, mas ele não consegue alcançar as outras versões desse comparativo.

Em resumo, o Nivus é um carro bem equilibrado, com desempenho interessante e bom consumo. Mas o HR-V conseguiu ser o melhor nos dois aspectos, exatamente por ter duas motorizações. Ponto para o modelo japonês.

Consumo Nivus HR-V 1.5 HR-V Turbo
Cidade – etanol 8,3 8,8 7,9
Cidade – gasolina 11,9 12,7 11,3
Estrada – etanol 9,9 9,8 8,8
Estrada – gasolina 14,1 13,9 12,6

VENCEDOR: HR-V.

volkswagen nivus 2
volkswagen nivus 2

Escolha onde você quer mais espaço

Se você precisa de mais espaço e está na dúvida entre esses dois modelos, vamos logo dizendo que o HR-V é superior ao Nivus em todas as medidas. Pelo menos para os passageiros.

O modelo da Honda é maior no comprimento (4,33 a 4,38 x 4,26), na altura (1,59 x 1,49), na largura (1,79 x 1,75) e no entre-eixos (2,61 x 2,56), dando mais conforto aos ocupantes traseiros.

Além disso, ele oferece duas portas USB (contra apenas uma do VW), porta-objetos central e um acabamento superior, além da excelente solução oferecida pelo sistema Magic Seat (imagem abaixo). A saída traseira do ar-condicionado está presente nos dois modelos.

Se por dentro a vitória do Honda foi tranquila, no porta-malas o VW dá o troco: são 415 litros contra apenas 354 litros do HR-V, que perdeu 83 litros quando comparado à geração anterior.

VENCEDOR: Empate.

honda hrv 2023 impressoes na 22
honda hrv 2024 impressoes na 22

Revisões mais caras no Honda

Além da garantia de 3 anos, as duas marcas exigem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses para manter essa cobertura. Tudo isso está dentro da média do mercado, sendo que uma garantia maior poderia atrair mais clientes.

Em relação aos valores, o Nivus Sense chega a quase R$ 5,6 mil até os 60.000 km, enquanto o HR-V é ainda mais caro nesse mesmo período, atingindo quase R$ 6,4 mil. Ou seja, a Honda segue com suas revisões mais caras que os rivais.

Além do preço inferior, a VW ainda oferece o programa Revisão de Série para as versões Comfortline e Highline de seu SUV, eliminando o custo das 3 primeiras paradas. Isso derruba o valor total até os 60.000 km para apenas R$ 3,2 mil.

Revisões Nivus Sense Nivus Comfortline/Highline HR-V
10.000 km R$ 771,46 (sem custo) R$ 419,80
20.000 km R$ 856,54 (sem custo) R$ 648,36
30.000 km R$ 761,74 (sem custo) R$ 886,15
40.000 km R$ 1.558,86 R$ 1.558,86 R$ 1.875,64
50.000 km R$ 761,74 R$ 761,74 R$ 755,80
60.000 km R$ 856,54 R$ 856,54 R$ 1.787,05
TOTAL R$ 5.566,88 R$ 3.177,14 R$ 6.372,80

VENCEDOR: Nivus.

Nivus 002
Nivus 002

O Nivus vende mais

Mesmo com diversas qualidades e visual bem chamativo, o que continua sendo um fator importante nesse segmento, a dupla Nivus e HR-V ainda está longe dos líderes entre os SUVs em 2024.

Contando as vendas entre janeiro e março, o modelo da VW aparece na 7ª posição, com 10.703 unidades acumuladas. Já o Honda ficou apenas na 9ª colocação, com 9.706 emplacamentos. Para efeito de comparação, o líder Creta já vendeu 13.600 unidades.

Essa vantagem do Nivus também foi vista em 2023, quando ele fechou o ano na 5ª posição com 52.103 unidades, enquanto o HR-V ficou em 7º lugar com 48.054 modelos vendidos.

VENCEDOR: Nivus.

honda hrv 2023 impressoes na 36
honda hrv 2024 impressoes na 36

Conclusão

O Nivus foi o vencedor desse duelo, sendo o melhor nos preços (sua versão mais cara está abaixo do HR-V mais barato), oferecendo revisões mais em conta e ainda conseguindo resultados melhores nas vendas.

O HR-V foi superior na motorização, com as versões aspiradas sendo as mais econômicas e as turbinadas tendo o melhor desempenho.

Os dois ainda empataram no nível de equipamentos (levando em conta o custo-benefício) e no espaço interno, onde o HR-V acomoda melhor os passageiros e o Nivus tem o porta-malas maior.

Fichas técnicas

Nivus

HR-V

Preço  R$ 119.990 a R$ 151.590 R$ 152.700 a R$ 199.800
Motor 1.0 TSI 1.5 aspirado ou 1.5 turbo
Potência e torque 128 cv e 20,4 kgfm 126 cv e 15,8 kgfm / 177 cv e 24,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas CVT de 7 marchas
Aceleração e velocidade máxima 9,9s e 189 km/h 1.5 – 11,8s e 175 km/h
1.5 turbo – 8,9s e 200 km/h
Consumo cidade 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) 1.5 – 8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G)
1.5 turbo – 7,9 km/l (E) e 11,3 km/l (G)
Consumo estrada 9,9 km/l (E) e 14,1 km/l (G) 1.5 – 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G)
1.5 turbo – 8,8 km/l (E) e 12,6 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 215/60 R17
Medidas comprimento, 4,26 m; altura, 1,49 m; largura, 1,75 m; entre-eixos, 2,56 m comprimento, 4,33 m/4,38 m; altura, 1,59 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m
Tanque 52 litros 50 litros
Porta-malas 415 litros 354 litros
Peso  1.238 kg 1.476 a 1.643 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 80% das respostas (428 pessoas) indicaram preferir que o layout do site continue do jeito que está, por ordem cronológica.

Agora, queremos saber: quantas notícias devemos publicar por dia?

Receba nossas notícias

Se cadastre para ficar por dentro de tudo.

    Escolha quando quer receber:

    Nós não enviaremos spam. Se descadastre quando quiser.


    O que você achou disso?

    Toque nas estrelas!

    Média da classificação / 5. Número de votos:

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




    viny
    Autor: Viny Furlani

    Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.