Listas Top 10

10 carros que são gambiarras nacionais

volkswagen-gol-2009 10 carros que são gambiarras nacionais

Inaugurando a  nova categoria  “Listas do Notícias Automotivas”, aí vai uma com 10 grandes gambiarras do mercado automotivo brasileiro. São carros que nasceram para reaproveitar peças de outros, carros que deveriam evoluir e pararam no tempo ou então sofreram com a pesada tributação brasileira.



Nada disso significa que os carros sejam ruins. Alguns são bastante razoáveis, mas outros sofrem (ou sofreram) de males que só um projeto novo pode salvar. Ao ler esta lista, lembre-se de que o NA não quer enfatizar críticas a uma marca ou outra, afinal, todas elas criaram suas gambiarras, em algum momento.

1- Volkswagen Gol (até 2008)

Na década de 70 a VW começou a planejar o sucessor do Fusca, que já não conseguia enfrentar concorrentes como o Chevette e o 147. Ele teria uma nova plataforma, motor dianteiro e suspensão traseira com eixo de torção, além de um desenho novo e moderno. O Gol foi lançado em 1980 com a plataforma adaptada do Passat, com o motor 1300 arrefecido a ar, emprestado do Fusca e com linhas claramente inspiradas no Scirocco. Os instrumentos do painel vindos da Variant II completavam a obra. O desenho e o novo chassi agradaram, mas o motor era fraco demais para o modelo. Para melhorar o desempenho foi adotado o motor 1600, também arrefecido a ar, mas o estepe precisou sair do cofre do motor e ser adaptado no bagageiro, onde ficou até a chegada da segunda geração em 1994. Esta geração foi apresentada pela fábrica como um carro totalmente novo, mas na realidade a plataforma continuava baseada na BX e o motor ainda era longitudinal. Sofreu dois facelifts conhecidos pelos pseudônimos “geração 3” e “geração 4”, esta última ainda vendida como versão de entrada da marca.

2- Chevrolet Celta

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Apesar de não ter tantas adaptações, o Celta entrou na lista devido a sua origem: é um Corsa com roupa simples. Lançado em 2000 para ser o carro mais barato do Brasil, o Celta aproveitava o motor 1.0 do Corsa Wind de 1994 e a plataforma do Corsa A, lançado pela Opel em 1983. Além disso, as adaptações fizeram com que a coluna de direção saísse deslocada para a esquerda, como era no Chevette. Em 2002 ele ganhou os motores VHC, mais potentes e econômicos que, em 2005 tornaram-se flexíveis em combustível. O primeiro facelift aconteceu em 2006, quando a plataforma já completava 23 anos.

3- Fiat Linea

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Desde o fim da produção do Tempra a Fiat tenta repetir seu sucesso na categoria dos sedãs médios. A aposta da vez é o Linea. Ele deriva do Punto (que na Europa é Grande Punto), de quem usa a plataforma esticada. No Brasil, essa plataforma combina elementos novos com a plataforma do Idea, que por sua vez deriva do Palio. Isso faz com que o Linea seja estreito demais em relação aos concorrentes. O sedã também compartilha com o hatch o pára-brisa e as portas dianteiras, e seu motor 1.9 16v é derivado do 1.6 16v do Palio, de 1996. A Fiat esperava vender 2 mil unidades por mês. Apesar de ser um carro razoável e de linhas elegantes, apenas 887 unidades foram vendidas em abril.

4- Ford Ka

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Quando o Ka foi lançado no Brasil, vivíamos uma época feliz no mercado nacional. Quase todos os modelos vendidos no país estavam em sintonia com os EUA e a Europa e a estabilidade econômica facilitava a compra desses carros. O Ka original tinha um estilo que não agradou os brasileiros apesar de ter sido um sucesso na Europa. Em 2001 ele passou por um facelift que nunca aconteceu no Velho Mundo. Mesmo assim o Ka não decolou. Com a necessidade de lançar algo competitivo nesse segmento a Ford desenvolveu um novo Ka, diferente daquele que estava em desenvolvimento na Europa. Um carro de baixo custo, feito para agradar o peculiar mercado brasileiro, corrigindo os pontos fracos da geração anterior e tornando-se um rival de peso para o Mille. Por isso a Ford reaproveitou peças do antigo Ka (portas e para-brisa) e parte da estrutura da picape Courier. A queda acentuada da parte posterior do teto, mantida pela equipe de design, foi rejeitada por reduzir o espaço para a cabeça dos ocupantes do banco de trás. A solução foi atenuar a queda e disfarçar o espaço morto com um vinco. Logo após o lançamento os internautas chamavam o Ka de “franKAstein” em alusão ao monstro do romance de Mary Shelley. Mas os números de vendas mostraram que o Ka, na verdade, virou um monstro de vendas, pois desde o seu lançamento ocupa um lugar entre os dez carros mais comprados no país.

5- Del Rey

ford-del-rey 10 carros que são gambiarras nacionais

Com a decadência do Landau e o fim do Maverick, a Ford precisava de um carro na categoria de sedãs luxuosos. Os nomes cogitados eram o Taunus (não confundir com o americano Taurus) e o Granada. Mas a decisão final foi construir um novo carro tendo como base o consagrado Corcel II. Com o estilo claramente inspirado no Ford Granada, o Del Rey foi feito sobre uma inalterada plataforma do Corcel. Do compacto também vinham o motor CHT e as imensas portas. Era um sedã luxuoso e confortável, conforme seu ancestral Landau, mas o espaço interno era comprometido pela distância entre eixos, que era a mesma do Corcel. Como era um carro maior e consequentemente mais pesado, o desempenho acabou limitado. A situação piorou com a chegada do Chevrolet Monza, que tinha mais espaço interno, estilo mais jovem e motor mais potente. Não havia como concorrer com este novo adversário.
Apesar disso, o Del Rey permaneceu o mesmo até 1991, quando foi substituído pelo Versailles. As únicas alterações foram um facelift em 1985 e o motor AP1800, que passou a ser utilizado após a criação da Autolatina e melhorou significativamente o desempenho do sedã, infelizmente tarde demais.

6- VW Santana/Ford Versailles

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A plataforma B2 da Volkswagen estreou em 1978 nos Audi 80 e 90 e deixou de ser utilizada em 1991 com o encerramento da produção do Audi Quattro. Exceto no Brasil e outros países emergentes, pois foi exatamente em 1991 que ela foi utilizada na reestilização do Santana (que já usava essa plataforma desde 1984) e no novo Ford Versailles. Ambos eram carros iguais, exceto por detalhes externos e pelo interior, que seguia as características de cada marca. Com o fim da Autolatina, em 1996, a Ford descontinuou o Versailles e em seu lugar ficaram o Mondeo, que já era importado desde o ano anterior e o americano Taurus. Já a Volkswagen manteve o Santana em produção até 2006, quando o carro completou 22 anos no mercado.

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7- Renault Symbol

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Um olhar mais atento ao novo sedã da Renault confirma: você já viu esse carro antes. É o Clio Sedan com uma carinha mais moderna. O que aconteceu foi que o Clio sedã estava posicionado acima do Logan, mas como tinha o mesmo visual desde 2003, acabou esquecido pelo consumidor. O sucesso do Logan provocou uma saída à francesa do Clio, deixando um espaço na tabela entre o Logan Privilege e o Mégane. A solução da fabricante foi renovar o velho Clio sedã de 1999 para torná-lo atrativo novamente. É exatamente o mesmo carro, as alterações foram somente estéticas e ele continua com todos os defeitos e todas as qualidades do Clio. O lançamento da versão de entrada com o antigo motor 1.6 8v ainda fez dele um novo rival para o honesto Logan.

8- Peugeot 207 Brasil

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O 207 foi lançado em 2006 na França e já no ano seguinte tornou-se o carro mais vendido da Europa. Seguindo o padrão de nomenclatura da Peugeot, o 207 é o substituto do 206, um carro maior, mais moderno e com a nova bocarra dos irmãos maiores. Mas a Peugeot do Brasil decidiu não produzir o carro por aqui. Provavelmente pelo custo final que acabaria reposicionando o modelo e o deixaria próximo demais do 307. A solução encontrada pela fábrica foi “renovar” o 206. Ele ganhou os faróis, o para-choque “bocudo” e o interior baseados no 207 de verdade. O para-choque traseiro ganhou uma maquiada e perdeu a importante luz de neblina. Montar um carro dessa forma é muito comum, mas no caso do 207 a fábrica anunciou um carro totalmente novo. E assim ganhamos o nosso 207 Brasil, uma tentativa frustrada do pessoal do marketing da Peugeot de agregar valor ao superfacelift. E pra quem acha que não poderia ser pior, fizeram a versão sedã, com um porta-malas enxertado atrás do hatch.

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9- Chevrolet Vectra

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Lançado em 1988 para substituir o Ascona/Monza, o Vectra só chegou por aqui em 1993, em sua primeira geração. Três anos mais tarde o Monza saiu de linha no Brasil e o Vectra ganhou sua reestilização, ainda com a plataforma original GM2900 de 1988 e o motor 2.0 do Monza. Apesar disso, o interior era totalmente renovado e trazia muitos equipamentos e acessórios nunca vistos em um carro nacional. Em 1998, chegaram os motores 2.2 com mais torque mas ainda com o mesmo bloco do anterior. O Vectra B durou até 2005, dois anos após ter saído de linha na Europa e substituído pelo Vectra C, que usava uma plataforma mais moderna e nunca chegou ao Brasil. Por aqui a GM optou por montar um Astra C europeu sobre a plataforma do Astra B (de 1998). O motor continua o 2.0 do Monza e a suspensão traseira perdeu o sistema de multibraços e agora tem um eixo de torção. Vende cerca de 1500 unidades por mês.

10- Fiat Dobló

fiat-doblo-adventure-locker-2009 10 carros que são gambiarras nacionais

Dê uma olhada no estilo desse carro. É uma mistura de Papamóvel e furgão do SEDEX, movida por um motor de Corsa. Não poderia ter saído diferente.

  • Vitor

    Concordo com o pessoal acima :laugh:

    Gosto do Linea, mas o problema dele não é ele e sim seus concorrentes.

    • runner

      BIXO, NÃO CONSIGO GOSTAR DO LINEA, O CARRO É FEIO DEMAIS, MUITO ABAIXO DE TODOS OS CONORRENTES……….SEM HARMONIA PRINCIPALMENTE………………….

      É UMA GAMBIARRA COMTENPORANEA

  • Wotan

    CADE a KOMBI?????

    • a kombi é jurássica, mas não é gambiarra, por sempre ter sido o mesmo carro. não é um modelo que aproveitou a base de outro, ou o motor de outro, etc.

      • Wotan

        Ela foi projetada para usar o motor refrigerado a ar, e enfiaram um motor refrigerado a agua, sua porta de correr nao funciona bem, isso nao é uma gambiarra?

        • Jonathan

          O que você disse talvez possa ser considerada UMA gambiarra, mas a Kombi em si não é uma combinação de gambiarras, como os outros carros da lista são.

  • thiagocatar

    ahahah tava com saudades desse tipo de reportagem… de todos o 1o tinha que ser o 207 porque os outros até que enganam que não sao remendados mas o 207 é brincadeira…só falta a traseira do clio sedan pra matar a ***

  • Mirax

    Na verdade vocês colocaram o títluo gambiarra, porém misturaram os carros qeu são gambiarras com os que não são e esqueceram de citar verdadeoras gambiarras.

    O Gol nasceu de uma tentativa de reestilização da Brasília, no final da década de 70. A tentativa de "modernização" no desenho da Brasília, fez com que nascesse o Gol.

    Quanto ao Línea, não acho gambiarra não. Assim como o Symbol, o Linea é vendido em outros países com o mesmo desenho e alguns equipamentos a mais.

    Gambiarra pra mim são carros que mantém o mesmo desenho por anos, só mudando a frente e a traseira e pouca coisa por dentro.

    Sendo assim, vocês citaram ERRONEAMENTE o Symbol, o Vectra, o Linea, o Dobló, Santana, Celta, Versailles e Del Rey e DEIXOU de citar Golf, Palio e Siena.

    Eu sugiro rever os critérios para saber avaliar os carros que são gambiarras dos que não são gambiarras.

  • rafael.pereira

    Muito boa a lista, só discordo do Renault Symbol, por não ser propriamente uma gambiarra nacional (é vendido em outros mercados, foi CRIADO na França, inclusive) e.. bem, não entendi nada na parte do Dobló :teeth: Desses aí o piorzinho é o Gol mesmo, cada vez que ando no do meu irmão acho mais tosco.

    Acho que poderia ter colocado o Fiat Mille na lista também. O Uno original era um carro excelente, comandos satélite, espaço interno, diversas motorizações (até turbo!), e a Fiat do Brasil foi deixando o carro que nem a Gisele na praia.

    Boa reportagem! :blink:

    • Rafa

      concordo…. Porém não concordo com a lista quando diz que Linea é uma gambiarra, ele usa apenas párabrisas e portas dianteiras do irmão hatch. Não é nada de gambiarra, muito pelo contrário, todos fazem isso para reduzir custos (não só empresas, todos queremos reduzir custos). Outra coisa foi dizer que a traseira do 207.br foi “enxertada”… Concordo que parece feio, mas pra quem entende do assunto sabe que não só as lanternas como o resto das peças traseiras são todas diferentes (igual 206 e 206cc, por dentro as lanternas são diferentes, e elas não prestam de hatch para cc e vice-versa). E o 207.br tem luz de neblina, elas são no mesmo lugar onde existem as luzes refletoras no párachoque.

    • Shencko

      Cadê o SIENA? Palio? Uno? Corolla?

      Essa Historia aê Do Gol Ser uma Gambiarras é FALSA VEIO

      O Nome Já Diz

      G1, G2, G3, G4 e G5, Pra Que Uma Mudança Em um Carro, Teria que Ser Que nem o GOL G5?

      Essa Historia aê é FALSA, Se não a Kombi Ia Liderar -.-‘

      Esse Povo -.-‘

  • paulo

    Todos os carros acimas não sao lá grandes coisas…. :hahh:
    Mas o Vectra Next Edition , está com um visual super atraente, mas o interior é podre que nem um Voyage.

    • rafael.pereira

      O ruim do interior do Vectra acho que é mais o console central, que é meio vazio. Fora isso a qualidade em geral é bacana. E aqueles mostradores no painel também!

  • JDFortuna

    Pegou pesadão com o Dobló! hahahahahaha

    1- Nossa mãe!
    2- É um Chevette descarado!
    3- Está vendendo é muito, pelo preço cobrado.
    4- Fiestinha 2P pra quem gosta. Tem gente que acha bonito. O efeito da lanterna é interessante.

    7- Clio Sedan com aspecto de carro pirata.
    8- Pacote barato até a inclusão da nova plataforma C3/208. Até que é bonito sim, o inteiro então… Ao vivo é melhor. Mas prefiro o hatch.
    9- O Vecstra foi uma sacaneada, e o 2010 ainda piorou com grade tôsca e perda da saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
    10- Dobló…

    • JDFortuna

      Só pra corrigir. O motor do monza é família II. O 1.8 que a GM anda usando e a FIAT também, é o família I, o do Chevette!! A não ser estejam a falar de alguma série do Monza com motor 1.6, que não me falha a memória, existiu sim, mas em número BEM inferior aos modelos 1.8 e 2.0.
      Não se esqueçam, motor 1.8 do Kadett, por exemplo, é família II, o que a GM usa hj é o 1.6 do Chevette!!! Família I!!

      Ouçam “o ronco” do motor 1.4 do Celta. “No fundo” dá pra ouvir o Chevette falando. Eu juro!! Minha namorada tem um e eu fico com o Chevette na cabeça!

      • Nas.ser

        Hahhaahah

        Muito bom! :clapp:

      • daniel

        O motor do chevete não é o familia I. Não tem nada a ver.

      • Mark

        Meu pai teve um monza 1.6 em 88.. hahahhaha era um dourado, 2 portas. E era pelado! :OoO: :clapp: :assob:

      • Gustavo

        O motor do Chevette nunca foi usado em nenhum outro carro. Serviu como base para os OHC, usa inclusive as mesmas medidas de diametro e curso do OHC 1.6, mas acaba ai. Nunnca mais foi usado em nada. Todos os GM do 1.4 ao 2.4 sao da mesma familia do OHC do Monza (8 valvulas, bem entendido)

  • carlao gts

    quem é a gambiarra n°1 mesmo? :teeth2: :teeth2: :teeth2: :teeth2:

    • o número que tem na frente do carro não significa nada. eles todos são gambiarras similares.

    • runner

      CADÊ O UNO??? CORSA CLASSIC??? PALIO FIRE?????HUMMM

      FALTAM MUITOS COMÉDIAS NESSA LISTA…….

      • Thiago

        O uno não tem Gambiarra é a mesma coisa desde sempre.
        O Palio é uma gambiarra internacional, pois foi o primeiro carro mundial a ser criado no Brasil.
        O Classic ta na mesma do Uno…

        Agora o ECO pra mim tinha que estar nessa lista

    • Diego

      GTS… até lembra aquele modelo do primeiro da lista kkkk

      • carlao gts

        CAYENNE GTS :angre: :angre: :nanao:

  • Wotan

    Gol até 2008?
    Até hoje, esse que tá aí é uma gambiarra do fox e do polo, vide, pane életrica, vidro trincado e cambio quebrado.

  • FLAVIO

    brasil, um país de todos! :banana:

    • mandabala

      Brasil, um país de tolos.

  • Diego T.

    É…..cada povo tem o que merece ! :pao:

  • Wotan

    Cade o GOLF NACIONAL????????????????????

    • golf nacional não foi classificado como gambiarra, pois sempre foi o mesmo carro, apenas recebeu um facelift. ele é sim bem atrasado no design e tal, mas não é uma gambiarra, no sentido da matéria.

      • Wotan

        Eu considero esse facelift muito mal feito descaracterizando o modelo, assim como a fiat fez com o palio consertado este ano.

      • Wotan

        Me arrisco a dizer que é pelo mesmo motivo do Doblo.

      • elvisol

        Essa lógica deveria então ter sido usada para o Renault Symbol

  • Nas.ser

    PLACAR FINAL dos carros que são vendidos atualmente e constam nessa lista:

    GM 2
    FIAT 2
    VW 1
    FORD 1
    RENAULT 1
    PEUGEOT 1

    Ou seja, a Fiat e a GM empatadas na medalha de ouro de gambiarra!!!!!
    :banana:

    • JDFortuna

      Ford 3 (Ka, Del Rey e Versailles)
      GM 2 (Cheve, ops, Celta e Vecstra)
      VW 2 (Gol contra e Santana)
      FIAT 2 (Linea e Dobló)
      Peugeot 2 (Gambiarra e Gambiarra Passion)
      Renault 1 (Symbolo de zoação)

      • Nas.ser

        Você sabe ler? :humpf:

        • JDFortuna

          Não queria “corrigir” o cálculo, o meu passa de 10.

          Atualmente vendidos, é essa conta sim.

          Foi mal, Nas.ser

          • Rafa

            ainda bem que você sabe que sua soma dá 13, sendo que só tem 10 na lista, hahaha. :espar: :espar:

            • EduardoRN

              Na soma dele “só” dá 12 :clapp:

      • Zafir Kiffar

        Gostei…Gambiarra e gambiarra passion….

  • Ludley

    Nao sabia isso sobre o Linea não…
    um carro caro, que usa plataforma baseada no palio…
    e ainda quer concorrer com o Civic :OoO:

    (pior que quase comprei esse carro)

    • Bussade

      Putz, não pensava em comprar… achava que o destino dele seria semelhante ao do Marea…

      Mas esta reportagem mostra que a situação é pior ainda!

  • Wotan

    Cade o novo VOYAGE???
    Esse é de amargar, é só levantar o carpete que forra o p.malas, que verá uma chapa emendada, até aí tudo “bem”, mas os inteligentes engenheiros da VW deixaram o estepe colado no banco de tras, praticamente inacessível.

    • Edgard

      Hoje os melhores carros que temos vêm da Argentina. A verdade é que se deixassem de fabricar os made in Brazil iam estar nos fazendo um favor.

      • Gastão

        Boa Edgar!!

    • runner

      SÓ PODE ESTAR BRINCANDO………. QUER STEP MAIS RIDÍCULO QUE O DA PALIO WEEK????

      AJOELHE NO CHÃO EM DIA DE CHUVA PAGAR PEGAR O STEP, TODO IMUNDOOOOOOO

  • Wotan

    CADE o Fiesta??

    • Nas.ser

      Motivo?

      • Wotan

        Me refiro ao FIESTA SEDAN.

        • Nas.ser

          O antigo?

          • Wotan

            o atual

            • rafael.pereira

              Que que tem o Fiesta Sedan? OU por acaso Polo Sedan, Mégane Sedan, e todos os outros sedãs que não são vendidos em suas matrizes européias são gambiarras?

              • EduardoRN

                Realmente, o Fiesta sedan só peca, quando equipado, pelo motor 1.0. Gostoso de dirigir e com detalhes, tipo dobradiças pantográficas, que cativam.

  • ogayht

    Faltou o GOLF nessa lista, mas bem que eu queria ter um gambiarra dessas…

  • Bruno B.

    Adoro o 207 sedan! Acho muito pelo contrário do que diz aí. Nem tudo precisa ser igual ao modelo europeu né?

    • LkS

      do sedan eu naum gosto muito, mas o 207 é um belo carro, reclamem porque ele ´nao e igual ao europeu mas se ele fosse igual iriam falar que era muito caro

      ai naum tem jeito

      • William

        Que fosse mais caro… mas não fizessem essa gambiarra nojenta que fizeram!

        • Jonathan

          O pessoal reclama do 207 só porque ele recebeu o mesmo nome do modelo europeu e não parece em nada com o mesmo. Se não existisse o 207 europeu, ninguém ia falar nada.

          É um caso similar que ocorre com o Vectra GT aqui. Só porque ele não recebeu o nome de "Astra", assim como é na Europa, a galera reclama.

          O povo chato e enjoado, criado a leite com pêra hein!

          Vamos ver agora quem vai vestir a carapuça do meu comentário aqui…

          • Jonathan

            Aliás, longe de mim de defender a GM (a mais atrasada das montadoras) e a Peugeout. Mas tem certos comentários que não aguento ler e ficar quieto. Se queremos criticar, vamos criticar com argumentos consistentes e se ater as coisas realmente importantes.

        • LkS

          :zzz:
          Gosto naum se descute
          acho um belo carro, melhor que qualquer um na sua categoria…

          • Bruno B.

            Concordo Lks. O povo daqui só sabe falar também, tudo bem que essa sacanagem toda existe, mas mesmo assim oooooo sacanagem BEM feita pela Peugeot. Ela está de parabéns por me fazer de burro e eu nem saber, isso que nem tenho um Peugeot na garagem.

  • mandabala

    Golf não é gambiarra, é apenas algo para os bobos do terceiro mundo achar que tem um carro único. Feio, claro.

  • Pools

    No Brasil, cada um se vira como pode… tem gente que defende ainda uma marca de veículos…
    Não é porque voce comprou um carro da marca X que precisa ser fã. Todos erram e muito. Tentam baratear de um lado e vender com estardalhaço do outro.
    Quando nos dizem que pagamos muito caro por carros no Brasil, tem a ver com essa gambiarrada toda.
    Pulei de um Corsa 95 para um Celta 2003. Pareceu que regredi no tempo. Tirando o motor, ligeiramente mais econômico e esperto, o resto foi esquecido.

    Por essas que carros vindos da argentina/méxico são a alegria de quem busca a renovação e o conforto.

    Sem mais,

    • Alex

      Cara, é por isso que eu tenho um Corsa sedan GLS 2000 e não quero me desfazer dele de jeito nenhum! O carro é bem confortável, gostoso de dirigir, manutenção tranquila e sem falar no acabamento caprichado, de carros que se for comparar hoje só de 60.000 pra cima. É só entrar num astra e Vectra que estão aí e ver a diferença, estão ficando muito pobres por dentro… :wha:

  • Paulo Kuster

    Amigos do NA, falar em Gambiarras Nacionais e não incluir o “novo”, inoxidável e jurássico Golf 4,25 – o melhor produto da VW no Brasil – é um grande esquecimento….

    • Leonardo

      Paulo
      A gente deixou de lado os carros que só passaram por facelifts e mantiveram o mesmo nome.

    • eu já respondi em outro comentário o porque de o golf não estar na lista…. leia os comentários com mais atenção…

      • Paulo Kuster

        Ok, Eber, entendí. No entanto, acho o caso do falso 207 praticamente igual ao do “novo” Golf 4,25 – com a diferença que ele não mudou de nome. A VW não o chamou de Golf V, é certo, mas o chamou de “novo”, o que praticamente é a mesma coisa.

  • Rodrigo

    EBER…..até concordo com quase tudo escrito aí…..

    Mas o Doblò não era para estar nessa lista…dentro de seu segmento é muito bem resolvido, somente tem uma frente com estilo duvidoso. é um carro que está quase alinhado com o vendido na Europa…e vende muito bem por lá !!!!

    • rmuller

      Concordo. É quase como de última hora pra fechar 10 carros, ele meteu a Doblò ali. Não tem nada a ver de ser gambiarra, é o mesmo carro da Europa (exceto motor no modelo atual, que de 1.3 16v Fire virou 1.8 Família I).

      Tem muito mais carro que é mais válido, como as picapes que só existem no Brasil (Montana, Courier, etc), ou o próprio Maverick dos anos 70, que era na plataforma do Aero Willys por aqui!!

    • o doblo está no final por causa de seu visual gambiarra….. mas realmente ele não é uma gambiarra, no sentido em que os outros são…. abraço…

      • Rafa

        técnicamente não é uma gambiarra, mas estéticamente… foi mais como uma sátira o Doblò no top10, mas parece que ninguem entendeu…

  • carlao gts

    awd+!!!fusion neles!!!

  • brunor9

    a maior gambiarra é o celta, da até nojo

  • ACB

    Forçou a mão ao incluir o Dobló, Astra Sedã e o Linea .

    Chamá-los de Astra Hatch e Punto, não os desabona em nada.

    E, de onde ( indique as fontes – que não revista$ parciai$ automotiva$ ) que falam que a plataforma do LINEA é derivada, indiretamente, da do Pálio.

    Faça-nos esse favor !

    Como leigos que somos, merecemos que nos tire essa dúvida.

    • rmuller

      O Astra Sedan realmente é adaptado, principalmente na parte dianteira da plataforma. O chassis é o mesmo na Europa, que não mudou de 1998 pra 2004 no Astra nem na Zafira.

      O Linea tem a plataforma dianteira como mista do Palio e do Grande Punto, e a traseira compartilha a suspensão com o Stilo… mas o chassis é próprio.

      O pessoal fala PLATAFORMA ISSO, PLATAFORMA AQUILO, ETC, ETC. O que é a plataforma?
      – Caixa de direção
      – Chassis
      – Entreeixos
      – Suspensão
      – Solo do carro, onde se montam e soldam os componentes.
      – POSICIONAMENTO do motor e componentes do powertrain.

      Motor e câmbio não é plataforma. Plataforma dianteira é a suspensão dianteira mais caixa de direção, basicamente.

    • Rafa

      Exatamente, não sei da onde tiraram (oficialmente) que Linea deriva da plataforma do Palio.

      • Mirax

        Eu tb não sei… Toda vez que o Linea aparece aqui, rola esse boato.

      • O Linea utiliza a plataforma do Punto, que por sua vez usa a palaforma do Idea com novos elementos. Adivinhe de onde vem a plataforma do Idea.

        • Rafa

          Ok faz sentido.

          Linea > Punto > Idea > Palio > Uno > 147

          Logo, Linea deriva da plataforma do 147??

          Acorda gente, meu Deus.

  • ARMOÇO

    E o polo sedan?

    Existe em outras partes do mundo ou só aqui?
    Vale a pena comprar esse carro completo hoje? Dêem suas dicas…
    O que comprar abaixo de 50.000,00?

    • rmuller

      Não gosto de VW nem de Polo, mas sedan moderno abaixo de 50 mil com boa mecânica e acabamento só ele mesmo! Mas pega a versão 1.6 pra fugir do 2.0 jurássico de 116cv da VW.

      Ele não é exatamente uma gambiarra, mas foi adaptado só pra nós e pra China.

      • verde.10

        Exatamente. O Polo não é gambiarra, o unico problema do Polo é que seu design ja esta deixando a desejar, e o valor dele é muito alto, no valor dele da pra comprar outros carros melhores!

        Mas em si é um otimo carro, digo por experiencia propria :drinkk:

    • Mirax

      O Polo Sedan só existe na América do Sul e em países ditos em desenvolvimento. Nos mercados ricos, existe somente o hatch.

      Aliás, a VW bebeu gasolina mesmo, está oferecendo o teto-solar somente no Polo Hatch.

  • rivo

    O problema é que os brasiloides não tão nem ai pra qualidade, compra zero pra fazer inveja a vizinho. Ainda tem os piores: os defensores de marcas, mal sabe estes que estas não se importam com vc, afinal, só oque vejo é gente se queixando de concessionária, sem falar que os carros não tem air bags e abs, quer dizer, a vida dos brasiloides não vale nada, estes só prestam pra pagar fortunas em carros, se morrer, dane-se, vem outro brasiloide pra sustentar matriz em via de falencia.

    :rayban:

  • HHPP

    Pois bem, tenho grande familiaridade com os carros japoneses citados. Em momento algum disse que são carros ruins, conheço bem os méritos deles. Mas, definitivamente, não valem o que custam. Ambos não têm sequer uma articulação pantográfica no porta-malas, suas versões básicas carecem de itens que até um carro popular tem, e por aí vai. Mas fazer o que, cada um é dono do seu dinheiro, e enquanto a venda desses carros estiver no patamar no qual se encontra, o preço vai ser esse mesmo. Mas o fato é que ambos, em especial o Civic, tem muita "gordura" para queimar no preço.

    Optei pelo Tjet, mais completo que ambos, com desempenho significativamente melhor, mais econômico, e, de quebra, mais barato, considerando os itens de série. Mas, como disse, cada um é que deve escolher o que julga mais conveniente. Eu preferi optar por um carro mais rápido, mais barato, mais econômico e mais completo.

    A diferença de preço aplicada ao longo de seis anos, período no qual pretendo ficar com o carro, já compensa a maior desvalorização na revenda.

    • Dodge

      Parabéns pelo comentário! :drinkk: Realmente já tinha percebido essa deficiência do Civic! Faltam-lhe equipamentos que carros mais baratos já possuem! Não vejo sensor de estacionamento ou mesmo articulação pantográfica do porta-malas! Imagine que se o Civic já tem um porta-malas de hatch, aquelas hastes roubam mais espaço ainda! Economia ridícula! Um carro tão lindo e moderno, mas que custa muito e oferece pouco. O Linea leva em relação custo-benefício! Parabéns! :banana:

      • Mirax

        Mas isso a 4 Rodas já falou várias vezes quando faz testes com o Civic. Principalmente quando comparado com o Corolla.

        Até computador de bordo, o Civic ganhou nessa última reestilização que aconteceu recentemente.

        Apesar de ter um desenho moderno, ele vem menos equipado, mesmo na versão top, que outros modelos de outras marcas.

    • na.ss.er

      Se o motor durar 3 anos, comemore :assob:

  • rivo

    Minha lista do mais gambiarra (1) pro menos(10) ficaria assim

    1 – Peugeot 207 Brasil
    2 – Volkswagen Gol (até 2008)
    3 – Chevrolet Celta
    4 – Ford Ka
    5 – Del Rey
    6 – Chevrolet Vectra
    7 – VW Santana/Ford Versailles
    8 – Renault Symbol
    9 – Fiat Linea
    10- Fiat Dobló

  • Wotan

    Fautou também o ECOSPORT

    • Cíntia

      Foi isso que eu pensei!

    • Escafandrista

      Acho completamente torta essa idéia de que se uma plataforma foi utilizada primeiro em um carro, todos os demais que a utilzam passam a ser considerados “gambiarras”. O fato de compartinhar a base mecânica com o Fiesta não faz de Ecosport uma “gambiarra”. Por esse raciocínio, carros como Audi A3 (antigo) e New Beetle também seriam “gambiarras”, por utilizarem a plataforma do Golf IV. Da mesma forma que diversos outros carros, como Sandero e Livina (plataforma do Logan), City (plataforma do Fit), entre inúmeros outros Brasil e mundo afora. O fato é que atualmente as fábricas, ao criar as plataformas, já o fazem com a finalidade de empregá-las em vários modelos diferentes. E essa prática não é “privilégio” apenas das marcas do povão. Muitas marcas “premium” também adotam o compartilhamento de plataformas (ou partes delas) em seus modelos. Lembram do Jaguar X-Type?

      • Compartilhar plataforma não é problema, não. Mesmo o Ecosport não deve ser considerado gambiarra pq é um Crossover. De baixo custo e compacto, mas é um crossover. Assim como o Sportage é feito sobre o Cerato.

        A “gambiarra” é reaproveitar uma plataforma já abandonada pela marca nos mercados ricos e montar um carro “novo” sobre ela. Se ela é boa pq não continuaram usando ela?

        • Rafa

          Surgiram plataformas melhores. Não é porque é boa, que PRECISA ser usada até o fim dos tempos.

  • Acre Boy

    Concordo com todos da lista, mais faltou o golf 4,25 e a doblo não foi justificado.

    • Wotan

      (2)

    • Jonathan

      O Golf não é gambiarra, apenas um monte de facelifts. Leia os comentários acima do seu pois já falaram disto.

      • Acre Boy

        um facelit num deixa d ser uma gambiarra… poid em vez de criar um avanço mantem a mesma geração de um carro em vez de ir para um aproxima geração mais moderna.

        • Jonathan

          No conceito de gambiarra do texto, não é. E se fosse levar facelift em conta, nem precisa fazer lista nenhuma, pois quase tudo quanto é carro recebe facelift.

          • Facelift não é gambiarra. É necessidade de mercado.

  • William

    Eu gosto do Dobló…achei sacanagem colocá-lo na lista só por ter uma aparência discutível… gosto é que nem C-U cada um tem o seu!

    • ACB

      Pessoalmente, acho o Dobló um dos melhores carros da montadora italiana .

      Porquê ?

      1. O painel do Dobló é ótimo, além de design sofisticado, apresenta materiais de ótima qualidade em montagem e textura ;
      2. O Dobló é alto, e o que faz um carro extremamente agradável para se GUIAR, não PILOTAR.
      3. O posicionamento da alavanca de câmbio é extremamente confortável, com posicionamento alto e que torna fácil seu manuseio;
      4. O espaço para cargas é excepcional, pelas próprias caracteristicas do projeto.

      Foi uma “furada” incluir o dobló nessa lista.

    • ACB

      Pessoalmente, acho o Dobló um dos melhores carros da montadora italiana .

      Porquê ?

      1. O painel do Dobló é ótimo, além de design sofisticado, apresenta materiais de ótima qualidade em montagem e textura ;
      2. O Dobló é alto, e o que faz um carro extremamente agradável para se GUIAR, não PILOTAR.
      3. O posicionamento da alavanca de câmbio é extremamente confortável, com posicionamento alto e que torna fácil seu manuseio;
      4. O espaço para cargas é excepcional, pelas próprias caracteristicas do projeto.

      Foi uma “furada” incluir o dobló nessa lista.

      O carro até hoje é vendido na ITALIA E EUROPA, E TEM BOA ACEITAÇÃO NO SEGMENTO !

      Por outro lado esta claro que o VOYAGE de 1983 deveria hoje estar no nível do BORA. Afinal seu irmão PASSAT, concorre com Alfa 159 – e perde é claro.

      ………OU SEJA , O VOYAGE lançado como sedã do GOL ( substituto do fusca ) RETROCEDEU DE CATEGORIA NESSES 26 ANOS………

  • Wotan

    Reflitam:
    Não são gambiarras, são produtos “customizados” para o mercado brasileiro.
    Querem mais gambiarra que so sistema FLEX?

    • Nas.ser

      É verdade

      Flex é o pó de pirlimpimpim da industria automobilística nacional.

      Não é a toa que os kit flex são vendidos na esquina, a gambiarra é tanta que, com um pouco de sorte e gambiarra, qualquer motor funciona até com aguardente.

      Por isso eu sempre digo, carro flex = pato!

      • Wotan

        Já vi um Tipo que o dono colocou um desses kitflex, em menos de uma semana queimou o bico injetor, só com o bico foram $200,00. :down:

  • Wotan

    Eber, gostaria de dar um a sujestão: se for possível, numerar os comentarios, para melhor localização no blog, o que vc acha? :drinkk:

    • vou ver isso, pode deixar!

      • rmuller

        Minha sugestão: o melhor sistema que eu considero pra comentários é o utilizado pelo slashdot. Dá uma olhadinha!

  • Chrismileu

    Belezma.

    Só acho que a categoria está errada.
    Claro que são gambiarras, mas deixar de lado estes aqui?

    Kombi – Não preciso nem comentar.

    Uno – Este sim, apesar de todas as suas qualidades(tenho um 2007) deveria ser o primeiro, até mais do que o Gol. O Gol mudou mais que ele nesse tempo todo.

    Palio – Por exemplo o ”novo” Siena é a mesma coisa ((tirando os enxertos de design)desde 1996!
    E deve usar plataforma de Uno ou sei lá o que.

    Clio – Não comento o visual dele por que isso é pessoal, cada um gosta do carro que quer.
    Mas tem um bom atraso nesse aí também. Provavelmente nós vamos perder a geração recente que existe na França, se um dia(quem sabe…) atualizarem o carrinho.

    Ranger – A mesma coisa. Não vende tão bem por que parou no tempo.

    S10 – Essa aí então… sem falar da TutancamomBlazer…

    Agora pegar pesado assim com o Dobló….
    Pourra! nãosou fiateiro, fordeiro ou qualquer porcaria que usem nesse blog, mas
    o carro pode ser feio, horrível até, mas é prático, tem espaço e não dá tamto problema.
    Vendi o meu com quase 80 mil KM e olhe que era 2007.
    Se tivesse grana pra comprar X5 ou qualquer outrocarro de (bem) mais de 100 mil,
    não teria problema algum, mas eu acho que não estão escolhendo direito as gambiarras.

    É isso.

    • leobozo

      vc tá confundindo aproveitamento de peças de outros carros com facelift…

      o Mille é gambiarra pq usa a plataforma do 147
      o Palio é gambiarra pq usa plataforma do Uno europeu

      clio é gambiarra em que? nada… tudo alí foi criado pra ele

  • leobozo

    Leonardo

    explica aí pra mim que sou leigo porque o Dobló tá na lista?? só pelo motor 1.8 da GM? pq se for assim todos os carros que usam esse motor tmbm são gambiarras…

    e o ecosporte?? tem plataforma propria? ou derivada de outro carro?

    • Chrismileu

      Plataforma de Fiesta.
      Se tirar toda a parte visual, o design feito pela Ford, sobra um Fiestinha….

      • Não é isso. O Ecosport é um crossover derivado do Fiesta. Aliás, essa é uma definição simplista de crossover: fazer um SUV derivado de um carro de passeio. Alguns crossovers famosos são o XC60, o Tucson/Sportage (aliás, adoram o Tucson mas falam mal do Cerato, que é quem cede a plataforma).

  • Nas.ser

    Caramba, pessoal, o Doblo só entrou na lista pra fazer brincadeira. Acho que estão levando muito à sério isto tudo.

    Aliás, defender uma coisa tão horrível quando a Dobló é o fim da picada! :banana:

    • leobozo

      uai se vc acha feio tudo bem.. é o que vc acha, mas se a matéria for de brincadeira, então ele teria avisado no início…

      • Nas.ser

        Não é só feio

        É horrivel, uma aberração :teeth2:

    • Leonardo

      Bingo!

      • leobozo

        ok da proxima vez vc avisa que suas matérias incluem piadas aí eu vou poder saber o que é sério (informação) e o que é piada :assob:

  • Bimbo

    discordo do gol, voce nao viu o gol G5, que luxo de carro, ta atrasado no tempo gente boa@@@@@@

    • LkS

      :trowup:

      mais uma vez a VW engana a população desavizada…

      :clown:

      • rodrigo

        mais uma vez a VW engana a população desavizada…:!: :!: :!: [2]

  • Gustavo Miranda

    Olá Eber! Apesar de gostar do Del Rey, achei que você pegou leve com a Ford, heheheh

    A Ford dos anos 70 aos 90 parece a GM hoje! Fazer um “carro de luxo” sobre um carro super pequeno, podre e com um motor pré-histórico como o Renault 12TL foi o fim da picada. Eu odeio a Ford do passado, como fariam sucesso se tivessem trazido o Saphire, Sierra, Taunus e Granada para cá… sem falar no Consul, imagino a rivalidade do Consul com um Diplomata coupé (que também deveria ter saído de linha lá nos 70, dando espaço para os fantásticos Rekord E2 e Senator…), mas não, o que um “país terceiro-mundista” merece que não o “pó das sandalhas croc dos americanos????”

    Bah, relembrar essas coisa estragam meu dia. :zzz: :zzz: :zzz:

    Quanto ao Doblò, eu particularmente acho ele, o Kangoo e o Berlingo horríveis. Pelo menos o interior do Doblò é atraente, mas não tem nada de carro nesse veículo-de-transporte.
    Mas vamos ver do lado bom da história, poderia ser muito pior se a Fiat tivesse resolvido trazer o Multipla para cá no lugar dele… O que me consola, é que toda vez que os fabricantes resolvem aprovar porcarias estéticas como o Multipla, Seat Toledo, Renault Avantime, Megane II hatch, etc… se f….dem bonito. :teeth2: :teeth2: :teeth2:

  • andre

    Sinceramente, nunca lí uma reportagem com tanta besteira!
    Amigo editor, por favor se aprofunde mais com relação aos projetos antes de escrever uma coisa destas.
    Abraço

    • Chrismileu

      Concordo plenamente com você.

    • Jonathan

      E você poderia nos dizer o por quê?

  • PR

    Quem escreveu esta “matéria”? Por acaso é algum jornalista especializado no mercado automotivo? Deve ser sim um muleque sem vergonha e irresponsável. Gambiarra nacional? Alguns carros são sim projetos nacionais, mas muitos outros são projetos internacionais e rodam em vários mercados mundo afora. Que conhecimentos de engenharia você tem para escrever o que escreveu? Você tem noção de quanto tempo se demora para se desenvolver o projeto de um carro? Você se baseou apenas na sua própria opinião? Ridículo.

  • HHPP

    Não entendo o porquê de tantas críticas ao Linea. Conheço bem o Civic e Corolla, visto que temos ambos na família (de um primo e irmão, respectivamente). Acabei optando pelo Linea pelo desenho agradável e pela ótima relação custo/benefício, considerando o pacote de itens de série. A suspensão tem ótimo acerto, o acabamento está na média dos concorrentes, o seguro é barato, é repleto de itens de comodidade, manutenção barata e peças prontamente disponíveis, etc. Não entendo qual é o demérito desse carro de ser derivado do Punto… Entre-eixos reduzido ? Saibam que é exatamente o mesmo do Corolla. Carro estreito ? Apenas 4 cm a menos que Corolla e 2 cm que Civic (menos de três e dois dedos de diferença, respectivamente). O motor, apesar de mais modesto tecnicamente, teve números semelhantes ao do Civic automático, mesmo com o seu tão criticado dualogic. Sem contar que o Tjet, apesar de não ser esportivo, tem desempenho substancialmente superior ao dos japoneses, e mesmo assim custa mais barato. Enfim, eu poderia ter comprado qualquer um desses sedãs, mas escolhi o Linea. Desvalorização: a economia na compra compensa com folga a desvalorização, desde que fique um tempo razoável com o carro, que é o meu caso. Estou muito satisfeito.
    De qualquer forma, independentemente do Linea, essa matéria está muito mal elaborada, e outras injustiças foram feitas também. Concordo com o post acima, o editor tem conhecimento apenas superficial e deveria ter mais responsabilidade antes de postar uma matéria assim, visto que acaba por formar opiniões equivocadas.

    • Nas.ser

      Blablablá

      Você comprou essa carroça e agora quer convencer os outros que o Lixínea concorre com Civic e Corolla….. :clown:

      • ACB

        Lamentável é sua postura nas.ser, mas afinal de contas você deve estar no ensino fundamental não é mesmo, porquê quem procura ofender gratuitamente como você, não passa de uma criança.

        A sério agora .

        HHPP,

        Ótima compra pois o LINEA oferece muito mais equipamentos por menos dinheiro. E só quem pode comprar, por outras palavras – quem o tem – pode avaliar o melhor negócio para si.

        Parabéns, sua escolha foi a mesma de muitos italianos, alemães, franceses espanhóis e austríacos. E olhe que esse povo é exigente.

        Seu carro é atualíssimo, é daqueles mais modernos no segmento ao qual se insere na Europa.

        • Nas.ser

          Isso mesmo!!!

          Tenho 9 anos e mal sei escrever!!!

          E já sei que o Linea é uma bos.ta !!!! :clapp:

          • edson

            Tudo bem que vivemos em uma democracia e cada um expressa da forma como quer. A diferença é que alguns não sabem expressar as opiniões e preferências de uma forma civilizada e educada. Deve ser por defcit de cultura e superávit de ignorância. Deus queira que esteja enganado.

        • Daniel Alves

          Opa, opa, opa…

          O Linea não é vendido na Espanha, não é vendido na França, não é vendido na Alemanha e muito menos na Itália!!!

          Esse povo é realmente exigente. Eles não compram Linea!

          E olha que o Linea vendido em poucos países da Europa é montado sobre a plataforma do Grand Punto Europeu (dividida com o Opel Corsa).

          Imaginem se eles comprariam o nosso…

          • Mirax

            O Linea é fabricado na Turquia e exportado para os outros países da Europa.

        • ACB

          Esse Daniel Alves é mesmo um desinformado, ou mentiroso :

          Diz textualmente que alemães e espanhóis não compram LINEA pois fala que o carro não é bom o suficiente para eles, MAS…………………………………………………………….

          ………….DANIEL ALVES , MENTE DESCARADAMENTE ……………………………………..senão vejamos :

          Esses dois primeiros países tem o LINEA em seus showrooms virtuais :

          Espanha : http://fiat.es/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_SPAIN/home.jsp?BV_UseBVCookie=no
          Alemanha : http://www.fiat.de/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_GERMANY/home.jsp?BV_UseBVCookie=no

          PS.: Por motivos de marketing, os países Itália e França , importam o veículo sob encomenda

          França : http://www.fiat.fr/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_FRANCE/home.jsp?BV_UseBVCookie=no
          Itália : http://www.fiat.it/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_ITALIA/home.jsp

          • Daniel Alves

            ACB, eu corrigi a informação sobre a Alemanha. A Espanha realmente eu errei.

            A Fiat não disponibiliza o Linea em sua gama de Itália e França. Sei disso pois estive lá recentemente.

            E outra, nunca criei caso com ninguém aqui no NA. Você é que jogou uma informação no ar que não era verídica: o Linea não é amplamente comercializado na Europa. Exemplo é que países como França, Itália e Inlglaterra não o comercializam.

            • Rodrally

              PORQUE ELLOS NO COMPRAN SEDAN 4 PORTAS!!!

              Esos países gustan mas de autos hatch de 3 o 5 portas…

      • Escafandrista

        Que carro você tem, heim sabichão? Ou melhor, você já tem idade para ter um carro?

        • ACB

          Se você fosse uma bela mulher te convidaria para uma noitada, mas como se trata de um igual, VAI TE CATAR RAPAZ, e largue de ficar “cantando” os outros pelo blog.

    • Yuri Queiroz

      [2] Não vejo motivo algum para criticarem tanto o Linea, e um carro excelente…
      Ate o fim do ano pego meu T-Jet
      :drinkk:

  • Betho

    Otima materia.. auashuahsuas.. Mais o Peugeot 207 Brasil naum perdeu a lanterna de neblina traseira não.. Ganhou mais uma.. São duas agora..

    • Leonardo

      São dois olhos-de-gato. Igual o Corolla tem.

  • Helskelter

    O cara não é jornalista, nem profissional do ramo, é só um cara comum sentado de pijamas em frente o computador digitando em seu blog

    • rmuller

      Alguma coisa contra pessoas de pijamas sentadas em frente ao computador???????? :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner: :asner:

      :hauhau: :hauhau:

    • Leonardo

      Quase isso. Só errou pela parte do pijama.

    • deu pra notar que a matéria mexeu bastante com os fanáticos por certas marcas!!!! kkkkkkk

  • Edgard

    Esse assunto sempre dá pano para manga. Dá até tristeza ver os produtos que nos são ofertados.

  • eduardo82

    O Doblo é um dos poucos da Fiat que não são gambiarras, junto com o Stilo. Os demais:

    Uno derivou do 147
    Palio derivou do Uno
    Idea derivou do Palio
    Punto derivou do Idea
    Linea derivou do Punto

    Estica um pouquinho, dá uma alargada, põe uma suspensão nova e assim anda o bonde.

    • Nas.ser

      Cacete, então o Linea é um Oggi !!!!!!! :hauhau: :hauhau: :hauhau:

      • ACB

        Então o Passat CC é uma Kombi ? :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

    • Rafa

      Olha quanta besteira você conseguiu dizer em tão poucas palavras. Parabéns!
      Resumidamente você afirmou que plataforma de Linea deriva de 147, se seguir a cronologia.

      • eduardo82

        A besteira que eu escrevi pode ser encontrada no Google, basta procurar pelos carros e ver de onde derivam suas plataformas. Indiretamente, o Linea deriva da plataforma do 147.

        Estou seguindo a analogia do fórum: dizem que o motor familia II da GM é o mesmo do Monza e que o familia I é o mesmo do Chevette. Desses dois motores, só sobraram os blocos, o resto é todo novo. Não dá para negar o parentesco, mas não são os mesmos que eram vendidos há 20, 30 anos atrás. A começar que nenhum motor com essa idade de projeto passaria por um Proconve da vida, nem apresentariam torque/potência para concorrer no mercado atual. O mesmo funciona para o caso da Fiat. Duvido que o 147 passaria em um crash test hoje.

        Nenhuma das duas estão certas. A GM já deveria ter tomado vergonha na cara e ter trazido os Ecotecs para cá há muito tempo e a Fiat deveria ter trazido as plataformas atuais que ela usa em casa. Ambas requentam projetos de deveriam estar enterrados para adaptá-los ao mercado de hoje. Como a maioria dos consumidores nem ligam p/ esse tipo de coisa, a banda continua tocando desse jeito.

    • Rodrigo

      Seguindo a mesma lógica…..o gol G5 é derivado do antigo TL…….e a Parati é prima da Variant !!! :smile:

    • VinnInsignia

      Que grande porcaria eduardo82! Posso estar dando uma escavada, mas não venho aqui para defender o Linea, mas sim, para deixar em pratos limpos que você não está tendo conhecimento e acreditando em quaisquer bobagens escritas por leigos na Internet.

      O Palio é derivado do Uno italiano com carroceria com deformação programada e outras alterações na plataforma para se aproximar do Punto da época (1996).

      O Uno/Mille nacional tem a suspensão dianteira do modelo italiano, mas com suspensão traseira de 147.

  • Renato Coletta

    Não sei quem é pior, as montadoras que vendeme esses carros, ous os ilustres compradores desses modelos….aff..

    • Rafa

      Ou o amadorismo da autoria do texto. Como disse nosso amigo acima, por favor se aprofunde mais com relação aos projetos antes de escrever uma coisa destas. Um “blog” de tamanha influência na internet sobre carros e afins fazer uma matéria dessa, sendo que o próprio autor tem conhecimento da influência do mesmo. Provou a falta de maturidade mental e incapacidade de produzir textos substancialmente não tendenciosos. É com pesar que digo que o blog baixou o nível, espero, como freqûente visitante do blog, um aprimoramento no contexto dessas notícias sem fundamentos científicos. Abraços, sem mais.

      • Jonathan

        Nos diga os graves erros do texto, por favor. Agora quero saber, se não dizer nada vou pensar que você é só um fã triste de alguma marca das citadas.

        • Rafa

          Jonathan,

          não sou exatamanete obrigado a replicar seu post já que não devo satisfação a nada e ninguém, inclusos as mesmas deste site. Mas, já que você prefere: de modo geral, não podemos afirmar o que é um deixa de ser uma gambiarra. O que é considerado uma “gambiarra” no setor automotivo?
          Usar plataformas de outros carros: Não é só a Fiat, VW, Citröen (ou o que seja) gosta de reduzir custos. Todos nós reduzimos custos o quanto podemos. Falar que um carro é gambiarra porque usa porca do parafuso da suspensão esquerda traseira, do lado do eixo a 25 graus a noroeste igualzinho ao outro carro da marca você chama de gambiarra? Faça-me o favor. Falar que o carro é uma gambiarra porque usa portas dianteiras, ponteira do escape e etc do mesmo carro, lanternas…, da licença. Mesmo se os projetos fossem iguais, a construção e fabricação deles não significa que é da mesma data da criação do projeto.
          Agora é só usar a cabeça e ver aonde meu comentário se encaixa na lista acima. Aliás, não sou Fiateiro, VWeiro ou qualquer outra coisa que vocês chamam, que inclusive nunca tive um carro desses da lista (na verdade nem a marca do carro que tenho está ai).

          …E se você não responder vou ficar achando que você é um kabaço que tem o prazer em replicar post dos outros por falta do que fazer ^^.

  • Andres

    Queria saber qual a intenção do retardado que escreveu esse texto, citando o Dobló. O que esse carro tem de gambiarra? Burrice é fogo…

  • Eduardo

    ri demais do texto do Doblò… HAHAHAHAHA

    • JBAFilho

      Idem! Ri tanto, que quando parei e fui comentar, já tinha mais de 200 comentários. Então, desisti.

  • marcodoido

    Não achei graça nenhuma do Doblò na lista quem deveria realmente estar era o Golf Brasilis,um carro com plataforma de 1997,que mudou farois e para choques e foi lançado como um carro totalmente novo pela fabulosa com preço de carros muito mais modernos que ele. :censor: :censor: :down:

    • ACB

      Golf ?

      Golf ?

      Golf ?

      Golf ?

      Golf ?

      Mas o que há com esse carro……., quem tá falando que o carro não é o melhor, vou matar, vou matar, vou matar !?!?!?

      Você não sabe que esse carro é $$$$agrado para os e$peciali$ta$ ?

  • marcos romero

    Lista Perfeita..

    Duvido que algum blog publique uma lista dessas..

    o doblo é uma gambiarra horrivel de tão feio hauahuhsus

    e o vectra com essa grade dianteira só mostra o quanto a GM nacional tá perdida ..

    só faltou o carro mais feio do Brasil meu caro Eber O GM PRISMA com aquela traseira chei de vicos e a cara de corsa hauahus

    Horrivel..

    deixo uma sugestão para a proxima lista eber

    a lista dos maiores micos em vendas no Brasil..

    e já pode ir começando pelo linea hehe

    • ACB

      Romerito , Romerito , Romerito !!

      O famoso “boca de suvaco”, também muto conhecido na AE.

      Enfim encontrou um local para externar suas frustrações hein ?

      Até que demorou. :bate:

  • William

    E o Ecosport,aquele Fiesta de salto plataforma, cadê?e o Golf 2 gerações atrasadas? Com essa do Dobló vc cagou na merda,véio! Nada a ver com o assunto. Carro gambiarra é uma coisa, carro feio(não acho o Dobló tão feio como dizem)é outra.

  • Limelight

    Não concordo com a inclusão do Doblo.
    O estilo é discutivel, questão de gosto.
    O motor é GM. Fruto de uma parceria entre Fiat e GM. Não vejo gambiarra.
    Se fosse, teríamos que incluir muitos modelos da PSA, que usam o mesmo motor para 2 carros de montadoras diferentes, incluindo plataformas. :nanao:

    • Dodge

      Pois é… Essa lista não está inteiramente correta não! Tá mal elaborada e até injusta. :assob:

  • IGAUM

    Ih, Eber…

    vai dar pano para a manga essa lista.

    Tem carro ai que nao é nada disso.

    Mas enfim….

  • Antônio Sérgio

    Sobre o Peugeot 207: “O para-choque traseiro ganhou uma maquiada e perdeu a importante luz de neblina.” Não concordo. Na verdade ele ganhou mais uma e agora ficam em local mais adequado.

  • betho

    Dessa lista tb tiraria o Doblo… Ele é FEIO.. Mas de gambiarra naum tem nada.. So um estilo polemico.

    • Dodge

      Concordo! E acho q todo mundo percebeu isso! :cool:

  • Eduardo

    Nossa, matéria muito, muito fraca. Ao ler completamente, são notados vários erros.

  • marcos romero

    quanto ao cidadão que tá feliz com o linea e que disse que o carro é tão bom quanto civic e corolla eu gostaria de saber se vc usa o troçinho que fizeram entre os dois bancos dianteiros para colocar o braço kkkkkkkk meu amigo ali só cabe a metade de um braço me diz ai vc consegue guardar um cd ou dvd dentro dele?
    alem disso o painel do linea é horrivel e na parte de cima parece que tiraram o som e colocaram um tampão..
    alem disso o acabamento é fraco demais..
    comparar o linea com corolla e civic é demais..
    e se falarmos no preço do linea então..

  • Chrismileu

    Verdade. Também deveria ser mais imparcial. Se o cara aí não gosta de Fiat, o problema é dele.

  • Nas.ser

    Adeus, vão em paz, que o Senhor os acompanhem

    • Chrismileu

      Se for pra fazer comentário tosco, sem sentido, pode ir na frente irmão.

  • Mirax

    Carplace é o cocnorrente. Aqui é o NA…mas concordo contigo. A matéria está confusa, misturando carros gambiarras como o 207, com carros que nasceram com seu estilo e design, caso do Dobló e do Celta, por exemplo. E omitindo verdadeiras gambiarras como o Golf e a linha Palio, que em todo esses anos, só alteraram a frente e a traseira, mantendo o mesmo conteúdo.

  • impreza

    Industria brasileira / brasileiros = veronha total…

    • Escafandrista

      Maldito computador do milhão! :asner:

  • Bimbo

    eu nao entendo, porque falar do gol. pelo que eu saiba, desde que eu nasci, ele sempre dominou o mercado, alias ate hoje, fala serio serio, nao sou desavisado gente fina, trabalho na volks ha 10 anos, sei do que estou dizendo :banana:

  • Leonardo

    Considerando que o objetivo principal de um carro é transportar as pessoas acho que vcs estão discutindo muito por nada. Se o carro conseguiu levar alguém a algum lugar tá bom! E lembrem-se, no brasil o limite máximo de velocidade é de 110 km/h e isso até o fusca 1973 do meu pai faz – então considerando ainda que a maioria das pessoas moram em grandes centros urbanos e mal passam de 60 km/h é besteira discutir sobre projetos etc etc. Comprem qualquer carro 0km que já tá bom d+ MELHOR CARRO CUSTO BENEFÍCIO ? EFFA 100 R$24.000,00 com ar, vidro elétrico, DH etc etc :cool:

    • xineca

      Meus parabéns.. até que enfim alguém conseguiu dizer uma coisa de bom senso nesse post ridículo e preconceituoso.
      Tem gente que tá usando aqueles aparatos colocados na cara dos cavalos, pra só olhar pra frente, e não vê as coisas de maneira mais ampla.
      O objetivo dos projetos de veículos não é ganhar a corrida maluca… Fosse assim, não estaríamos discutindo sobre sedans, hatchs.. e sim falaríamos apenas sobre os bólidos da fórmula 1 e indy..
      O carro tem que servir exatamente para aquele cidadão que o compra.. e somente isso, nada mais do que isso.
      Sua função primordial é o transporte.
      Cada comprador compra o carro conforme se sente melhor, e seu dinheiro consegue comprar, no momento da aquisição. Aliás.. corrijo… com o dinheiro que ele dispõe para gastar com o veículo. (Leiam sobre a vida de warren buffet, um dos homens mais ricos do mundo, e vejam o que ele pensa sobre carros.. e sua explicação por ter usado o mesmo carro durante uma década.. mesmo sendo um milionário..)
      Carros são produtos, e seguem as regras de mercado.. entre elas, a oferta e procura. Há também o uso do marketing em alguns modelos, o que faz com que alguns pareçam ser melhor do que realmente são…
      é tudo uma questão pessoal..
      Vamos escrever com mais calma pessoal..

  • Bimbo

    palmas pra quem nao entende@@@@@@@@@@@@@@@2 :clapp:

  • Nas.ser

    Bah, prefiro o Azera !!! :drinkk:

    • Dodge

      Essa não podia faltar! :drinkk:

  • Vinicius

    E o Doblò??? Se por falar só porque é feio, esqueceu o Kangoo e o Partner para falar mal livremente.

    Não gostei…

    • Leonardo

      Pode incluir esses e o Berlingo!

  • Luquinha

    Quero saber se o carro deixa de ser bom por conta do reaproveitamento da plataforma.
    Plataforma tem que ser descartada?
    O que é que as marcas européias vão fazer agora com o compartilhamento das plataformas?
    Audi usou plataforma de Golf e sempre foi Audi o carro. O Golf é criticado mais que tudo.
    Quem dispensa um carro que é feito numa plataforma de um MB ou BMW?

    Chamar de gambiarra é exagero. Gambiarra é outra coisa.

    • Leonardo

      Concordo com vc. Mas o que listamos aqui foram carros com plataformas antigas adaptadas. Isso não se vê nos carros de ponta. O Vectra C já usava a plataforma Gamma. Se fizeram uma nova é porque a antiga não era boa bastante para o novo modelo.

      Compartilhar motores e plataformas é uma coisa, adaptar em cima de adaptações é outra.

      • Leonardo

        Correção: plataforma Epsilon. O Vectra C usava a Epsilon.

  • Dodge

    Colocar o Doblò ai deu foi confusão… Realmente parece que colocaram o carro na lista apenas pq não gostavam dele, não devendo estar ali! Pegou mal! :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao: :pao:

    • Daniel S R

      :down: Concordo, o artigo começou sério mas a inclusão do Dobló foi uma discrepancia infeliz, até na justificativa do Eber.

      Em seu lugar poderiam entrar outras gambiarras como o VW Fox, que é uma adaptação do VW Polo. nacional.

      • Dodge

        KKKKKKKKKK! Concordo! P/quem reclama dos fanáticos fiatmaníacos e volkslunáticos, acendeu mais uma vez a disputa! :pao:

      • Mirax

        E não foi só o Dobló não…eles confundiram tudo. Gambiarra pra mim é sinônimo de coisa mal feita, mal construída, de remendo. Pra mim o Gol até G4, Golf, o 207, Palio, são gambiarras pq mudam frente e traseira e o restante fica igual, adaptando novos desenhos ao desenho antigo.

        O Celta e o Linea, por exemplo, mesmo tendo uma nova carroceria em cima de plataformas(já que o povo aqui gosta desse termo) antigas(o que eu discordo no caso do Linea) não são remendos de desenhos.

        Pra quem não sabe, o novo Corolla brasileiro foi montado em cima da plataforma do Corolla anterior. Diferentemente do Corolla europeu e japonês, que usam novas plataformas.

    • edson

      Se o(s) autor(es) do blog prezam a imparcialidade e a credibilidade acima de tudo não podem cometer esse tipo de gafe gravíssima por sinal e que não é a primeira vez que cometem. Tudo bem que não são profissionais e não são capacitados para trabalharem numa revista especializada como Quatro Rodas, Autoesporte, Car and Driver mas não precisam exagerar no amadorismo.

      • Dodge

        Isso que eu achei! Se foi uma brincadeira, pegou mal pq tirou a credibilidade da lista! E o pior é fazer isso em um blog já marcado por disputas entre torcidas organizadas da FIAT e da VW! É jogar gasolina na fogueira! Escorregaram feio nessa! :pao:

  • HHPP

    É duro a gente tentar manter uma discussão com um nível satisfatório e ter que tolerar comentários infelizes como o desse tal de Nasser e, de certa forma, do Marcos Romero. O lado ruim da internet é que qualquer um fala o que quer por estar atrás de uma tela e teclado, mas não teria a mínima condição ou argumentação de debater frente a frente.

    Pois bem, tenho grande familiaridade com os carros japoneses citados. Em momento algum disse que são carros ruins, conheço bem os méritos deles. Mas, definitivamente, não valem o que custam. Ambos não têm sequer uma articulação pantográfica no porta-malas, suas versões básicas carecem de itens que até um carro popular tem, e por aí vai. Mas fazer o que, cada um é dono do seu dinheiro, e enquanto a venda desses carros estiver no patamar no qual se encontra, o preço vai ser esse mesmo. Mas o fato é que ambos, em especial o Civic, tem muita “gordura” para queimar no preço. Optei pelo Tjet, mais completo que ambos, com desempenho significativamente melhor, mais econômico, e, de quebra, mais barato, considerando os itens de série. Mas, como disse, cada um é que deve escolher o que julga mais conveniente. Eu preferi optar por um carro mais rápido, mais barato, mais econômico e mais completo. A diferença de preço aplicada ao longo de seis anos, período no qual pretendo ficar com o carro, já compensa a maior desvalorização na revenda.

  • HHPP

    É duro a gente tentar manter uma discussão com um nível satisfatório e ter que tolerar comentários infelizes como o desse tal de Nasser e, de certa forma, do Marcos Romero. O lado ruim da internet é que qualquer um fala o que quer por estar atrás de uma tela e teclado, mas não teria a mínima condição ou argumentação de debater frente a frente.

  • Limelight

    Sinceramente?
    Acho essa matéria muito, mas muito relativa.
    Portanto incompleta ou injusta. :shii:

  • chico

    Olha, ficou boa a lista do 10 pirores automóves fabricados no Brasil, mas nela podem ser incluídos outros modelos ainda fabricados, como por xemplo: UNO, FIORINO, CORSA HATCH (antigo), PARATI, COURIER, ASTRA.

    • chico

      Ops. esqueci a velha KOMBI.

  • RFF

    Também não gostei da matéria, pois não acho que o reaproveitamento da plataforma ou qualquer outra coisa desse tipo prejudique o produto final que é o carro. Os meios que eles usaram para fazer (se foi com titânio, plástico, areia ou papel, susa a plataforma da isetta ou de maybach) ocarro, para mim é indiferente. O que me interessa é se o produto final é bom. Se apresenta conforto, segurança, tamanho, durabilidade, design, etc.

    Entretanto, não podemos confundir uma eventual instisfação com o critério utilizado com erros no próprio critério. Os autores foram claros ao explicar o que, na visã deles, é gambiarra. Vou tenta explicar mais uma vez para aqueles que ainda não entenderam mesmo após exaustvas explicações: os autores consideraram gambiarra carros que usaram peças adaptadas de outros modelos. Por exemplo: celta usando plataforma de fiesta, linea de punto, e assim por diante. Entretanto, realmente, mesmo dentro do próprio critério, cometeram um erro ao incluir o Doblô (o qual consideraram “gambiarra” por um critério diferente: o design) na lista. Nesse critério, Golf, apesar de extremamente defasado, não é gambiarra, pois não reaproveitou peças de outros modelos (fez facelifts, mas sempre continuou com o mesmo nome). Pelo mesmo motivo não entra kombi: É jurássica, mas não reaproveitou peças de outros modelos. Um que poderia entrar no lugar do Doblô, pelos critérios escolhidos, é o Ecosport, que reaproveitou a plataforma do fiesta.

    Em resumo, com excessão do Doblô, todos os outros carros realmente são “gambiarras” DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ESCOLHIDOS. Entretanto, em minha opinião, isto não necessariamente é um demérito.

    Espero ter sido claro…

  • RFF

    Caro Chico,

    Esta lista não tem o intuito de apontar os 10 piores carros do Brasil, e sim 10 carros aleatórios que utilizam peças de modelos com outros nomes. Simples assim.

    Vários dos carros que você descreveu são realmente péssimos, mas não se encaixam na lista por não aproveitarem peças de outros modelos.

    Abraços

  • RFF

    “Leonardo

    May 22nd, 2009 at 16:21

    Considerando que o objetivo principal de um carro é transportar as pessoas acho que vcs estão discutindo muito por nada. Se o carro conseguiu levar alguém a algum lugar tá bom! E lembrem-se, no brasil o limite máximo de velocidade é de 110 km/h e isso até o fusca 1973 do meu pai faz – então considerando ainda que a maioria das pessoas moram em grandes centros urbanos e mal passam de 60 km/h é besteira discutir sobre projetos etc etc. Comprem qualquer carro 0km que já tá bom d+ MELHOR CARRO CUSTO BENEFÍCIO ? EFFA 100 R$24.000,00 com ar, vidro elétrico, DH etc etc”

    Lamento discordar de você (com excessão da parte que tange a velocidade máxima: com essa, concordo). Para mim, o objetivo do carro va muito além de apenas transportar pessoas. Para mim, o objetivo é transportar pessoas com segurança, conforto, etc, sempre mantendo a durabilidade, odesign, etc. Nesse contexto, a aceleração é importante também, visto que influencia diretamete a segurança em ultrapassagens e o conforto.

  • IC3MAN

    como eu dou risada de certos comentários, tem gente que defende tanto uma marca que parece que elas pagam a você para defende-la, não consigo entender.

  • Lucas M.

    Não sei como perdi meu tempo lendo isso.

    Recomendo ao pessoal que escreve o blog, se informar melhor e evitar escrever besteiras.
    Não sei se já escreveram, se já, desculpem, mas caso não, gostaria de ressaltar o seguinte:

    1- O 206,5 (vulgo 207 br), não perdeu as lanternas de neblina, na verdade, elas foram parar nas pontas do pára-choque. Sabem aquele negocinho vermelho refletivo que tem neles? Ali está a lanterna de neblina. Cansei de ver 206,5 com eles acesos, sem contar, que foi comentada pelas principais publicações “ESPECIALIZADAS”.

    2-Doblô não chega a ser uma Gambiarra e pelo o que vocês deixaram transparecer no texto, que ele só é uma gambiarra por causa do design. Nossa, que coisa “instrutiva”… Olhando por este ponto, o Golf 4,5 era pra ser uma gambiarra também, já que é feio que dói, e ultrapassado.

    3-Desde quando o motor 1.8 do Doblô é motor de Monza? Quero saber de onde vocês tiraram isso. Quem dera se fosse. Esse 1.8 da GM que equipa alguns Fiat, é o motor 1.6 do corsa, que sofreu várias gambiarras até chegar aos atuais 1.8. Por que vocês acham que este motor tem uma péssima relação R/L, bebe muito e rende tão pouco? Com certeza se Fosse motor de Monza, não tivesse nenhuma dessas características (talvez o consumo alto).

    4-Não achei justa a 3ª colocação para o Linea, até mesmo porque tirando o motor, a gambiarra foi feita La fora e apenas montada no Brasil.

    Por favor, antes de escrever, comprovem o que dizem.

    Abraços!

  • RFF

    Caro Mirax,

    você adotou um critério diferente do do autor para considerar um carro “uma gambiarra”.
    Qual dos critérios é mais coerente, eu não discuto. Mas “gambiarra” para o autor não é um carro que mantém as mesmas linhas por muito tempo e sim um carro que reaproveita peças de outros modelos.

    Abraços

    • Mirax

      Pois é…primeiro o autor precisa saber o que é gambiarra. Aí sim ele poderia escrever esse artigo.

      Se formos seguir o critério dele, raríssimos carros no MUNDO não será gambiarra. Vou citar um exemplo recente: o novo Classe E da Mercedes, que usa um grande número de equipamentos do Classe S, que emprestou também uma grand eparte para o Classe C. Sem falar no GLK, que foi baseado no Class GL.

      Agora eu pergunto: esses carros citados são gambiarras!???!. E o “novo” CLC 200 fabricado aqui no Brasil, é uma gambiarra!?. Já que foi feito somente uma alteração na frente e na traseira e por dentro é a mesma coisa do modelo anterior, é gambiarra!?.

      • Não. É um facelift.

      • Gambiarra é improviso, um remendo feito pra solucionar um problema. Não dá pra fazer o carro original aqui, vamos improvisar com o que a gente tem.

        Mais ou menos por aí. É uma coisa bem diferente de facelift ou de compartilhamento de plataformas e padronização de peças e partes.

        A descrição de cada gambiarra da lista deixa claro que não houve compartilhamento de plataformas desenvolvidas para esse fim (compartilhamento) e nem padronização de peças e partes em nenhum deles.

  • Diego

    Eu penso o seguinte, gosto é igual C*, cada um tem o seu, não consigo entender esse pessoal que desce a lenha em outras marcas, principalmente fietero falando mal da vw isso é o fim da rosca, mas enfim gosto nao se discute, hahaha se lamenta :teeth2:

  • Daniel Alves

    Só uma correção: na Alemanha a Fiat vende Linea sim.

    Se alguém compra por lá é outra história…

  • Bisinski

    O blog apresenta fatos da nossa industria e tem infeliz que não aceita porque é bitolado até o rabo fazer bico.

    A lista é limitada a gambiarras mas se formos análisar a industria como todo veremos piores; Atraso, gambiarra, desonestidade, abusividade e ignorância

    Enfim, se vocês trouxas e torcedores cego não gostarem da lista ou do posicionamento do blog é só não voltar. Tem bastante gente na internet pra rodar audiencia no NA. Mas boto fé que esse torcedores burros adoram ser zuados.

  • Jango

    Doblo foi meio forçado. Não tinha nada o que falar, apelaram pro design. Diferente dos outros que misturaram plataformas e tal.

  • Sergio C.

    Matéria confusa. E apesar de ler todos os comentários, achei que faltou o Golf 4,25. Além de ser o carro mais horrível do mercado nacional, foi chamado pela VW de “novo” Golf, mas que na verdade de novo só tinha faróis dianteiros e lanternas traseiras.
    O mais engraçado é que algumas pessoas ainda tem coragem de comprar essa gambiarra, e dirigem fazendo pose, como se estivessem dirigindo uma Lamborghini.
    Coisas assim, só aqui na “Republiqueta das Bananas” mesmo…

  • Marcos

    Jonathan,

    A enganação do Vectra GT nem é pelo fato de que na Europa ele é o Astra. O pior da história é que ele é vendido como uma “versão” do Vectra nacional (Astra europeu), mas tem a plataforma do Astra nacional. Basta comparar o entre-eixos dos dois. Conseguiu entender? :saad:

  • Guilherme

    E coloca pimenta no blog!!!

    Nessa matéra aqui vale mais a pena ler os comentários do que a notícia!!! :teeth2:

    É um botando no ** do outro!! :banana: :clapp:

    hahahahaha

  • betho

    O problema da materia é que dos 10 carros que são gambiarras, uns realmente são gambiarras mesmo, outros ate que não.. Depois de tanta polemica a verdade é que é injusto citar apenas 10… Ja que no mercado brasileiro a maioria dos carros aqui produzidos são realmente gambiarras.. Uns mais simpaticos, outros nem tantos.. Mais no final das contas.. Infelizmente é o que nos é oferecido e o que compramos. Tristeeeeeeeeeeeeeeeeeee :clown:

  • carlao gts

    VAMOS AS NOTÍCIAS QUE INTERESSAM?
    TÁ BOM :angre:QUE TEM ”RELEVÂNCIA” :asner: :asner: :asner:

  • Gustavo_Ctba

    Eber, baseado nos critérios que você estabeleceu para o post, eu trocaria o Doblô pelo Eca, digo, Ecosport. Gambiarra total, não passa de um Fiesta levantado com sobrepreço. Alguém já falou aqui, mas quero reforçar. Eu já tive Fiesta (que já não é lá grande coisa) e jamais compraria um Ecosport. Abraços!

    • Marcelo_Ctba

      É realmente se vc já teve fiesta, não tem gabarito para comprar um Eco Sport mesmo.

      Vai comprar Gol, Corsa ou Celta Que é mais o seu estilo..

  • Fernando

    Acho esse debate um tanto sem fundamentos práticos.
    Um carro não é só feito de números divulgados pelas revistas ou idade das peças.
    Gol é um bom carro, -Celta apesar de apertado é bem esperto, -Linea tem o T-jet muito moderno, -Ka cresceu e melhorou, etc, – etc…
    Não vejo coerência naqueles que nunca dirigiram carro “X” ou “Y” os criticarem apenas nas informações de revistas, boatos e lendas automotivas :bate:

    • Alceu

      Ops… Achei um comentário digno de ser lido. Mas não adianta tentar explicar este tipo de coisa pro povinho brasileiro, não. Eta povinho burro e prepotente. Cada um sabe mais do que o outro. É tanta besteira! Um caminhão de estrume!!!
      E, como sempre digo, torcida por marca de carros é de matar. Um retardo mental. Sério. Tem gente que só quer carros da Fiat na lista. Outros só querem carros da VW. Só aí já dá pra ver o nível de educação desses tipinhos. :down:

  • Commando

    Pq a Ecosport seria uma gambiarra? É apenas uma versão “suv” do Fiesta? :rolleyes:
    Se for assim, o Fiesta sedan, o Voyage, o Siena, o Corsa Sedan, o Polo Sedan, o Megane GT, etc, são todos gambiarras, pois derivam de hatchs e sedans. Isso não faz sentido… :rolleyes:

    Acho que o conceito de gambiarra não está claro nesse blog…

    • Leonardo

      Exato. O Fiesta é um crossover compacto. Assim como o Sportage é feito sobre o Cerato.

  • Joao Carlos

    Falaram muito mal do Linea
    Alguem poderia me dizer no que ele fica devendo pra concorrencia

    To querendo comprar um.

    • Roger

      Dá uma olhada no site BestCarWeb na sessão de teste do leitor.
      Lá sim vc tem a opinião de quem realmente importa, quem já tem o carro que vc quer comprar.

  • Gomes

    A lista é interessante, apesar de existirem outros carros no mercado que poderiam fazer parte.

    Só faço uma resalva: O Doblò é o menos feio da sua categoria, e não considero ele uma “gambiarra”, afinal tem personalidade própria. E mais, quando digo que é o menos feio da categoria, é porque se você comparar com o Renault Cango e o Citroen Berlingo, saberá do que estou falando!!!!…

  • Gomes

    A lista é interessante, apesar de existirem outros carros no mercado que poderiam fazer parte.

    Só faço uma resalva: O Doblò é o menos feio da sua categoria, e não considero ele uma “gambiarra”, afinal tem personalidade própria. E mais, quando digo que é o menos feio da categoria, é porque se você comparar com o Renault Cango e o Citroen Berlingo, saberá do que estou falando!!!!…

  • Correto

    Vamos mudar o nome do site para zorra total ou a praça é nossa? Em primeiro lugar, seria bom para quem redige, usar o termo gambiarra para carros de modelos antigos que tiveram toda a sua base aproveitada para englobar algumas melhorias e receber o nome de ‘novo’… pois bem, vcs poderiam me dizer qual carro, na atualidade não fez isso? Antes do new corolla, lembremos que toda a sua base mecânica do corolla é a do seu antecessor, utilizando recursos que deixaram o seu facelift estremamente bonito e efeiciente… merece ser chamado de gambiarra? O golf, citado pelos comentaristas, foi aproveitado e modificado, porém é um caro que oferece qualidade, desempenho, conforto acima da média e economia… merece ser chamado de gambiarra? o 207 passion precisa ser revisto… Talvez não fosse adequado chama-lo de 207, porém, entre em um e compare-o com o 206… vcs irão encontrar centenas de melhorias… Portanto, se querem criticar, critiquem os preços abusivos, comentem, comparem, mas esqueçam as palhaçadas, pq o fork ka não é o mesmo europeu, mas é chamado de novo e é um sucesso nacional. Mudem-se para a europa, ou quando forem citar tais matérias, citem erros grosseiros, pois os que foram citados, ao meu ver, foram críticas pelas críticas!

  • Mion

    A minha lista das 10 gambiarras atuais é:
    01 – Gol (até 2008)
    02 – Celta
    03 – 206,5
    04 – palio weekend e Strada adventure locker
    05 – S10 e Blazer
    06 – Symbol
    07 – Vectra
    08 – Corola (“novo”)
    09 – Ecosport
    10 – Tracker (essa ultima reapresentação! Nada a ver! Ainda bem que já foi!)

  • Alceu

    Cada vez que eu leio uma notícia, eu prometo a mim mesmo que não vou ler os comentários. AAAAAAAARRRRRGGGHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU QUERO ESSES 15 MINUTOS QUE EU PERDI DA MINHA VIDA DE VOLTAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

  • Cypress

    Realmente, o mercado automobilístico brasileiro é um fiasco. Um dos mais defasados do mundo.
    .
    Esse 207 é o cúmulo das gambiarras, chega a ser bagaceira essa “adaptação” que a Pejô fez.

  • SERGIO
  • Alex

    sei la, Doblo nao eh gambiarra, soh pq o cara q escreveu isso nao gosta do carro me ajuda ai! o carro vende bem pro publico dele…

    sobre o resto ta certo! mas o Gol ateh o 2009 tem gambiarra, parabrisa trinca com ele parado, motor apaga, perde o freio a luz da neblina acende no lugar errado…

  • Leonardo

    tic

  • iezé

    Quando vi a qtd de comentários desse post me assustei! Mas já imaginava o que seria: fanáticos defendendo sua marca. Parece que xingaram as mulheres deles !!!

    hauahua. quantos especialistas em plataforma juntos!!!! e ainda criticam o post com se fosse um editorial de uma revista. só a inclusao do doblo deve ter gerado uns 90 comentários!!!

    :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Wállison

    Convenhamos: Gol/Passat e 206/7 são as duas maiores gambiarras nacionais, talves de todos os tempos!

  • jonh

    o linear tb é uma gambiarra …o carrinho sem harmonia trste!
    fora o fiesta,ka,doblo,strada cabine dupla(aguardem),vectra,classic,…!!!!!

  • jonh

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    a fiat é uma piada!!!ops foi mal o brasil todo! :hauhau: :hauhau:

  • ideraldo

    E faltaram os dois populares da fiat ou estou enganado.Mas na realidade esses carros vendem por que a maioria dos brasileiros não podem comprar coisa melhor por que as grandes marcas estão por ae BMW,MERCEDES ETC…. o povo não compra pq nao pode e vcs achão que as montadoras br vão investir em nossos carros para ficarem caros e parados nas lojas e outra o nosso maravilhoso governo não ajuda né com esses impostos nas alturas assim fica dificio né. :banana: :banana: :down:

  • maverick

    é impressionante mas vejo que no brasilll o que mais tem é gambiarrra, todos os carros atuais sem exceçao so gambiarras mal feitas. Nao ecxiste um carro sequer que nao seja realmente “novo”. os unicos novos de verdade sao os importados. vide comentarios acima!!!!!!!!!!!
    :teeth2: :hauhau:

  • ANTFER

    Após ler este besterol todo vou compra ummmmmmm ou ummmmmmm ou então ummmmmmm a ummmmmmmm, a uma gambiarra qualquer. :?s?: :?s?: :saad: :saad:

  • wof

    O uno cairia bem nessa lista… :ok2:

  • The_mal_voltou

    Gol é honesto…
    Logan é honesto…
    Vectra é honesto…
    o resto é o resto.

  • Gabriel

    boa lista!

    é bom saber qq tão oferecendo por aki…

  • Guilherme

    Para mim o pior de todos é o 207 pq mudo o nome e nao mudo o modelo, se tivesse continuado a chamar 206 tudo bem, mas mudar o nome e nao mudar o modelo é falta de ética com quem nao entende de carro e vai la e compra achando que é um carro novo…..essa foi a pior! Acho a maior palhaçada da indústria auto brasileira, uma estratégia de marketing mto maldosa. e o pior de tudo é que ta sendo exportado p europa, vai entender….mas la o nome deve ser honesto.

    • Rafa

      Lá o nome é 206+ (“duzentos e seis plus”).

  • Renan Negreiros

    pra nao falar mau da maioria prefiro falar bem de um deles, o santana, q foi tirado de linha na china (feio pra kct), era um carrao…conforto e qualidade.

  • Cristiano

    Nossa, fazia tempo que não ria tanto.
    Mas tem uma coisa: a plataforma do Vectra de 1988 não é diferente da plataforma de 1995? Suspensão, dimensões, entre-eixos, tudo é diferente. :?: :?: :?: :?:

  • Andre

    Podia por na lista o Apollo e Verona.
    Mas praticamente os carros nacionais dos anos 80 sao meio gambiarra.
    Carros europeus antigos que foram maquiados para vender aqui.

  • bruno

    Já andei em um gol g4 e não consegui compreender como alguem em sã consciência compraria uma coisa daquela, a VWARG chegou ao cúmulo….

    É porcaria demais… me desculpem os apzeiros de plantão….kkkkkkkkk

    • Tiago TAGS

      cONCORDO plenamente! e o Celta tbm!
      o gol novo´é bem superior, o Del Rey era bem competitivo no seu tempo e bem confortavel! grande carro, O KA sempre foi um carro gostoso de dirigir, porém era pequeno demais e seu visual muito ousado , hj continua bom de dirigir e com um design mais “normal” sua plataforma embora antiga é muito boa e sua dirigibilidade é exemplar, defeitos? tem,! acabamento e falta de uma versão 4 pórtas ,mas é sucesso de vendas!

  • Dhaviix

    Nomes alternativos…

    FranKAinstein e 206,5… qual é o mais tosco? rsrsrs

    Acho o 206,5.. putz, o carro era um íncone da minha geração não merecia isso… e aquela trazeira do 206,5 sedam? Cruiz crédo!!

  • cesaum

    :trowup: são tudo lixo…

    se for assim, todos carros são gambiara!!! se ele é inspirado nos outros!
    Opala é no Rekord, Maverick no Mustang.
    VW é trash total, só gosto do meu Fisca 70 mesmo, de resto não teria nenhum.
    GM só me serve Opalas, C10, Veraneio e Omega.
    Fiat nada contra, só não compraria o 147 e o Uno.
    Ford compraria qualquer um da linha, menos a courier que esta defasada.
    Peugeot só o 307 hatch
    Renault Clio

    o resto é :bate:

    :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • ricardoFinin

    Na moral a maior gambiarra de todos os tempos foi a Grad Blaser, alguem se lembra desse fracasso da GM? Ela tinha a Frente da Silverado ( outro fracasso da gm) com a traseira da Blaser, os caras nem maquiaram o carro, parecia que cortaram a Blaser e emendaram com a Silverado. :cavera:
    Agora a maior Gambi mesmo foi o gol, um verdadeiro Fusca quadrado com Painel de Variant.
    Até hoje é gambi atras de gambi.
    Falando ainda em VW outra gambi era os bancos do Fox que decepavam dedos sem dó, varios e varios donos dos carros ficando sem os seus fura bolos, isso sim é um derrespeito com os donos. :hauhau:

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