*Destaque Marcas Mercado

As marcas de carros mais vendidas no mundo por país

toyota-corolla-2018-NA-11 As marcas de carros mais vendidas no mundo por país

Em 2016, mais de 88,1 milhões de automóveis e comerciais leves foram vendidos no mundo. O número é bem expressivo e deve aumentar consideravelmente nos próximos anos, graças ao apetite voraz da China por carros. Mas, com tantos veículos leves sendo vendidos, surge uma pergunta interessante: Qual marca seria a líder de vendas em mais países do mundo?



A resposta é Toyota. O fabricante nipônico é o mais popular em 49 de um total de 93 mercados que informaram seus números de vendas no ano passado. A popularidade da japonesa é de longe a maior, especialmente em relação à segunda marca mas vendida por país, a Volkswagen. A alemã ganhou apenas em 14 países.

Num infográfico da inglesa Regtransfers mostra como estão distribuídas as marcas pelos países consultados. A Toyota é mais popular na Ásia, Oceania, África, Oriente Médio, América Central e em metade da América do Sul. Ou seja, a marca japonesa é a preferida desde os fortes mercados do oriente até os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

iran-khodro-runna2 As marcas de carros mais vendidas no mundo por país

Mas apesar dos 49 mercados onde lidera, a Toyota perdeu o posto de líder mundial para a Volkswagen, que apenas se sobressaiu na Europa. Como estamos falando de marcas, o fabricante alemão teve a participação de suas várias marcas no resultado final mas, por exemplo, a Wuling aparece como a mais vendida na China, sendo parte da GM.

A mais famosa do fabricante americana, a Chevrolet liderou apenas no Brasil, Chile, Equador e Egito. A Ford venceu em 8 países e um deles foi a Venezuela, mas compensou com EUA e Canadá. Marcas chinesas como Lifan e ZX Auto, por exemplo, bem como as pouco conhecidas Axia (Perodua) e Iran Khodro também lideraram, mas em seus países de origem.

Confira abaixo as marcas mais vendidas no mundo por país:

  1. Toyota – 49 países
  2. Volkswagen – 14
  3. Ford – 8
  4. Renault/Skoda/Kia – 6
  5. Dacia/Fiat – 5
  6. Chevrolet/Hyundai/Suzuki – 4
  7. Nissan -3
  8. Isuzu/Peugeot -2
  9. Honda/Mitsubishi/Iran Khodro/Wuling/Axia/ZX Auto/Lifan/Opel/Seat/Mercedes-Benz – 1

marcas-por-pais-infografico As marcas de carros mais vendidas no mundo por país

  • Ricardo Blume

    Interessante este quadro. Agora mais interessante ainda é ver o domínio da Toyota ao redor do mundo.

    • rkimwb

      Matéria falha… Lada é a mais vendida na Rússia, Kia é a mais vendida no Paraguay, Volkswagen é a mais vendida na China, Hyundai é a mais vendida no Chile, …

      Corrijam a matéria: essa parece ser uma lista da marca do modelo mais vendido em cada mercado. (Na Rússia o mais vendido em 2016 foi o Hyundai Accent, no Paraguay o mais vendido foi a Toyota Hilux, na China o mais vendido foi o Wuling Hongguang, no Chile o mais vendido foi o Chevrolet Sail, …)

      Existe uma grande diferença entre emplacar o modelo mais vendido e ser a marca mais vendida.

      • Pedro Evandro Montini

        Também achei isso.

    • Alligator

      o mais interessante é a media de Q.I a onde a TOYOTA lidera com algumas exceções

      • JM José Maria

        é sério que falou isso? Japão no seu conceito tem Q.I. baixo? ou é uma “excessão”?

        • Alligator

          se enquadra na exceção assim como Singapura e mais algum país asiatico, mas pegue o ranking da media de QI por países que vc vai ver que Africa, OM e AL apresentam baixissímas medias

          • JM José Maria

            obrigado por ter corrigido sua “excessão”. Austrália, Koreia do Sul (berço da KIA, HYUNDAI, SSANGYOUNG), são boas exceções, mas tá valendo.

          • Nettoo

            Você quer dizer que quem compra carros da Toyota tem um Q.I baixo? Então porque o modelo de produção da Toyota está presente em todas as faculdades do ramo em que a empresa atua, exemplo, Engenharias, Comércio, História, Geografia, etc… Hein?

      • Nettoo

        Não é questão de Q.I e sim de que a Toyota busca oferecer seus automóveis a preços acessíveis nesses países, coisa que outras montadoras não fazem. Conhece a história da Toyota? De uma simples máquina de Tear á uma das melhores empresas de automóveis no mundo.

  • Rogério R.

    Orgulhosamente apresento o IKCO Runna iraniano que usa como base o 206 sedan e tem o motor 1.6 16V velho conhecido nosso de 109 cv.
    https://www.youtube.com/watch?v=img_2FPEkUg
    https://www.youtube.com/watch?v=m05JR4gNidg
    Site da marca.
    https://www.ikco.ir/en/

    Sinceramente nem sabia que esse carro existia. rs

    • edgar__rj

      A Kodro comercializa também alguns carros da Peugeot que sairam de linha a bastante tempo… Eles tem o 206 sedan da Peugeot mesmo kkkk
      Nosso Logan de 1ª geração, Suzuki Vitara, entre outros também estão por lá…

    • André

      Venho reparando nos seus comentários, não é de hoje, você parece ser mais argentino que brasileiro, sem qualquer prejuízo a sua pessoa, claro, o assunto aqui é carro.

      • Rogério R.

        Argentino? Vixi, nem conheço a Argentina. Só a conheço através de documentários e telejornais. Se eu fosse argentino meu nome seria Rogelio e não Rogério. rs

    • Djalma

      Parece mais um Siena, inclusive o retrovisor é o mesmo.

      • Joell2

        É uma mistura de Siena, 206 sedan e traseira de Logan.

    • O bichinho é feinho hein, mas a traseira ainda é menos pior.

  • Rogério R.

    Sinceramente eu só tô achando 10 logos VW e da Skoda só 3 nesse mapa.

    • Hugo Leonardo

      Seat, na Espanha.

    • edgar__rj

      No mapa só mostra os principais mercados… Muitos países pequenos e/ou de pouca expressão não aparecem no mapa…

  • Maycon Farias

    É exatamente nisso que penso. A diferença entre ela e as outras é enorme. Não são os top melhores e mais modernos do mundo, mas é um conjunto todo que conquistou todo mundo. Vale lembrar que também não podemos julgar pelo preço praticado aqui porque infelizmente estamos no pior país em relação a preço. Merece os parabéns pois sou cliente e muito satisfeito.

  • Realista.com

    Toyta faz os melhores carros?
    Corolla, por exempolo, é o melhor sedã médio nacional?
    Claro que não.
    Está perdendo praticamente todos os comparativos recentes com Civic e Cruze.
    Civic e Cruze tem bem mais tecnologia do que ele mas a Toyota tem um ótimo pós vendas e seus carros não são os melhores mas são bons em praticamente tudo.
    Seguindo o brilhante raciocínio, a Mercedes deve ser horrível.

    • Hater x Haters

      A Toyota entrega o que os consumidores querem. Carros duráveis, de qualidade, robustos, com manutenção barata, baixa manutenção, bom pós-venda. Podem não ser os melhores mas são bons em tudo como vc mesmo disse.
      Esse é um dos conceitos de qualidade: Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício etc.
      Tem consumidor que não exige tanta tecnologia assim para ir de um ponto A até o B tranquilamente. Portanto, a Toyota segue esse conceito de qualidade e faz os melhores carros PARA O CONSUMIDOR.

      • Vdd, o Etios ta ae pra não mentir ne, Parabéns Toyota!

        • Hater x Haters

          Falando nisso, se a próxima geração do Etios tiver um design melhor, mais o novo Yaris, mais o Vios, e se manter nas vendas do Corolla e Hilux, digo que até 2022 a Toyota tem condições de estar entre as líderes de mercado. Se o Etios atual vende relativamente bem sendo feio, imagina bonito.

          • Esse Se é o X da questão. A Toyota esta numa zona de conforto e não parece interessada, como lucra muito com o Etios, deixa como esta. E o Yaris custando uma fortuna vai ser so enfeite.

            • kleber peters

              Mas bem que podia deixar como está a mecânica, colocar só a casca do Yaris no Etios. E tirar aquela balança de pesar porco em feira do meio do painel.

  • A forma como se cobra impostos no Brasil está errada. No Brasil, a maior parte dos impostos indiretos incidem sobre o consumo de bens e serviços. Nosso imposto sobre heranças por ex não chega a 8%, e nos Eua é 30%. Nosso imposto de renda a alíquota máxima é 27%, seja vc o Faustão, o Antonio Ermirio de Morais ou o Neymar. A média mundial é 33% da renda. Em países europeus mais desenvolvidos como os Escandinavos essa alíquota pode chegar a 49% da renda. O Brasil não é o pais que mais cobra imposto no mundo, mas é um dos que cobram mais errado. Resultado: Ricos cada vez mais ricos, pois se o imposto é sobre consumo eles simplesmente não consomem ou podem consumir fora do pais, e pobres tem de arcar com os altos custos dos produtos. Esse ae é mais um ex. desse sistema inverso que temos. Reforma tributária é mais urgente que qualquer outra para o país desenvolver, senão cada dia as coisas vão ficar mais caras e ficará impossível para um pobre/classe média sobreviver.

    • Pedro Evandro Montini

      Segundo a sua lógica, os impostos no Brasil devem subir para se adequarem aos cobrados no exterior. Eu, sendo libertário, defendo a redução máxima dos impostos, todos eles, pra todo mundo.

      • salvibr

        eu tb acredito que nosso erra eh justamente o excesso de impostos, deveriam tirar tudo eter somente:
        Imposto de importação
        GST
        Renda
        Heranca,
        O resto eh besterira, ate a India arrumou os Impostos!!!

      • Eu também sou libertário, mas defendo uma equiparação na cobrança, ricos não podem pagar igual pobres. Não tem sentido taxar o consumo de coisas caras achando que assim atinge o rico. Não atinge. Tem de taxar renda e herança. Não adianta. É o único caminho. Não existe redução de impostos sem equiparação dos mesmos, e não adianta reduzir e continuar essa disparidade entre consumo x renda. As coisas vão continuar sendo caras.

        • Jefferson Ferreira

          Exato, aqui no brasil se cobra igual de quem recebe 100mil/mês paga praticamente o mesmo de quem receber 4000/mês. O tributo tem que ser na fonte de acordo com a renda e não sobre o consumo que onera os mais pobres. Pior é gente de baixa renda defendendo a volta da CPMF, como uma presianta ai… Falando quem ia pagar mais era os ricos… são eles os que mais pagam menos… Brasileiro é ignorante demais em relação a política e economia e nem sabe pra onde corre o baralho… O Ideal seria a incidência de tributo de +30% em quem tem renda maior, exemplo 10mil> ou quem recebe dividendos … e não 27,5% na fonte de quem ganha 4mil e é assalariado…

          • Djalma

            Um empregado que ganha 4 mil, paga em torno de 350,00 de IR, um outro que ganhe 20 mil por mês, paga quase 5 mil de IR na fonte e outro que ganha 100 mil paga quase 27 mil na fonte. Então onde que o que ganha 4 mil paga o mesmo que um que paga 100 mil. No caso de Empresário é diferente, ele não paga tanto mas a Empresa dele paga, no caso dele só paga sobre o Pró Labore e a Empresa se for Lucro Presumido, como o próprio nome diz, paga sobre o Lucro Presumido. Outra coisa, o IR é progressivo, se o sujeito ganha 4 mil ele não paga 27,5 sobre os 4 mil; tem uma parte isenta; que é em torno de 2mil; outra parte com alíquota de 15% e assim por diante.

  • Ricardo

    Mercedes é a mais vendida em Turcomenistão, estão bem os caras hein!

    • joaotarcisio

      ou estão tão mal que apenas os muito ricos têm condição de ter carro

      • Ricardo

        Pode ser!

        • kleber peters

          PIB per capita do Turcomenistão – Us$ 6.400,00
          PIB per capita do Brasil – Us$ 8.650,00

          Deve ser isto mesmo o João falou, pois pra andar de Mercedes, com este PIB, não dá.

          • Djalma

            Depende, na China o PIB é menor e onde se vende mais Audi, Mercedes e BMW.

      • Alligator

        tem um fato que é muito comum em paises dessa região que para nós é incomum, o abastecimento de veiculos usados, só a Coreia do Sul exporta 300.000 carros ano com os principais destinos para Africa, OM, Vietnã e Russia

    • Djalma

      Lá tem muitos milionários, amigos do poder, que ficaram com o espólio industrial da extinta União Soviética, e se tornaram investidores na indústria do petróleo, mineração, etc. O cara chegava a comprar um industria siderúrgica por mil dólares. Isso aconteceu muito no Casaquistão e Azerbaijão também. Além das máfias é claro, que dominam o tráfico de drogas.

  • Brasil = Chevrolet = efeito Onix.

    • 5 estrelas no Brasil NCAP, porque tem telinha de multimídia.

      • Hater x Haters

        Na boa, não querendo defender o Onix, mas acho que todos os concorrentes dele podem atingir resultados igualmente péssimos ou medíocre. Não faria diferença nenhuma se HB20, Ka ou Gol fossem líderes. Mas o Onix serviu de bode expiatório pois os outros ainda não foram testados.

  • Franco da Silva

    Esse negócio de números tem que ver bem… sei lá…
    Aliás, recebi agora mensagem da concessionária FIAT que visitei há algumas semanas, informando que amanhã tem Argo com taxa zero e Palio com R$ 8000 de desconto. Taxa zero em carro recém lançado?! hummm…

    • Moreno Rocha

      Efeito ‘vendas abaixo do esperado’. Daqui a pouco resolvem colocar a Uconnect como de série nas versões de entrada.

  • EDU

    Toyota em 1 ?? Tem uma maluco de um blog ai que ficara maluco com isso kkkkkk

  • paulo.fabricios@gmail.com

    Esse gráfico está errado, ele tem informações equivocadas. Exemplo: na Argentina, a VW é líder há 10 anos, pelo menos. A Toyota nunca foi líder por lá e está longe da liderança, apenas em 5º lugar. Vocês precisam verificar antes de publicar informações errôneas.

    • Rodrigo

      Realmente, a Argentina é o mundo. Então a VW deveria ser líder por causa disso.

      • Djalma

        De qualquer forma a informação tá errada.

  • Ediomar

    A Fiat só na Itália agora,antes tinha o Brasil,será que recuperam a liderança por essas bandas?

  • Djalma

    Reportagem furada. De que adianta liderar vendas em 49 países se a maioria desse países não vende nem 10 mil carro por ano.
    Venezuela chegou a vender 500 mil carros por ano, agora vende 15 mil.

  • Djalma

    É a marca que menos inova, só vai na cola das outras. O que salva a Toyota é o Japão e os EUA.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend