Astra 2011: o ano final, em apenas uma versão

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O Astra 2011 foi o último ano/modelo do hatch da GM no mercado brasileiro, onde esteve presente por 13 anos, nesta segunda geração.

Fabricado em São Caetano do Sul, o conhecido Opel Astra G surgiu em 1998 e foi uma oferta interessante no mercado nacional, tendo sido substituído pelo Chevrolet Cruze.

O hatch da GM tinha quatro portas e bom espaço interno, tendo ainda como destaque o bom porta-malas e mecânica centrada no motor 2.0 Família II da GM, sendo que essa geração de motor foi encerrada aqui em 2016.

Com transmissão manual ou automática, o Astra 2011 tinha somente uma versão, a Advantage, que vinha com bom custo-benefício para encerrar definitivamente a carreira de um dos últimos carros da Opel aqui.

Astra 2011 – novidades

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O Astra 2011 já havia recebido mudança na mecânica, que adotou o motor 2.0 8V FlexPower com 133 cavalos na gasolina e 140 cavalos com etanol, além de 18,9 kgfm no primeiro e 19,7 kgfm no segundo, em 2009.

Com transmissão manual de cinco marchas, o Chevrolet Astra tinha opção de câmbio automático de quatro marchas, com conversor de torque e modo Sport, sem mudanças manuais.

Com a produção encerrada em agosto de 2011, o Astra Advantage ainda figurou por meses na rede Chevrolet, graças aos estoques que a GM fez para sua descontinuação.

Astra 2011 – versões

  • Chevrolet Astra Advantage 2.0 manual
  • Chevrolet Astra Advantage 2.0 automático

Astra 2011 – equipamentos

Chevrolet Astra Advantage 2.0 manual – Motor 2.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, aerofólio e airbag duplo.

Vidros verdes, para-brisa degradê, vidro térmico traseiro, limpador e lavador traseiro, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, direção hidráulica, ar condicionado automático, coluna de direção ajustável, fonte 12V e banco do motorista com ajuste em altura.

Bancos em veludo, banco traseiro bipartido, cintos de 3 pontos, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, computador de bordo, cluster de fundo branco, porta-copos, porta-objeto e chave canivete.

Abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, iluminação no porta-malas, tapetes em carpete, faróis duplos, faróis de neblina, luz de neblina, entre outros.

Chevrolet Astra Advantage 2.0 automático – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas com modo Sport e piloto automático.

Astra 2011 – preços

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  • Chevrolet Astra Advantage 2.0 manual – R$ 32.601
  • Chevrolet Astra Advantage 2.0 automático – R$ 32.711

Astra 2011 – motor

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Com 1.998 cm³, ou 2 litros, o motor do Astra 2011 tinha injeção eletrônica multiponto sequencial, sendo chamado FlexPower, entregando 133 cavalos na gasolina e 140 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm.

Os torques eram de 18,9 kgfm no derivado de petróleo e 19,7 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 2.600 rpm.

O câmbio era manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico, enquanto a transmissão automática de quatro marchas tinha conversor de torque e modo Sport.

Astra 2011 – desempenho

  • Chevrolet Astra 2.0 manual – 9,8 segundos e 200 km/h
  • Chevrolet Astra 2.0 automático – 11,2 segundos e 198 km/h

Astra 2011 – consumo

  • Chevrolet Astra 2.0 manual – 5,8/7,8 km/l e 8,6/11,6 km/l
  • Chevrolet Astra 2.0 automático – 5,8/7,3 km/l e 8,2/10,6 km/l

Astra 2011 – detalhes

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O Astra 2011 tinha frente com perfil aerodinâmico bom, tendo grade afilada com o logotipo Chevrolet ainda influenciado pelo blitz da Opel e friso cromado.

Os faróis duplos tinham grandes lentes de fundo prateado com projetores tipo canhão e piscas, além de lanternas de posição.

Com linhas harmônicas, o para-choque dianteiro tinha vincos que se conectavam à grade e também ao capô, formando um conjunto que aparentemente teria sido inspirado no design da Cadillac.

Bem limpo visualmente, tinha três grades inferiores com acabamento preto e faróis de neblina em lentes grandes.

Nas laterais, as saias de rodas eram marcadas por vincos e havia saias laterais de série no modelo, que tinha também protetores laterais.

As maçanetas embutidas eram na cor do carro, assim como os retrovisores com ajustes elétricos. Havia também repetidores de direção nos para-lamas dianteiros.

O Astra já vinha com antena pronunciada no teto, enquanto a traseira portava lanternas verticais e um tanto largas.

Já a tampa do bagageiro tinha limpador e lavador, assim como desembaçador e um prolongamento sobre o qual havia um aerofólio de asa fixa e na cor do carro.

Era um item opcional com o airbag duplo, que dava ao Chevrolet Astra um visual mais esportivo e atraente, só disponível no modelo hatchback.

O para-choque traseiro era liso e sem refletores, tendo abaixo o cano de escape, enquanto as rodas eram de liga leve diamantada com aro 16 polegadas e pneus 205/55 R16.

Dentro, o Astra 2011 morreu com o painel original de 1998, sendo ele um resquício do estilo da Opel, com console central em cinza e dotado do computador de bordo no topo, apresentando layout dourado.

Abaixo os difusores de ar compactos e o rádio com CD player e MP3, fornecido pela Positron, enquanto o ar condicionado automático e digital se apresentava imponente.

Ainda havia espaço para um porta-objetos, um cinzeiro com tampa e um acendedor de cigarros.

Já o cluster era analógico e tinha mostradores de velocímetro, conta-giros, nível de combustível e temperatura da água, tendo display digital para hodômetro.

O volante tinha assistência hidráulica e coluna de direção ajustável em altura, enquanto os bancos em veludo apresentam tonalidade em preto.

A alavanca de câmbio manual tinha pomo em couro com acabamento prateado, enquanto a versão automática tinha pomo tipo manete com botão do modo Sport e trava de engate.

O seletor tinha as opções 1, 2, 3 e D, além de N, R e P, tendo o Astra, freio de estacionamento manual.

As portas tinham puxadores quase verticais e comandos dos vidros apoiados neles, tendo ainda comandos dos retrovisores na porta do condutor.

As travas elétricas ainda eram de pino, como nos anos 90, enquanto o banco traseiro era bipartido e tinha apoio de braço com porta-copos, além de dois apoios de cabeça.

No teto, alças, luzes de leitura e retrovisor interno dia e noite, além de para-sois com espelhos iluminados.

No porta-malas, luz interna e cobertura do compartimento, além de revestimento em carpete e travamento elétrico da tampa traseira.

Astra 2011 – ficha técnica

Motor 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1998
Válvulas 2
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 133/140 cv a 5.600 rpm (gasolina)
Torque máximo 18,9/19,7 kgfm a 2.600 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.199
Largura (mm) 1.709
Altura (mm) 1.431
Entre eixos (mm) 2.614
Capacidades
Porta-malas (L) 370
Tanque de combustível (L) 52
Carga (Kg) 500
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.180
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,30

Astra 2011 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X