Astra hatch (1994-2011): uma bela história no Brasil

Astra hatch
Astra hatch

O Chevrolet Astra hatch foi, sem dúvidas, um dos carros mais emblemáticos já comercializados pela fabricante em nosso mercado.

O modelo estreou em 1994 e deixou de ser produzido em terras tupiniquins só no ano de 2011 – ou seja, durou 17 anos. Durante esse tempo, ele conseguiu alcançar uma boa participação no mercado e foi sucesso de público, sobretudo entre os consumidores mais jovens.

Em 1998, ele estreou uma nova geração que inclusive foi vendida por longos 13 anos apenas com mudanças pontuais.

Vamos saber mais sobre a história do Astra hatch no Brasil? Confira:

Chegada do Astra hatch ao Brasil

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Sobre o Astra hatch, sua primeira geração começou a ser vendida por aqui no segundo semestre de 1994. Na realidade, esta já era a terceira geração global do hatch médio.

A primeira geração do Chevrolet Astra foi oferecida por aqui na configuração Astra hatch de quatro portas, na versão de acabamento GLS. A carroceria perua também chegou a ser vendida, mas não foi continuada na segunda geração do Astra. O sedã só não foi vendido de início devido à chegada do primeiro Chevrolet Vectra no ano anterior.

O primeiro Chevrolet Astra hatch era equipado com um motor 2.0 litros a gasolina de quatro cilindros e oito válvulas, oriundo da Família II de motores da GM.

Ele tinha capacidade para desenvolver 116 cavalos de potência, a 5.200 rpm, e 17,3 kgfm de torque, a 2.800 rpm. A transmissão era exclusivamente manual de cinco marchas.

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Com este aparato, o Astra oferecia um desempenho até que satisfatório. Ele era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e podia atingir velocidade máxima de 193 km/h. Já o consumo médio de combustível era de 10,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

O curioso é que o Chevrolet Astra hatch só chegou com este motor 2.0 8V pelo fato de a GM considerar que o propulsor usado pelo modelo Opel na Europa não era ideal para este modelo no Brasil. O 2.0 8V era o mesmo motor usado pelo Kadett. Assim, o motor era fabricado no Brasil e exportado para a Bélgica, voltando para nós dentro do Astra.

O Astra hatch mede 4 metros de comprimento, 1,6 m de largura e 1,42 m de altura, com distância entre-eixos de 2,51 m. O porta-malas tem capacidade para até 329 litros de bagagens.

Entre os equipamentos, o carro oferecia vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores externos com ajuste elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado, entre outros. Como opcional, podia receber airbag duplo frontal.

Segunda geração do Astra hatch no Brasil

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Foi em setembro de 1998 que a Chevrolet anunciou aos consumidores brasileiros a chegada da segunda geração do Astra hatch no mercado brasileiro. O Astra de segunda geração foi vendido inicialmente somente na carroceria hatch de duas portas.

Ele estreou na versão de acabamento GL, com motor 1.8 8V a gasolina, e também na GLS, dotado de um motor 2.0 8V a gasolina. Ambos os propulsores eram da Família II, dotados de injeção eletrônica multiponto. Na época, seu preço inicial era de cerca de R$ 22 mil.

Em comparação com a antiga geração, o novo Chevrolet Astra hatch chegou destacando o visual mais atual, com carroceria mais volumosa e formas mais bem definidas. O interior, porém, tinha linhas um tanto quanto antiquadas e que lembravam o do extinto Kadett.

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A lista de equipamentos do carro também cresceu, com uma série de recursos inéditos, como a direção eletro-hidráulica como opcional e até mesmo as lanternas traseiras com lente translúcida, algo inédito entre os carros nacionais. Havia também cinto de três pontos para os cinco ocupantes, airbags e até pedais escamoteáveis em caso de colisão para reduzir os riscos de lesões nas pernas do motorista.

De série, o Chevrolet Astra mais básico oferecia poucos recursos, como direção hidráulica, ar quente, abertura das portas à distância, desembaçador elétrico do vidro traseiro, rodas de aço com calotas e retrovisores externos na cor preta. Itens como airbags, freios ABS, ar-condicionado e computador de bordo eram ofertados somente como opcionais.

Já o Astra GLS contava com faróis de neblina, volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, rodas de liga-leve de 15 polegadas e painel com conta-giros. Trio elétrico, airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado e sistema de som com CD player ainda eram opcionais.

O motor do Chevrolet Astra GL 1.8 conseguia gerar 110 cv e 15,8 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Já o Chevrolet Astra GLS 2.0 tinha até 116 cv e 17,3 kgfm, também com transmissão manual de cinco velocidades.

Todavia, em 1999 a marca anunciou o Astra hatch com motor 2.0 com 16 válvulas e duplo comando, capaz de entregar máxima de 136 cv e 19,2 kgfm. Era uma exclusividade do modelo GLS. Ele tinha também freios de maior diâmetro e pneus maiores (195/60 R15 contra os 185/65 R14).

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Em 2000, a Chevrolet anunciou a chegada do Astra Milenium 2000. Ele estreou como uma versão especial em comemoração a virada do século e tinha como base o Astra GL, mas com grafismos exclusivos e alguns equipamentos adicionais.

Um ano depois, foi a vez do Chevrolet Astra Sport chegar ao mercado. Ele trazia um visual mais arrojado, com kit aerodinâmico da empresa alemã Irmscher, além de rodas de liga-leve de 15 polegadas com desenho exclusivo, bancos com revestimento diferenciado e painel de instrumentos com fundo banco. Porém, o motor 2.0 8V era o mesmo do Astra GLS.

Ainda em 2001, o Astra passou a contar com repetidores de seta nos para-lamas dianteiros em todas as versões. A variante GL de entrada recebeu conta-giros, volante com ajuste de altura e calotas.

Já em 2002, o Chevrolet Astra hatch abandonou as versões GL e GLS. Ele passou a ser vendido em uma configuração mais básica e o pacote “luxo” CD, com direito a um painel com acabamento em diferentes tons de cinza no interior, para os modelos 2.0 8V e 2.0 16V. Houve ainda a introdução da versão Sunny, com calotas e adesivos exclusivos.

Outra novidade foi a chegada do Astra hatch com motor 2.0 8V e câmbio automático de quatro marchas, aliado ao piloto automático de série. Ele recebeu também rodas de 15 polegadas nas versões básicas e rodas de 16 polegadas nos modelos mais completos.

Astra hatch
Astra hatch

Astra hatch reestilizado e versão com quatro portas

Foi em 2003 que a Chevrolet, enfim, lançou o Astra hatch de quatro portas. O novo Astra 2003 adotou ainda um visual reestilizado, com para-choques mais encorpados, novos faróis e lanternas, tampa do porta-malas com formato mais “limpo”, suporte de placa traseiro no para-choque e novas rodas.

Recebeu também novos detalhes de acabamento. A lista de equipamentos ficou mais recheada, com opção de airbags laterais, ar-condicionado automático e retrovisor interno eletrocrômico.

A linha estreou também o Astra GSi, uma versão que chegou como uma tentativa de “acolher” os fãs e donos de Kadett GSi. O modelo tinha o motor 2.0 16V de 136 cv, kit aerodinâmico (com direito a até aerofólio na tampa do porta-malas), rodas diferenciadas e o nome da versão estampado nas portas dianteiras. Este modelo durou até 2005.

No ano de 2004, o Chevrolet Astra hatch passou a ser o primeiro carro médio a usar um motor flex, capaz de beber etanol ou gasolina. O 2.0 8V FlexPower passou a entregar 121 cavalos com gasolina e 127,6 cv com etanol. O torque também subiu, passando para 18,3 e 19,6 kgfm, respectivamente.

O motor 2.0 8V FlwerPower chegou acompanhado de três novas versões: Comfort, Elegance e Elite. O Astra Comfort tinha carroceria duas portas, itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico e preço de R$ 40,2 mil.

Já o Astra Elegance, intermediário, contava com recursos adicionais de design, conforto e conveniência. Por fim, o Astra Elite era o mais refinado, como airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, rádio com CD player, volante multifuncional e interior com acabamento em couro.

Em novembro de 2005, o Chevrolet Astra SS estreou para substituir o GSi. Trouxe rodas de 15 polegadas, kit aerodinâmico, capa dos retrovisores, maçanetas e protetores das soldas de teto na cor prata, faróis e lanternas com máscara negra, nome da versão na base do porta-malas e grade frontal cinza.

No interior, revestimento em tecido vermelho nos bancos e portas. O motor era o 2.0 16V de até 127,6 cv. Tal configuração foi ofertada até 2009.

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No entanto, em 2007 o Astra hatch passou a assumir o papel de hatch médio mais barato na gama da marca, atraindo os consumidores pela boa relação custo benefício. Tanto é que ele deixou de ofertar as variantes Elegance e Elite.

A missão de hatch superior foi dada ao novo Vectra GT, que chegou no mesmo ano – na realidade, ele era a nova geração do Opel Astra europeu.

Ainda em 2007, a marca anunciou o Astra Advantage como uma série especial por R$ 48,6 mil. Limitado a 1.500 unidades, o carro tinha rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis de neblina, faróis com ajuste elétrico de altura e aerofólio traseiro como diferenciais.

As últimas mudanças significativas na linha do Chevrolet Astra foram anunciadas em 2010. O carro chegou somente em uma versão de acabamento, a Advantage (que antes era uma série especial), com preço de R$ 44,4 mil para o modelo manual ou R$ 50,2 mil para o automático com todos os opcionais.

O motor 2.0 8V Flexpower recebeu reajustes e passou a desenvolver 133 cv com gasolina e 140 cv com etanol – um aumento de 12 cv. Já o torque subiu para 18,9 e 19,7 kgfm, respectivamente.

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Fim de linha do Astra hatch no Brasil

Em agosto de 2011, o Chevrolet Astra hatch deu o seu adeus no mercado nacional. Como parte da renovação da sua linha, a marca norte-americana anunciou o fim da produção do velho hatch médio. Ele foi substituído pelo Chevrolet Sonic, um modelo menor, que tinha uma proposta mais jovem – este, porém, durou somente três anos.

Porém, mesmo com seu fim de linha, o Astra hatch seguiu sendo vendido com bons descontos na rede de concessionárias, cedidos às últimas unidades que restaram no estoque. Os descontos chegavam a até R$ 6 mil.

Galeria de fotos do Chevrolet Astra hatch

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.