Chevrolet Sonic (2012-2014): um hatch compacto moderno

Chevrolet Sonic
Chevrolet Sonic

Até meados de 2012, a Chevrolet não tinha um hatch compacto moderno o suficiente para brigar com o recém-lançado New Fiesta, da Ford, e também outros modelos tradicionais do segmento, como o Fiat Punto e o Citroën C3. Aí então surgiu o Chevrolet Sonic.

Quer saber mais sobre a história do Chevrolet Sonic no Brasil e no mundo?

Então siga a leitura e veja tudo sobre ele:

Chevrolet Sonic no Brasil em 2012

No fim de maio de 2012, o Chevrolet Sonic deu o ar da graça no mercado brasileiro. O hatch e o sedã de porte compacto foram apresentados por aqui com a missão de ser um carro para “consumidores mais novos e também aos jovens de espírito, com gosto pelo design, sofisticação e exclusividade”, conforme informou a marca no comunicado emitido na época.

A versão “nacional” do Chevrolet Sonic estreou nas carrocerias hatch e sedã, nas versões de acabamento LT e LTZ e sempre com o motor 1.6 16V Ecotec flex, com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

A expectativa inicial era que o compacto utilizasse o 1.8 Ecotec, mas a marca resolveu mantê-lo como uma exclusividade para o Cruze.

Chevrolet Sonic brasil 9

O Chevrolet Sonic na carroceria hatch foi comercializado por aqui com preço de R$ 46.200 para a versão LT com câmbio manual, R$ 48.700 para o modelo LTZ com transmissão manual e R$ 51.500 para a configuração LTZ com câmbio automático. Do outro lado, o Chevrolet Sonic Sedan chegou com preços de R$ 49.100, R$ 53.600 e R$ 56.100, respectivamente.

Para efeito de comparação, o Fiat Punto 2013 (versão reestilizada do compacto) custava a partir de R$ 41.750 na versão Essence 1.6, R$ 46.400 na Sporting 1.8 e R$ 55.740 na esportiva T-Jet com motor 1.4 turbo.

O Honda Fit 2013 (também em sua linha reestilizada da antiga geração), por sua vez, tinha preços que variavam entre R$ 51.800 e R$ 67.720.

Chevrolet Sonic – conheça seus problemas

Entre os equipamentos de série, o Chevrolet Sonic LT oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de liga-leve de 15 polegadas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, alarme, chave canivete, volante com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com entrada UB e conexão Bluetooth, entre outros.

Já o Chevrolet Sonic LTZ acrescenta rodas de liga-leve de 16 polegadas, descansa braço central para o motorista, volante multifuncional, rede porta-objetos no porta-malas, detalhes visuais cromados, sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, entre outros. Com câmbio automático, ele trazia ainda bancos revestidos em couro e piloto automático.

Chevrolet Sonic 2014 com novidades

Para corrigir algumas falhas e atender as expectativas dos consumidores, a Chevrolet anunciou em agosto de 2013 a chegada do Chevrolet Sonic 2014. A nova linha do hatch e sedã compactos foi anunciada com novos equipamentos de série, porém, somente para a versão topo de linha LTZ.

O Chevrolet Sonic LTZ 2014 passou a ser comercializado com a central multimídia MyLink, deixando de lado o sistema de som convencional sem qualquer tela sensível ao toque. Além disso, ele adotou o sensor de chuva (que aciona os limpadores de para-brisa automaticamente) também como item de série.

O sistema MyLink usado no Sonic não é tão evoluído quanto o usado atualmente em modelos como o Onix. Ele dispõe apenas de uma tela LCD sensível ao toque de sete polegadas, reprodução de músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular, realização de ligações telefônicas via Bluetooth e a possibilidade de controlar algumas funções do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, travamento automático das portas, entre outros.

Há também apps como o TuneIn, o navegador BringGo e o Stitcher. Para proprietários de iPhone, há o controle da assistente pessoal Siri direto no painel do carro, com direito ainda a comandos de voz. A Chevrolet diz que o Sonic foi o primeiro carro do mundo a oferecer o sistema Siri para usuários do smartphone da Apple.

Outra novidade foi a introdução de duas novas cores para o hatch, Azul Berlin e Cinza Ashen, e o Cinza Ashen para o sedã.

Os preços do carro ficaram mais altos. O Chevrolet Sonic LT manual 2014 passou para R$ 48.190, enquanto o Chevrolet Sonic LT automático 2014 foi para R$ 51.690 e o Chevrolet Sonic LTZ automático 2014 subiu para R$ 56.490.

O Chevrolet Sonic Sedan LTZ automático 2014, por sua vez, passou a custar R$ 59.490. As versões Hatch LTZ manual, Sedan LT manual e Sedan LTZ manual foram descontinuadas.

Chevrolet Sonic brasil 14

Sonic Effect estreia como série especial

Uma das principais novidades durante toda a trajetória do Chevrolet Sonic no Brasil foi a série especial Effect. O Chevrolet Sonic Effect surgiu em outubro de 2013 juntamente com o Chevrolet Agile Effect. Na versão exclusiva, o hatch compacto passou a oferecer um visual mais “esportivo”, além de acessórios originais incorporados com base na versão LTZ.

O Chevrolet Sonic Effect se diferencia pela pintura da carroceria na cor Branco Ice, além das rodas de liga-leve de 16 polegadas com pintura preta, tampa de combustível com adesivo decorativo, capa dos espelhos retrovisores na cor preta, adesivos nas laterais, capô, teto e tampa do porta-malas, entre outros.

Já o interior ostenta tapetes de borracha exclusivos e protetor de soleira com acabamento em alumínio escovado. Fora isso, nenhuma outra novidade em relação ao Sonic LTZ, a não ser o preço mais elevado.

Todas essas “firulas” acrescentaram mais de R$ 3 mil ao preço final do Sonic Effect. O hatch compacto na série especial foi comercializado com preço de R$ 59.890.

Chevrolet Sonic brasil 16

Fim do Chevrolet Sonic no Brasil

O Chevrolet Agile e o Chevrolet Sonic estiveram juntos no lançamento da versão Effect e também em suas descontinuações no mercado nacional. O Sonic e o irmão menor tiveram suas vendas descontinuadas no Brasil no mês de setembro de 2014. O motivo? As baixas vendas, fazendo com que ambos não conseguissem fazer frente aos seus rivais de segmento.

No caso do Sonic, além dos preços elevados demais para a categoria e a ausência de equipamentos ofertados pelos rivais, outro fator que culminou para vendas cada vez menores no mercado foi a chegada do Chevrolet Onix no ano de 2012. Desde então, o carro foi o principal modelo em vendas da Chevrolet no Brasil.

Entre janeiro e setembro de 2014, o Chevrolet Sonic conseguiu emplacar 4.406 unidades no mercado nacional. Já o Peugeot 208 registrou 17.439 vendas, enquanto o Citroën C3 vendeu 22.208 exemplares e o Ford Fiesta, 90.431 modelos (na época, o modelo Fiesta Rocam ainda era vendido e tinha as suas vendas contabilizadas com as do New Fiesta).

chevrolet sonic 2014 eua 2

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.