VW Passat moderno – Reclamações e Defeitos

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O VW Passat moderno é sinônimo de luxo e sofisticação, trazendo praticamente tudo que a VW tem de melhor, motores modernos (independente do ano de fabricação), acabamento refinado, opcionais e itens de série que garantem ao dono todo o conforto e segurança que a marca pode entregar.

Mas mesmo sendo tudo isso, ainda requer atenção na hora da compra e para isso vamos listar aqui os principais pontos para verificar em um usado e as reclamações mais comuns dos proprietários.

A geração B5 do passat estreou em 1997, trazendo motorização 1.8 20V de aspiração natural (125 cv) ou turbo (150 cv), além do motor V6 (193 cv), com opções de câmbio manual ou automático, foi sucedido pela geração B6 em 2005 com motorização 2.0 aspirada (150 cv) e turbo (200cv) que era basicamente o motor 2.0 TSI, além do V6 3.2 com 250 cv, os câmbios eram automáticos de 6 marchas ou automatizados também de 6 marchas.

A geração B7 de 2010 não trouxe grandes mudanças, o 2.0 turbo foi calibrado para gerar agora  211cv e o V6 passou a ser 3.6 de 300 cv e a mais nova geração B8, que estreou em 2014, trouxe  o motor 2.0 com alterações mecânicas, sendo o mesmo conjunto do Golf GTI.

Detalhes de versões e gerações você encontra no nosso post, mas basicamente qualquer opcional que quiser, em algum ano ou versão do Passat você vai encontrar, airbags, ABS, teto solar, motor potente, acabamento de qualidade, bancos com aquecimento, regulagem elétrica dos bancos e por ai vai…

Como todo carro, existem problemas e reclamações sobre ele, fique ligado nos principais deles:

Mecânica delicada

Desde os motores 1.8 20v, até os modernos TSI têm uma complexidade mecânica superior à projetos mais comuns da marca e dos concorrentes, isso não quer dizer que sejam motores problemáticos, eles só precisam de mais cuidados, não é só “por óleo e rodar”.

Procure por vazamentos de óleo, fluído do reservatório de expansão do arrefecimento alaranjado, peças plásticas quebradas e faltando, e claro, solicite o histórico de manutenções, se o dono não tiver nenhum comprovante guardado, recomendo escolher outra unidade.

Nos motores 2.0 TSI são comuns problemas de carbonização das sedes das válvulas e a quebra da bomba d’agua, portanto vale uma preventiva nesses itens.

Sendo proprietário de um carro 1.8 20v falo com propriedade, apesar do motor não ser muito mais complexo que qualquer VW comum (se assemelhando ao bom e velho AP) muitos mecânicos se recusam a mexer.

Custos de manutenção elevados

Além de mais delicada, a manutenção é mais cara que qualquer carro popular, especialmente da geração B6 em diante, peças relacionadas à injeção direta, bobinas, módulos e turbina passam facilmente dos R$ 1500,00 cada, ou seja, para trocar 4 bicos injetores e 4 bobinas, não vai gastar menos de R$ 3.000,00.

Peças de acabamento caras

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Um farol da geração B5 custa cerca de R$ 800,00, o mesmo vale para a B6, um da geração B8 de LED passa facilmente dos R$ 3500,00, note que não é o par, é cada farol.

Uma grade original dessa mesma geração pode custar mais de R$ 1500,00, peças de acabamento interno também costumam ser caras e nas gerações mais antigas se quebram com facilidade devido ao ressecamento dos plásticos.

Câmbios automatizados e automáticos

O mesmo vale para os câmbios, não são defeituosos por natureza como o DSG-7, por exemplo, mas já estão rodando há bons anos, isso pode causar desgaste nos componentes internos.

Se a unidade que está comprando vier equipada com um câmbio automático ou automatizado, exija o histórico de manutenções, no mínimo a troca de óleo deve ter sido feita umas duas vezes na vida do carro, para os automatizados, uma troca de embreagem não vai sair por menos de R$ 7.000,00, então fique atento a marchas patinando ou trancos nas trocas de marcha e nas arrancadas.

Peças difíceis de achar

Aqui o bicho pega, para as gerações mais antigas, em especial as anteriores a 2010, já não há grande disponibilidade de peças de acabamento nas concessionárias, ficando muito difícil achar aquela peça especifica que está faltando no seu carro.

Aí, você acaba precisando recorrer a desmanches, que muitas vezes pedem o olho da cara por uma peça de plástico minúscula. Algumas peças são encontradas em sites de vendas importados da China, mas boa parte tem uma qualidade bem questionável.

Problemas no turbo

Esse não é um problema de projeto e sim de mal uso ou simplesmente de desgaste natural das peças.

As versões turbo, seja 1.8 20v, seja 2.0 TSI, podem apresentar problemas na turbina, muitos tiveram central eletrônica remapeada, ou utilizaram óleo fora da especificação, de má qualidade ou tiveram a manutenção negligenciada.

Uma turbina recondicionada não sai por menos de R$ 2.000,00, fora a mão de obra, por isso fique atento a sinais de desgaste, o mais comum e clássico é a fumaça branca/azulada saindo do escapamento ao acelerar o carro e tirar o pé bruscamente do acelerador.

Não tem câmbio manual

As versões modernas do Passat perderam a opção de câmbio manual, o que é bem triste, levando em conta o conjunto mecânico com ótimo desempenho.

Seguro alto

Carros antigos podem ter o seguro negado pela escassez de peças, ou o valor do seguro pode ultrapassar 10% do valor FIPE do carro, por isso fique de olho, os modernos não sofrem desse mal de não ser realizado o seguro, mas ainda assim pode ser bem salgado, tendo em vista o perfil do condutor e o preço das peças.

Procedência complicada

Como dissemos acima, tudo no Passat é mais caro que um carro “comum”, desde a mão de obra até as peças (quando são de qualidade).

O problema disso é que as vezes o dono não teve condições de manter corretamente, gastando todo o dinheiro que tinha para rebaixar, colocar rodas aro 20” e som de última geração.

Mas aí, quando a bomba d’agua quebra, ele coloca uma chinesa, não coloca óleo VW ou similar e coloca qualquer um do posto, água do radiador completa na torneira, amortecedor sofre com as molas cortadas e por aí vai.

Portanto só compre um Passat de quem você sabe que gosta do carro e cuida, nem que pague 20% a mais do que outro sem procedência, acredite vai sair mais barato que arrumar tudo que tem pra fazer.

Conclusão

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O Passat é um carro excepcional, entrega tudo que promete, conforto, desempenho e status, mas tudo tem seu custo, e nesse caso é financeiro mesmo, as peças são caras, algumas difíceis de achar e não é qualquer mecânico que vai colocar a mão, nem sempre pela complexidade mecânica, as vezes é por medo mesmo, então coloque tudo isso na ponta do lápis antes de comprar.

É o tipo de carro que vai te dar muitas alegrias mas é primordial encontrar um bem cuidado e com os históricos de manutenção em dia, ou pode ficar com uma conta bem cara na oficina, e gastar dias e dias orçando peças em concessionárias, lojas online e desmanches, pois acredite, aquela pecinha do painel que está quebrada pode sair caro.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.