Antigos Clássicos Etc Longform

Carro antigo: bom investimento e diversão garantida

carros-antigos-17 Carro antigo: bom investimento e diversão garantida

Visitar uma exposição de carros antigos pode ser um ótimo programa de fim de semana ou feriado. Seja você um apaixonado ou apenas um curioso. E não importa sua idade.



Exposições de carros antigos já se espalharam pelo país. De Norte a Sul. Vivo no estado de São Paulo. E já fui a eventos na capital e no interior. O mais famoso deles é o de Águas de Lindoia, realizado anualmente no feriado de Corpus Christi.

Na capital paulista, clubes se reúnem para encontros no Estádio do Pacaembu, na Estação da Luz ou no Sambódromo do Centro de Convenções do Anhembi.

Nestes locais se reúnem, inclusive em dia de semana, amantes de VW, Chevrolet, Ford V8, Dodge V8, de picapes antigas de marcas variadas e de modelos específicos como Chevrolet Opala e Ford Maverick e Modelo T, vulgo Ford ‘Bigode’ chamado assim devido ao par de alavancas opostas na coluna de direção utilizadas para controlar a aceleração.

Nos domingos e feriados, estacionamentos de Shoppings e Hipermercados na Grande São Paulo também viram ponto de encontro de carro antigo. Encontros de menores proporções, claro.

carros-antigos-5 Carro antigo: bom investimento e diversão garantida

Aliás, todos os encontros começam pequenos. Dois ou três amigos se reúnem e outros, vendo, sentem-se encorajados a comprar um antigo e reformá-lo para mostrá-lo ao público. Alguns mais apaixonados e dispostos a investir, quando se dão conta já têm 200 carros. E por falar em investimento, para alguns os enventos são, ao mesmo tempo, paixão e negócio.

Neste último feriado de Proclamação da República, visitei o Primeiro Encontro de Carros Antigos de Campos do Jordão. E nele havia, além dos expositores particulares com antigos das marcas Dodge, Studebaker, Renault, Mercury, Chevrolet, VW e Ford, uma loja com seus modelos expostos para venda: Fuscas dos anos 60, Kombi dos anos 70, Mercedes-Benz dos anos 60 a 80 e até uma rara BMW 1600 GT Coupé 1968.

Eu que tenho acompanhado este mercado há cerca de 7 anos, percebo que os preços dos carros antigos colecionáveis estão em alta. Se um Dodge Charger R/T 1976 em 2004 era vendido por cerca de R$ 20 mil, hoje há quem peça por ele R$ 70 mil.

O mesmo vale para um Maverick GT 1975, que de menos de R$ 20 mil há 7 anos hoje pode passar dos R$ 100 mil. Um Ford Mustang dos anos 60, nas versões conversível ou fastback, como a Eleanor de 60 Segundos, custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

carros-antigos-15 Carro antigo: bom investimento e diversão garantida

Quanto mais raro, mais caro. Tanto que, em leilões internacionais os preços estão lá no céu. Uma Ferrari 250 Testa Rossa, de 1957, foi vendida este ano por US$ 16,4 milhões. E o recordista em preço na história foi um Bugatti Type 57SC Atlantic 1936, vendido em maio de 2010 por US$ 40 milhões.

Mas deve-se lembrar que apesar de bom negócio, guardá-los em segurança, encontrar peças de reposição e mantê-los conservados e funcionando tem um custo alto. E exige tempo. De olho nisso, alguns colecionadores empreendedores com experiência no assunto, criaram “carrinas”, ou marinas para carro, locais cobertos e seguros onde o dono paga uma mensalidade e encontra seu carro limpo, abastecido e com bateria carregada quando decide passear com eles.

Os encontros de carros antigos como o de Campos do Jordão também são um bom local para quem não procura um carro inteiro, mas sim partes – ou peças. Nestes eventos sempre há stands com peças de acabamento como volantes, manivelas de vidros e botões do painel.

E outros com peças mecânicas também. Tive a chance de ver um conjunto de pistões e bielas para motor Ford V8 na caixa. Além de filtros, carburadores, distribuidores e cabos. E por aí vai.

carros-antigos-3 Carro antigo: bom investimento e diversão garantida

Miudezas também não faltaram. De revistas a chaveiros. De latinhas de óleo antigas a LPs com músicas dos anos 1950 e 1960. E para os saudosistas e novos apaixonados, miniaturas e pôsteres.

Além de passar uma tarde agradável, também pude interagir com muita gente e ouvir boas histórias de quem viveu aqueles tempos. E ver jovens e crianças na companhia dos avós querendo saber pra quê e por quê as coisas eram daquele jeito.

Encontros de carros antigos são cada vez mais frequentes. Bons sites para conferir o calendário de eventos são:

– O do Clube do Carro Antigo (www.clubedocarroantigo.com.br) que também orienta proprietários de carros associados ao clube no processo de obtenção da placa preta e organiza eventos culturais da época dos carros, com músicas e pessoas vestidas com roupas características.

– FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos – (www.fbva.com.br). FBVA é a entidade máxima do antigomobilismo, à qual clubes de carros antigos podem se associar. Também orienta associados na obtenção da placa preta e divulga e organiza eventos.

E fique ligado nos sites, TVs e jornais regionais, pois alguns eventos ainda não são muito tradicionais ou estão em sua primeira edição, como o de Campos do Jordão.

Bom, é isso! Fui e recomendo a você, leitor, ver os antigos e investir neles. Um bom começo é comprar carros com menos de 30 anos, que ainda não são clássicos, mas que logo se tornarão, como Santana, Escort, Omega, Passat, Gol, Monza e BMWs e Mercedes dos anos 80 e 90, por exemplo.

Ou procurar muito bem, pois ainda se encontram casos em que o carro antigo, quer seja um Maverick ou um Packard, foi herança e os filhos e a viúva não têm interesse em cuidar dele ou pretendem mudar-se para apartamento.

Desse modo, os preços não serão estratosféricos. E mesmo com reparos e documentação, ainda há perspectivas de ganho. A placa preta, permitida para carros com mais de 30 anos, também ajuda a valorizar o carro antigo.

Ficou entusiasmado? Vale lembrar que de 24 a 27 de Novembro próximos, será realizado no Anhembi em São Paulo, o Salão Internacional de Veículos Antigos (carros e motos), organizado pela mesma empresa que organiza o Salão Internacional do Automóvel. O local também é o mesmo. Haverá ainda leilão de veículos e premiação dos melhores veículos do evento. Você vai? Não se esqueça de levar a câmera fotográfica. E o talão de cheques!

Texto e fotos: Gerson Brusco Gonzalez

  • mt_com1982

    Um dia ainda vou ter meu Opala…
    sonho
    eu chego lá…

  • brucampa

    Mustang Fastback, meu preferido!!!! Certeza que vou alugar pro meu casamento!!!

    • lucasfs87

      cara, faz isso! casei agora e deixei o meu carro pra ser o carro da noiva, o cara que levou "moeu" minha embreagem, ela chegou na Igreja com maior cheirão, e eu empolgado: o que foi amor, tava fazendo burnout do lado de fora da Igreja?? Qd saímos o carro tava com a embreagem no limite: resultado, troquei esse final de semana, 550,00 a brincadeira. Um Fusion sairia por 300

      • Paulo_Mopar

        Qual carro?

        • brucampa

          acho melhor ele nem responder, se nao vou chorar junto com ele…..pra usar o carro no casamento…deve ser um "elegante"!!! que medo….

        • lucasfs87

          Renault Clio Sedan. É o que ela queria: "ah amor, é o nosso carro, tem que estar junto da gente nesse momento também…" foi o argumento dela. Acabou me convencendo.
          Ps. o Brucampa vai rir, ele imaginou que eu devia ter um Omega super inteiro, ou um Mondeo sei lá, rsrsrs

          • Paulo_Mopar

            Meu casamento tbm vai ter um Burnout,mais esse vai ser eu que vou fazer haha.Com um V8 antigo,de preferencia Mopar

            • lucasfs87

              Era o que eu queria fazer. Meu mecânico é amigo, a filha dele foi minha madrinha, ele tem um Opala 6cil lindo, ofereceu pra levar a gente pro hotel, mas minha esposa não quis

      • brucampa

        não lembro quem foi, e nem em qual noticia que era, mas alguem ai comentou: "não empresto meu carro nem pra namorada"…..só o dono sabe e tem interesse em cuidar do seu carro, o cara infelizemente, nao estava nem ai.
        é o que vemos também com os carros alugados, o pessoal liga o F-OFF e pensa "é alugado mesmo….vamos fazer uns drifts", por isso aquela V8 e Classicos e outras empresas só alugam com o seu proprio motorista.

        • lucasfs87

          Preferiria mesmo com motorista…
          Ps. Como vc viu a pergunta do Paulo Mopar, meu carro é um Clio Sedan

  • ricardoglima

    O de Águas de Lindoia – Esse ano eu consegui ir!! Recomendo a todos, um espetáculo!!

    • hitokiri_ken

      Já eu acho que tão perdendo a mão, principalmente com relação à estrutura, eles oscilam muito ano a ano a qualidade do evento… Pesssoal da organização tem de levar em conta que o evento cresceu demais. Diria que em outras edições passadas já chegou a ter antigos de mais relevância. Mas mesmo assim foi legal poder conhecer um DeLorean pessoalmente.

      • ricardoglima

        Como vc disse…a estrutura ja deixa a desejar.
        Por isso já fui no 1º dia e cheguei antes das 8:00 da matina…..assim consegui ver tudo e ir embora antes da muvuca geral tomar conta do pouco espaço disponivel.
        Ano que vem estarei lá sem falta, porém chegarei ainda mais cedo, 7:00 já to lá, esse é o conselho que passo.
        E que eu tenha "tempo" pra comprar o meu ………….maverick 302 v8

        Att

  • Leandro1978

    Eu gosto destes antigos. Se fosse ter todos que gosto precisaria de um galpão… Alguns da lista: Opala cupê de 1976 a 1975 (o Comodoro marrom com o teto em vinil bege é lindo), Dodge Dart (o amarelo é um dos mais bonitos), Escort XR-3 conversível (preto), Gol GT (vermelho), Fusca anos 1960, Santana Sport 1990 (vermelho ou branco), C10, Omega CD 3.0 (azul).

    • W_Santos

      Leandro tenho um gol gt 86 preto, 1.8 alcool 5 marchas. Um chodo, dirigir o carrinho é bem prazeroso, porém só eu que gosto, minha familia acha desconfortável, barulhento e duro, fruto da suspenção justa e ap 1.8 aspero. Destaque para o painel completissimo para época, que inclui até contagem de marchas e os Bancos Recaro, raros de ser encontrados em bom estado. O cambio curto é senssacional.

  • hitokiri_ken

    Sinceramente acho que nem de longe deve ser considerado um bom investimento. Vc precisa ser muito bem articulado e esforçado pra conseguir bons mecânicos, boas peças, etc. O carro se desfaz sozinho se você não cuidar dele da maneira correta pra um antigo ainda tem q ser cuidado da maneira perfeita pra não perder o valor de mercado.

  • LGRL

    Eu tenho um Monza 1.8 sedan sl/e 1984 vermelho que foi o primeiro carro do meu pai e que eu ganhei de aniversário e não vendo ele nem por muito dinheiro.

  • ARISTEU

    Vale lembra que uma coisa é alguém PEDIR um valor por um carro, outra coisa é a pessoa VENDER pelo valor que PEDIU
    Tem muito anúncio de carro antigo com um valor absurdo, que nem o dono do carro pagaria aquilo pelo carro dele, mas o cara anuncia, ai outro que tem o mesmo carro olha o valor e anuncia por um valor semelhante e ai td mundo vai subindo o valor do seu carro, qdo percebem que ninguém ta vendendo, começam a diminuir até conseguir vender

    • Avantimes

      Sim ja percebi isso também. Tem até site vendendo Quantum, que nem antiga e, a R$ 40 mim e SAntana a R$ 50 mil. É mole?

      • rafa_marcao

        Pedir é uma coisa, pagarem é outra.

    • ricardoglima

      O BOOM imobiliário fou pro carro antigo?? hehehe
      Brincadeiras a parte é isso msm que acontece, e vi um caso desses a poucos anos atras….um colega vendeu um Galax 1976, impecável por miseros R$14.000,00 (o cara tava muito enforcado), agora pergunta por quanto o atual dono ta vendendo o mesmo carro??? R$30.000,00

  • zemarreta

    Meu finado pai tinha um dojão V8tão desses (o de 4 portas). Na época em que não tinha cadeirinha e só Deus que protegia, enchia de menino dentro do carro, ligava o ar-condicionado e a gente se achava o máximo correndo por aí. Saudades daquele carrão!

  • BlueGopher

    Os preços aqui no Brasil estão assustadores.
    Sai mais barato, em alguns casos, trazer carros importados antigos do que comprar aqui no mercado nacional.
    Até um Fusca antigo, na Califórnia, é mais barato que aqui.
    Será que não é uma bolha? Ou o pessoal perneu a noção do valor do dinheiro?

    • Julio_F

      O pessoal perdeu a noção do valor do dinheiro por aqui. Na verdade, até me questiono se algum dia alguém teve noção do valor do dinheiro por aqui.
      É muito simples: dinheiro vem do seu trabalho. Trabalho consome seu tempo. E o seu tempo é a sua vida. Então o seu dinheiro, de uma forma de outra, é a sua vida, por isso que você deve valoriza-lo.
      Na maior parte dos paises do mundo uma pessoa trabalhando 4 ou 5 meses consegue comprar um carro bom. Aqui no Brasil, o povo tem que trabalhar pelo menos 10 para conseguir um carro razoável. Imagina que absurdo? Alguém dos EUA compra um Camaro ou um Passat com 6 meses de trabalho. Aqui no Brasil você tem que trabalhar mais de 16 (tendo um salário bem alto). Isso é razoável? Os moradores dos EUA são mais ou menos humanos que nós? Não. Eles só são menos bobos e dão mais valor a algo que parece que o povo daqui menospreza: o trabalho.

    • rafa_marcao

      Perdemos. O Brasil "se isolou" quanto aos preços de automóveis, imóveis e etc.

      Casa do lado da praia em Miami Beach com 3 quartos = $200.000 (aqui você não compra um apartamento no guaruja)

      • O_Corsario

        E com o preço do pedágio da Imigrantes, deve sair mais barato voar até Miami que descer até o Guarujá! kkkkkkkkkk
        falando sério, não é mole o que tem de brasileiro comprando imóvel no exterior. Daqui a pouco o governo vai subir IOF entre outros impostos, usando cortinas de fumaça como "desindustrialização", "aumento do desemprego" e outras coisas que colam…

        • rafa_marcao

          Com o preço de um apê no Guaruja você compra um apartamento em Miami Beach e por ela na garagem:
          http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2001-FERRARI-360-M

          66 mil dolares! É de chorar…

        • diogo_rs6

          E o pior que para bu(r)rocratas sempre é mais cômodo aumentar o valor dos importados do que desonerar o feito localmente

  • canjicajujuba

    Gostei da reportagem. Realmente é muito legal poder participar desses encontros e fazer novas amizades. Como não tenho espaço para ter um, me contento em tirar algumas fotos. Para quem quiser ver as galerias dos últimos encontros que participei: http://www.mandarino.pro.br

  • EEQ1100

    Há seis meses comprei meu primeiro antigo… garanto à quem quer comprar um, é diversão garantida… Vale cada centavo gasto…! Recomendo a todos…

  • kikofar

    Tençho um XR3 conversível! Minha diversão é garantida todo sábadão!!! hehehe

  • Antigomobilismo, um dia ainda vou ser adepto dessa prática.
    Me encantei num encontro de Opalas/Mavericks… coisa linda ver carros antigos e potentes tão bem cuidados.

  • LeopoldoAntunes

    Eu gostaria de saber, se nessa época proporção de acidentes sobre a frota de carros era maior ou menor do que a atual ? Não tem muito a ver, mas vendo esses carros fiquei curioso.

  • ricardoglima

    Ja que vc fugiu do assunto deixa eu completar:
    Imagina a proporção piloto x morte de uma RD350 hehe
    A resposta da sua pergunta é muito relativa, os carros eram menos seguros, mas não tinhamos tantos nas ruas, diminuindo assim a probabilidade de acidentes, assim como temos hj.

  • Edson Roberto

    Achei estranho o JP não entrar aqui para ver a reportagem… mas tinha uma Kombi (a da foto) que é a cara dele!

    Quanto ao evento de Campos do Jordão eu estava lá! Legal foi a simplificidade do dono do Mustang (que tinha um Chamonix ao lado que era dele também) e nós conversando e eis que ele pergunta: "Quer ouvir o ronco do motor? Motor de 88000 milhas…."

    Claro que quis né…. motor saudavel, inteiro, barulho de filme de carros como o "Christine"… lindo!!!!! Inveja… não esqueço dele dizendo: "Já que você quer ouvir, vai até o Porsche (chamonix) e pega a chave do Mustang, está no porta objeto do lado do motorista". Juro, me senti um menino de 10 anos de idade, qdo meu pai na sua Caravan pedia para fazer tais coisas. Me lembro do meu primo dando cavalo de pau na Caravan do meu tio…rsrs

    Mas qdo ele ligou, um brilho, um item marcante, a infancia voltou a tona, foi bem legal. Não tirei foto, não filmei, só guardo nas lembranças.

    • João Paulo Vizioli

      Eu não entrei antes aqui pq dormi o dia todo (a tradicional 2ª feira né…rs!)…

      Mas como aquela Kombi está linda… me deu uma dor no coração ao lembrar da minha que esta caindo aos pedaços em BSB…

  • Crazy4Italy

    Para lidar com carros antigos antes de tudo é preciso TEMPO e DINHEIRO.
    Já estive envolvido com carros antigos, vivi bons e maus momentos, e o que tenho a dizer é que é um mercado muito emocional.
    Bom negócio? Não.
    Em muitos casos é um negócio que te dá duas alegrias: a primeira quando você entra. A segunda, maior, quando você sai.

    • Herumor_

      quem tem é porque gosta… não vejo motivo de reformar ou comprar um antigo "pra fazer dinheiro"… acho que isso no brasil não da certo…

  • Doidim2011

    A Kombi, o Classic, a S10, o Mille, já deveriam sair de fábrica com placa preta

  • O_Corsario

    MUito bacana o texto, sem dúvida o mercado de carros antigos mudou mesmo. Lembro de ver KG bem inteira uns dez anos atrás por uns R$20.000, hoje não se acha por menos de R$50.000.
    Agora, não acho que seja um bom investimento. Requer MUITO trabalho, dinheiro e dedicação, e se tem pouca garantia de retorno. Não acho que seja simplesmente comprar, sair usando e depois vender lucrando em cima.

  • Filipe_GTS

    Aqui na minha cidade tem um cara muito conhecido que possui o ícone dos antigos V8 nacionais, um mero Dodge Charger R/T vermelho, com capota de vinil preto, V8 (lógico) e câmbio manual. O carro é absurdamente original, interior impecável, rodas e tudo mais. No dia-a-dia ele anda de Hilux. O cara deve ter uns 70 anos, e ele comprou o Dodge ZERO QUILÔMETRO. Parece que o velho previa o sucesso do carro e o valor que agregaria. Já vi ele falando que vêm entusiastas do Brasil inteiro pra comprar o carro dele e que já colocaram mais de R$ 100.000 à vista e em espécie em cima da mesa do escritório dele e ele recusou entregar as chaves do R/T.

    • diogo_rs6

      As vezes o cara coloca um valor alto no carro só para despistar pretendentes…… É o típico caso de cara que ama o carro e só tem o sobrepreço devido a possiveis "danos morais referentes a separação"!

  • Led_Zeppelin

    Não é investimento mas é um hobby onde vc nao perde muito dinheiro.

    Mas também não perde pq de 10 anos pra cá estamos numa fase de subida de preços de carros, ninguém garante que uma hora a bolha não vá estourar e o antigo q vc comprou por 70k passe a valer 40k

  • landocar

    ainda to de bobeira com as pick ups e o alfa vermelho. isso pq nem vo falar do vette…

  • LucaassFerreira

    Ainda sonho com meu Mavecão 302 V8 todo original

    • Fabio D.

      Lucas, vamos lá, Mavecão V8 laranja, Opalão roxo 6 canecos, Kadett GSi 93 vinho e Gol GTi 88 azul… sonhos! E desespero pras esposas e namoradas, inclusive para a minha, que fica puuu da vida quando eu falo que vou comprar uma máquina dessas pra usar sábado! Ela fala que não vai andar de carro velho (quase mato ela quando fala que um clássico desses é velho). Enfim, planos para quando eu tiver grana e espaço na garagem pra um brinquedinho desses… =)

      • diogo_rs6

        Preconceito contra carro antigo é de doer!

  • Fabio D.

    Aquela Brasília preta é a Dacon? Por quê a VW não fabricou algo assim na época, ficou muito bonita! Com certeza melhor que a verde abacate que a irmã do meu avô tinha hahahaahaha

  • Herumor_

    com certeza um antigo é uma boa… o Corcel 73 em casa entorta pescoços quando sai na rua… problema é conseguir manter impecável após a restauração… se não cuidar vai deteriorando lentamente =/

  • diogo_rs6

    Um dia faço meu Sentra 1994 chegar à placa preta…….. Já passou da metade do caminho!

  • Pe_no_freio

    Queria ter um Dodge Diplomat Station Wagon '80, um Ford Country Squire Station Wagon '67 e um Pontiac Grand Safari '74 (SW também). sou apaixonado por esses barcos de rua com madeira. hahaha.
    Mas "dessas terras" seria o VW SP2, Simca Chambord e claro meu futuro primeiro carro, Monza SL/E '88 (quero um verde 4p gasolina. rá! vai ficar original haha)
    muito sonho pra pouco dinheiro, mas bora trabalhar né (e sonhar)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend