O Polo 2008 foi o segundo ano/modelo do hatch compacto atualizado em 2007, mas que viveu um limbo nesse período entre a renovação de estilo e as mudanças mais importantes da linha 2009.
Assim, o compacto nacional teve apenas duas versões com motor 1.6, visto que já não tinha mais unidades do Polo GTI, importadas da Alemanha. O compacto fabricado em São Bernardo do Campo estava à sombra do Polo Sedan.
Tendo perdido o motor 2.0 com a mudança de visual, o Polo voltou a dispor do propulsor EA113 quando a motorização passou a ser flexível no modelo, quando também a VW adicionou uma tecnologia nova no sistema flex.
Oferecido nas versões 1.6 e Sportline 1.6, ele era um hatch compacto premium muito apreciado por sua qualidade construtiva e acabamento, sendo um dos modelos da VW que os clientes criticaram gerações seguintes.
As duas Modelos
O Polo 2008 teve apenas duas versões com apenas um motor e uma opção de transmissão, unicamente manual. Esse era um quadro bem precário do portfólio do hatch no mercado nacional.
Um ano/modelo antes, havia até o Polo GTI, que teve apenas 30 unidades vendidas. Depois, o hatch ganharia novas tecnologias e a versão GT 2.0, além do 2.0 8V Flex em outras versões, exceto a BlueMotion.
Assim, a composição do 2008 era 1.6 de entrada e 1.6 Sportline, que tinha um apelo mais esportivo, mas muito brando se comparado ao GTI anterior e ao GT posterior.
- Volkswagen Polo 1.6 MT
- Volkswagen Polo Sportline 1.6 MT
Itens de série
Volkswagen Polo 1.6 MT – Motor 1.6 com transmissão manual de cinco marchas, mais direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, computador de bordo, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, pneus 195/55 R15, faróis duplos, antena no teto, retrovisores externos na cor do carro, maçanetas na cor do carro, luz auxiliar de freio, vidros verdes, desembaçador do vidro traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, batentes nos para-choques na cor do carro, protetores laterais na cor do carro, conta-giros, porta-copos retráteis, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança laterais com 3 pontos, apoios de cabeça dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido e rebatível, quatro alto-falantes, alarme, repetidores de direção externos e porta-malas iluminados.
Opcionais: Airbag duplo, freios com ABS, sistema de som com CD/MP3/auxiliar, vidros elétricos nas quatro portas, travamentos central elétrico, ar condicionado, sensor de estacionamento, entre outros.
Volkswagen Polo Sportline 1.6 MT – Itens do 1.6, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, chave-canivete com telecomando, vidros elétricos nas quatro portas, travamentos central elétrico, ar condicionado, acabamento exclusivo, pedais esportivos, defletor de ar preto, sistema de som com CD/MP3/auxiliar, entre outros.
Opcionais: Airbag duplo, freios com ABS, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante e alavanca em couro, bancos e portas em couro, função tilt down para retrovisor, ar condicionado automático, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento e teto solar elétrico.
Motor 1.6
Acionado por correia dentada, o comando do 1.6 EA111 tinha tuchos hidráulicos.
O propulsor mantinha a potência original de 101 cavalos na gasolina, mas com tecnologia Total Flex, chegava a 103 cavalos no álcool, obtidos a 5.750 rpm.
Os torques eram de 14,3 kgfm no primeiro e 14,5 kgfm no segundo, conseguidos a 3.250 rpm. Esse motor com injeção eletrônica multiponto tinha sistema de partida a frio por injeção de gasolina, através de um reservatório no cofre.
Esse motor foi atualizado para VHT 1.6 com partida a frio por pré-aquecimento e até 104 cavalos e 15,6 kgfm a apenas 2.500 rpm a partir de 2009, sendo ainda hoje produzido pela VW para os modelos Gol, Voyage, Saveiro e Fox.
O Polo teve ainda motor EA113 com até 120 cavalos e 18,3 kgfm a 2.250 rpm, bem como versão econômica BlueMotion com transmissão longa, pacote aerodinâmica, personalização externa e interna, grade aerodinâmica e flex pré-aquecido.
A transmissão manual tinha cinco marchas no Polo 2008 e a embreagem era de acionamento hidráulico, sendo que o automatizado I-Motion só surgiria em 2014, já no fim do ciclo de vida (estendido) do hatch alemão.
Informações de desempenho
O Polo 2008 tinha um desempenho mediano com o motor EA111 1.6 8V ainda da primeira fase, a original, não conseguindo uma performance tão boa quanto o segundo, que tinha mais força.
Dessa forma, o hatch compacto da Volkswagen ia de 0 a 100 km/h em apenas 11,2 segundos, ante pouco mais de 10 segundos do modelo 2009, já com motor atualizado.
Ainda assim, exibia certa disposição, bem como velocidade final, chegando a quase 190 km/h. Com câmbio curto e potência razoável, o Polo hatch era um carro esperto e agradável de dirigir.
- Volkswagen Polo 1.6 MT – Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,2 segundos
- Volkswagen Polo 1.6 MT – Velocidade máxima – 189 km/h
Números de consumo
Já no consumo, o Polo 2008 ainda evidenciava o projeto do motor EA111 1.6 8V que trabalhava bem com gasolina, mas decepcionava com álcool. Assim, ele fazia pouco mais de 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada.
Eram números realmente ruins para um carro que não era tão pesado e que tinha um motor com bom torque em baixas rotações, o que exigiria menos esforço. Contudo, a transmissão era curta e isso tornava seu consumo em ruim.
Na gasolina, o Polo já rendia bem, fazendo quase 9,5 km/l na cidade e mais de 12 km na estrada. O torque em baixa favorecia o consumo nesse caso, tornando a viagem mais longa na estrada, onde podia chegar a mais de 540 km.
- Volkswagen Polo 1.6 MT – Consumo com etanol – 6,2/8,1 km/l
- Volkswagen Polo 1.6 MT – Consumo com gasolina – 9,4/12,1 km/l
Dados técnicos
Motor | 1.6 |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1598 |
Válvulas | 8 |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex |
Potência máxima | 101/103 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 14,3/14,5 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | Manual de 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço e liga leve, aro 15 polegadas |
Pneus | 195/55 R15 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 3.915 |
Largura (mm) | 1.650 |
Altura (mm) | 1.501 |
Entre eixos (mm) | 2.465 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 270 |
Tanque de combustível (L) | 45 |
Carga (Kg) | 475 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.105 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,34 |
Polo 2008 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!