Polo 2008: apenas duas versões, com motor 1.6

Volkswagen Polo 2010

O Polo 2008 foi o segundo ano/modelo do hatch compacto atualizado em 2007, mas que viveu um limbo nesse período entre a renovação de estilo e as mudanças mais importantes da linha 2009.

Assim, o compacto nacional teve apenas duas versões com motor 1.6, visto que já não tinha mais unidades do Polo GTI, importadas da Alemanha. O compacto fabricado em São Bernardo do Campo estava à sombra do Polo Sedan.

Tendo perdido o motor 2.0 com a mudança de visual, o Polo voltou a dispor do propulsor EA113 quando a motorização passou a ser flexível no modelo, quando também a VW adicionou uma tecnologia nova no sistema flex.

Oferecido nas versões 1.6 e Sportline 1.6, o Polo 2008 era um hatch compacto premium muito apreciado por sua qualidade construtiva e acabamento, sendo um dos modelos da VW que os clientes criticaram gerações seguintes.

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Polo 2008 – versões

O Polo 2008 teve apenas duas versões com apenas um motor e uma opção de transmissão, unicamente manual. Esse era um quadro bem precário do portfólio do hatch no mercado nacional.

Um ano/modelo antes, havia até o Polo GTI, que teve apenas 30 unidades vendidas. Depois, o hatch ganharia novas tecnologias e a versão GT 2.0, além do 2.0 8V Flex em outras versões, exceto a BlueMotion.

Assim, a composição do 2008 era 1.6 de entrada e 1.6 Sportline, que tinha um apelo mais esportivo, mas muito brando se comparado ao GTI anterior e ao GT posterior.

  • Volkswagen Polo 1.6 MT
  • Volkswagen Polo Sportline  1.6 MT

Equipamentos

Volkswagen Polo 1.6 MT – Motor 1.6 com transmissão manual de cinco marchas, mais direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, computador de bordo, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, pneus 195/55 R15, faróis duplos, antena no teto, retrovisores externos na cor do carro, maçanetas na cor do carro, luz auxiliar de freio, vidros verdes, desembaçador do vidro traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, batentes nos para-choques na cor do carro, protetores laterais na cor do carro, conta-giros, porta-copos retráteis, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança laterais com 3 pontos, apoios de cabeça dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido e rebatível, quatro alto-falantes, alarme, repetidores de direção externos e porta-malas iluminados.

Opcionais: Airbag duplo, freios com ABS, sistema de som com CD/MP3/auxiliar, vidros elétricos nas quatro portas, travamentos central elétrico, ar condicionado, sensor de estacionamento, entre outros.

Volkswagen Polo Sportline 1.6 MT – Itens do 1.6, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, chave-canivete com telecomando, vidros elétricos nas quatro portas, travamentos central elétrico, ar condicionado, acabamento exclusivo, pedais esportivos, defletor de ar preto, sistema de som com CD/MP3/auxiliar, entre outros.

Opcionais: Airbag duplo, freios com ABS, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante e alavanca em couro, bancos e portas em couro, função tilt down para retrovisor, ar condicionado automático, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento e teto solar elétrico.

Preços

O Polo 2008 tinha preços de mercado, bem abaixo de R$ 50 mil na época, mas chamava atenção o anterior com o Polo GTI, que custava R$ 99 mil, um preço ainda considerado elevado hoje em dia, sendo quase comparado ao Polo GTS.

Na tabela Fipe, os preços das duas versões existentes do Polo dessa época custam praticamente a mesma coisa no mercado de carros usados (veja aqui Polo 2010: versões, consumo, etc), sendo uma aquisição interessante, ainda mais se o veículo foi bem cuidado e revisado.

Como um bom Volkswagen, ele é valorizado até certo ponto, graças também à sólida construção, acabamento íntegro e custo de manutenção adequado. Por isso, é uma boa opção para quem procura um carro barato e de bom desempenho.

  • Volkswagen Polo 1.6 MT – R$ 21.416
  • Volkswagen Polo Sportline  1.6 MT – R$ 21.452

Preços com base na tabela Fipe de dezembro de 2020.

Polo 2008 – motor

Volkswagen Polo 2010

Acionado por correia dentada, o comando do 1.6 EA111 tinha tuchos hidráulicos. O propulsor mantinha a potência original de 101 cavalos na gasolina, mas com tecnologia Total Flex, chegava a 103 cavalos no álcool, obtidos a 5.750 rpm.

Os torques eram de 14,3 kgfm no primeiro e 14,5 kgfm no segundo, conseguidos a 3.250 rpm. Esse motor com injeção eletrônica multiponto tinha sistema de partida a frio por injeção de gasolina, através de um reservatório no cofre.

Esse motor foi atualizado para VHT 1.6 com partida a frio por pré-aquecimento e até 104 cavalos e 15,6 kgfm a apenas 2.500 rpm a partir de 2009, sendo ainda hoje produzido pela VW para os modelos Gol, Voyage, Saveiro e Fox.

O Polo teve ainda motor EA113 com até 120 cavalos e 18,3 kgfm a 2.250 rpm, bem como versão econômica BlueMotion com transmissão longa, pacote aerodinâmica, personalização externa e interna, grade aerodinâmica e flex pré-aquecido.

A transmissão manual tinha cinco marchas no Polo 2008 e a embreagem era de acionamento hidráulico, sendo que o automatizado I-Motion só surgiria em 2014, já no fim do ciclo de vida (estendido) do hatch alemão.

Desempenho

O Polo 2008 tinha um desempenho mediano com o motor EA111 1.6 8V ainda da primeira fase, a original, não conseguindo uma performance tão boa quanto o segundo, que tinha mais força.

Dessa forma, o hatch compacto da Volkswagen ia de 0 a 100 km/h em apenas 11,2 segundos, ante pouco mais de 10 segundos do modelo 2009, já com motor atualizado.

Ainda assim, exibia certa disposição, bem como velocidade final, chegando a quase 190 km/h. Com câmbio curto e potência razoável, o Polo hatch era um carro esperto e agradável de dirigir.

  • Volkswagen Polo 1.6 MT – Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,2 segundos
  • Volkswagen Polo 1.6 MT – Velocidade máxima – 189 km/h

Consumo

Já no consumo, o Polo 2008 ainda evidenciava o projeto do motor EA111 1.6 8V que trabalhava bem com gasolina, mas decepcionava com álcool. Assim, ele fazia pouco mais de 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada.

Eram números realmente ruins para um carro que não era tão pesado e que tinha um motor com bom torque em baixas rotações, o que exigiria menos esforço. Contudo, a transmissão era curta e isso tornava seu consumo em ruim.

Na gasolina, o Polo já rendia bem, fazendo quase 9,5 km/l na cidade e mais de 12 km na estrada. O torque em baixa favorecia o consumo nesse caso, tornando a viagem mais longa na estrada, onde podia chegar a mais de 540 km.

  • Volkswagen Polo 1.6 MT – Consumo com etanol – 6,2/8,1 km/l
  • Volkswagen Polo 1.6 MT – Consumo com gasolina – 9,4/12,1 km/l

Polo 2008 – ficha técnica

Motor 1.6
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1598
Válvulas 8
Taxa de compressão 10,8:1
Injeção eletrônica Indireta Flex
Potência máxima 101/103 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 14,3/14,5 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço e liga leve, aro 15 polegadas
Pneus 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.915
Largura (mm) 1.650
Altura (mm) 1.501
Entre eixos (mm) 2.465
Capacidades
Porta-malas (L) 270
Tanque de combustível (L) 45
Carga (Kg) 475
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.105
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,34

Polo 2008 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X