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Avaliação completa do Citroen C3 Picasso GLX

citroen-c3-picasso-glx-avaliacao-completa-2 Avaliação completa do Citroen C3 Picasso GLX

A compra de um carro familiar precisa atender a diversos fatores. Como é um veículo que precisa agradar toda a família, leva em consideração as necessidades dos pais, a opinião dos filhos e, às vezes, até o conforto do cachorro. Ou seja, tem muito de racional nesta decisão de muitas cabeças.



E, dentro da safra dos atuais veículos que se encaixam nesse perfil, o Citroën C3 Picasso é o que privilegia mais este aspecto de atender a todos. Com um desenho incomum e boa capacidade dinâmica, virou uma opção muito interessante no segmento.

E, se a aquisição do automóvel é quase sempre por “aclamação familiar”, nada mais corriqueiro do que procurar a configuração que traz o necessário para cada um. É nesse cenário que aparece a versão intermediária GLX, que responde por 60% das vendas do modelo. Ela deixa de fora alguns “mimos”, como o GPS no painel e o airbag duplo, mas traz o essencial em termos de conforto. E, fundamental, um preço mais competitivo.

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Portanto, o C3 Picasso tem tudo que não pode faltar em uma viagem de família – crianças enjoadas, excesso de bagagem, muitas paradas e coisas gosmentas sobre os bancos ficam por conta dos passageiros. Estão lá ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico – com os vidros traseiros também acionados por botão –, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Sem falar de algumas soluções engenhosas, como o imenso porta-luvas refrigerado e as mesinhas do tipo avião para os bancos traseiros. Ainda há o rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar e comandos satélites na coluna de direção, essencial na hora de distrair a turma nas férias. Com isso, o C3 Picasso GLX custa R$ 51.400. Os únicos opcionais são o airbag duplo, que adiciona mais R$ 1.300 na conta e a pintura metálica, que custa R$ 1.190.

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Essa decisão de equipar a versão GLX apenas com o que realmente é preciso logo se mostrou uma estratégia acertada. Os 650 veículos emplacados podem não parecer muitos quando comparados ao Fiat Idea e Honda Fit, que ficam na casa dos 2 mil exemplares mensais. Mas vale lembrar que o C3 Picasso sofre a concorrência interna do C3 Aircross, sua variante aventureira, que vende cerca de 1.400 unidades por mês.

Frente a grande e diversificada concorrência, um dos grandes destaques do C3 Picasso é o seu design. Com formato quadrado com bordas arredondadas, o modelo conta com desenho bastante original. Destaque para os vistosos faróis e para a grande área envidraçada na frente. Atrás, o conjunto formado pelas lanternas e pelo vidro curvo é inovador.

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Mecanicamente, não há inovações. Sob o estiloso capô do monovolume está o motor 1.6 16V, que já está difundido na linha da PSA Peugeot Citroën. Com etanol no tanque, ele desenvolve 113 cv a 5.800 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4.500 giros. Acoplado a ele, está um tradicional câmbio manual de cinco marchas. O automático vem com um preço de R$ 4 mil a mais e ainda agrega os freios ABS.

Citroen C3 Picasso – Ponto a ponto

Desempenho – É até surpreendente a maneira com que o monovolume da Citroën ganha velocidade. O motor 1.6 16V de 113 cv é esperto e dá agilidade ao carro no trânsito urbano. Em rotações baixas, ele se mostra um pouco “preguiçoso”, mas a partir dos 2.500 giros o comportamento melhora muito. A relação curtinha do câmbio ajuda bastante no bom desempenho do modelo. Para se ter noção, o zero a 100 km/h foi feito em 10,5 segundos. Marca que muitos sedãs com motor semelhante não alcançam. Nota 8.

Estabilidade – Há um contraste entre a suspensão mole e a rigidez torcional elogiável no C3 Picasso. Em curvas, é fácil perceber a carroceria adernando, mas a estrutura geral segura o tranco. Na prática, isso dá uma sensação de insegurança ao volante. Não dá para realizar manobras ousadas – embora nem seja essa a proposta do carro. Nota 6.

Interatividade – O painel de instrumentos – além de bonito – tem ótima visualização. Os três elementos circulares trazem informações “limpas”, de fácil leitura. O resto dos comandos também são intuitivos e espalhados pela cabine. O rádio conta com comandos na coluna de direção. Do lado negativo, estão as alavancas do freio de mão e de câmbio, posicionadas muito baixas, o que dificultam o seu uso. A visibilidade dianteira é ótima, enquanto a traseira deixa a desejar por causa do vidro diminuto. Nota 7.

Consumo – O Citroën C3 Picasso conseguiu a média de 6,0 km/l rodando na cidade com etanol no tanque. Ainda não há medições do InMetro para o carro. Nota 5.

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Conforto – É um dos destaques do monovolume da Citroën. A arquitetura do carro oferece farto espaço interno. Mesmo as pessoas mais altas não vão bater com a cabeça no teto. E até cinco adultos podem viajar no C3 Picasso sem grandes apertos. A suspensão macia ajuda a aumentar a sensação de conforto. Ela consegue absorver as imperfeições do asfalto com competência e não transmite grandes solavancos para o interior da cabine. Nota 9.

Tecnologia – A versão GLX traz apenas os equipamentos essenciais, em uma lista mais enxuta – a topo de linha Exclusive recebe mais mimos, como o GPS no painel. A plataforma do C3 Picasso é a mesma do C3 europeu – que chega ao Brasil em 2012 –, um aperfeiçoamento da que é usada no C3 brasileiro. Mas tanto um quanto outro são modernos. O motor 1.6 16V é o mesmo que já é aproveitado em diversos veículos da PSA Peugeot Citroën no Brasil. Nota 8.

Habitalidade – A Citroën conseguiu espalhar uma quantidade decente de porta-objetos no grande interior do C3 Picasso. O porta-luvas, por exemplo, é imenso. Na parte superior do painel, logo abaixo das saídas de ar-condicionado, existe um compartimento de tamanho razoável para guardar objetos de uso imediato. Os acessos ao interior do veículo são muito bons graças às grandes portas com amplos vãos de aberturas. O porta-malas leva 403 litros de bagagem. Nota 8.

Acabamento – Não chega a impressionar, mas é correto. Os materiais escolhidos pela fabricante francesa são de boa qualidade e aparentam cuidado na montagem. Os encaixes são precisos e não há rebarbas aparentes. A parte central do painel tem plástico na cor “black piano”, que dá um toque extra de requinte. Nota 7.

Design – É original. O formato mais “quadradão” escolhido é amenizado pelas extremidades arredondadas e a falta dos adereços off-road do AirCross deixa o design mais leve e harmônico. Nota 9.

Custo/benefício – A versão intermediária GLX foca mais na relação custo/benefício. Traz equipamentos essenciais como ar-condicionado, direção assistida, sistema de som por R$ 51.400. Faltam, no entanto, equipamentos de segurança como airbag duplo e freios com ABS e EBD. O modelo mira diretamente a Fiat Idea Essence 1.6, que equipada igualmente vai a R$ 51 mil, Nissan Livina S 1.6, por R$ 46.490, e Chevrolet Meriva Premium 1.8, que custa R$ 49.667. Nota 7.

Total – O Citroën C3 Picasso somou 74 pontos em 100 possíveis.

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Citroen C3 Picasso – Primeiras impressões

O desenho do C3 Picasso é incomum. É aquele tipo de design controverso, que gera bastante discussão. Entretanto, as linhas são harmônicas e o visual é mais condizente com o de um monovolume do que o do AirCross, sua versão aventureira. O conjunto na traseira formado pela vidro curvo e pelas lanternas no estilo “bolha” podem causar estranheza em algum momento. O certo é que, no resto, o familiar é mais “charmoso” e muito original.

Em movimento, por exemplo, o comportamento é até surpreendente. O motor 1.6 16V de 113 cv move com alguma agilidade os mais de 1.300 kg do C3 Picasso. A partir das 2.500 rotações o propulsor entrega boa quantidade de força e o modelo fica mais ágil.

Abaixo desta marca, no entanto, o marasmo toma conta. Para conseguir fazer um motor dessa potência dar um desempenho interessante para um carro deste peso, a tática da Citroën passou diretamente pelas reduções nas relações do câmbio.

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Na prática, isso significa que basta dar uma pequena acelerada para sair da inércia ter de trocar de marcha. Se isso beneficia o desempenho, o consumo é prejudicado. A 100 km/h, por exemplo, o conta-giros já apontava 3 mil rpm. Isso ajudou para abaixar a média de consumo para 6,0 km/l com etanol.

Na parte dinâmica, a Citroën também teve de lutar contra a grande massa e a arquitetura do veículo. Com o centro de gravidade alto, o C3 Picasso não é muito bom em curvas. Nem a rigidez torcional do carro garante estabilidade e segurança.

Os bancos têm ótimos apoios laterais e ajudam a segurar os corpos nas curvas. Não é que o pai de família dono do C3 Picasso possa pegar uma serra com ferocidade e alta velocidade – longe disso. Mas em uma tocada tranquila, o veículo se comporta de maneira elogiável. O que contrasta é a suspensão, molenga e que deixa o monovolume um tanto “bamba”.

Por dentro, o conforto impera. O espaço interno é generoso e cinco ocupantes conseguem viajar sem apertos. Quem fica atrás ainda ganha as mesinhas no estilo avião. Na frente, a ergonomia é acertada para o motorista – exceto pelas alavancas do câmbio e do freio de mão, instaladas em posições muito baixas.

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Sobra visibilidade na dianteira graças aos vidros auxiliares na coluna. A retrovisão, contudo, é prejudicada pelo vidro traseiro pequeno. O digno acabamento traz materiais de boa qualidade. As peças estão encaixadas corretamente e passam sensação de esmero na montagem. O destaque no interior fica com o volante, com acabamento cromado, base reta e uma ótima pegada. Esse sim, praticamente uma unanimidade em design.

Ficha técnica – Citroën C3 Picasso 1.6 16V GLX

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial..

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol a 5.800 rpm.

Torque máximo: 14,5 kgfm com gasolina a 4 mil rpm e 15,8 kgfm com etanol a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 78,5 mm x 82 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 195/55 R16.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Não oferece ABS e EBD.

Carroceria: Monovolume em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,09 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,63 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal como opcional.

Peso: 1.342.

Capacidade do porta-malas: 403 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: Porto Real, Rio de Janeiro.

Lançamento: 2011.

Itens de série: Faróis de neblina, cruise control, trio elétrico, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, chave com controle remoto, computador de bordo, mesinhas do tipo avião na traseira, porta-luvas refrigerado, rádio/CD/MP3/Aux com 4 alto-falantes e comandos na coluna de direção e rodas de liga leve de 16 polegadas..

Preço: R$ 51.400.

Opcionais: Airbag duplo e pintura metálica.

Preço completo: R$ 53.890.

Por Auto Press

4.0

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  • Thandro

    '' Ela deixa de fora alguns “mimos”, como o GPS no painel e o airbag duplo, mas traz o essencial em termos de conforto''

    Aonde que Airbag Duplo é mimo? Só no Brasil mesmo…

    • Leandro1978

      Ia postar exatamente isso. Se para a Auto Press, uma agência especializada no setor automotivo, tal equipamento é "mimo", imagine para os consumidores normais? Não é à toa que só em 2014 tais equipamentos serão obrigatórios… Aliás, só pelo fato do Citroen não oferecer airbag duplo e abs de série, o segundo nem como opcional, já descarto tal carro.

    • Giorgio

      Eu também ia dizer isso. Nem li o resto da avaliação. Desisti depois dessa frase.

    • MajorAutomotivo

      Normalmente eu só faço a leitura de tópicos que me interessam, mas costumo ler os comentários de todos os tópicos.
      Sendo assim, desprezei essa reportagem e pulei para os comentários.
      O seu comentário chamou a minha atenção. Não acreditei e fui lá no texto conferir.
      Estou espantado com esse "repórter" e, para mim, é o fim. Não tenho qualquer interesse em ler, ver ou comentar qualquer coisa que seja originada da "Auto Press".

      • Thandro

        Pois é… pra mim a Auto Press perdeu totalmente a credibilidade. Sempre lia as matérias dela, mas depois dessa fica difícil confiar em algo que ela diga.

    • VictorHugo

      Depois reclamos da seguranca de nossos carros! Itens de segurança eh mimo!

      Tá que nem uma dona de um Agile q preferia um DVD do que itens de seguranca!

    • BullittKowalski

      Também achei uma frase infeliz.

      Gosto dessa versão do C3, aquela com o estepe pra fora é um horror. Mas peca essa falta de air-bag. Seria um modelo bem racional e convidativo se tivesse as bolsas, afinal é um carro voltado pra família, e acho que família rima com segurança.

  • daviddiniz

    Ja descartaria por não oferecer ABS e Air bag duplo de série. E realmente só aqui para o Air Bag ser "mimo". ¬¬'

    • Xerosu

      Sem ABS e ABD de serie: também descarto!

  • Xerosu

    Essa placa KYA foi de matar. No mínimo deveriam cobri-la! As notas são subjetivas e desnecessárias. AirBag duplo como mimo foi para completar a estupidez!

  • Giorgio

    "Ela deixa de fora alguns “mimos”, como o GPS no painel e o airbag duplo, "

    Parei de ler aqui.
    Sinto muito, mas se eu quero um carro familiar nessa faixa de preço, vou de Grand Tour, que traz tudo o que esse traz e mais alguns "mimos by Auto Press", como ABS e airbag.

    • thezum

      esse carro merece um motor mais potente

      • MeekeeB

        Esse carro merece um motor mais econômico e ABS/AB2 de série em todos os modelos!

  • marmota2

    Carro de Família sem freios ABS e AirBag é complicado.

    Para os padrões brasileiros, é um carro bem fabricado.

    O painel é muito bem desenhado e caprichado.

    Fiquei surpreso com o desempenho do motor. Achei que com esse 15,8 Kgfm o carro iria ser uma lesma….

  • Particularmente acho o carro bonito tanto externamente como internamente. Pena que o seu consumo é alto,

  • bedotRJ

    Eu li tudo, mas estranhei a avaliação sobre desempenho. Elogiaram bastante, ao contrário do Éber, que também avaliou o carro e disse que era manco. Tendo a ficar com a opinião do Éber, bastando para isso uma simples avaliação de peso/potência.

    Fora isso, o carro realmente peca nos ítens de segurança. Essa versão GLX tinha que trazer ABS e airbag de série (o C4 Hatch custa a mesma coisa e traz os ítens). E a versão mais em conta, GL, ao menos o airbag. Isso inviabiliza o carro completamente.

    • Fla3D

      Também lembrei na hora da avaliação do eber, que tambem pelo que eu me lembre nao elogiou tanto assim o espaço interno, essas avaliaçoes da auto press saem cada perolas, achar bom o cambio curto é demais.

      E nem pra comentar como ficou tosca essa tampa traseira tirada do aircross.

  • adriel7441

    meu pai tinha uma Xsara Picasso 2002 ,e era um carro e tanto , mas quando começou a dar problema, ele ja passou pra frente e pegou um Astra Advantage automatic 2009 , e tamo ai

  • alvarovalves

    Quando esse carro foi lançado aqui, eu o achei muito mais bonito e de bom gosto do que o AirCross, mas a falta do ABS nas versões mais básicas (mesmo que como opcional), e do Air-Bag duplo como ítem de série (Livina e Idea já trazem, e era o mínimo que a Citroen poderia fazer), me fizeram desencantar do carro.
    Além de tudo, é um saco você ter um carro que só anda bem perto das 3 mil RPM, pô qualquer pessoa que anda aqui no Rio de Janeiro, e ultiliza as Linhas Vermelha, Amarela, ou Avenida Brasil de manhã ou de tarde, sabe que é impossível manter este tipo de rotação. Com isso você tem um carro lento, onde seria mais conveniente que ele fosse mais esperto, no trânsito urbano.
    O Etorq 1.6 aguenta bem o tranco no Idea, e ainda consegue ser razoavelmente econômico, a Livina 1.6 anda que nem compacto pequeno equipado com motor maior, e também consegue ser econômica, mas a Citroen não conseguiu repetir a mágica, e colocou esse motor 1.6 16v ultrapassado, pacato em baixas rotações, e beberrão demais, assim ninguém aguenta manter um carro desses.
    Quem sabe com o novo motor PSA de 122 cv que será lançado no 308 esse carro não dá uma melhorada? Apesar de eu achar que um motor 1.8 complementaria muito bem a linha PSA, pois deixaria os compactos C3 e 207 com os motores 1.6, e colocaria o 1.8 nas minivans e nas versões de entrada dos médios, deixando a 2.0 para as versões top.
    Enfim, pensar no C3 Picasso como compra só depois de revisões na parte mecânica, e também depois que a Citroen entender que a revisão dela troca a mesma coisa que a da Fiat, por isso não há a necessidade de custar o dobro (Enquanto a primeira revisão do Idea custa R$ 164,00 a do C3 Picasso custa aproximadamente R$ 300,00).

  • _Icaro_

    Fazendo propaganda para a KIA através da placa KYA-2904
    kkkkkkkkkkkk
    só a Citroën mesmo kkkkkkk:D

  • CanalhaRS

    "Portanto, o C3 Picasso tem tudo que não pode faltar em uma viagem de família…"
    Aham, , eu percebi…um carro familiar de 51.400 reais que não tem Airbag, ABS, EBD, ESP, etc.

    E pior de tudo, quase todos os carros nessa faixa não tem isso. Típico de um mercado formado por um povo deslumbrado por poder comprar um carro zero km pela primeira vez e vai mais na aparência que no conteúdo.

  • lucianosilveira

    No começo do mês recebi o preço de 44000 na Xsara Picasso comprando com CNPJ, quando fui fechar veio uma nova tabela e jogou o preço pra 46400.
    Ainda acho um bom preço mas estou na dúvida da compra, pois deve sair de linha logo e atualmente desvaloriza muito rápido.

  • beangatinho

    Relatar
    Responder
    Para aqueles que querem comprar umC3 Picasso automático, vai lá!!!!
    Comprei o meu em 03/01/2012 e já saí pra estrada para rodar quase 3000Km com direito à serra de Caraguatatuba-SP.Com porta malas carregado até a tampa,dois adultos e duas crianças com cadeirinha,caixa térmica e tudo fizemos um trecho de rodovia ,onde o computador de bordo marcou 11,1Km/L à gasolina, confirmados pelo cálculo na bomba.Pra ser sincero o carro surpreendeu!!!Saímos de um Xsara Picasso mecânico para a C3 picasso e só sentimos melhora em relação à desempenho.A caixa automática é excelente e o carro muito confortável.É lógico que não se compara o porta-malas do Xsara com do C3,mas cabem duas malas grandes e duas sacolas grandes sem problemas.O espaço interno é semelhante ao do Xsara Picasso (que sai de linha até o fim de 2012).Apenas o banco traseiro é um pouco mais estreito, mas leva dois adultos e uma criança tranquilamente.
    Vale muito a pena investir nesse carro.Para uma família com dois filhos o carro é 100% e muito completo.
    C3 picasso GLX automático 2011/2012.

  • beangatinho

    Para aqueles que querem comprar umC3 Picasso automático, vai lá!!!!
    Comprei o meu em 03/01/2012 e já saí pra estrada para rodar quase 3000Km com direito à serra de Caraguatatuba-SP.Com porta malas carregado até a tampa,dois adultos e duas crianças com cadeirinha,caixa térmica e tudo fizemos um trecho de rodovia ,onde o computador de bordo marcou 11,1Km/L à gasolina, confirmados pelo cálculo na bomba.Pra ser sincero o carro surpreendeu!!!Saímos de um Xsara Picasso mecânico para a C3 picasso e só sentimos melhora em relação à desempenho.A caixa automática é excelente e o carro muito confortável.É lógico que não se compara o porta-malas do Xsara com do C3,mas cabem duas malas grandes e duas sacolas grandes sem problemas.O espaço interno é semelhante ao do Xsara Picasso (que sai de linha até o fim de 2012).Apenas o banco traseiro é um pouco mais estreito, mas leva dois adultos e uma criança tranquilamente.
    Vale muito a pena investir nesse carro.Para uma família com dois filhos o carro é 100% e muito completo.
    C3 picasso GLX automático 2011/2012 com air bag duplo e volante em couro por 58.900,00.

  • paulojtsilva

    Um colega da internet, Douglas, resumiu bem seu comentário em relação ao C3 Picasso: "Pastel de Vento".
    Assiste razão o colega. O desenho do carro é bonito e chama atenção. Entretanto é FAJUTO E VAGABUNDO demais. Parece que a Citroen economizou em tudo na fabricação do carro. Lata fraca, tem baixa resistência. Acabamento porco e o plástico utilizado não aguenta as mudanças de temperatura, fazendo muito barulho. O motor é uma PORCARIA…. Não aguenta o peso do carro. VALHA-ME DEUS! Se bebe na gasolina (7 a 8 km/l), no álcool nem pense. Motor ronca dentro do habitáculo. Incomoda muito. PÉSSIMA POSIÇÃO DE DIRIGIBILIDADE.
    As únicas coisas que prestam no carro são os bancos dianteiros que abraçam bem os passageiros e o ar que funciona mesmo.
    Os pedais são mal localizados. O câmbio é duro e barulhento, NÚ!
    NÀO TEM COMO RECOMENDAR ESSA PORCARIA PARA ALGUÉM!! Ou a Citroen reformula o carro TODO para vender ou vai perder com a peteca na mão.
    O PREÇO QUE SE PAGA permite compras MUITO MELHORES, sem dúvida.
    Aquele(a) que decide comprar este carro não entende nada de automóveis, só pensa no design ou é uma besta mesmo!

  • soc

    Apesar de algumas avaliações negativas sobre o C3 Picasso, adquiri um semi-novo, 2012, completo, automático e tenho dever de registrar que estou muito satisfeita com a minha aquisição. O carro é super confortável, acabamento e espaço interno excelentes, desempenho na estrada também satisfatório. Um carro família! O único ponto negativo até o momento é o consumo : 7km na cidade e 9km na estrada.

    • SocorroFernandes

      Fico no aguardo.

  • newton

    Um Bom carro, só falta levantamento de vidros automatico, e abrir o tanque de combustivel sem chave,deveria ter um dispositivo dentro do carro.

    • Carlos

      Concordo, mas de resto pavoró!!!!!!!!

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