Avaliação: Fiat Strada Freedom é robusta, mas qualidade preocupa

Avaliação: Fiat Strada Freedom é robusta, mas qualidade preocupa

UPDATE: O preço subiu de R$ 76.490 para R$ 78.390.


A Fiat Strada 2021 chegou como segunda geração da picape, agora em duas carrocerias: Cabine Dupla e Cabine Plus. Esta última é a cabine simples, essencialmente, após uma passada no departamento de marketing.

Com a Strada Volcano já avaliada pelo NA, agora é a vez da versão Freedom com caçamba grande. Pela primeira vez as duas variantes tem quase as mesmas medidas, exceto altura.

Avaliação: Fiat Strada Freedom é robusta, mas qualidade preocupa

Equipada com o motor Firefly 1.3 de até 109 cavalos e câmbio manual, a Strada Freedom CS 2021 é a opção para quem tem o trabalho como foco principal no produto.

Ainda assim, ela tem algumas coisas interessantes como multimídia, porém, alguns deslizes também.

Preço? Altos R$ 76.490. Na versão avaliada, chega a R$ 79.480, sem pintura metálica.

Por fora…

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Visualmente, a Fiat Strada Freedom Cabine Plus tem um aspecto bem expressivo na frente, que reflete o emocional italiano. A “il Tricolore” é representada num badge na enorme grade.

Esta grelha preta tem ainda o nome Fiat em letras garrafais, que contrastam com os faróis de lentes fluídas e monoparábola com piscas e lanternas.

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O para-choque pronunciado conta ainda com faróis de neblina e acabamento preto na parte inferior. Com rodas de liga leve aro 15 polegadas, a Strada Freedom tem maçanetas na cor da carroceria.

Além disso, os retrovisores possuem repetidores de direção e a caçamba tem capota marítima, muito boa, por sinal. Com saias de roda e protetor integrados em preto, a Strada se destaca.

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Há degraus no para-choque traseiro para acesso à caçamba, enquanto as lanternas remetem à Fiat Toro. O vidro traseiro conta ainda com desembaçador traseiro e protetor de aço.

A tampa da caçamba é bem grande e tem até porta-copos, enquanto o compartimento de carga é protegido por plásticos reforçados, que riscam facilmente.

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Na maçaneta da tampa, fica a câmera de ré, mas não há um sistema de amortecimento ao abri-la, como na Saveiro. De qualquer forma, ela é muito leve para descer e levantar.

Um detalhe importante é que, por ser leve, muitas vezes acabamos não batendo ao fechar, o que deixa um dos lados destravados e provocando ruídos ao andar. Então, é bom ficar de olho.

Por dentro…

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Com as mesmas portas da cabine dupla, a Fiat Strada Freedom Cabine Plus tem duas pequenas vigias que deixam o interior mais iluminado. Restrito, o espaço é mais que suficiente para dois.

Tendo bancos em posição elevada, a Strada cabine simples tem espaço atrás para bolsas, mochilas e algum equipamento. Há ferramentas para o estepe, que fica sob a caçamba.

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Os bancos possuem bom tecido e o do motorista tem ajuste de altura. Com acabamento de teto e colunas na cor preta, a picape leve tem ainda portas com acabamento em mesmo tom.

Com vidros elétricos one touch, a Strada Freedom tem travamento central elétrico com controle na chave, assim como retrovisores elétricos com função Tilt Down no lado direito.

Entre os bancos há um console com entrada USB (há outra no painel) e porta-copo. Contudo, ao tentar desconectar o cabo do smartphone, ele se soltou completamente.

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Para encaixar o acabamento, foi uma luta, mas deu certo. Falando em falhas, as borrachas das portas tinham presilhas que saíam facilmente, possibilitando a entrada de água.

Num produto novo, falhas assim preocupam, ainda mais num veículo de trabalho. De volta aos detalhes, o volante do Uno tem comandos de computador de bordo, mídia e telefonia.

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Com painel inspirado no Mobi, na Strada de cabine simples, sua aparência simples demais até lhe cai bem, diferente da Volcano, cujo foco é mais lazer que trabalho.

Provavelmente veremos um painel próximo ao do Argo na primeira (talvez de muitas…) atualização da Nova Strada. O cluster é compacto e completo, ainda mais por seu computador de bordo.

Sua multimídia Uconnect vem com tela de 8 polegadas e projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, algo que surpreende em um veículo simples destinado ao trabalho.

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Com essa conexão que permite manter o smartphone integrado ao entretenimento, navegadores como Waze e Google Maps são facilmente acessíveis.

O sistema tem até compensação de volume de som com a velocidade, tendo ainda perfis de usuários, arquitetura bem intuitiva e câmera de ré. O sistema de som tem até tweeters.

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Com ar-condicionado e direção elétrica (com regulagem de altura) a Strada Freedom tem um ambiente confortável, embora com muitos plásticos e ausência de acabamento atrás.

Por ruas e estradas…

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A Strada Freedom usa o mesmo motor da Volcano, o quatro cilindros em linha Firefly 1.3, construído em alumínio e com comando único para duas válvulas por cilindro.

De funcionamento suave, ele entrega 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no álcool, obtidos a 6.250 rpm. Os torques ficam em 13,7 kgfm no primeiro e 14,2 kgfm no segundo, a 3.500 rpm.

Tendo injeção multiponto com pré-aquecimento do combustível, o propulsor da Fiat sobra na leve picape de cabine simples, trabalhando com uma caixa de mudanças manual.

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Com cinco marchas, esse câmbio tem a primeira muito curta, exatamente para sua aplicação com carga máxima, buscando assim mais força do pequeno motor.

Na prática, a picape da Fiat tem quatro marchas úteis no dia a dia, mas a primeira para uso específico. Ainda assim, o câmbio curto ajuda no desempenho da Strada cabine simples.

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Entretanto, ele permite que o giro suba muito rapidamente e o ruído interno acaba sendo alto, visto que a Fiat deve ter cortado bem o isolamento acústico da picape para reduzir os custos.

Por isso, o ajuste do sistema de áudio tenta compensar o barulho excessivo do Firefly. Ágil, ela anda bem vazia. Carregada parcialmente, ela também respondeu bem.

Rodando a 110 km/h, a rotação é a mesma da Volcano: 3.500 rpm. Contudo, o ruído é maior. Já o consumo com o etanol (que veio no tanque do veículo) foi o esperado, com 9,1 km/l na cidade e 10,7 km/l na rodovia.

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Com posição de dirigir alta e confortável, a Fiat Strada Freedom Cabine Plus tem boa dirigibilidade com assistência elétrica na direção, que a deixa muito gostosa ao volante.

Os freios são condizentes com a proposta e deve-se lembrar de que essa Nova Strada tem controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração.

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Este último também é associado com o sistema E-Locker, que permite a transferência de força de uma roda para a outra em caso de atolar, mas este ainda é acionado manualmente.

Robusta, a suspensão aguenta bem o tranco, assim como também garante boa estabilidade direcional e comportamento adequado em curvas ou com carga.

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Na frente, o conjunto tem o padrão McPherson, mas atrás tem eixo rígido com feixe de molas, algo que vem com a Strada desde os anos 90. Mais simples, suporta melhor o trabalho.

Por você…

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A Fiat Strada Freedom Cabine Plus tem um bom visual externo e detalhes que a deixam até “esportiva”, ainda que não tenha faróis full LED como a Volcano.

Se a Fiat tiver a ideia de uma nova Sporting, o acabamento precisará melhorar, especialmente no isolamento acústico.

Outros deslizes de qualidade precisam ser revistos também.

Avaliação: Fiat Strada Freedom é robusta, mas qualidade preocupa

No pacote de itens opcionais, a multimídia Uconnect desenvolvida no Brasil é item obrigatório, mas a Freedom ainda pode ter airbags laterais, por exemplo. Estes não estavam presentes na unidade avaliada.

Prestativa, a picape da Fiat melhorou muito no conforto e no design, tanto por fora quanto por dentro. Já vimos Endurance 1.4 carregando botijões de gás com a mesma desenvoltura da piape anterior.

Avaliação: Fiat Strada Freedom é robusta, mas qualidade preocupa

Com experiência de 23 anos da primeira geração, a Fiat sabe bem o que sua picapinha pode fazer.

O preço alto não desestimulou os clientes, que esperam demais por ela… Vale a pena.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Fiat Strada CS Freedom 1.3 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.332 cm³

Potência – 101/109 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Manual de 5 marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 11 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 168 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 3.500 rpm

Consumo urbano – 9,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 10,7 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo rígido

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 195/65 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.474 mm

Largura – 1.732 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.607 mm

Entre-eixos – 2.737 mm

Peso em ordem de marcha – 1.092 kg

Tanque – 55 litros

Caçamba de carga – 1.354 litros

Capacidade de carga – 720 kg

Preço: R$ 78.390 (preço base) R$ 81.440 (versão avaliada)

Fiat Strada Freedom Cabine Plus 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.