Começam a aparecer testes de qualidade das baterias de elétricos

bateria kangoo eletrico
bateria kangoo eletrico

Várias startups estão começando a se mexer para criar testes rápidos e confiáveis para se analisar como está a bateria de um carro elétrico.

Se trata de uma nova realidade do mercado, pois para se comprar um carro elétrico usado, os passos necessários são bem diferentes do que acontece com carros a combustão.

Ao invés do comprador em potencial analisar a quilometragem e o estado de conservação do motor, por exemplo, a situação das baterias se torna o ponto principal da “vistoria”, digamos assim.

Se elas estiverem em mal estado, o prejuízo pode ser grande, chegando a custar a metade do valor do carro em questão, ou ainda mais.

Mas, a boa notícia é que alguns testes já estão disponíveis, alguns deles podem ser feitos em minutos.

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tesla model 3 2024 

Uma startup inglesa chamada Altelium, criou um teste que será implementado em mais de 7.000 concessionárias nos EUA, e 5.000 concessionárias no Reino Unido, através de empresas provedoras de serviços como a GardX e a Assurant.

Um dos gerentes da Altelium, Alex Johns, destaca que se o mercado de usados não funcionar corretamente, o mercado de elétricos novos também não funcionará, o que atrasará em bastante tempo a transição de carros a combustão para elétricos.

A maneira que o dono anterior do carro cuidou das baterias é uma peça fundamental nessa equação. Se o carro sempre foi carregado em estações de carga rápida, ou se ele era carregado, apesar da bateria estar quase cheia, isso fará com que o estado dela piore muito rapidamente.

Já a startup Aviloo, da Áustria, descobriu que depois de 100.000 quilômetros rodados, a saúde da bateria pode ter uma variação de até 30%.

Neste caso, um carro poderia ter a saúde da bateria ainda em 80%, ao passo que outro, idêntico, pode já estar com apenas 60% da bateria. E isso significa um prejuízo bem grande para aquele que pegou a bateria em pior estado.

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tesla model 3 2024 

Essa falta de visibilidade a respeito da condição de um carro elétrico usado está fazendo com que os preços destes caiam drasticamente. Os preços de elétricos usados nos EUA caíram 32% em setembro de 2023, em comparação com setembro de 2022, contra uma queda de apenas 7% dos carros a gasolina.

O site Autotrader citou preocupações dos consumidores em relação à saúde das baterias usadas em carros elétricos” como a causa principal para esta queda acentuada nos preços.

Driverama, uma empresa que negocia carros usados na Alemanha, e vende cerca de 100.000 carros por ano naquele país, usa a solução da Avillo para rejeitar a compra de carros elétricos com a saúde abaixo de 80%, ou com defeitos nas baterias.

Michael Willvonseder, de 38 anos, morador da Áustria, comprou recentemente um Tesla Model S 2014 com 240.000 km rodados, e pagou salgados 31.000 euros por ele.

Segundo o comprador, o teste independente das baterias foi fundamental para ele fazer essa compra com tranquilidade. O teste, neste caso, apontou que a bateria ainda tinha surpreendentes 90% de saúde, dando tranquilidade a Michael.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.