Será que as baterias de carros elétricos tem efeito memória, ou vício de bateria, igual celulares antigos?

bateria carro 3
bateria carro 3

Será que as baterias de um carro elétrico podem apresentar o velho efeito memória, ou vício de bateria, onde a bateria passa a ter uma carga menor e menor, a cada recarga?

Esse problema acontecia com celulares mais antigos, pois suas baterias eram as de níquel-cádmio. Esse tipo de bateria, se você não tiver o devido cuidado ao as recarregar, realmente podem ter vários tipos de problema.

O efeito memória significa uma redução na eficiência energética. Isso acontecia quando as baterias não eram totalmente descarregadas antes de recarregar.

Mas os celulares hoje em dia usam baterias de íon de lítio, que já não tem mais o efeito memória.

E este é o mesmo caso das baterias de carros elétricos, pois eles também usam baterias de íon de lítio. Elas foram feitas para evitar o efeito memória, pois suas características químicas e físicas permitem recargas a qualquer ponto, quer elas estejam com 10%, 20%, 50% ou qualquer porcentagem de carga.

Assim, os motoristas podem recarregar seus carros quando precisarem, sem perder a capacidade da bateria.

Tipo de Bateria Presença do Efeito Memória Material de Fabricação Capacidade de Recarga
Níquel-Cádmio Sim Cádmio e Níquel Recarga total necessária
Íons de Lítio Não Lítio e outros materiais Recarga parcial permitida

A tecnologia de baterias é vital para o avanço dos veículos elétricos. As baterias de íons de lítio são um grande marco nessa jornada. Elas transformaram a forma como nos movemos pelas cidades.

Essas baterias tornam os carros elétricos possíveis. Elas são feitas de módulos que funcionam juntos. Se um falha, os outros mantêm o carro rodando. O gerenciamento de carga é essencial para manter tudo em ordem.

  • Arquitetura Modular: Cada módulo de bateria opera em conjunto, criando uma rede de suporte mutuo.
  • Equilíbrio de Carga: Os sistemas de gestão de carga asseguram que não haja sobrecargas ou descargas excessivas em nenhum módulo.
  • Eficiência Energética: A tecnologia permite que a bateria retenha eficiência, fornecendo energia consistente e confiável ao longo do tempo.

Para aumentar a vida útil das baterias de um carro elétrico, é importante ter os mesmos cuidados que temos com nosso celular.

Não deixar a bateria esgotar totalmente nem carregar até 100% ajuda a prolongar sua vida. Mantenha o nível de carga entre 20% e 80%, prefira um carregamento lento ao invés de cargas rápidas frequentes, e evite deixar a bateria com carga mínima ou máxima por muito tempo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Avatar photo
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.