Baterias de carros elétricos podem ajudar governo a armazenar energia eólica

nissan fabrica inglaterra bateria eletricos 10
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Noticiado nesta manhã de terça (16) pela CNN, a intenção do governo federal em promover tecnologias que permitam reduzir os apagões em épocas de baixa demanda de energia elétrica pode ser beneficiada com o uso de carros elétricos.

Retornando à ideia de “estocar vento” do governo de Dilma Rousseff, o governo federal atual não quer levar o termo ao pé da letra, mas é possível, sim, armazenar a energia proveniente de fonte eólica ou mesmo solar.

Já usado em outros países, o uso de centros de estocagem de energia ou de backup elétrico, poderiam reduzir o risco de apagões no Operador Nacional do Sistema em dias de pico nas épocas de menor demanda de energia.

Atualmente, o Brasil vê um excedente de energia, mas como a matriz energética do país é suscetível à sazonalidade hídrica, em épocas de poucas chuvas, os níveis dos rios caem e a geração nas hidrelétricas acompanha.

moura bess
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Então, empresas como a Moura e a BYD, por exemplo, possuem tecnologias de armazenamento de energia usando baterias, mas os automóveis elétricos também podem ajudar nesse caso.

Ainda que a tecnologia bidirecional em pontos de recarga durante o dia possam enviar energia ao sistema elétrico nacional, o uso de baterias anteriormente utilizadas em carros elétricos, poderia reduzir o custo de investimento e dar um fim às células automotivas.

baterias byd 2
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Pelo menos no caso da BYD, a marca chinesa vem construindo estações de armazenamento de energia usando baterias retiradas de carros elétricos, que a empresa garante pelo menos mais 10 ou 15 anos de vida útil após a retirada do veículo.

Isso não é nada novo, como já dito, mas pode ser uma realidade futura num país onde ainda se discute o descarte de baterias de carros elétricos, após a perda de 70% da carga ou descarte do próprio carro.

baterias byd 1
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Tais centros de backup ligados aos parques eólicos ou solares, permitiram ser usados quando o ONS acusar o risco de um apagão em determinada região do país.

Hoje, a BYD vende um carregador de alta potência, chamado Grid Zero, que usa esse conceito de modular a energia de bateria interna e a fonte externa ao longo de um dia de operação.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X