Avaliação: HB20S Diamond Plus 2021 é oportunidade

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Ele tem um visual que muitos não gostaram, mas apesar de a estética não ser unânime, o conjunto da obra é sim bem interessante. Quem? Hyundai HB20S Diamond Plus.

A versão topo da linha do sedã compacto da Hyundai tem um bom conteúdo e conforto, tendo como destaque um ambiente atraente e boa performance.

Nesse caso, ele usa o motor 1.0 TGDI da família Kappa II com 120 cavalos e 17,5 kgfm, que lhe confere muita força em baixa. Há também o bom câmbio automático de seis marchas.

Destoa em algumas coisas e, por conta disso, seu preço não reflete exatamente o que deveria oferecer. São R$ 82.990, que o colocam na mesma faixa de um player de peso. Vale?

Por fora…

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Bonito ou não, isso não vem ao caso, pois, gosto não se discute. Contudo, o HB20S Diamond Plus tem seus atributos e se destaca por alguns elementos que o diferencia dos demais.

Isso conta quando muitos reclamam do “family face”, como os faróis puxados com guias de LED triangulares, grade preta (novidade da linha 2021) hexagonal e faróis de neblina pequenos.

A carroceria esculpida com o Sensuous Sportiness amplia a cabine e reduz o prolongamento do porta-malas, usando um aplique preto brilhante como recurso visual na ampliação da vigia.

Isso causou confusão antes do lançamento do carro, mas faz parte da tampa. Já as lanternas Clear Vision têm um bom visual, mesmo sem LED.

O lado ruim são as rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15, que parecem pequenas demais para o tamanho do carro e proposta da versão.

Por dentro…

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Não há como negar, o Hyundai HB20S é bonito por dentro. A tonalidade cinza em quase todo o acabamento interno o diferencia do HB20 (marrom) e do HB20X (preto).

Apesar da boa visibilidade, o cluster não apostou numa estética inédita, lembrando o antigo Prisma.

Já o volante tem cara de tiozão, assim como a tonalidade geral, remete a algo mais premium. . O ajuste é em profundidade e altura.

De qualquer forma, tem couro e comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e controle de cruzeiro com limitador.

O legal é o conjunto de paddle shifts para trocas de marchas.

No painel, ficam os comandos do detector de pedestres e frenagem automática de emergência, assim como do alerta de mudança de faixa.

Ao centro, a multimídia do HB20S Diamond Plus vem com Android Auto e CarPlay, numa tela de 8 polegadas com câmera de ré e função de câmera ao conduzir.

Já o ar condicionado é automático e bem prático de operar. No sistema de som, seis alto-falantes e proposta adequada.

Com detalhes em preto brilhante ajudando, o visual interno conta ainda com bancos em couro claro, o que realça a proposta premium, apesar de serem mais fáceis de sujar.

As portas também possuem couro de mesma tonalidade nos apoios, mas o revestimento geral é em plástico. Não há soft touch no HB20S, mas tem rebatimento elétrico dos espelhos.

Também há sensor crepuscular e chave presencial, com partida por botão. O habitáculo tem apoio de braço dianteiro deslizante e atrás, encosto bipartido com Isofix.

Todos os vidros são one touch, enquanto o porta-objeto com entrada USB (2) e 12V, mantém a cobertura retrátil do antigo. A alavanca em preto brilhante chama atenção.

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Já o porta-malas tem iluminação (assim como o porta-luvas) e com espaço com 475 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento do encosto traseiro parcial ou total.

Por ruas e estradas…

O Kappa II TGDI é o propulsor do Hyundai HB20S Diamond Plus, sendo agora chamado de Smartstream G 1.0T desde 2019.

Com três cilindros e feito em alumínio, ele é um motor que há muito se esperava por aqui. Tendo comando variável e quatro válvulas por cilindro, tem injeção direta flex e turbo.

O casamento entre estes dois últimos, só poderia produzir um torque de 17,5 kgfm entre 1.500 rpm e 3.500 rpm (lá fora 4.000 rpm), ou seja, força total ao começar a andar.

Fora isso, tem bons 120 cavalos a 6.000 rpm, o que também é muito bom. Com aquele downsizing que gostamos de apreciar, o Kappa TGDI tem disposição de sobra.

Ele permite ao HB20S deslanchar com desenvoltura, raramente necessitando de giros altos para corresponder, seja em ultrapassagens, retomadas ou subidas.

Mesmo sem modo Sport, o HB20S permite que a transmissão automática de seis marchas possa ser explorada com mudanças na alavanca ou volante.

Apesar de ser “vibrante” em ruído nas rotações baixas, basta subir acima de 3.000 rpm para o ronco ficar como de gente grande, chegando a 6.000 rpm com entusiasmo de esportivo.

Da mesma forma ele vai alto, nota-se que a Hyundai deu uma alongada boa na transmissão, onde é perceptível certa suavização em segurar algumas marchas altas.

Como não é um esportivo, o recurso – embora não seja tão agradável, dado o poder do motor – funciona para manter a frugalidade. Quando se observa que há Start&Stop, isso fica claro.

Abastecido com etanol, ele conseguiu fazer 9,1 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada, o que é bom para um propulsor asiático, que geralmente não gosta muito de álcool.

Voltando ao Start&Stop, ele é um bom recurso, que até deixa a direção elétrica ativada, mas no anda-e-para, acaba incomodando. Nada como desligá-lo, mesmo bebendo um pouco mais.

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Tendo motor de sobra, o HB20S roda solto na estrada, atingindo 2.300 rpm a 110 km/h, o que está bom, sendo a mesma do Onix Plus.

Ao volante, é um carro muito agradável de dirigir, sendo que sua direção elétrica é bem responsiva e ainda conta com o recurso do alerta de invasão de faixa.

Este, porém, só emite alerta visual e sonoro, não corrigindo a direção. Ainda assim, vale como auxílio à condução.

Falando nisso, a Diamond Plus tem detector de obstáculos e frenagem automática de emergência, usando a mesma câmera do alerta de faixa no para-brisa.

É evidente que o pacote poderia oferecer controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático, alerta de ponto cego ou de tráfego lateral, mas o preço iria às alturas.

Com boa posição de dirigir, com vários ajustes de direção, assento, encosto e cinto, o HB20S Diamond Plus tem ainda uma suspensão bem calibrada, mais para o conforto que a firmeza.

Mesmo assim, em curvas fechadas, o HB20S se porta como esperado, deixando a curta traseira sair apenas um pouco, permitindo mínima correção e boa resposta dinâmica.

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Diferente do Nivus, também com frenagem autônoma, o HB20S tem sensibilidade nos freios muito aquém do esperado, chegando a surpreender nos primeiros quilômetros.

Com ele é necessário afundar mais o pé para ter resposta melhor, mas uma rápida adaptação resolve o problema.

De fato, eles poderiam ser mais imediatos, embora não tanto quanto do Nivus, que exagera nesse caso. Deve-se lembrar de que o HB20S Diamond Plus tem controle de estabilidade.

Isso sem contar assistente de partida em rampa e controle de tração. Suas rodas aro 15 com pneus 185/60 R15, são suficientes para seu desempenho e proposta.

Por você…

O Hyundai HB20S Diamond Plus é uma oportunidade pouco vislumbrada no mercado, onde o protagonista entre os sedãs é o Onix Plus Premier.

Eles custam o mesmo (não, o GM é R$ 10 mais em conta…), mas não tem internet, rodas aro 16 e nem seis airbags (apenas quatro) como o Chevrolet.

A Hyundai poderia ter adicionado as bolsas de cortina, deixando função câmera, alerta de faixa e detector com frenagem de emergência como destaques nessa comparação.

Com Virtus e apenas o MSI e o Novo Versa abaixo do intermediário, somente o Fiat Cronos Precision poderia incomodar, mas seu E.torQ 1.8 depõe contra ele nessa comparação.

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Então, a maior pressão vem do líder do segmento, o Onix Plus. De qualquer forma, o HB20S chama atenção pelo conjunto mais potente e o visual interno, mais atraente.

Vale? Sim, desde que não se compare com o Chevrolet.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Hyundai HB20S Diamond Plus 1.0 T-GDi 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 120 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 17,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – automática de seis marchas com trocas manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,7 segundos

Velocidade máxima – 191 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.300 rpm

Consumo urbano – 9,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 12,1 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.260 mm

Largura – 1.720 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.470 mm

Entre-eixos – 2.530 mm

Peso em ordem de marcha – 1.120 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 475 litros

Preço: R$ 82.990 (versão avaliada)

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X