Atualmente os SUVs estão em alta, a BMW X1 por exemplo vende muito, mas é impossível não associar a marca alemã aos sedans, eles fizeram a montadora ser o que ela é hoje.
Dentre os vários modelos que a marca já teve, a 320i é uma das BMWs de maior sucesso no país (e mais longevas também).
Sua versão com acerto esportivo é a M Sport, e trouxemos detalhes dela para você.
Seu preço inicial é de R$ 363.950,00 e vem de série com:
Faróis dianteiros e traseiros em LED, rodas de liga leve, cockpit plus com visor curvo, ar-condicionado automático com 3 zonas, piloto automático com controle de frenagem, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 6 airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, faróis de LED com DRL, cluster digital com tela curva, direção elétrica, bancos dianteiros elétricos com memória, sensor de chuva, bancos em couro, multimidia com navegação, pacote aerodinâmico e de freios M Motorsport e mais.
Vamos aos detalhes:
Sedan prova que desempenho não é só número
Atualmente na internet vemos diversos comparadores de ficha técnica, brigando por qual carro tem mais cavalos (de acordo com o fabricante) e etc.
O senso comum nos diz que, quanto mais cavalos, melhor o desempenho, porém existem diversas variáveis a serem consideradas, como a faixa de rotação que essa potência está disponível, o torque e claro, o câmbio e suas relações.
Não vamos nos esquecer também que os sedans, via de regra, tem uma aerodinâmica favorecida, em especial quando comparados com os SUVs.
Segundo a montadora, a BMW 320i tem “apenas” 184 cv e 30,6 kgfm de torque, gerados pelo motor 2.0 turbo alimentado e acoplado ao câmbio de 8 velocidades da ZF, não vamos nos esquecer do principal: com tração traseira.
Isso se traduz num 0 a 100 km/h em pouco mais de 7s, com velocidade máxima de 235 km/h.
Ótimos números para a cavalaria, ainda mais considerando seus cerca de 1.500 kg.
O Jetta GLI tem desempenho superior, são 230 cv e 35,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem, com 7 velocidades.
Com um conjunto mais leve faz 0 a 100 km/h em menos de 7s e tem velocidade máxima de 249 km/h.
De fato, 14 km/h mais rápido, porém para isso precisa de quase 50 cv a mais, um acréscimo de 25% de potência, exemplificando que números soltos numa ficha técnica não são tudo.
Fugindo um pouco dos sedans, seu irmão SUV, a BMW X1 precisa de uma configuração de motor com 230 cv e 35,7 kgfm de torque para obter desempenho similar, mais uma vez provando que sedans são mais eficientes.
Quanto ao consumo, no etanol faz 7,5 km/l em trecho urbano e 9,2 km/l em trecho rodoviário, na gasolina são 10,7 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.
Design não deixa a desejar
A BMW sabe fazer sedans, e é isso, você pode até preferir Audi, Mercedes ou VW, mas acho improvável alguém desgostar da 320i M Sport.
Sua dianteira imponente, tem a grade superior com frisos cromados, de proporções menores que o SUV X1, parecendo menos com um “bigode”.
Os faróis em LED, com DRL duplo, traz modernidade e reforça a imponência da região frontal.
A grade inferior é formada por um perfil tipo colmeia, com linhas finas e bem vazadas.
O destaque fica pelas entradas de ar do para-choque, com desenho agressivo, muito agradáveis e esportivas, mostram que o sedan não veio para brincar.
O capo tem vincos marcados, mas é quase plano, levemente curvado para as laterais, mantém a característica de sedans mais antigos da montadora.
De lado, mais esportividade, a começar pelas rodas aro 19”, totalmente vazadas, deixando à mostra os discos e pinças personalizados.
O cofre/capo são compridos e ocupam boa parte do comprimento total do veículo.
A lateral, em especial a lataria das portas, possui relevos que dão complexidade para o conjunto.
A traseira é a região mais esportiva, com saídas duplas de escape e ponteiras cromadas, abrigadas em um recorte da porção inferior do para-choque.
Essa peça é em plástico preto brilhante e possui um desenho agressivo, com dois “dentes” na região central.
Ela avança um pouco nas extremidades, recobrindo parcela generosa do para-choque.
Logo acima, as lanternas de LED, modernas e sóbrias, dão uma acalmada na agressividade.
O logo da BMW está no meio da tampa do porta-malas, e o modelo “320i” na região superior direita.
Interior é outro acerto
Com possibilidade de escolha de cores, o interior do 320i M Sport é ponto alto do modelo.
O volante é totalmente circular, não tem a base reta como poderia se esperar, tem um desenho muito agradável e empunhadura grossa.
O cluster totalmente digital e em alta resolução é multifuncional e moderno, agrada ao público de forma geral, mas o saudosismo me pega aqui, dá saudade de um velocímetro e tacómetro analógico, mesmo menos funcionais.
Ele faz conjunto com a gigantesca multimídia logo ao lado, com todas as informações possíveis, navegação, Apple CarPlay e Android Auto, é muita tela pra pouco espaço.
O painel possui um friso prateado, que o percorre de fora-a-fora, na região em frente ao passageiro fica mais evidente um acabamento em fibra de carbono, que traz um ar de refinamento extra e esportividade.
Esse mesmo acabamento está no console central, que é largo, abriga o seletor do câmbio, circular, não dá nem pra chama-lo de manopla, um conjunto com aspecto bem moderno.
As pedaleiras tem acabamento metalizado.
O couro dos bancos e das forrações de porta tem diversas cores disponíveis que elevam o nível do sedan.
Reinado absoluto do segmento
O segmento de sedans grandes já não tem o mesmo fôlego de anos atrás, mas ele já tem dono, a BMW 320i.
No acumulado até abril de 2024 emplacou 1.189 unidades quase 3 vezes mais que o segundo colocado, o Classe C da Mercedes, que emplacou 404 unidades.
O terceiro colocado é o Porsche Panamera, com 114 unidades emplacadas.
Mais barata das três opões, com bom nível de acabamento, desempenho, tração traseira e status esportivo, é a preferência nacional do segmento.
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