Sentra Advance 2024: Design e interior modernos, junto com um desempenho mediano

nissan sentra 2024 iremoc santos (1)

No mundo dominado por SUVs, sedans como o Sentra são quase um colírio para os olhos, trazem até uma paz de espirito e esperança de um futuro feliz para nós, amantes de carros.

Brincadeiras à parte, as SUVs têm sim suas vantagens, mas os sedans não perdem sua classe e é isso que o Sentra passa, um ar classudo.

A versão Advance é a de entrada, do modelo que tem a receita raiz de um sedan, motor aspirado, recheado de opcionais, design sofisticado e interior refinado.

Vamos aos detalhes:

O Sentra hoje tem 3 versões disponíveis, todas com o mesmo motor e câmbio: a de topo é a Exclusive Int. Premium, a intermediária é a Exclusive, a de entrada, Advance, parte de R$ 152.990,00 e vêm com os seguintes itens de série:

Rodas de liga leve de 17” diamantadas, ar-condicionado automático digital Dual Zone, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos dianteiros aquecidos, chave inteligente presencial (I-Key), computador de bordo, direção elétrica com assistência variável, acendimento inteligente dos faróis, painel de instrumentos com display central em TFT de 7″, piloto automático com comandos no volante, volante multifuncional, ajuste interno de altura dos faróis, faróis dianteiros full LED, retrovisores externos com LED indicador de direção, airbags frontais, laterais e de cortina, alerta avançado de colisão frontal, assistente Inteligente de Frenagem,  câmera de estacionamento traseira, controle de Tração e Estabilidade, faróis de neblina em LED, freios ABS, indicador de pressão dos Pneus, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, central multimídia com display colorido de 8,0”, Apple CarPlay, Android Auto e mais.

Diversos acessórios estão disponíveis, como adaptador sem fio para interface com celular e mais.

Motor aspirado é robusto, porém desempenho é mediano

nissan sentra 2023 na 37

O Sentra tem um dos desempenhos mais modestos da categoria, mas ainda assim tem bons números.

São 151 cv e 20kgfm de torque no motor 2.0 aspirado 16v com injeção direta, movido somente à gasolina.

O câmbio é o CVT, com simulação de 8 velocidades.

Esse conjunto leva o sedan de 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, com velocidade máxima de 200 km/h.

Seu principal rival, o Corolla, tem o 0 a 100 km/h feito em 9,2s e a velocidade máxima de 205 km/h.

O Cruze faz 0 a 100 km/h em 9s e tem velocidade máxima de 214 km/h, o Jetta GLI (que custa caro), faz a aceleração em 7s e tem velocidade máxima de 249 km/h.

Quanto ao consumo, o Sentra faz 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na rodovia (lembrando que só roda na gasolina).

O Corolla, que é flex, quando abastecido com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na rodovia.

E o Cruze, também flex, abastecido com gasolina faz na casa de 11 km/l na cidade e 14 km/l.

Design moderno e robusto chama a atenção

nissan sentra 2023 na 2

O Sentra historicamente teve um design mais sóbrio e conservador, mas nessa geração a Nissan ousou, e tornou o design bem mais moderno e chamativo.

Os faróis em LED são compridos e achatados, com as extremidades curvadas para cima, enquanto as pontas internas são em formato de seta e apontam para o friso cromado em “V” que contorna a grade central.

A grade é quase toda fechada, com o centro perfurado em formato de colmeia, bem no centro está o logo da Nissan.

O para-choque tem vincos marcados, com dois rebaixos de grandes dimensões, que abrigam os faróis de neblina, e proporcionam um visual imponente e agressivo para a dianteira.

O capô tem vincos nas pontas, na parte central é pano e curvado para a frente.

nissan sentra 2023 na 10

Visto de lado, o Sentra é mais comportado, com linhas mais comuns aos representantes asiáticos dessa categoria, lembra o Civic e até o Accord da geração passada (guardadas as devidas proporções).

As rodas 17” diamantadas são agradáveis, o teto sobe um pouco mais angulado que na descida, e tem o formato côncavo, sem uma queda muito abrupta.

nissan sentra 2024 iremoc santos (2)

No final do para-brisa traseiro há a tampa do porta-malas, sem grandes proporções, somente o suficiente para caracterizar uma carroceria sedan clássica.

Um friso cromado acompanha a parte inferior dos vidros laterais, trazendo um pouco de classe para a lateral, sem excessos, é bem sutil.

nissan sentra 2023 na 12

Um detalhe preto é visível nas unidades pintadas de prata, ele fica bem no final desse friso cromado, e faz dividir o teto da lateral.

Há a possibilidade de adquirir unidades bicolores, com o teto preto e carroceria branca ou cinza.

nissan sentra 2023 na 4

A traseira se destaca pelas belas lanternas, que tem um desenho bem elaborado.

Começando pontudas na lateral do carro, caminham para a traseira, começam a afinar, quase em formato de faca, são predominantemente vermelhas e chegam até a porção do meio da tampa do porta-malas.

O para-choque traseiro tem um ar esportivo, com alguns “dentes” na porção inferior central, com as bordas na cor preta.

Interior moderno e bem trabalhado

nissan sentra advance 2024 3

Apesar de ser inferior à versão de topo, o interior da Advance é interessante.

Começando pelo belo volante, com desenho levemente esportivo e base reta, tem um acabamento prateado de dimensões grandes, que conferem sofisticação.

Os botões multifuncionais são diversos e bem desenhados.

nissan sentra exclusive 2024 4

No cluster, os mostradores são analógicos, e o centro do painel digital, onde mostra algumas informações como consumo e autonomia.

As linhas do painel convergem para o centro, onde está localizada a multimidia, que é Touch, mas tem também botões físicos, que fazem falta em alguns modelos.

Os difusores de centrais, que são três, tem desenho circular, de bom gosto, se destacam como uns dos mais bonitos do mercado.

Logo abaixo os comandos do ar-condicionado são por botões e tem as bordas prateadas.

A manopla de câmbio é deslocada para o lado do motorista e tem acabamentos plásticos na cor prata.

Os bancos não tem um desenho muito esportivo, com abas de proporções leves, com um ar bem sóbrio, como o restante do interior, predominantemente preto.

nissan sentra 2023 na 38

O espaço interior é suficiente, assim como o porta-malas de 466 litros.

Um bom carro, num mercado em baixa

O mercado dos sedans médios está em baixa, foi dominado pelas SUVs, e o Sentra atualmente briga pela segunda posição, a primeira já foi dominada pelo Corolla há tempos.

Em 2023 o Sentra emplacou 4.146 unidades, garantindo a segunda posição, enquanto o Corolla emplacou 42.923 unidades, 10 vezes mais.

Na terceira posição está o Jetta, com 2.230 unidades.

O Sentra tem bom nível de acabamento, visual interessante e desempenho próximo do campeão de vendas, porém ainda não o ameaça.

Não deixa de ser uma boa opção, menos comum e mais exclusiva.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.