Ford Hatches Linha 2019

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor
Ford Ka 2019

Este é o Ford Ka 2019.

A terceira geração do Ford Ka chegou ao mercado brasileiro no ano de 2014 como a aposta da marca norte-americana para peitar o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 de igual para igual.


E a estratégia da empresa deu certo: o Ka conseguiu fechar o ano de 2017 como o terceiro carro mais vendido no País, com quase 94,9 mil exemplares comercializados. E em 2018 manteve praticamente o mesmo nível de vendas.

O que agrada muito os proprietários do Ford Ka 2019 é que ele tem dois motores bem modernos, um 1.0 de três cilindros e até 85 cavalos de potência, e o outro é um 1.5 de até 136 cavalos, ambos entregam um bom desempenho ao Ford Ka.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor


Visualmente atualizado, o Ford Ka 2019 aparece em boa forma para ampliar as vendas, trazendo mudanças estruturais importantes, não só em segurança, como também em conforto, assim como motor 1.5 bem potente e novas caixas de transmissão, não deixando de lado a conectividade ampliada com o SYNC 3.

Mais itens de proteção e controle dinâmico foram introduzidos, assim como uma mudança no perfil dos dois produtos (sedã e hatch), que agora são acrescidos do aventureiro FreeStyle, que também vem surfar na onda dos utilitários esportivos.

Atendendo um segmento que já representa 48% do mercado de compactos, a chegada do câmbio automático é o que faltava para o Ford Ka deslanchar.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Começando por R$ 56.490 no caso do hatch e R$ 59.990 no sedã, a opção de transmissão automática promete abocanhar boa parte do mix do Ford Ka 2019, exatamente atuando a partir de uma faixa de preço que os clientes estão buscando esse tipo de conforto, indo até R$ 70.990 de modo geral.

Para a Ford, as vendas de forma geral serão representadas por 70% do hatch e 30% no sedã.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – detalhes e novidades

Somente os olhares mais atentos conseguirão reparar as novidades estéticas do Ford Ka 2019. A dianteira traz como destaque o novo para-choque, que traz desenho alterado com uma nova tomada de ar inferior e faróis de neblina inseridos num nicho em formato de “C”, que nas versões topo de linha conta com um detalhe cromado.

Há ainda uma nova grade hexagonal, igualmente cromada nas configurações mais caras, faróis e lanternas com novo layout interno, novas rodas de liga-leve de 15 polegadas e calotas de 14 polegadas, retrovisores com opção de repetidores de seta e para-choque traseiro cujo desenho acompanha o padrão da peça dianteira.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

O carro agora traz ainda reforços estruturais para melhorar a segurança, como aços de alta resistência em diversos pontos da estrutura, reforços extras no teto e nos pilares e aços mais espessos em até 1,2 mm. De acordo com a Ford, estas mudanças renderam um aumento de 5,3% na rigidez torcional do Ka 2019 hatch e 9,2% do Ka 2019 Sedan.

Por dentro, você ainda vai se sentir dentro de um Ka 2019 de terceira geração. Isso porque, diferente do EcoSport, o carro ganhou mudanças apenas sutis. O destaque fica por conta do novo console central, que agora ostenta uma tela tipo “flutuante” sensível ao toque de 6,5 polegadas no topo, com o SYNC 3 e recursos como Apple CarPlay e Android Auto.

Nas medidas, são 3,94 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura, com entre-eixos de 2,49 m. O porta-malas tem capacidade para 51 litros.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – Impressões visuais

O Ford Ka 2019 ficou visualmente mais atraente, especialmente na versão Titanium do Ka Sedan, que adicionou frisos horizontais cromados na grade e outros detalhes reluzentes na parte frontal, mas sem ficar um ar pesado. O hatch ficou mais equilibrado com a alteração na estética.

No caso do Ka FreeStyle, o aventureiro tem um aspecto interessante e divertido, exatamente o que procura quem quer algo diferenciado em estética e ajuste de conforto, já que tem suspensão elevada e mudanças no perfil de condução. Por dentro, o ambiente do “CUV” tem boa mescla de tonalidades e agrada pela proposta.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Já os Ka e Ka Sedan 2019 sem dúvida melhoraram em termos de conectividade com o SYNC 3 bem completo e atualizado, assim como a rearranjo do console central e o túnel modificado para a transmissão automática. Na versão Titanium, o botão Ford Power e os bancos em couro dão mais impressão de atenção com o produto por parte da marca, já que antes ele ia até a opção SEL.

Mas, ainda assim, o volante já parece cansado, assim como a instrumentação muito simples para a nova pegada que o Ford Ka 2019 pretende seguir daqui para frente. Coisas como espaço interno continuam iguais, assim como os pequenos bagageiros de hatch e sedã, que possuem somente 257 e 445 litros, respectivamente.

No geral, o Ford Ka 2019 melhorou pouco no aspecto do acabamento, ficando mesmo os equipamentos como importante diferencial. O pequeno da Ford ainda precisa crescer em termos de tamanho e proposta (ainda temos o New Fiesta acima dele) para que alguns detalhes como os citados sejam revisados.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – versões

  • Ka 2019 S 1.0 MT
  • Ka 2019 SE 1.0 MT
  • Ka 2019 SE Plus 1.0 MT
  • Ka 2019 SE 1.5 MT
  • Ka 2019 SE Plus 1.5 MT
  • Ka 2019 SE 1.5 AT
  • Ka 2019 SE Plus 1.5 AT
  • Ka 2019 Titanium 1.5 AT
  • Ka 2019 FreeStyle 1.5 MT
  • Ka 2019 FreeStyle 1.5 AT

Ford Ka 2019 – Impressões ao dirigir

Gramado-RS – A Ford promoveu um test drive com a imprensa especializada na região serrana do Rio Grande do Sul, onde testamos o Ford Ka SE 1.5 AT 2019, que custa R$ 56.490 e é a opção mais em conta da novidade com transmissão automática. Logo de cara, o motor Dragon 1.5 Ti-VCT mostra sua força em saídas vigorosas para um hatch compacto leve.

O propulsor tem resposta imediata ao acelerador e com giro na casa de 2.000 rpm, a caixa 6F15 troca de velocidade de forma suave e precisa, não segurança marcha de forma indevida. Com bom acerto, o conjunto boas acelerações até 6.500 rpm se o condutor assim o exigir. Nas ultrapassagens, o ponteiro sobe para a casa dos 3.000 rpm, podendo chegar a 4.000 rpm em nas que exigem mais agilidade.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Em retomada, o novo câmbio automático mantém um giro mais alto se percebe a intenção do condutor em voltar a acelerar, garantindo boa resposta com isso. Na descida de serra, também mantém uma redução para garantir mais segurança. Isso tudo ocorre no modo Drive, que permite rodar na estrada a 80 km/h com 1.800 rpm, enquanto na cidade o giro fica na casa de 1.500 rpm.

Sem muito esforço, o propulsor Dragon dá um “plus” a mais no modo Sport, deixando a rotação 1.500 rpm mais alta que o normal, atingindo facilmente 5.000 rpm, mas dando ao compacto um desempenho bem superior ao do velho Sigma 1.5 de até 110 cavalos. Falando nisso, são 128 cavalos na gasolina e 136 cavalos no etanol, tendo boa parte dos 16,1 kgfm aos 1.500 rpm.

Manualmente, de forma pouco ergonômica no botão da alavanca, o 6F15 só mudará a marcha em caso extremo, por exemplo, quando o giro cai além de 1.000 rpm ou a rotação alcance 6.500 rpm, quando então outra marcha, mais alta, entra para deixar a coisa mais suave. Nesse item, o três cilindros funciona sem vibração aparente, graças aos coxins hidráulicos, bem como trabalha sem excesso de ruído no habitáculo (melhorado em isolamento), dando assim mais prazer e conforto ao dirigir.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Na condução, a direção elétrica ficou mais firme e direta, passando mais confiança ao dirigir, enquanto os freios oferecem boa resposta ao serem exigidos. Já a suspensão ficou um pouco mais durinha, mas absorvendo melhor as irregularidades, inclusive em estrada de terra batida e seus eventuais buracos.

Em curvas, o Ford Ka 2019 se apresenta comportado nessa opção, que não tem controles de tração ou estabilidade. Como primeira impressão, o compacto agradou pelas melhorias feitas e pela performance oferecida pelo conjunto motriz. Vamos esperar uma oportunidade para avaliação mais longa das outras opções do modelo.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – equipamentos

Ford Ka S 1.0 – equipado de série com airbags frontais, freios ABS com EBD, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, banco do motorista e volante com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, preparação para rádio, limpador de para-brisa com temporizador, entre outros.

Ford Ka SE 1.0 e 1.5 – agrega retrovisores externos e maçanetas externas com pintura na cor da carroceria, sistema multimídia My Connection com entrada USB, conexão Bluetooth e comandos de voz e My Ford Dock com entradas USB para carregamento e auxiliar. Recebe piloto automático e rodas de aço aro 15 na versão com câmbio automático.

Ford Ka SE Plus 1.0 e 1.5 – acrescenta vidros traseiros com acionamento elétrico, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis de neblina dianteiros, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e duas entradas USB. Agrega piloto automático na versão com câmbio automático.

Ford Ka FreeStyle 1.5 – se diferencia pelos seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos parcialmente em couro, câmera de ré, rack de teto, setas integradas nos retrovisores, alarme e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Ford Ka Titanium 1.5 – os itens do SE Plus, mais seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em couro, repetidores de seta nos retrovisores, alarme antifurto volumétrico, câmera de ré, destravamento das portas e partida do motor sem chave (Ford Power) e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – preços

  • Ford Ka 2019 S 1.0 MT: R$ 45.490
  • Ford Ka 2019 SE 1.0 MT: R$ 45.990
  • Ford Ka 2019 SE Plus 1.0 MT: R$ 48.490
  • Ford Ka 2019 SE 1.5 MT: R$ 51.990
  • Ford Ka 2019 SE Plus 1.5 MT: R$ 54.490
  • Ford Ka 2019 SE 1.5 AT: R$ 56.490
  • Ford Ka 2019 SE Plus 1.5 AT: R$ 58.990
  • Ford Ka 2019 Titanium 1.5 AT: R$ 68.990
  • Ford Ka 2019 FreeStyle 1.5 MT: R$ 63.490
  • Ford Ka 2019 FreeStyle 1.5 AT: R$ 67.990

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – motores

Uma das principais novidades do Ford Ka 2019 está na motorização. O modelo compacto deixa de lado o 1.5 Ti-VCT flex de quatro cilindros, que entregava potência máxima de 110 cv e torque máximo de 14,6 kgfm, para usar o mesmo motor do EcoSport de entrada, um 1.5 litro Dragon flex de três cilindros, que é mais moderno, potente, “torcudo” e eficiente.

Esta unidade é dotada de bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e correia imersa em óleo. São 128 cavalos de potência com gasolina e 136 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 15,6 e 16,1 kgfm, respectivamente, a 4.750 rpm.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Outra novidade fica por conta do câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, além da nova transmissão manual de cinco marchas com ré sincronizada.

As versões de entrada do Ka 2019 seguem sendo ofertadas com o 1.0 litro Ti-VCT flex de três cilindros, que consegue entregar 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 10,2 e 10,7 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Ele está disponível somente com o câmbio manual de cinco marchas.

De concepção moderna, embora com bloco de ferro, o 1.0 3C Ti-VCT é um pequeno, mas forte motor, que entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, sendo o mais potente do mercado com suas características – que não envolvem o emprego de turbocompressor ou injeção direta de combustível – ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o pequeno 1.0 3C Ti-VCT fornece também bom torque em baixas rotações e entrega 10,2 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, obtidos à 3.500 rpm. Este motor faz o Ka 2019 ir de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e proporciona velocidade máxima de 166 km/h.

O consumo com etanol é de 8,9 km/litro e 10,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina ele faz 13,0 km/litro no ciclo urbano e 15,1 km/litro no rodoviário. O motor trabalha apenas com câmbio manual de cinco marchas.

Ford Ka 2019 – desempenho

A respeito do desempenho, o novo Ford Ka 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h.

Já o Ka 2019 com motor 1.5 manual cumpre a mesma prova de aceleração em 9,9 segundos e tem velocidade limitada a 181 km/h. Com transmissão automática, esses números passam para 10,7 s e 181 km/h.

O câmbio manual de cinco marchas no modelo 1.5 tem as mesmas boas características da versão 1.0, sendo bem adequadas ao propósito do modelo. De modo geral, o compacto tem bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades do solo, bem como estabilidade adequada.

A direção elétrica é muito leve, mas ao mesmo tempo bem precisa em velocidade, garantindo segurança ao condutor. Os freios também são suficientes para o Ka 2019, embora os dianteiros tenham discos sólidos na versão 1.0.

A posição de dirigir é correta e o cockpit é envolvente, não dando tanto a impressão de espaço que se espera dele. Atrás, o espaço para as pernas é reduzido, como esperado. Já o porta-malas é mediano. O Ka 2019 foi feito mesmo para quatro adultos e uma criança no meio.

Mas, os fixadores Isofix ficam nas laterais, junto com os cintos de três pontos, pois o central é subabdominal. Mesmo assim, parece que o modelo caiu no gosto do consumidor brasileiro.

Ford Ka 2019 – consumo

Ford Ka 1.0 MT 2019

  • Consumo na cidade – 9,2 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,7 km/l com álcool e 15,5 km/l com gasolina

Ford Ka 1.5 MT 2019

  • Consumo na cidade – 8,4 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,8 km/l com gasolina

Ford Ka 1.5 AT 2019

  • Consumo na cidade – 7,8 km/l com álcool e 10,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor

Ford Ka 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.5

10.000 km

R$ 336

R$ 320

20.000 km

R$ 416

R$ 440

30.000 km

R$ 556

R$ 556

Ford Ka 2019 – ficha técnica

Motor

1.0 3C

1.5 3C

Tipo

Dianteiro transversal, gasolina e etanol

Dianteiro transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

997

1.499

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 80 cv @ 6.500 rpm / Etanol: 85 cv @ 6.500 rpm

Gasolina: 128 cv @ 6.500 rpm / Etanol: 136 cv @ 6.500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,2 kgfm @ 3.500 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3.500 rpm

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4.750 rpm / Etanol: 16,1 kgfm @ 4.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas com conversor de torque

Freios

Tipo

Disco / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 14 polegadas ou 15 polegadas

Aço 14 polegadas ou liga-leve 15 polegadas

Pneus

175/65 R14 ou 195/55 R15

175/65 R14, 195/55 R15 ou 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.941

3.941

Largura sem retrovisores (mm)

1.695

1.695

Altura (mm)

1.525

1.525

Distância entre os eixos (mm)

2.491

2.491

Capacidades

Porta-malas (litros)

257

257

Tanque (litros)

51

51

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

423

405

Peso em ordem de marcha (kg)

1.037

1.135

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,338

0,338

Ford Ka 2019 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Ford Ka 2019: detalhes, versões, preço, consumo e motor
Nota média 4.5 de 8 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email