BYD Dolphin e Dolphin Mini ficarão mais baratos com baterias de sódio

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A BYD quer ser o maior fornecedor mundial de baterias de sódio, que promete tornar modelos como Dolphin e Dolphin Mini em carros elétricos (ainda) mais baratos e, para isso, iniciou a construção de uma megafábrica na China.

Localizada em Xuzhou, na província de Jiangsu, a “gigafactory” de baterias da BYD terá um custo final de US$ 1,4 bilhão e produzirá anualmente 30 GWh de potência em células de íons de lítio e sódio.

A promessa é de tornar carros como Dolphin e Dolphin Mini (Seagull) mais baratos com as novas células de sódio que, segundo estimativas, custam 30% menos que as tradicionais unidades de fosfato de ferro e lítio, como a Blade.

byd dolphin mini bogotabyd dolphin mini bogota

Já anunciada para o Dolphin Mini na China, a bateria de sódio também será usada no Dolphin e não há previsão de outros produtos no momento ou pelo menos não se tem informações sobre isso.

Todavia, segundo especialistas, as baterias de íons de lítio, fosfato de ferro e sódio, apesar de custarem menos, possuem menor capacidade energética, oferecendo assim autonomia menor, ainda que sejam igualmente eficientes na recarga.

Ainda que tenha esta desvantagem, a bateria de sódio tem o menor custo de fabricação a seu favor, ajudando assim a popularizar a dupla de compactos da entrada da BYD, especialmente em regiões sensíveis a preços, como o Brasil.

byd dolphin plus 1byd dolphin plus 1

Atualmente, o BYD Dolphin Mini tem sua menor bateria de 30,08 kWh, sendo esta LFP normal, sem a tecnologia Blade, garantindo autonomia de 305 km. O pequenino tem ainda uma Blade com 38,88 kWh com 405 km.

Já esta nova bateria de sódio, segundo divulgado no ano passado, terá em torno de 30 kWh e deve entregar 300 km ou pouco mais de autonomia no Dolphin Mini.

Hoje, se espera que o modelo chegue ao Brasil com preço inicial de R$ 100 mil com a LFP, porém, com sódio, poderia custar entre R$ 70 mil e R$ 80 mil… Valores que, em marcas como Fiat e VW, certamente dão arrepios só de imaginar.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X