O caminhão 3/4 é um tipo de veículo, com enorme potencial no mercado brasileiro, sendo um comercial leve, versátil e necessário nos grandes centros, onde os caminhões não podem circular.
No mercado nacional, várias marcas possuem caminhões 3/4, que também são conhecidos como VUC, um tipo de veículo comercial, com bons volumes e geralmente abastecido com diesel ou elétrico.
Entre as marcas, as que possuem caminhão 3/4 são Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Iveco, Foton, Renault, Kia e Hyundai.
Estes modelos são os Delivery Express, Sprinter Truck, Accelo 815, Daily 30-160/35-160, 3511 DT, Master, Bongo K2500 e HR, respectivamente.
Com isso, o mercado tem atualmente nove opções de caminhão 3/4, mas em breve, a Ford trará a Transit Chassis para ampliar a oferta.
Leia também nossa página que explica tudo sobre o caminhão truck.
Caminhão 3/4 – o que é, tamanho, altura?
Compacto, porém, com grande espaço no compartimento de carga e muito manobrável, o caminhão 3/4 é também conhecido como VUC ou Veículo Urbano de Carga, que pode rodar nas regiões centrais.
Sendo um mini-caminhão, o 3/4 usa chassi de longarinas e emprega um baú de carga de grande volume, com capacidade de carga de até 3,5 toneladas.
Outra obrigação para ser um caminhão de 3/4 ou VUC é o rodado traseiro simples e isso o libera para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria “B”.
A legislação exige que o comprimento do 3/4 seja de até 7,2 m e a largura em 2,2 m, bem como altura máxima de 3,5 m, facilitando assim o estacionamento em vagas de ruas estreitas e apertadas nos grandes centros.
Em cidades como São Paulo, o caminhão 3/4 não fica sujeito ao rodízio municipal, liberando assim cargas e descargas nas regiões mais densamente habitadas e com trânsito mais concentrado.
Equipado com baú de carga, o caminhão 3/4 pode ter um baú simples para cargas secas, refrigerado para produtos alimentícios ou frigorífico para carnes.
Caminhão 3/4 – história
Nos EUA, os caminhões no passado se dividiam entre meia tonelada de capacidade, onde hoje se encontram picapes como F-150, Ram 1500 e Silverado 1500, por exemplo, e os de uma tonelada, geralmente de rodado duplo traseiro.
Para ocupar o espaço entre estas dois tipos de veículos comerciais, a indústria criou o caminhão 3/4 ou 3/4 de tonelada, no caso 750 kg de capacidade de carga.
Com capacidade de carga útil para várias aplicações, como pequenos negócios, empreiteiras, empresas de logística, entre outros, os de 3/4 foram reclassificados aqui há alguns anos como VUC.
Como tinham porte pequeno, geralmente com cabines avançadas, como os antigos veículos da Agrale e Mercedes-Benz, o VUC se popularizou mais com as coreanas Kia e Hyundai.
Assim, em cidades como São Paulo, os 3/4 acabaram sendo liberados do rodízio por serem versáteis em capacidade de carga, agora mais de 1,5 tonelada, assim como em tamanho, facilitando estacionamento.
Caminhão 3/4 – modelos e detalhes
Foton 3511 DT
O Foton Aumark 3511 DT é um pequeno caminhão de origem chinesa que chegou a ser feito no Brasil e hoje estaria ainda sendo vendido no Rio Grande do Sul, com motor diesel 2.8 Cummins de 109 cavalos e 28,5 kgfm, com câmbio de cinco marchas.
O 3511 DT tem dois eixos e o traseiro dispõe de rodado duplo, mas devido ao PBT de 3,5 toneladas, ele permite que o condutor tenha somente CNH “B”, dirigindo o 3/4 de 4,80 m de comprimento e 1,82 m de largura, com diversos baús para aplicação urbana.
Hyundai HR
Com 130 cavalos e 26 kgfm, o Hyundai HR já foi líder de caminhão 3/4 e tem capacidade de carga de 1.800 kg, além de transmissão de seis marchas e tração 4×4, sendo um veículo com ar condicionado, freios ABS e tamanho compacto para seu porte.
Fabricado em Anápolis-GO pela CAOA Montadora, o HR recebeu atualização em termos de tração para melhor desempenho, ainda que isso só possa ajudá-lo em ruas muito íngremes nas regiões centrais.
Iveco Daily 30-160
O Iveco Daily 30-160 é um caminhão 3/4 versátil, com motor diesel F1C 3.0 com 160 cavalos a 3.500 rpm e 38,6 kgfm a 1.600 rpm, com transmissão manual de seis marchas e PBT de 3,5 toneladas.
O 30-160 tem cabine simples com três lugares e chassi com plataforma baixa, facilitando as operações de embarque e desembarque de cargas nas regiões centrais das cidades.
Iveco Daily 35-160
Versão com PBT técnico maior do 30-160, o Daily 35-160 é outro caminhão de 3/4 da Iveco que tem duas opções de entre eixos, com capacidade para realizar viagens fora do perímetro urbano com maior autonomia.
Em relação ao 30-160, o 35-160 é mais alto e tem estilo diferente da cabine, com posição de direção elevada e altura livre do solo maior, apresentando maior robustez para operações diversas, porém, mantendo eixo traseiro de tração com rodado simples.
Kia Bongo K2500
O Kia Bongo, também conhecido como K2500, recebeu tração 4×4 como o primo Hyundai HR, mas diferente deste, que é nacional, o modelo é importado do Uruguai, tendo capacidade para 1,8 tonelada de carga e PBT de 3,5 toneladas.
Montado em CKD na cidade de Montevidéu, o Bongo é um caminhão pequeno e versátil, com três assentos e airbags, podendo receber baús de carga de várias aplicações na categoria de 3/4, tendo rodado traseiro simples.
Mercedes-Benz Accelo 815
Com rodado duplo como o Foton 3511 DT, o Mercedes-Benz Accelo 815 tem versão de entre eixos curto que pode ser usado como VUC, tendo motor OM-924LA de 4.8 litros com 156 cavalos e 58,9 kgfm.
Usando transmissão manual de cinco ou seis marchas, o Accelo 815 tem PBT de menos de 3,5 toneladas e comprimento mínimo de 6,1 m, facilitando seu estacionamento em vagas de ruas centrais.
Mercedes-Benz Sprinter Truck
Além do Accelo 815, a Mercedes-Benz tem ainda a Sprinter Truck, versão chassi do furgão feito na Argentina, com motor diesel OM-654 2.1 que dispõe de 150 cavalos e 34,7 kgfm, tendo transmissão manual de seis marchas.
Com duas opções de entre eixos, a Sprinter Truck tem comprimento a partir de 5,8 m e com PBT de 3,5 toneladas, com plataforma baixa, facilitando o ingresso e desembarque de cargas no baú.
Renault Master
Assim como a Sprinter Truck, a Renault Master em versão chassi também é considerada um caminhão 3/4 ou VUC, com PBT de 3,5 toneladas, com carga útil de 1.760 kg e com baú de até 18 m³ de volume.
Com motor diesel 2.3 TCe de 136 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm, com transmissão manual de seis marchas, mas com tração dianteira, diferente do concorrente da Mercedes-Benz.
Volkswagen Delivery Express
O Volkswagen Delivery Express tem PBT de 3,5 toneladas e motor diesel FPT (Stellantis) F1C, o mesmo da Iveco, tendo 156 cavalos a 3.300 rpm e 36,6 kgfm a 1.300 rpm, além de câmbio de seis marchas.
Com tração traseira, o Delivery Express é um 3/4 com cabine versátil para três pessoas e suspensão traseira com rodado simples, reduzindo assim os custos operacionais.
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