Caminhão 3/4: o que é, tamanho, altura, modelos e detalhes

Caminhão 3/4
Caminhão 3/4

O caminhão 3/4 é um tipo de veículo, com enorme potencial no mercado brasileiro, sendo um comercial leve, versátil e necessário nos grandes centros, onde os caminhões não podem circular.

No mercado nacional, várias marcas possuem caminhões 3/4, que também são conhecidos como VUC, um tipo de veículo comercial, com bons volumes e geralmente abastecido com diesel ou elétrico.

Entre as marcas, as que possuem caminhão 3/4 são Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Iveco, Foton, Renault, Kia e Hyundai.

Estes modelos são os Delivery Express, Sprinter Truck, Accelo 815, Daily 30-160/35-160, 3511 DT, Master, Bongo K2500 e HR, respectivamente.

Com isso, o mercado tem atualmente nove opções de caminhão 3/4, mas em breve, a Ford trará a Transit Chassis para ampliar a oferta.

Leia também nossa página que explica tudo sobre o caminhão truck.

Caminhão 3/4 – o que é, tamanho, altura?

Caminhão 3/4
Caminhão 3/4

Compacto, porém, com grande espaço no compartimento de carga e muito manobrável, o caminhão 3/4 é também conhecido como VUC ou Veículo Urbano de Carga, que pode rodar nas regiões centrais.

Sendo um mini-caminhão, o 3/4 usa chassi de longarinas e emprega um baú de carga de grande volume, com capacidade de carga de até 3,5 toneladas.

Outra obrigação para ser um caminhão de 3/4 ou VUC é o rodado traseiro simples e isso o libera para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria “B”.

A legislação exige que o comprimento do 3/4 seja de até 7,2 m e a largura em 2,2 m, bem como altura máxima de 3,5 m, facilitando assim o estacionamento em vagas de ruas estreitas e apertadas nos grandes centros.

Em cidades como São Paulo, o caminhão 3/4 não fica sujeito ao rodízio municipal, liberando assim cargas e descargas nas regiões mais densamente habitadas e com trânsito mais concentrado.

Equipado com baú de carga, o caminhão 3/4 pode ter um baú simples para cargas secas, refrigerado para produtos alimentícios ou frigorífico para carnes.

Caminhão 3/4 – história

Caminhão 3/4
Caminhão 3/4

Nos EUA, os caminhões no passado se dividiam entre meia tonelada de capacidade, onde hoje se encontram picapes como F-150, Ram 1500 e Silverado 1500, por exemplo, e os de uma tonelada, geralmente de rodado duplo traseiro.

Para ocupar o espaço entre estas dois tipos de veículos comerciais, a indústria criou o caminhão 3/4 ou 3/4 de tonelada, no caso 750 kg de capacidade de carga.

Com capacidade de carga útil para várias aplicações, como pequenos negócios, empreiteiras, empresas de logística, entre outros, os de 3/4 foram reclassificados aqui há alguns anos como VUC.

Como tinham porte pequeno, geralmente com cabines avançadas, como os antigos veículos da Agrale e Mercedes-Benz, o VUC se popularizou mais com as coreanas Kia e Hyundai.

Assim, em cidades como São Paulo, os 3/4 acabaram sendo liberados do rodízio por serem versáteis em capacidade de carga, agora mais de 1,5 tonelada, assim como em tamanho, facilitando estacionamento.

Caminhão 3/4 – modelos e detalhes

Foton 3511 DT

foton 3 4

O Foton Aumark 3511 DT é um pequeno caminhão de origem chinesa que chegou a ser feito no Brasil e hoje estaria ainda sendo vendido no Rio Grande do Sul, com motor diesel 2.8 Cummins de 109 cavalos e 28,5 kgfm, com câmbio de cinco marchas.

O 3511 DT tem dois eixos e o traseiro dispõe de rodado duplo, mas devido ao PBT de 3,5 toneladas, ele permite que o condutor tenha somente CNH “B”, dirigindo o 3/4 de 4,80 m de comprimento e 1,82 m de largura, com diversos baús para aplicação urbana.

Hyundai HR

hyundai hr 2023

Com 130 cavalos e 26 kgfm, o Hyundai HR já foi líder de caminhão 3/4 e tem capacidade de carga de 1.800 kg, além de transmissão de seis marchas e tração 4×4, sendo um veículo com ar condicionado, freios ABS e tamanho compacto para seu porte.

Fabricado em Anápolis-GO pela CAOA Montadora, o HR recebeu atualização em termos de tração para melhor desempenho, ainda que isso só possa ajudá-lo em ruas muito íngremes nas regiões centrais.

Iveco Daily 30-160

iveco 30 160

O Iveco Daily 30-160 é um caminhão 3/4 versátil, com motor diesel F1C 3.0 com 160 cavalos a 3.500 rpm e 38,6 kgfm a 1.600 rpm, com transmissão manual de seis marchas e PBT de 3,5 toneladas.

O 30-160 tem cabine simples com três lugares e chassi com plataforma baixa, facilitando as operações de embarque e desembarque de cargas nas regiões centrais das cidades.

Iveco Daily 35-160

iveco 35 160

Versão com PBT técnico maior do 30-160, o Daily 35-160 é outro caminhão de 3/4 da Iveco que tem duas opções de entre eixos, com capacidade para realizar viagens fora do perímetro urbano com maior autonomia.

Em relação ao 30-160, o 35-160 é mais alto e tem estilo diferente da cabine, com posição de direção elevada e altura livre do solo maior, apresentando maior robustez para operações diversas, porém, mantendo eixo traseiro de tração com rodado simples.

Kia Bongo K2500

kia k2500 bongo

O Kia Bongo, também conhecido como K2500, recebeu tração 4×4 como o primo Hyundai HR, mas diferente deste, que é nacional, o modelo é importado do Uruguai, tendo capacidade para 1,8 tonelada de carga e PBT de 3,5 toneladas.

Montado em CKD na cidade de Montevidéu, o Bongo é um caminhão pequeno e versátil, com três assentos e airbags, podendo receber baús de carga de várias aplicações na categoria de 3/4, tendo rodado traseiro simples.

Mercedes-Benz Accelo 815

accelo 815

Com rodado duplo como o Foton 3511 DT, o Mercedes-Benz Accelo 815 tem versão de entre eixos curto que pode ser usado como VUC, tendo motor OM-924LA de 4.8 litros com 156 cavalos e 58,9 kgfm.

Usando transmissão manual de cinco ou seis marchas, o Accelo 815 tem PBT de menos de 3,5 toneladas e comprimento mínimo de 6,1 m, facilitando seu estacionamento em vagas de ruas centrais.

Mercedes-Benz Sprinter Truck

sprinter truck

Além do Accelo 815, a Mercedes-Benz tem ainda a Sprinter Truck, versão chassi do furgão feito na Argentina, com motor diesel OM-654 2.1 que dispõe de 150 cavalos e 34,7 kgfm, tendo transmissão manual de seis marchas.

Com duas opções de entre eixos, a Sprinter Truck tem comprimento a partir de 5,8 m e com PBT de 3,5 toneladas, com plataforma baixa, facilitando o ingresso e desembarque de cargas no baú.

Renault Master

Renault Master 2023 6

Assim como a Sprinter Truck, a Renault Master em versão chassi também é considerada um caminhão 3/4 ou VUC, com PBT de 3,5 toneladas, com carga útil de 1.760 kg e com baú de até 18 m³ de volume.

Com motor diesel 2.3 TCe de 136 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm, com transmissão manual de seis marchas, mas com tração dianteira, diferente do concorrente da Mercedes-Benz.

Volkswagen Delivery Express

vw delivery

O Volkswagen Delivery Express tem PBT de 3,5 toneladas e motor diesel FPT (Stellantis) F1C, o mesmo da Iveco, tendo 156 cavalos a 3.300 rpm e 36,6 kgfm a 1.300 rpm, além de câmbio de seis marchas.

Com tração traseira, o Delivery Express é um 3/4 com cabine versátil para três pessoas e suspensão traseira com rodado simples, reduzindo assim os custos operacionais.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X