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TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

UPDATE: Atualizada em 22 de junho de 2018.

O Brasil não possui uma malha viária de boas condições de modo geral. Além disso, existem os redutores de velocidade e outros obstáculos nas vias de praticamente todas as cidades que maltratam bastante automóveis de passeio. Em média, a altura livre do solo dos automóveis fica na casa dos 150 mm, sendo uns mais baixos e outros – especialmente os aventureiros – um pouco mais altos.

Mas ainda assim, existem algumas valetas, lombadas e depressões, bem como rampas de acesso à prédios ou embarcações que fazem com que veículos raspem o fundo. Se estiverem carregados, a situação piora em muitos casos.


No entanto, muitos consumidores querendo evitar possíveis danos ao veículo e aquele desconforto em ouvir a parte de baixo raspar ou bater, bem como ser obrigado a cruzar lombadas e valetas na diagonal, o que prejudica ainda mais a estrutura do veículo, acabam optando por picapes e utilitários esportivos, que em sua maioria possuem suspensão mais elevada.

Assim, decidimos fazer um TOP 10 para ver o quanto esses veículos são mais altos. Os números se referem ao veículo vazio em relação ao solo. Listamos os 10 hatches compactos, 10 utilitários esportivos compactos e as 10 picapes mais elevados do mercado. No primeiro grupo, demos atenção às versões aventureiras, mas na relação existem versões comuns.

Decidimos focar nos utilitários esportivos de porte compacto nessa atualização da matéria sobre altura livre do solo, por estarem em evidência no mercado nacional. No caso das picapes, os diferenciais são contados pelos fabricantes, então o vão entre os eixos em geral é mais alto.


Picapes leves não foram consideradas por estarem no mesmo nível de versões aventureiras, embora seja também uma opção mais barata. No caso dos hatches compactos, os mesmos são os mais vendidos no mercado nacional e por isso é vital informar a altura livre do solo que eles possuem.

Na lista abaixo, destacamos as versões nos hatches que apresentarem altura livre do solo mais elevada que as demais versões, como forma de mostrar que estas possuem esse importante diferencial para quem necessita enfrentar a dureza de nossas ruas cheias de obstáculos potencialmente prejudiciais aos automóveis.

Confira abaixo os 10 hatches, SUVs compactos e picapes com altura livre do solo mais elevada:

Hatches

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

Nesse grupo, podemos ver que o HB20X é o mais alto, sendo esta uma versão aventureira do HB20. Mesmo ameaçado de extinção pelo Freestyle, o Ka Trail é mais alto que este e praticamente tem altura de SUV compacto. O Uno Way também é outro que não fica muito atrás, superando o Kwid, chamado de “SUV dos compactos” pela marca francesa. O Mobi Way segue o irmão mais, mas é 10 mm mais baixo.

Mas, tirando o Kwid, que já nasceu com suspensão elevada para suportar os obstáculos da Índia e agora do Brasil, a lista dos 10 hatches com maior altura livre do solo inclui versões comuns, sem nenhum preparo ou apelo aventureiro, como o Gol. Ele é até mais alto que o Stepway (Sandero). Novamente, mais compactos aparecem com suspensão elevada sem serem “aventureiros”.

Não parece, mas o Fiat Argo é bem alto, muito mais que o rival Polo, que não aparece na lista, mas tem 149 mm. O compacto da marca italiana também é mais alto que o Fox, que não pode mais contar com a versão CrossFox, embora tenha a Extreme focada no uso urbano.

Por fim, a décima posição, um empate: Onix Activ e cross up!. Ambos possuem proposta aventureira, mas são de porte e motorização bem distintas. No geral, nove modelos da lista superam a média de 150 mm do mercado, mas evidentemente dos que faltaram, alguns não tiveram a informação divulgada pelos fabricantes de veículos. Todos esses modelos estão entre os mais vendidos.

1) Hyundai HB20X – 206 mm
2) Ford Ka Trail – 200 mm
3) Fiat Uno Way – 190 mm
4) Renault Kwid – 180 mm
5) Fiat Mobi Way – 171 mm
6) Volkswagen Gol – 163 mm
7) Renault Stepway – 160 mm
8) Fiat Argo – 155 mm
9) Volkswagen Fox – 151 mm
10) Chevrolet Onix Activ/Volkswagen cross up! – 150 mm

SUVs compactos

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

No grupo dos SUVs compactos, o Jeep Renegade na versão Trailhawk é o mais elevado de todos. Também pudera, essa versão é mais alta que as demais com diesel e ainda mais em relação às opções flex, que é de 205 mm. O Captur aparece em segundo na lista e não poderia ser diferente, dada a sua plataforma B0 ser a mesma do Duster, que ficou em terceiro e por pouca margem.

Focado no fora de estrada, o WR-V é bem diferente em proposta numa comparação com o HR-V, que tem foco urbano e 177 mm de altura livre do solo. O modelo também tem suspensão mais robusta que o Fit, da qual derivou. Logo em seguida aparece o famoso EcoSport com uma boa altura, sendo a mesma de vários modelos, como o chinês T5. O japonês Kicks também compartilha de mesma altura livre do solo, bem como francês 2008.

Todos eles fazem com que o vão de 200 mm seja quase uma média do mercado. Depois deles aparece o coreano Creta, um pouco mais baixo. O SUV compacto da Hyundai só é um pouquinho mais alto que o recém-chegado Tiggo 2. O crossover da Chery é o mais baixo do grupo, mas acredite, é ainda mais alto que outros utilitários esportivos compactos que estão no mercado. Então, pelo que se pode ver, o grupo apresenta uma boa média de altura, praticamente 50 mm mais alta que os hatches compactos urbanos e aventureiros da lista acima.

1) Jeep Renegade Trailhawk – 212 mm
2) Renault Captur – 212 mm
3) Renault Duster – 210 mm
4) Honda WR-V – 207 mm
5) Ford EcoSport – 200 mm
6) JAC T5 – 200 mm
7) Nissan Kicks – 200 mm
8) Peugeot 2008 – 200 mm
9) Hyundai Creta – 190 mm
10) Chery Tiggo 2 – 186 mm

Picapes

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

Apesar de ser considerada a picape média mais próxima de um automóvel de passeio, a Amarok tem a maior altura livre do solo no mercado. Logo depois aparece a mais bruta da categoria (tirando a RAM 2500), a Ranger, que chega a superar a picape utilitária 4×4 de projeto e fabricação brasileiros, a Marruá da Agrale, que tem foco no off road extremo.

A Chevrolet S10 tem um bom porte e uma boa altura livre do solo, não passando apuros em nenhuma situação. Diante da rival Hilux, a picape da GM leva uma mísera vantagem de 3 mm de altura a mais, o que não faz qualquer diferença. Em compensação, as picapes Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton, que antes eram rivais e agora estão no mesmo grupo controlador, possuem a mesma altura.

Depois não poderia ficar de fora a picape compacta-média Fiat Toro, que em realidade não é tão alta quanto parece em relação à irmã e rival Strada, a líder do mercado de comerciais leves no Brasil. A diferença entre as duas é de meros 2 mm, mas parece mais, não é mesmo?

Mas, se ela parece baixa, então o que falar da monstra RAM 2500, que fica entre as duas em termos de altura livre do solo. Mas não se engane, isso pode ser pequena, mas ela realmente reina como a maior do país. Então, estas 10 picapes são as mais altas do mercado, algo que deve mudar em breve por conta da chegada de Alaskan e Classe X.

1) Volkswagen Amarok – 240 mm
2) Ford Ranger – 232 mm
3) Agrale Marruá – 230 mm
4) Chevrolet S10 – 225 mm
5) Toyota Hilux – 222 mm
6) Nissan Frontier – 220 mm
7) Mitsubishi L200 Triton – 220 mm
8) Fiat Toro – 202 mm
9) RAM 2500 – 201 mm
10) Fiat Strada – 200 mm

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • EuMeSmObYmYsElF

    RAM da mesma altura da Strada?? ta certo isso?? O.o

    • Pedro Henrique

      sim, só que a RAM é maior e dá impressão de ser mais alta, assim como eu não esperava o range rover vogue ou VW touareg maior que um wrangler ou maior que uma Amarok..
      dependendo da proposta do carro ele pode parecer maior ou menor

      • FabioTex

        É que o Rover e a Touareg foram considerados quando estão com o controle de altura de suas suspensões no limite superior, e nesse caso ficam bem altos. O visual fica até estranho.

    • Mais ou menos. Na verdade há um erro nos dados informados.

      A altura livre do solo na RAM, bem como na finada F-250, é medida a partir do diferencial, item esse que serve como referência por estar abaixo da própria carroceria. Já na Strada o parâmetro foi a carroceria. Medindo dessa forma, a F-250 teria quase 400mm (que acabei de medir, inclusive; E na RAM deve ser semelhante).

      Ou seja: os dados, apesar de corretos, foram erroneamente informados, pois partem de diferentes parâmetros.

      • Pedro Henrique

        quando o negócio é sobre buracos, a medição tem que ser pelo ponto mais baixo… de que importa ter 400mm se o diferencial está em 201mm? a sua roda traseira esquerda cai em um buraco de 225mm e lá se vai o diferencial

        agora se estiver falando em passar morrinhos com as quatro rodas juntas, a medida vai ser feita através do vão livre no entre eixos, aí sim vale os seus 400mm, vai ter de entrar na conta também o ângulo de ataque e de saída

        • Comment

          Então não dá pra medir a Strada a partir da carroceria, já que partes da suspensão ficam mais abaixo do que ela.

        • Sergio

          pois é, achei que iria ver a duster ou eco sport, carros mais acessiveis… se for colocar o angulo de ataque no calculo, quem sabe a duster entra nesse ranking, pois lembro que qdo ela foi lançada foi dado bastante destaque pra esta questao do angulo de ataque.

        • Raimundo M.

          Estão fazendo muita confusão com essa questão de vão livre. Primeiro é a referência do cálculo, pois é bom lembrar que em veículos com tração 4×4 costuma ter três diferenciais (eixo dianteiro, central que reparte a tração entre os eixos, e traseiro). Se for considerar diferencial num veículo o do eixo, vai ficar abaixo do ponto mais baixo da carroceria entre o entre-eixo. Se a intenção é transpor obstáculos com esse vão livre, então deveriam associar isso ao entre-eixo do veículo. Não adianta um veículo ter um vão de 30cm e um entre-eixo de 5m. Um veículo com entre-eixo menor e o mesmo vão livre ao passar por ondulações altas corre menor risco de dafinicar as partes mais baixas que outro com entre-eixo maior. É lógica similar aos ângulos de ataque e saída. Um veículo pode ter ótimo ângulo de ataque, mas ter péssimo de saída, então adianta vencer uma rampa para ao sair dela danificar a traseira. Analogamente é um hatch e sedan passando em lombada irregurar. O sedan tem maior risco de bater o assoalho na saída da lombada dependendo da velocidade que passa por esta que o hatch.

          • Sergio

            Perfeita explicação, tks.

          • Felipe

            Sofro com meu fusca, de frente sobe até coqueiro, mas de traseira, enrosca ate numa bola de tênis. ahuahuahaua

      • EuMeSmObYmYsElF

        aaaah.. então ta explicado

      • Netto

        Creio que é medido pelo ponto mais baixo, no caso da Strada, o peito de aço.

  • Comment

    Esqueceram da foto da Mohave.

  • bruno mendes

    Deveriam fazer um comparativo pra saber qual desses mini-SUV (ecosport, duster) é o mais resistente à alagamentos.

  • Black Cat Dj
    • Master_731

      Eis aí o motivo de custar 50.000 kkkk

  • Paulo de Melo

    O Subaru Forester 2014 possui 22,5 cm de vão livre, chegando bem perto do 10º colocado.

  • saosao

    T4?

  • Junoba

    Vocês colocaram ´´Agrede“, invéz de Agrale.

  • Davi P. Ribeiro

    senti falta do troller t4

  • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

    No lugar do Mercedes GL não seria o Classe G não? Tenho a impressão que aquele tanque de guerra tem altura livre do solo maior que o GL…

  • Claudio

    Mercedes GL é um grosso mesmo…eeeeeeeeeeee bichão bruto!

  • Sam Sam

    Essa porcaria de site nunca deixa a gnt ver a página que interessa.

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