TOP 10: Carros com melhor altura livre do solo (2022)

fiat argo trekking 2021 1

UPDATE: Atualizada em março de 2022.

De modo geral, o Brasil não possui uma malha viária em boas condições, e isso não é surpresa pra ninguém. Além disso, existem os redutores de velocidade e outros obstáculos nas vias de praticamente todas as cidades que acabam maltratando bastante os automóveis de passeio.

Em média, a altura livre do solo dos automóveis fica na casa dos 150 mm, sendo uns mais baixos e outros – especialmente os tão criticados pseudo-aventureiros – um pouco mais altos.


Mas ainda assim existem algumas valetas, lombadas e depressões, bem como rampas de acesso à prédios ou embarcações, que fazem com que veículos raspem o fundo. Se estiverem carregados, a situação piora em muitos casos.

Querendo evitar possíveis danos ao veículo e aquele desconforto ao ouvir o carro raspar ou bater, bem como ser obrigado a cruzar lombadas e valetas na diagonal, prejudicando ainda mais a estrutura do veículo, alguns acabam optando por picapes e utilitários esportivos, que em sua maioria possuem suspensão mais elevada.

Assim, decidimos fazer um TOP 10 para ver o quanto esses veículos são mais altos. Os números se referem ao veículo vazio em relação ao solo. Listamos os 10 hatches compactos, 10 utilitários esportivos compactos e as 10 picapes mais elevados do mercado. No primeiro grupo, demos atenção às versões aventureiras, mas na relação existem versões comuns.

Decidimos focar nos utilitários esportivos de porte compacto nessa atualização da matéria sobre altura livre do solo, por estarem em evidência no mercado nacional. No caso das picapes, os diferenciais são contados pelos fabricantes, então o vão entre os eixos em geral é mais alto.

Picapes leves não foram consideradas por estarem no mesmo nível de versões aventureiras, embora também sejam uma opção mais barata. No caso dos hatches compactos, os mesmos são os mais vendidos no mercado nacional e por isso é vital informar a altura livre do solo que eles possuem.

Na lista abaixo, destacamos as versões dos hatches que apresentarem altura livre do solo mais elevada, como forma de mostrar que estas possuem esse importante diferencial para quem necessita enfrentar a dureza de nossas ruas cheias de obstáculos potencialmente prejudiciais aos automóveis.

Confira abaixo os 10 hatches, SUVs compactos e picapes com altura livre do solo mais elevada:

Hatches

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Nesse grupo, podemos ver que o HB20X é o mais alto, sendo esta uma versão aventureira do HB20. Em seguida aparecem o Argo Trekking e dois modelos da Renault: a dupla Sandero e Stepway (que são o mesmo carro) e o Kwid (chamado de “SUV dos compactos” pela marca francesa).

Mas tirando o Kwid, que já nasceu com suspensão elevada para suportar os obstáculos da Índia e agora do Brasil, a lista dos 10 hatches com maior altura livre do solo inclui versões comuns, sem nenhum preparo ou apelo aventureiro, como o Gol. Novamente, mais compactos aparecem com suspensão elevada sem serem “aventureiros”.

Não parece, mas o Fiat Argo é bem alto, muito mais que o rival Polo, que não aparece na lista, mas tem 149 mm. O compacto da marca italiana também é mais alto que o Fox, que não pode mais contar com a versão CrossFox, embora tenha a Xtreme focada no uso urbano.

Por fim, na décima posição temos o BMW Série 1, um modelo que já parte de um preço mais elevado que seus concorrentes por aqui. No geral, todos os modelos da lista superam a média de 150 mm do mercado, mas evidentemente dos que faltaram, alguns não tiveram a informação divulgada pelos fabricantes de veículos. A maioria desses modelos está entre os mais vendidos.

1) Hyundai HB20X – 211 mm
2) Fiat Argo Trekking – 210 mm
3) Renault Sandero e Stepway – 185 mm
4) Renault Kwid – 180 mm
5) Fiat Mobi Trekking – 177 mm
6) Fiat Uno – 165 mm
7) Volkswagen Gol – 163 mm
8) Hyundai HB20 – 160 mm
9) Fiat Argo – 155 mm
10) BMW Série 1 – 153 mm

SUVs compactos

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No grupo dos SUVs compactos, o Jeep Renegade era o mais elevado de todos, mas agora ele perdeu essa posição com a chegada do renovado Renault Duster. Outro que empurrou o Renegade para baixo foi o C4 Cactus.

A lista segue com ASX e Outlander Sport, que são praticamente o mesmo modelo, e Captur. Focado no fora de estrada, o WR-V é bem diferente em proposta numa comparação com o HR-V, que tem foco urbano e 177 mm de altura livre do solo. O modelo também tem suspensão mais robusta que o Fit, do qual foi derivado.

Logo em seguida aparecem dois modelos que tem os mesmos 200 mm de altura livre do solo, o japonês Kicks e o francês 2008. Finalmente, fechamos a lista com a última novidade em nosso mercado, o Fiat Pulse, que tem 196 mm.

1) Renault Duster – 237 mm
2) Citroën C4 Cactus – 225 mm
3) Jeep Renegade – 224 mm
4) Mitsubishi ASX e Outlander Sport – 215 mm
5) Renault Captur – 212 mm
6) Mitsubishi Eclipse Cross – 211 mm
7) Honda WR-V – 207 mm
8) Nissan Kicks – 200 mm
9) Peugeot 2008 – 200 mm
10) Fiat Pulse – 196 mm

Picapes

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Essa lista não tem nenhuma surpresa ao trazer a gigante RAM 2500 no primeiro lugar, com um vão livre de 334 mm. Depois aparece uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Toyota Hilux, com 310 mm. Essas são as únicas com valores acima de 300 mm.

A lista continua com a Fiat Toro, que depois de sua renovação passou a ter 251 mm (apenas a diesel tem 238 mm) e a outra gigante da RAM por aqui, a 1500 Rebel, com 249 mm.

Seguimos a lista com a Frontier, que renovada trouxe um ótimo vão livre do solo de 241 mm. Ela ficou um pouco acima da Amarok, que tem 240 mm. A Chevrolet S10 tem um bom porte e uma boa altura livre do solo, não passando apuros em nenhuma situação, mas ela fica abaixo de Ranger e Marruá.

A lista é completada com a L200 Triton, que fica com apenas 220 mm.

1) Dodge RAM 2500 – 334 mm
2) Toyota Hilux – 310 mm
3) Fiat Toro – 251 mm
4) RAM 1500 Rebel – 249 mm
5) Nissan Frontier – 241 mm
6) Volkswagen Amarok – 240 mm
7) Ford Ranger – 232 mm
8) Agrale Marruá – 230 mm
9) Chevrolet S10 – 228 mm
10) Mitsubishi L200 Triton – 220 mm

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.