Hatches Listas Top 10 Mercado Pickups SUVs

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

UPDATE: Atualizada em 22 de junho de 2018.

O Brasil não possui uma malha viária de boas condições de modo geral. Além disso, existem os redutores de velocidade e outros obstáculos nas vias de praticamente todas as cidades que maltratam bastante automóveis de passeio. Em média, a altura livre do solo dos automóveis fica na casa dos 150 mm, sendo uns mais baixos e outros – especialmente os aventureiros – um pouco mais altos.


Mas ainda assim, existem algumas valetas, lombadas e depressões, bem como rampas de acesso à prédios ou embarcações que fazem com que veículos raspem o fundo. Se estiverem carregados, a situação piora em muitos casos.

No entanto, muitos consumidores querendo evitar possíveis danos ao veículo e aquele desconforto em ouvir a parte de baixo raspar ou bater, bem como ser obrigado a cruzar lombadas e valetas na diagonal, o que prejudica ainda mais a estrutura do veículo, acabam optando por picapes e utilitários esportivos, que em sua maioria possuem suspensão mais elevada.

Assim, decidimos fazer um TOP 10 para ver o quanto esses veículos são mais altos. Os números se referem ao veículo vazio em relação ao solo. Listamos os 10 hatches compactos, 10 utilitários esportivos compactos e as 10 picapes mais elevados do mercado. No primeiro grupo, demos atenção às versões aventureiras, mas na relação existem versões comuns.


Decidimos focar nos utilitários esportivos de porte compacto nessa atualização da matéria sobre altura livre do solo, por estarem em evidência no mercado nacional. No caso das picapes, os diferenciais são contados pelos fabricantes, então o vão entre os eixos em geral é mais alto.

Picapes leves não foram consideradas por estarem no mesmo nível de versões aventureiras, embora seja também uma opção mais barata. No caso dos hatches compactos, os mesmos são os mais vendidos no mercado nacional e por isso é vital informar a altura livre do solo que eles possuem.

Na lista abaixo, destacamos as versões nos hatches que apresentarem altura livre do solo mais elevada que as demais versões, como forma de mostrar que estas possuem esse importante diferencial para quem necessita enfrentar a dureza de nossas ruas cheias de obstáculos potencialmente prejudiciais aos automóveis.

Confira abaixo os 10 hatches, SUVs compactos e picapes com altura livre do solo mais elevada:

Hatches

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

Nesse grupo, podemos ver que o HB20X é o mais alto, sendo esta uma versão aventureira do HB20. Mesmo ameaçado de extinção pelo Freestyle, o Ka Trail é mais alto que este e praticamente tem altura de SUV compacto. O Uno Way também é outro que não fica muito atrás, superando o Kwid, chamado de “SUV dos compactos” pela marca francesa. O Mobi Way segue o irmão mais, mas é 10 mm mais baixo.

Mas, tirando o Kwid, que já nasceu com suspensão elevada para suportar os obstáculos da Índia e agora do Brasil, a lista dos 10 hatches com maior altura livre do solo inclui versões comuns, sem nenhum preparo ou apelo aventureiro, como o Gol. Ele é até mais alto que o Stepway (Sandero). Novamente, mais compactos aparecem com suspensão elevada sem serem “aventureiros”.

Não parece, mas o Fiat Argo é bem alto, muito mais que o rival Polo, que não aparece na lista, mas tem 149 mm. O compacto da marca italiana também é mais alto que o Fox, que não pode mais contar com a versão CrossFox, embora tenha a Extreme focada no uso urbano.

Por fim, a décima posição, um empate: Onix Activ e cross up!. Ambos possuem proposta aventureira, mas são de porte e motorização bem distintas. No geral, nove modelos da lista superam a média de 150 mm do mercado, mas evidentemente dos que faltaram, alguns não tiveram a informação divulgada pelos fabricantes de veículos. Todos esses modelos estão entre os mais vendidos.

1) Hyundai HB20X – 206 mm
2) Ford Ka Trail – 200 mm
3) Fiat Uno Way – 190 mm
4) Renault Kwid – 180 mm
5) Fiat Mobi Way – 171 mm
6) Volkswagen Gol – 163 mm
7) Renault Stepway – 160 mm
8) Fiat Argo – 155 mm
9) Volkswagen Fox – 151 mm
10) Chevrolet Onix Activ/Volkswagen cross up! – 150 mm

SUVs compactos

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

No grupo dos SUVs compactos, o Jeep Renegade na versão Trailhawk é o mais elevado de todos. Também pudera, essa versão é mais alta que as demais com diesel e ainda mais em relação às opções flex, que é de 205 mm. O Captur aparece em segundo na lista e não poderia ser diferente, dada a sua plataforma B0 ser a mesma do Duster, que ficou em terceiro e por pouca margem.

Focado no fora de estrada, o WR-V é bem diferente em proposta numa comparação com o HR-V, que tem foco urbano e 177 mm de altura livre do solo. O modelo também tem suspensão mais robusta que o Fit, da qual derivou. Logo em seguida aparece o famoso EcoSport com uma boa altura, sendo a mesma de vários modelos, como o chinês T5. O japonês Kicks também compartilha de mesma altura livre do solo, bem como francês 2008.

Todos eles fazem com que o vão de 200 mm seja quase uma média do mercado. Depois deles aparece o coreano Creta, um pouco mais baixo. O SUV compacto da Hyundai só é um pouquinho mais alto que o recém-chegado Tiggo 2. O crossover da Chery é o mais baixo do grupo, mas acredite, é ainda mais alto que outros utilitários esportivos compactos que estão no mercado. Então, pelo que se pode ver, o grupo apresenta uma boa média de altura, praticamente 50 mm mais alta que os hatches compactos urbanos e aventureiros da lista acima.

1) Jeep Renegade Trailhawk – 212 mm
2) Renault Captur – 212 mm
3) Renault Duster – 210 mm
4) Honda WR-V – 207 mm
5) Ford EcoSport – 200 mm
6) JAC T5 – 200 mm
7) Nissan Kicks – 200 mm
8) Peugeot 2008 – 200 mm
9) Hyundai Creta – 190 mm
10) Chery Tiggo 2 – 186 mm

Picapes

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes

Apesar de ser considerada a picape média mais próxima de um automóvel de passeio, a Amarok tem a maior altura livre do solo no mercado. Logo depois aparece a mais bruta da categoria (tirando a RAM 2500), a Ranger, que chega a superar a picape utilitária 4×4 de projeto e fabricação brasileiros, a Marruá da Agrale, que tem foco no off road extremo.

A Chevrolet S10 tem um bom porte e uma boa altura livre do solo, não passando apuros em nenhuma situação. Diante da rival Hilux, a picape da GM leva uma mísera vantagem de 3 mm de altura a mais, o que não faz qualquer diferença. Em compensação, as picapes Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton, que antes eram rivais e agora estão no mesmo grupo controlador, possuem a mesma altura.

Depois não poderia ficar de fora a picape compacta-média Fiat Toro, que em realidade não é tão alta quanto parece em relação à irmã e rival Strada, a líder do mercado de comerciais leves no Brasil. A diferença entre as duas é de meros 2 mm, mas parece mais, não é mesmo?

Mas, se ela parece baixa, então o que falar da monstra RAM 2500, que fica entre as duas em termos de altura livre do solo. Mas não se engane, isso pode ser pequena, mas ela realmente reina como a maior do país. Então, estas 10 picapes são as mais altas do mercado, algo que deve mudar em breve por conta da chegada de Alaskan e Classe X.

1) Volkswagen Amarok – 240 mm
2) Ford Ranger – 232 mm
3) Agrale Marruá – 230 mm
4) Chevrolet S10 – 225 mm
5) Toyota Hilux – 222 mm
6) Nissan Frontier – 220 mm
7) Mitsubishi L200 Triton – 220 mm
8) Fiat Toro – 202 mm
9) RAM 2500 – 201 mm
10) Fiat Strada – 200 mm

TOP 10: Altura livre do solo em hatches, SUVs compactos e picapes
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email