Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

O Mitsubishi Eclipse Cross é um dos crossovers/SUVs que estão dominando não só o mercado brasileiro, como também os demais mercados do mundo.


Altinhos, versáteis e muitas vezes com o mesmo refinamento e nível de equipamentos de outros modelos, esses carros agradam os consumidores e também as montadoras (que lucram mais com isso).

Na Mitsubishi, a estrela da vez é o novo Mitsubishi Eclipse Cross. Lançado no mercado brasileiro no fim de 2018, mais precisamente no mês de setembro, o Eclipse Cross chegou para atender novos consumidores.

Eles buscavam por um crossover médio da Mitsubishi, mas achavam o ASX pequeno e simplório e o Outlander muito grande para um carro para o dia a dia.

O Eclipse Cross se posiciona entre esses dois. Não podemos negar que a Mitsubishi está andando conforme a música e sua linha representa o que os consumidores estão pedindo cada vez mais: crossovers, SUVs e picapes.

Fora todo esse burburinho, o Eclipse Cross foi alvo de opiniões adversas por conta do seu visual pra lá de exótico. Não dá para chamar de feio, e nem de belo. É tudo uma questão de gosto. Tudo muito subjetivo.

Confira os principais detalhes do Mitsubishi Eclipse Cross vendido no mercado brasileiro!

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – detalhes

Esse carro que você vê nas fotos tem muito em comum com outros modelos da Mitsubishi.

A exemplo do Outlander, o Eclipse Cross é construído a partir da mesma plataforma ASX. Tanto é que os três têm a mesma distância entre-eixos: 2,67 metros.

Porém, em questões estéticas, o Mitsubishi Eclipse Cross é meio que um ponto fora da curva.

A dianteira do carro agrada aos olhares, com faróis afilados com iluminação em LED, dentro de um conjunto formado por uma grade com barras horizontais cromadas e uma tomada de ar logo abaixo, emoldurados por filetes cromados em “X”.

Há ainda os faróis de neblina e indicadores de direção nas extremidades, uma outra tomada de ar na parte inferior central e um “peito” na cor cinza.

Basta olhar para o Eclipse Cross 2022 em seu ângulo lateral para notar suas diferenças, com seus vincos marcantes na lataria e linha de cintura elevada.

Contudo, o teto tem um forte caimento na parte traseira e o vidro traseiro é bastante inclinado. Quase que uma mistura de SUV com cupê, mas sem os três-volumes bem definidos como nos BMW X4 e X6.

A traseira é bastante exótica. As lanternas estão em posição vertical nas extremidades do vidro e contam com um prolongamento central que percorre o vidro da tampa do porta-malas.

Solução parecida com a do já falecido Citroën C4 VTR.

Já o para-choque tem uma enorme porção em plástico preto, com refletores e uma luz de ré nas extremidades e dois detalhes inferiores na cor cinza.

A respeito das medidas, são 4,40 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,68 m de altura, com entre-eixos de 2,67 m.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Pulando para o interior, o que mais agrada é o painel. Não é muito extravagante, mas é um belo salto frente aos modelos Mitsubishi vendidos até então.

As formas são modernas e agradáveis, sobretudo pelo console central elevado e a tela “flutuante” do sistema multimídia no topo.

Há detalhes cromados, em preto brilhante e imitando fibra de carbono e plásticos emborrachados na parte superior do painel, além de recursos como head-up display colorido e sistema multimídia com tela de sete polegadas e pareamento com smartphones.

Ele oferece ainda teto solar duplo.

O Eclipse Cross 2022 dispõe também de diversos outros recursos, como aquecimento para os bancos dianteiros, alerta de colisão frontal, sistema de farol alto automático, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de trafego traseiro, aviso de saída de faixa, entre outros.

Ainda no interior, o banco traseiro conta com três apoios de cabeça embutidos no encosto (para melhorar a visibilidade traseira) e ainda ajuste de inclinação do encosto e ajuste de distância do assento.

O porta-malas tem capacidade para 473 litros – variável por conta das regulagens do banco traseiro.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – novidades

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Desde que foi lançado no Brasil, o Eclipse Cross 2022 não teve qualquer mudança visual ou mecânica, mantendo sua linha com quatro versões. A maior novidade foi a chegada da opção Sport, em julho de 2020.

Lançada por R$ 170.990, e inicialmente limitada a 200 unidades, essa configuração trocou o cromado pelo acabamento em preto brilhante e carbono. O visual externo ainda tem um spoiler cinza e dois extratores no capô.

Ainda na parte externa, onde estão as mudanças dessa versão, o Eclipse Cross Sport tem rodas de 18 polegadas pintadas em preto, pinças de freio vermelhas, lanternas com bordas escurecidas e saída de escapamento (apenas uma imitação) em prata fosco.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Junto com essa versão, a Mitsubishi também havia lançado o Eclipse Cross Outdoor, que focava no off-road e custava um pouco mais (R$ 171.990). Essa opção, porém, não está mais disponível.

O Eclipse Cross Sport era baseado apenas na versão topo de linha HPE-S S-AWC, por isso tinha o máximo de equipamentos que o modelo pode oferecer. Posteriormente, a marca também lançou esse acabamento com base na configuração HPE-S. O motor também continua o mesmo 1.5 turbo das outras versões.

Outra novidade que poderemos ter em breve por aqui, essa sim uma grande mudança, é a versão reestilizada do Eclipse Cross. Ela já foi apresentada no exterior em 2020 e registrada no Brasil, mas seu lançamento só deve ocorrer em 2022.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – versões

A atual linha do Mitsubishi Eclipse Cross está disponível em quatro versões diferentes:

  • Mitsubishi Eclipse Cross GLS 2022
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE 2022
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 2022
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC 2022
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S Sport 2022
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC Sport 2022

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – equipamentos

Mitsubishi Eclipse Cross GLS

Vem de série com TPMS (sensor de pressão dos pneus), sensores de chuva e farol, ABS, BAS, BOS, HSA (assistente de partida em rampa), controles de tração e estabilidade (ASC + ATC), câmera de ré, ar-condicionado automático digital, sistema Full Airbags com nove airbags, DRL em led e faróis de neblina, entre outros.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE

Agrega detalhes cromados, bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e com regulagem elétrica para o motorista, chave de presença para abertura das portas e partida por botão, ar-condicionado Dual Zone, Head-up Display, freio de estacionamento eletrônico, Paddle Shifters e retrovisores retráteis, entre outros.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S

Segurança: monitoramento de ponto cego, piloto automático inteligente (ACC), aviso de saída de faixa, sistema de aviso de tráfego traseiro, sistema de prevenção de aceleração involuntária, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes,  sistema de frenagem autônoma de emergência, sistema de farol alto automático, faróis e lanterna de neblina, entre outros.

Conforto: ajuste automático do facho dos faróis, sensor de luminosidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, paddle shifts atrás do volante, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

Tecnologia: sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, apps Waze e Spotify, conexão WiFi, navegador GPS, comandos de voz, conexão Bluetooth, DVD player, entre outros, sistema de som com seis alto-falantes e tweeters, head-up display colorido, comandos de áudio, piloto automático, telefone e limitador de velocidade no volante, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Visual: rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 225/55 R18, antena de teto tipo barbatana de tubarão, retrovisores externos na cor da carroceria com repetidores de seta, desembaçador e rebatimento elétrico, lanternas traseiras em LED, grade frontal cromada, moldura cromada nas janelas laterais, teto solar panorâmico duplo, rack de teto, moldura inferior das portas na cor Chrome Like Silver, entre outros.

Acabamento: acabamento interno predominante na cor preta, acabamento lateral das portas com porta-garrafas e detalhes em couro, volante e alavanca de câmbio em couro, bancos revestidos em couro, detalhes em preto brilhante, interior com detalhes e molduras na cor prata, local para armazenamento do celular iluminado, porta-luvas com duplo compartimento, porta-revista atrás dos bancos dianteiros, tampa de cobertura do porta-malas tipo rolo, entre outros.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC

Segurança: agrega sistema de tração eletrônica 4×4 S-AWC.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S Sport

Essa versão especial tem os mesmos itens da opção HPE-S, acrescentando rodas em liga leve de 18 polegadas em preto brilhante, emblema Sport na tampa traseira, extratores no capô e nas portas dianteiras, grade do radiador e detalhes do para-choque em “carbon like”, moldura das caixas de roda em body color, para-choques na cor do veículo e com skid plate integrado em preto brilhante, saia lateral em body color, entre outros.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC Sport

Vem com os mesmos equipamentos da versão HPE-S S-AWC e com o mesmo visual da opção Sport acima.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – preços

Confira abaixo os preços do Eclipse Cross 0 km no Brasil:

  • Mitsubishi Eclipse Cross GLS 2022 – R$ 159.990
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE 2022 – R$ 177.990
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 2022 – R$ 197.990
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC 2022 – R$ 207.990
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S Sport 2022 – R$ 209.990
  • Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC Sport 2022 – R$ 217.990

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – motor

Debaixo do capô, o novo Eclipse Cross 2022 esconde um motor até então nunca visto num carro da Mitsubishi em solo brasileiro.

Ele estreia o novo motor 1.5 litro turbo de quatro cilindros a gasolina, que atende pela sigla 4B40. Tal propulsor usa dupla injeção (direta e indireta), turbocompressor e variador de fase na admissão e escape.

Segundo dados divulgados pela marca, o crossover médio desenvolve 165 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 25,5 kgfm de torque, de 2.000 a 3.500 giros.

Isso resulta numa relação peso/potência de 9,33 kg/cv na versão de entrada ou 9,73 kg/cv na configuração com tração 4×4, tendo em vista que o modelo tem peso em ordem de marcha de 1.540 kg e 1.605 kg, respectivamente.

Junto ao motor turbo de quatro cilindros está a transmissão automática INVECS-III do tipo CVT (continuamente variável) com sistema sequencial Sport Mode com oito marchas.

Ou seja, mesmo sendo uma transmissão CVT (conhecida por suas “marchas infinitas”), a caixa do Mitsubishi consegue simular oito marchas, sendo mais próxima de um câmbio automático convencional.

A configuração mais em conta do Mitsubishi Eclipse Cross 2022 usa sistema de tração dianteira.

Já o modelo mais caro é equipado com o sistema de tração 4×4 Super All Wheel Control (S-AWC), o mesmo usado no esportivo Lancer Evolution X.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Este sistema de tração consegue controlar automaticamente a distribuição de torque entre os dois eixos.

Ele conta também com acoplamento eletromagnético e sistema de gerenciamento, que permite que o diferencial central fique bloqueado e, dependendo das condições, como numa curva, o sistema eletrônico equilibra automaticamente a distribuição de torque entre os eixos para não comprometer a condução.

Há também um seletor de modos de condução, para adaptar o rodar do utilitário-esportivo japonês em situações com pisos de baixa aderência e também na terra.

Trata-se de um salto frente ao Mitsubishi ASX, crossover de menor porte que ainda é vendido pela marca japonesa em nosso mercado.

Ele usa um 2.0 litros flex aspirado de quatro cilindros, de até 170 cv (a 6.000 rpm) e 23 kgfm (a 4.250 rpm), com câmbio CVT de seis marchas simuladas.

Assim como o ASX, que chegou inicialmente somente com motor a gasolina e depois virou flex, pode ser que o Eclipse Cross 2022 ganhe futuramente uma versão bicombustível em nosso mercado.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – desempenho

Confira abaixo os números de desempenho divulgados pela Mitsubishi:

Eclipse Cross 4×2

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 200 km/h.

Eclipse Cross 4×4 S-AWC

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 200 km/h.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – consumo

Veja os números de consumo do Eclipse Cross:

Eclipse Cross 4×2

  • Consumo de 10,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com gasolina.

Eclipse Cross 4×4 S-AWC

  • Consumo de 10,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada com gasolina.

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – garantia

O Eclipse Cross 2022, bem como os demais utilitários esportivos vendidos pela Mitsubishi, conta com uma garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

A Mitsubishi oferece ainda o MIT Assistance, um programa que garante serviço de apoio para assistência ao veículo 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele atende todo o Brasil, além de outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Há serviços como reparo no local, reboque, veículo cortesia, chaveiro, hospedagem, falta de combustível, troca de pneus, transmissão de mensagens, meio de transporte alternativo e transporte de usuário para recuperação do veículo.

A cobertura MIT Assistance é gratuita por um ano. Após isso, o proprietário do carro pode pagar pelo serviço à parte.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – manutenção e revisões

Assim como várias outras marcas, a Mitsubishi trabalha com revisões com preços tabelados, disponíveis no site da própria montadora.

Veja abaixo os custos das revisões do Eclipse Cross 2022:

  • Revisão de 10.000 km: R$ 1.086
  • Revisão de 20.000 km: R$ 1.086
  • Revisão de 30.000 km: R$ 1.086
  • Revisão de 40.000 km: R$ 1.296
  • Revisão de 50.000 km: R$ 1.086
  • Revisão de 60.000 km: R$ 1.086

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – concorrentes

Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo – R$ 193.790

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Por pouco menos de R$ 194 mil, a Chevrolet oferece o Equinox Premier como rival do Mitsubishi. Este modelo oferece um bom motor 1.5 turbo de 172 cavalos, com câmbio automático de seis marchas.

O Equinox Premier é equipado de fábrica com ar-condicionado de duas zonas com saída traseira, sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e navegador GPS, sistema de redução de ruído externo, partida remota pela chave, seis airbags, faróis xênon, chave presencial, partida por botão, entre outros.

Volkswagen Taos Highline 250 TSI – R$ 181.790

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Com a saída das versões mais baratas do Tiguan Allspace, a Volkswagen oferece o Taos como outro concorrente para o Eclipse Cross. Ele vem com motor 1.4 TSI (ou 250 TSI) de 150 cavalos e câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem, custando quase R$ 182 mil.

De série, vem com seis airbags, piloto automático adaptativo, ar-condicionado dual zone, bancos dianteiros com aquecimento, carregador por indução, detector de fadiga, ponto cego e pedestres, faróis IQ-Light, painel digital, sensor de chuva e crepuscular, multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, rodas de 18 polegadas, entre outros.

Hyundai New Tucson Limited 1.6 Turbo – R$ 197.990

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Na mesma faixa de preço do Mitsubishi Eclipse Cross temos o Hyundai New Tucson em sua versão topo de linha Limited.

Ele também usa um motor turbo, no caso um 1.6 turbo de 177 cv, acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem a seco e tração dianteira.

Esta configuração tem recursos como tampa do porta-malas com abertura elétrica e sensor de presença, banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos, detector de ponto cego, faróis em LED direcionais, rodas de 18 polegadas, painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, teto solar panorâmico, bancos em couro, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, entre outros.

Jeep Compass Longitude 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 206.990

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Líder do segmento, o Jeep Compass que briga diretamente com o Eclipse Cross é o Longitude com motor 2.0 litros turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. É o único do segmento que dispõe de motorização a diesel.

De série, o Compass Longitude Diesel vem com seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos em couro, chave presencial, partida por botão, câmera de ré, controle eletrônico anti capotamento, faróis e lanternas em LED, assistente de descidas, painel de instrumentos com tela colorida de sete polegadas, rodas de 18 polegadas, sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas, entre outros.

Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP – R$ 229.990

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Conhecido pelas suas belas linhas e o interior futurista, o Peugeot 3008 custa R$ 229.990 em sua versão de entrada Griffe. Usa o motor 1.6 THP (turbo) de 165 cv, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.

Ele também é bem equipado, com câmeras com visão 180º, teto solar panorâmico, rodas aro 19, seis airbags, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente de farol alto, alerta e correção de permanência em faixa, leitores de sinais de transito, piloto automático adaptativo, faróis em LED, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado de duas zonas, bancos com ajustes elétricos e massageador, central multimídia com tela de oito polegadas, entre outros.

Kia Sportage P.265 2.0 Flex – R$ 209.990

Eclipse Cross 2022: motor, consumo, equipamento, preços, revisão

Outro coreano da lista é o Kia Sportage, também em sua versão topo de linha.

O crossover médio asiático na configuração P.265 é bem servido de itens de série, mas é o único da lista com motor aspirado: um 2.0 flex de 167 cv, com câmbio automático de seis marchas.

Esta configuração do Sportage dispõe de retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, rodas de 19 polegadas, teto solar duplo panorâmico, detector de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema multimidia com tela de oito polegadas e espelhamento de celular, seis airbags, assistente de tráfego, encostos de cabeça dianteiros ativos, entre outros.

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo

Tipo

Dianteiro, transversal e a gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta e indireta multiponto

Potência Máxima

165 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

25,5 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão

Tipo

Automático do tipo CVT com oito marchas simuladas

Tração

Tipo

Dianteira ou integral sob demanda

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.405

Largura (mm)

1.805

Altura (mm)

1.685

Distância entre os eixos (mm)

2.670

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

495

Tanque (litros)

60

Porta-malas (litros)

473

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.540 (4×2) e 1.605 (4×4)

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.