Montana Premier 2024: motor 1.2 Turbo e visual interessante

chevrolet montana 2024 absoluta santos (1)
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A Chevrolet Montana Premier 2024 era a versão mais cara da Montana 2024, mas a versão RS chegou depois e mais cara, assumindo assim o topo da gama do produto.

Fabricada em São Caetano do Sul, a Montana Premier 2024 é feita sobre a plataforma VSS-F da GM, compartilhada com os modelos Onix, Onix Plus e Tracker.

Moderna, a Montana Premier tem cabine dupla e uma caçamba com bordas altas, tendo 874 litros, porém, o projeto centrou-se no segmento leve e por isso não mede mais de 4,72 m de comprimento.

Com espaço interno para cinco pessoas e boa altura, além de compartilhamento de peças e componentes com o Tracker, feito igualmente na fábrica do ABC paulista.

Equipada unicamente com motor de três cilindros, sendo exclusivamente o 1.2 Turbo com até 133 cavalos e transmissão automática de seis marchas nas versões LTZ, Premier e RS.

Montana Premier 2024 – detalhes

chevrolet montana 2024 absoluta santos (2)
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A Montana Premier 2024 tem um visual interessante, uma mescla de SUV com picape, mas não sendo basicamente um Tracker com caçamba, tendo frente com luzes diurnas em LED separadas dos faróis, que apresentam projetores.

As lentes dos faróis possuem ainda piscas integrados, enquanto o para-choque envolvente se funde com a grade com frisos horizontais e a parte inferior em preto, que possui os faróis de neblina circulares.

Nas laterais, as saias de rodas são protegidas, assim como a base das portas, que possuem maçanetas e retrovisores na cor do carro, enquanto os para-lamas dianteiros possuem repetidores de direção.

Com colunas pretas, a Montana Premier 2024 tem ainda barras no teto em cor cinza e santantônio personalizado com luz auxiliar de freio, com antena no teto pronunciada.

Tendo vidros verdes e para-brisa degradê, a Montana Premier 2024 conta com caçamba coberta por capota marítima e proteção do compartimento de carga em plástico, com ganchos de amarração e iluminação de LED.

A tampa da caçamba tem amortecimento e travamento elétrico, dispondo de máscara negra e câmera de ré, além de um para-choque em cor preta com degrau nas laterais e iluminação da placa, bem como suporte da mesma e sensores de estacionamento.

O conjunto de rodas de liga leve aro 17 polegadas de acabamento escurecido com pneus 215/55 R17, que assim completam a proposta visual da picape leve da GM.

Dentro, o painel da Montana Premier 2024 é derivado do Tracker, mas não igual ao do SUV compacto da Chevrolet.

O cluster é analógico com mostradores de conta-giros e velocímetro, tendo display digital do computador de bordo com nível de combustível e temperatura da água, tendo acabamento em preto brilhante do conjunto.

Neste, a multimídia MyLink com tela de 8 polegadas com botão físico e perto do outro lado, o botão de partida, com difusores de ar próximos.

chevrolet montana 2024 absoluta santos (4)
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O ar condicionado é automático, tendo abaixo entradas USB A e C, enquanto a alavanca de transmissão automática tem seletor com acabamento em preto brilhante.

O volante em couro é multifuncional com comandos para o piloto automático, mídia e telefonia, com o computador de bordo acessível pela haste do limpador do para-brisa.

No painel, a parte superior tem espaço para um futuro indicador luminoso do alerta de colisão, que pode chegar na linha 2025 ou na linha 2026, tendo ainda um revestimento em tecido costurado no lado do passageiro, com porta-luvas iluminado.

Os bancos são em couro com ajuste de altura para o motorista, enquanto o traseiro tem apoio de cabeça completos, assim como os cintos de 3 pontos, enquanto na frente há um apoio de braço central com porta-objetos em seu interior.

No teto, alças e iluminação central, além de para-sois com espelhos sem iluminação, tendo as portas material em tecido e couro, tendo ainda retrovisor interno dia e noite com sistema OnStar.

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O mesmo se encontra ainda na multimídia, com conexão sem fio com Android Auto e CarPlay, bem como câmera de ré e sistema de áudio com quatro alto-falantes e dois tweeters.

O habitáculo tem seis airbags para proteção dos ocupantes e sistema de descompressão interna com acionamento elétrico do vidro, tradicional em carros da GM.

A caçamba tem ainda uma gama de acessórios com muitas divisórias e soluções integradas.

Montana Premier 2024 – equipamentos

Motor 1.2 Turbo e câmbio automático de seis marchas, ar condicionado automático, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 215/55 R17 e alarme.

Multimídia, bancos em couro, piloto automático, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, controle de descida, seis airbags, computador de bordo, entre outros.

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Montana Premier 2024 – preço

  • Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo AT 2024 – R$ 148.890

Montana Premier 2024 – motor

A Montana Premier 2024 tem motor CCS Prime de três cilindros, construído em alumínio com duplo comando de válvulas variável e quatro válvulas por cilindros, sendo acionados por correia dentada.

O CSS Prime chama atenção por não usar injeção direta de combustível como sua versão internacional, usando assim bicos injetores no coletor de admissão de plástico e fluxo variável.

A medida de economia, buscando reduzir o custo do motor, tem o mesmo lado para o cliente, já que os bicos externos são mais baratos que os internos, que vão direto na câmara.

Diferente de outros motores turbinados com injeção indireta, isso não alterou sua eficiência e desempenho, tendo ele 1.199 cm³ com 132 cavalos na gasolina e 133 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.

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Já os torques são de 19,4 kgfm no primeiro e 21,4 kgfm no segundo, obtidos a 2.000 rpm, graças ao turbocompressor com intercooler. O câmbio automático é o GF6-3 de seis marchas e mudanças manuais na alavanca.

Montana Premier 2024 – desempenho

  • Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo AT 2024 – 0 a 100 km/h – 10,1 segundos
  • Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo AT 2024 – velocidade máxima – 180 km/h

Montana Premier 2024 – consumo

  • Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo AT 2024 – urbano – 7,7/11,1 km/l
  • Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo AT 2024 – rodovia – 9,3/13,3 km/l

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Montana Premier 2024 – ficha técnica

Motor 1.2 Turbo
Tipo
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 1199
Válvulas 4
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta, turbo
Potência máxima 132/133 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 19,4/21,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 17 polegadas
Pneus 215/55 R17
Dimensões
Comprimento (mm) 4.717
Largura (mm) 1.798
Altura (mm) 1.659
Entre eixos (mm) 2.800
Capacidades
Caçamba (L) 874
Tanque de combustível (L) 44
Carga (Kg) 600
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.310
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,374
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X