O que é motor aspirado? (Comparação com motor turbo)

renault motor
renault motor

O motor aspirado é um tipo de motor de combustão interna que funciona através da aspiração natural do ar para dentro dos cilindros.

Diferentemente dos motores turboalimentados ou superalimentados, os quais utilizam dispositivos mecânicos para aumentar a quantidade de ar admitida, um motor aspirado confia na pressão atmosférica para a entrada de ar.

Ou seja, qualquer carro que não for turbo e também não for superalimentado, com um supercharger, por exemplo, é um motor aspirado.

O Fusca tem um motor aspirado, assim como acontece com um Gol quadrado ou um Fiat Mobi.

gol trend motor
gol trend motor

Vantagens dos motores aspirados:

Os motores aspirados possuem algumas vantagens significativas em relação aos motores turboalimentados ou superalimentados.

Primeiramente, eles apresentam menor complexidade mecânica e são menos propensos a falhas, o que resulta em uma manutenção mais simples e menos custosa.

Além disso, os motores aspirados geralmente oferecem uma melhor resposta em baixas rotações, ou seja, proporcionam um bom desempenho mesmo em velocidades mais reduzidas.

Por fim, esses motores tendem a ter um custo inicial menor em comparação com seus contrapartes turbinados ou sobrealimentados.

  1. São motores menos complexos, menos propensos a falhas
  2. Tem manutenção mais simples e barata
  3. Tem melhor resposta em baixas rotações e baixas velocidades
  4. Custam menos

Desvantagens dos motores aspirados:

Apesar de suas vantagens, os motores aspirados também apresentam algumas desvantagens quando comparados com os turboalimentados ou superalimentados.

Uma delas é a menor potência específica que esses motores podem gerar em relação aos seus equivalentes alimentados por turbo ou supercharger.

Isso ocorre porque a pressão do ar admitido nos motores aspirados é limitada pela pressão atmosférica padrão, enquanto nos motores turboalimentados essa pressão pode ser aumentada significativamente.

Além disso, os motores aspirados tendem a apresentar um consumo de combustível relativamente mais elevado em altas rotações.

  1. São menos potentes que os motores turbo
  2. Tem consumo mais alto em altas rotações, se comparado à performance entregue

Motor aspirado versus motor turbo

Desempenho

Quando falamos de desempenho, a potência máxima e o torque disponível em diferentes faixas de rotação são fatores cruciais a serem considerados na escolha entre um motor aspirado ou turbo.

Os motores aspirados costumam entregar sua potência máxima em rotações mais altas, geralmente acima de 5.000 RPM, o que significa que é preciso “esticar” o motor para extrair todo o seu potencial.

Já os motores turbo têm a vantagem de oferecer uma quantidade maior de torque em rotações mais baixas, graças à ação do turbocompressor.

Isso resulta em uma resposta ao acelerador mais imediata e uma aceleração mais vigorosa desde as baixas rotações do motor.

Enquanto um motor aspirado pode exigir reduções de marcha para ganhar velocidade rapidamente, o motor turbo pode proporcionar uma sensação de força já na saída.

Aceleração de 0 a 100 km/h comparativa entre ambos

Um dos testes mais comuns para medir o desempenho de um veículo é a aceleração de 0 a 100 km/h.

Nesse aspecto, os motores turbo normalmente levam vantagem sobre os aspirados. A presença do turbocompressor permite que eles gerem mais potência instantaneamente, impulsionando o veículo com maior eficiência desde o início da partida.

Enquanto um carro equipado com um motor aspirado pode levar alguns segundos a mais para atingir a marca dos 100 km/h, um veículo equipado com um motor turbo pode alcançar essa velocidade em menos tempo.

Isso se deve ao fato de que o turbo proporciona um aumento significativo de potência durante a aceleração, garantindo uma sensação de resposta imediata e uma performance mais empolgante.

Se pegarmos como exemplo o Chevrolet Onix 1.0 2024 e o comparar com o Onix 1.0 Turbo 2024, o tempo de aceleração de 0-100 do modelo aspirado é de 13,3 segundos, ao passo que o modelo Turbo faz o mesmo em 10,1 segundos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.