Se por um lado diversos carros nacionais sofrem com a ausência de piloto automático até como opcional, por outro uma série de modelos (importados ou nacionais) vão além e já oferecem uma versão evoluída do equipamento.
Modelos como VW Virtus e Toyota Corolla Cross podem ser equipados com o piloto automático adaptativo, também conhecido pela sigla ACC (de “Adaptive Cruise Control”, em inglês).
Este recurso nada mais é que o piloto automático convencional, mas que consegue “acompanhar” o veículo da frente. Em suma, o sistema é capaz de controlar a distância de forma independente, acelerando e freando conforme o necessário, com o uso de sensores e radares.
Ou seja, além de aumentar a segurança, o equipamento consegue melhorar o conforto do motorista.
Confira:
Veja também: piloto automático na estrada ajuda no consumo?
10) GWM Ora GT – R$ 160.000
O ORA GT é um novo carro elétrico da GWM, ou Great Wall Motors, que está nessa leva de novos carros elétricos chegando ao Brasil em 2023 com preços bem atrativos.
O modelo da China tem o pacote ADAS e também sete airbags.
O foco da GWM é o público de classe média que busca um segundo carro e consumidores jovens, oferecendo um compacto elétrico de bom desempenho com acabamento Premium e alto nível de conectividade.
9) Toyota Corolla Cross XR – R$ 159.890
O último lançamento da Toyota no Brasil foi o Corolla Cross, modelo que carrega o mesmo nome e também o mesmo conjunto mecânico do seu irmão sedã.
No caso do SUV, o controle de cruzeiro adaptativo também aparece em todas as versões.
Bem equipado, ele vem com multimídia de 8 polegadas, pacote Safety Sense, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente em rampas, faróis automáticos, ar digital, entre outros.
8) Honda HR-V EX – R$ 155.290
Última novidade em nosso mercado, o novo Honda HR-V animou seus interessados por vir com o piloto automático adaptativo em todas as suas versões, que começam em R$ 155.290.
Com tudo novo em seu visual, o modelo vem de série com Honda Sensing, controle de tração e estabilidade, 6 airbags, sensor de luz, rodas de 17 polegadas, A/C automático, multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio, entre outros.
A motorização aqui é a mesma da família City, com o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm, aliado ao câmbio CVT. As versões mais caras, porém, trazem o 1.5 turboflex, que ainda não teve seus números divulgados.
7) Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 1.5 – R$ 154.990
Custando mais que suas versões mais “comuns”, como a 5x Pro, de R$ 139.990 e a básica 5x Sport, de R$ 119.990, chegamos à versão eletrificada do modelo, o 5x Pro Hybrid Max Drive, com preço de R$ 154.990.
O valor é bem mais alto, mas o modelo também é mais recheado de equipamentos, contando, por exemplo, com o piloto automático adaptativo, coisa que as outras versões não tem.
O SUV chinês conta com motor 1.5 Turbo com sistema híbrido leve de 48 volts, e potência total de 160 cavalos, com câmbio CVT de 9 marchas simuladas.
6) Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 148.990
O quinto modelo mais barato com esse sistema no Brasil é o Corolla, que passou a tê-lo em todas as suas versões. Com isso, desde a opção GLI você tem o sedã com essa comodidade.
Ele vem com motor 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT de 10 velocidades. Lembrando que a linha ainda conta com as versões híbridas, que unem o motor a combustão de 101 cv ao propulsor elétrico de 72 cv.
A lista de equipamentos de série inclui rodas aro 16, assistente de pré-colisão com frenagem automática, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, 7 airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, multimídia de 8 polegadas, entre outros.
5) Volkswagen T-Cross 1.0 TSI – R$ 138.990
Além do Nivus, o Volkswagen T-Cross é outro carro da marca que recebeu mais equipamentos de segurança no final de 2021. Apenas sua versão de entrada Sense que não tem essas novidades.
Com isso, a partir da configuração 200 TSI, que vem com motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm (com câmbio automático de 6 velocidades), o SUV tem ACC, frenagem automática de emergência e start/stop.
Sua lista já inclui itens como 6 airbags, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, lanternas em LED, rodas aro 16, sensor de luz, multimídia VW Play, entre outros.
4) Honda City Touring – R$ 137.000
As duas novidades nessa lista vem da Honda, que agora tem o City com o piloto automático adaptativo como item de série. Mas isso só ocorre na versão mais cara, que no sedã custa R$ 129,3 mil.
Tal item é parte do pacote Honda Sensing, que ainda inclui assistência automática de farol alto e baixo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência faixa, que ainda corrige o volante caso isso aconteça.
Além disso, o City Touring vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, redução de ponto cego, faróis full LED, ar digital e bancos em couro.
Seu motor é sempre o 1.5 de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, com câmbio CVT.
3) Honda City Hatch Touring – R$ 134.600
Além do sedã, o Honda City Hatch também é outro que aparece com o controle de velocidade adaptativo. Ele também traz os mesmos itens do Honda Sensing citados acima.
Não há qualquer diferença em sua lista de equipamentos e nem na motorização, já que o hatch também é equipado com o motor 1.5 de 126 e 15,8 kgfm de torque aliado ao câmbio CVT.
A grande diferença aqui, obviamente, é o tamanho do porta-malas, reduzido de 519 para 268 litros, sendo menos apropriado para famílias.
2) Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 130.890
A segunda colocação é ocupada pelo Volkswagen Nivus, que tem o piloto automático adaptativo em sua versão de entrada Comfortline como item de série.
Antes disponível apenas como parte de um pacote adicional, agora o SUV ficou mais equipado. Ele ainda ganhou o start/stop, que auxilia na redução de consumo, e a frenagem automática de emergência.
O Nivus ainda tem a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, partida por botão, seis airbags, entre outros.
O motor é sempre o conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.
1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI – R$ 115.390
O Virtus surpreendeu na linha atual, entregando o ACC, ou Controle Adaptativo de Velocidade e Distância, mesmo na versão 1.0 TSI automática, que é a segunda mais barata, depois da versão TSI manual.
Por um valor mais baixo que o do Nivus Comfortline, que até 2022 custava lá seus R$ 119.000, mas hoje passa dos R$ 130.000.
O Virtus TSI 1.0 AT também tem como equipamentos de série volante revestido em couro com comandos e frenagem autônoma de emergência.
- Volkswagen Virtus 1.0 TSI – R$ 115.390
- Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 130.890
- Honda City Hatch Touring – R$ 134.600
- Honda City Touring – R$ 137.000
- Volkswagen T-Cross 1.0 TSI – R$ 138.990
- Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 148.990
- Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 1.5 – R$ 154.990
- Honda HR-V EX – R$ 155.290
- Toyota Corolla Cross XR – R$ 159.890
- GWM Ora GT – R$ 160.000
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!