*Destaque Listas Top 10 Segurança

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Se por um lado diversos carros nacionais sofrem com a ausência de piloto automático até como opcional, por outro uma série de modelos (sejam eles importados ou até mesmo nacionais) vão além e já oferecem uma versão evoluída do equipamento. Modelos como Jeep Compass e VW Jetta podem ser equipados com o piloto automático adaptativo, também conhecido pela sigla ACC (de “Adaptive Cruise Control”).


Este recurso nada mais é que o piloto automático convencional, mas que consegue “acompanhar” o veículo da frente. Em suma, o sistema é capaz de controlar a distância de forma independente, acelerando e freando conforme o necessário, com o uso de sensores e radares. Ou seja, além de aumentar a segurança, o equipamento consegue melhorar o conforto do motorista.

Separamos abaixo os 10 carros mais baratos com piloto automático adaptativo disponíveis no Brasil. Confira:

1) Volkswagen Nivus Highline – R$ 98.290

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Nossa primeira colocação é ocupada pelo recém-lançado Volkswagen Nivus, que é equipado com o piloto automático adaptativo em sua versão topo de linha Highline. Esse equipamento é raro nessa faixa de preço, sendo esse o único modelo abaixo de R$ 100 mil a contar com o sistema.

O Nivus tem, além desse item, a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, partida por botão, painel 100% digital, seis airbags, entre outros. O motor é sempre o conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.

2) Volkswagen Jetta R-Line – R$ 133.250

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

São quase R$ 35 mil separando os dois primeiros colocados em nossa lista, e ambos são da Volkswagen. A segunda posição é do Jetta R-Line, que é a versão mais equipada dentre as municiadas com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio também é automático de seis marchas.

Além do ACC, o Jetta R-Line oferece itens como painel digital, seis airbags, ar-condicionado dual zone, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, faróis e lanternas de LED, rodas de 17 polegadas, entre outros.

3) Toyota Corolla Altis Premium – R$ 137.890

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Um pouco acima do Jetta temos o sedã mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla. Mas o japonês só oferece o piloto automático inteligente em sua versão mais cara, dentre as equipadas com o conjunto convencional.

Por quase R$ 138 mil, o Corolla vem com motor 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT que simula dez marchas. Sua lista de equipamentos de série conta com central multimídia de 8 polegadas, teto solar elétrico, rodas de 17 polegadas, acabamento em couro, sete airbags, controle de tração e estabilidade, faróis de LED, entre outros. Além das versões convencionais, o Corolla ainda conta com as opções híbridas.

4) Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S – R$ 160.990

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Com outro enorme pulo nos preços, temos o Mitsubishi Eclipse Cross na quarta posição. O ACC não é um item de série em todas as versões, aparecendo a partir da configuração HPE-S. Mas o que não falta nesse modelo são itens de conforto, segurança e tecnologia.

O Eclipse Cross, que tem um visual chamativo, oferece controle de tração e estabilidade, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensores de luz e chuva, head-up display colorido, bancos com aquecimento e ajustes elétricos (motorista), full airbags, teto solar, monitoramento de pontos cegos, entre vários outros.

O Eclipse Cross é sempre equipado com motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado à transmissão automática CVT de oito marchas.

5) Jeep Compass Limited 2.0 Flex AT + Pack High Tech – R$ 160.990

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Um dos crossovers mais vendidos no mercado brasileiro, o Jeep Compass também se destaca quando o assunto são itens de segurança mais modernos. Para contar com o piloto automático adaptativo, o comprador precisa optar pelo menos pela versão Limited com motor 2.0 Flex de até 166 cv e 20,5 kgfm, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, colocando ainda o opcional do Pack High Tech, que custa R$ 7 mil.

O pacote agrega o piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixas, farol alto automático, alerta de colisão frontal, porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema de som premium Beats de 506W. A versão traz de série alguns itens como sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e partida por botão, detector de ponto cego, faróis em xênon, entre outros.

6) Volkswagen Passat Highline – R$ 164.620

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Outro modelo da Volkswagen a marcar presença em nossa lista é o Passat, que é vendido no mercado brasileiro na versão única Highline. Ou seja, estamos falando de um sedã de luxo que sai muito bem equipado.

O comprado do modelo alemão terá, além do ACC, itens como ar-condicionado de 3 zonas, faróis de LED com assistente de farol alto, painel digital, rodas de 18 polegadas, central multimídia Discover Pro com DVD e tela de 9,2 polegadas, tampa do porta-malas com abertura por sensor e o já conhecido motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, aliado à transmissão automática de seis marchas.

7) Subaru Forester S – R$ 173.900

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

A sétima posição é do Subaru Forester S, modelo um pouco mais raro nas ruas brasileiras que os demais nessa lista. O SUV oferece motor Boxer 2.0 com injeção direta de 156 cv, tração AWD e transmissão automática de sete velocidades.

A lista de equipamentos conta com sistema de som da Harman/Kardon com 7 alto-falantes, diferentes modos de condução, ar-condicionado automático dual zone, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré, bancos elétricos para motorista e passageiro, partida sem chave, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos, teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas, entre outros.

8) Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 THP AT – R$ 174.690

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Rival do Compass, o Peugeot 3008 Griffe Pack conta com o piloto automático adaptativo de série. Na verdade, trata-se de um pacote opcional ofertado sob a variante Griffe convencional, por quase R$ 175 mil. O 3008 Griffe Pack é dotado de um 1.6 THP (turbo) a gasolina de até 165 cv e 24,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.

A configuração se diferencia também pela frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa com correção, alerta de atenção ao condutor, assistente de farol alto, leitor de sinais de velocidade, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento Visiopark. Há também teto solar panorâmico, seis airbags, painel de instrumentos totalmente digital, bancos dianteiros com massageador, faróis full LED, entre outros.

9) Nissan Leaf – R$ 195.000

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

Aqui temos um modelo um pouco diferente dos demais, já que se trata de um modelo elétrico. Estamos falando do Nissan Leaf, que conta com um conjunto que oferece 149 cv e 32,6 kgfm, com autonomia de 240 km.

Assim como outros representantes do segmento de elétricos ou híbridos, o Leaf é bem equipado. Ele é vendido em versão única e oferece ar-condicionado automático, chave inteligente, seis airbags, controle de tração e estabilidade, controle eletrônico de frenagem, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

10) Volvo V60 Momentum – R$ 199.950

Top 10: carros com piloto automático adaptativo

A última posição da nossa lista é da belíssima perua Volvo V60, vendida na versão única Momentum por quase R$ 200 mil. Representante de um segmento em extinção por aqui, a V60 oferece muito espaço, conforto e tecnologia, o que inclui o piloto automático adaptativo.

A lista inclui sistema de som com 10 alto-falantes, bancos dianteiros elétricos (com memória para o motorista), ar-condicionado de duas zonas, central multimídia de 9 polegadas, múltiplos airbags, alerta de colisão frontal, pilot assist, faróis de LED com nivelamento automático, rodas de 18 polegadas, entre outros.

O motor usado pela perua é um 2.0 turbo de 254 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades.

 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Leonardo

    Caro hein

    • Edu

      Quando vi o Golf por 123 mil nem quis ver o resto.

      • cepereira2006

        Detalhe: com câmbio manual.

        • Edu

          Empobreci demais!!!

      • afonso200

        detalhe o 2014 alemao 1.4TSI ainda tem seu preço bem posicionado nos seminovos

  • Samluzbh

    Minha esposa sai mais barato, quando chega perto do carro da frente ela grita “cuidado, vai bater”, quando ta devagar vem de novo “anda logo senão perco a novela”, e ainda tem o aviso de semáforo verde “abriu, cê tava olhando o que??”

    • Tygra

      É o verdadeiro piloto automático adaptativo. Rsrs…

    • Guedes

      hahahaha muito bom

    • anonbr666

      Só discordo do “mais barato”, eu acho que se não tivesse me casado hoje poderia comprar carro dessa lista aí hahaha.

    • Wellington Myph13

      Kkkkkkkkkkk
      Pode encerrar os comentários!

    • Danilo Siqueira

      E ela e adaptativa, se adapta em qualquer carro kkkkkkkk

  • Mayck Colares

    Cadê o cruze como o mais barato no pacote ltz2 e o equinox?!?

    • Verdade. O Cruze tiraria o Audi A4 da lista, mas não vi nada falando sobre o Equinox ter. Parece que o dele é convencional.

    • Supernescau

      O Cruze não tem ACC, nem na versão LTZ2.

    • Bruno Costa

      O Cruze tem assistente de faixa, mas o piloto automático é convencional, não adaptativo. A Equinox também, só o normal.

    • V4nd3R

      O Cruze só avisa, não atua na frenagem!

  • Ricardo

    Caramba! Olha o preço desse Golf! Quanto está saindo hoje um Golf GTi completo? R$ 200.000?

    • anonbr666

      Volks = Povo
      Wagen = Carro

      “Carro do povo”.

      #sóquenão

      • Ricardo

        Na Alemanha é!

    • REDDINGTON

      78.800 o de entrada manual básico…e o GTI 138.800 também de entrada. Não consegui simular o top tem um negócio lá de minha garagem que tá dando erro. Mas deve beirar os 200 sim, não duvide. Com TODOS os opcionais. Matei a minha curiosidade e a sua.

      • REDDINGTON

        Corrigindo 134.870…

    • GTI base tá 134k. Completaço (pintura perolizada + teto + pacote Sport + pacote Premium) chega a 177k. Acabei de ver no site da Volks.

      • REDDINGTON

        Rapaz..to de cara com a vw agora viu! No fim do ano passado olhei no site com meu cunhado que queria um Golf, simulamos o top, estava 189 mil com TODOS os opcionais..ela teve que baixar o preço né..não tá com essa bola toda não.

      • Webster Luiz Bindilatti

        Melhor pesquisar e comprar um GTI semi-novo, de preferência um alemão. Você encontra GTI 2014/2015 alemão, pacote Premium por R$110 k R$120 k.

    • Deadlock

      E esse Golf nem é automático…

      • REDDINGTON

        Como funciona o sistema em carro manual?? Tipo vc tá a 80 numa rodovia 6ª marcha, a velocidade reduz pra 40 e ai??? Não entendo como o sistema funciona em carros manuais…

        • DrG

          No meu Tiida que era manual, ele desativa o piloto automático qdo não consegue manter a velocidade em sexta na subida (aí como vc não está acelerando, ele começa perder velocidade). Agora pra baixo não sei se ele vai deixar o carro morrer, mas deve ser isso ao invés de bater

          • REDDINGTON

            Hum…valeu.Tem logica.

        • “Perguntador”

          Já dirigi um carro manual que tinha “piloto automático” sem o ACC (acredito que seria algo parecido), quando estava numa marcha alta e ele não conseguia manter a velocidade (num subida por exemplo) aparecia no painel um aviso para reduzir a marcha (de forma manual, claro). O problema era que ao pisar na embreagem o sistema desligava o “piloto automático”. Eu acabava reduzindo, esperava passar a ladeira, recolocava a marcha alta e ligava novamente o sistema automático.

        • Wellington Myph13

          O sistema deve pedir redução e se a redução for feita com marcha compatível com a velocidade, ele deve “reativar” o sistema. Chutando mesmo, não sei exatamente e nem sei se acharemos alguém por aqui que tenha isso no câmbio manual…

      • cepereira2006

        Baita farofada ter este sistema em um carro com câmbio manual.

    • Edu

      172 mil. Muito barato!!! rsrs

  • th!nk.t4nk

    Boa lista, parabéns NA!! Agora o jeito vai ser brigar pra que ofereçam o ACC em modelos um pouco mais acessíveis. O Polo por exemplo tem na Europa, então por que não colocá-lo pelo menos nas versoes de topo no Brasil? No Virtus cairia bem!

    • Acredito que a VW tenha capado bastante o “nosso” Polo pra não criar conflito interno. Pensa se pudessem montar um Polo com ACC, teto solar e faróis em LED como é possível lá fora; ficaria mais barato que o Golf aqui, correndo o risco de diminuir mais ainda as já baixas vendas dele, já que não seria mais o único veículo a trazer esses itens.

      Uma outra hipótese minha é a de que a Volks tenha deixado pra incluir esses itens mais pra frente, tipo uma atualização de meia-vida por volta de 2020 ou 2021.

      • João Martini

        Não tenha dúvidas. Veja o que o Fox tinha em 2010 e em 2016. Ganhou muita coisa. A tendência é que o mesmo aconteça com o Polo.

  • DaniloRHF

    Colocaram a ranger gasolina na segunda posição mas não colocaram na decima posição a ranger limited diewel

  • Gustavo Baeta

    Que país é esse? É a p*()&%¨&$ do Bra$il!

  • REDDINGTON

    176 mil num APERTADO A3…Ah mas estaciona sozinho e tem tela TFT…fala sério.

    • cepereira2006

      Mais caro que o Passat. É uma piada.

    • Rafael Lima

      O RS3 está aí por 350 mil, vai de cada um gastar onde acha que deve

      • REDDINGTON

        Justamente! EU não compraria.

    • MMM

      O A3 está caro mas preço não tem absolutamente nada a ver com tamanho. Uma M2 tem menos espaço e custa mais que o dobro.

      • REDDINGTON

        Nessa lista eu iria de Passat, apesar de não achar bonito..

    • Não dá pra julgar o preço apenas por um fator. É apertado mas nessa versão tem um p*** motor (que ainda consegue ser econômico), vem bem recheado e é muito bom de guiar. Pra quem não precisa de carro grande é uma ótima escolha. Poder comprar um carro grande não significa que você precise comprar um.

      • REDDINGTON

        Nessa lista eu iria de Passat, apesar de não achar bonito.

  • REDDINGTON

    Compass TOP diesel 190.040!!!!! Fanjos cade vc??? Essa é a famosa valorização??? kkkkk

  • Fabão Rocky

    Um “cruise control” é ótimo p/ evitar toda hora a gente ficar olhando p/ o velocímetro p/ n tomar multas em vias c/ radares.

  • Basil Sandhurst

    Poderia respeitosamente sugerir “controle de cruzeiro” ou controlador de velocidade? Piloto automático me faz lembrar aquela comédia “Apertem os cintos o piloto sumiu”.
    Abs

  • Joaquim Grillo

    De todos iria de PASSAT amo esse carro não tem explicação

    • Guedes

      Andei num de carona num evento da VW, com amigo meu dirigindo.
      Como disse o piloto que nos acompanhava, é um GTI de terno e gravata. É muito bom esse carro, interior caprichadíssimo.

      • Joaquim Grillo

        lindo demais, na boa mesmo sabendo da audi superior ainda prefiro um passat

    • MG

      Tenho um cara, branco com interior branco, 2017, show de bola!

      • MG

        E pintei as rodas de preto kkk pra contrastar com o teto.

  • “Perguntador”

    Um absurdo isso, um sistema que vem em veículos baratos nos EUA e aqui só em carros a partir de 120 mil reais.

    Aluguel um Corolla em Miami que tinha esse sistema. Quando fui olhar no site da Toyota – EUA vi que era a segunda versão mais barata a venda e já vinha com esse sistema.

  • V4nd3R

    Sonho de consumo em equipamentos!

  • Mayck Colares

    E o 3008 com o novo pacote?

  • Marcos Vinicius Bittencourt

    Um sistema maravilhoso, pena que alguns motoristas não respeitam a “demora” do sistema para retomar uma velocidade ou entram não frente quando o sistema mantém a distância no carro da frente.
    O sistema demora em média 5 segundos pra começar a acelerar de novo, tempo suficiente para o sujeito ir para a direita e voltar pensando que tu não quer ultrapassar.
    A 120km/h o espaço do carro da frente é suficiente para entrar um caminhão.
    Enfim, tem que ter paciência para usar o sistema em estradas movimentadas.

    • sigma7777777

      Funciona a noite, em estrada pouco iluminada ou sem iluminação?

      • th!nk.t4nk

        Sim, inclusive com chuva e baixíssima visibilidade. O sistema funciona com radar, e nao camera. Em alguns modelos premium, tem também laser em conjunto com o radar convencional.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Com neblina ainda funciona, mas com chuva intensa, aquela que o limpador não dá conta, não funciona.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Funciona normal, Dia e noite. Esse sistema não mantém o carro na faixa, apenas detecta objetos (moto, “pedestre” e Veiculos) à frente e reduz ou para totalmente o carro.
        Só não funciona com chuva intensa, quando o limpador fica em velocidade maxima, provavelmente pq o sensor deve sofrer muita interferência

    • th!nk.t4nk

      De que carro você está falando Marcos? Nao percebi esse problema em nenhum modelo até o momento. É um lag muito baixo, coisa de 1 a 2 s. Saiu o carro da frente, imediantamente ele começa a acelerar forte. Nunca vi absolutamente problema nenhum, pelo contrário, acho o funcionamento perfeito cara.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Tenho um Passat 2014. O funcionamento é perfeito, fiz Joinville/SC – Gramado sem pisar no freio. Mas tem algumas particularidades que tem que se acostumar

  • Rafael Lima

    Ah se eu tivesse 160 mil em mãos, não gosto de SUV mas dessa lista aí toda levaria o 3008 sem dúvidas, ele envelheceu todos da lista com folga

  • Cleidson

    Golf Variant tem ACC por 125 mil. Deveria estar na lista!

  • sigma7777777

    Achei que só carros automáticos teriam isso, mas os dois primeiros da lista são MT, correto?

  • LUIS

    Ford Fusion por R$155 mil!??? Nos EUA custa no máximo U$23 mil, ou seja pouco mais de R$85 mil! Sem falar que o poder de compra lá e maior! Absurdo esse país dos bananas que ainda compram !

    • th!nk.t4nk

      Detalhe que o Fusion é um dos carros mais fraquinhos de sua categoria.

    • Fabio

      Tu estás ‘trollando’, certo? Fusion por ‘no máximo’ US$ 23 mil? Entra lá no site e confere. Esse preço é o básico, que é BEM mais simples que o Flex vendido aqui. Um equivalente ao nosso AWD não sai por menos de 35 mil dólares. E na Europa é mais caro ainda.

  • LeandroMgaJP

    Duro é a gente se adaptar…

  • D01S

    Esqueceram do Mini Cooper S Top, de R$152.900

    • Kalel Bittar Rosas

      Mini cooper S Top não vem mais com o ACC desde o modelo 2016. Na verdade, parece que a BMW tirou o equipamento de diversos modelos no Brasil!

  • Erivelton Freitas

    Gente, quando eu vejo esse Golf com câmbio manual e ainda esse frente de ‘Gol’ custando R$ 123.000, eu logo entendo porque o segmento de hatches médios nunca emplacou por aqui!

    Com esse preço, eu levo um Corolla Altis, um Chevrolet Cruze LTZ, um Nissan Sentra SL, um Ford Focus Titanium, um Citroën C4 Lounge Exclusive ou qualquer outro sedã médio que agrega muito mais status e ares de ‘executivo’.

  • Ronaldo Cosme Bezerra

    Pra fazer noticia tem de se informar mais. Faltou o hyundai azera dentro dessa faixa de preço

  • Ricardo Vasconcellos

    Duvido alguém comprar A3 ou A4 com Assistance Plus. Nas versões básicas então, nem pensar! Tenta lá e me diz…

  • Carlos Henrique Kroeber

    O Mini Cooper também tem

  • TiagoNA

    Meus amigos, mas quando o ACC “descalibra”, é uma bela de uma facada e a garantia jamais cobre. Ja tomei essa facada :)
    É preciso pensar antes de comprar carro com ACC, 4.5k pra calibrar (como alinhar um carro) é o tanto injusto.

    • Vinicius Oliveira Novais

      Serio ??? Nao sabia disso !

      • TiagoNA

        Vdd, você tem VW? O item que dá problema e precisa “recalibrar”, ao menos na VW, o nome é “front assistent”.

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      Meu carro teve que trocar o hardware, ainda bem que estava em garantia, pois o orçamento saiu 30k !!

  • Alvarenga

    A Ford so pisa na bola. Agora que o Fusion tem bom nome e esta indo bem vão parar de fabrica-lo !!!!

  • Schack Bauer

    Meu sonho de consumo é um acc desses. Pra ficar só na maciota.

  • romulo

    O automático mais barato desta lista custa salgados 148k. Mas agora tem o novo jetta 2019, a partir de 109k.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email