Top 10: Carros com piloto automático adaptativo

VW Nivus 2021

Se por um lado diversos carros nacionais sofrem com a ausência de piloto automático até como opcional, por outro uma série de modelos (importados ou nacionais) vão além e já oferecem uma versão evoluída do equipamento.

Modelos como VW Virtus e Toyota Corolla Cross podem ser equipados com o piloto automático adaptativo, também conhecido pela sigla ACC (de “Adaptive Cruise Control”, em inglês).

Este recurso nada mais é que o piloto automático convencional, mas que consegue “acompanhar” o veículo da frente. Em suma, o sistema é capaz de controlar a distância de forma independente, acelerando e freando conforme o necessário, com o uso de sensores e radares.

Ou seja, além de aumentar a segurança, o equipamento consegue melhorar o conforto do motorista.

Confira:

Veja também: piloto automático na estrada ajuda no consumo?

10) GWM Ora GT – R$ 160.000

20230720 143057

O ORA GT é um novo carro elétrico da GWM, ou Great Wall Motors, que está nessa leva de novos carros elétricos chegando ao Brasil em 2023 com preços bem atrativos.

O modelo da China tem o pacote ADAS e também sete airbags.

O foco da GWM é o público de classe média que busca um segundo carro e consumidores jovens, oferecendo um compacto elétrico de bom desempenho com acabamento Premium e alto nível de conectividade.

9) Toyota Corolla Cross XR – R$ 159.890

toyota corolla cross na 1

O último lançamento da Toyota no Brasil foi o Corolla Cross, modelo que carrega o mesmo nome e também o mesmo conjunto mecânico do seu irmão sedã.

No caso do SUV, o controle de cruzeiro adaptativo também aparece em todas as versões.

Bem equipado, ele vem com multimídia de 8 polegadas, pacote Safety Sense, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente em rampas, faróis automáticos, ar digital, entre outros.

8) Honda HR-V EX – R$ 155.290

honda hr v 2023 impressoes na 1

Última novidade em nosso mercado, o novo Honda HR-V animou seus interessados por vir com o piloto automático adaptativo em todas as suas versões, que começam em R$ 155.290.

Com tudo novo em seu visual, o modelo vem de série com Honda Sensing, controle de tração e estabilidade, 6 airbags, sensor de luz, rodas de 17 polegadas, A/C automático, multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio, entre outros.

A motorização aqui é a mesma da família City, com o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm, aliado ao câmbio CVT. As versões mais caras, porém, trazem o 1.5 turboflex, que ainda não teve seus números divulgados.

7) Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 1.5 – R$ 154.990

tiggo 5x pro hybrid 1

Custando mais que suas versões mais “comuns”, como a 5x Pro, de R$ 139.990 e a básica 5x Sport, de R$ 119.990, chegamos à versão eletrificada do modelo, o 5x Pro Hybrid Max Drive, com preço de R$ 154.990.

O valor é bem mais alto, mas o modelo também é mais recheado de equipamentos, contando, por exemplo, com o piloto automático adaptativo, coisa que as outras versões não tem.

O SUV chinês conta com motor 1.5 Turbo com sistema híbrido leve de 48 volts, e potência total de 160 cavalos, com câmbio CVT de 9 marchas simuladas.

6) Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 148.990

toyota corolla hybrid sedan 1

O quinto modelo mais barato com esse sistema no Brasil é o Corolla, que passou a tê-lo em todas as suas versões. Com isso, desde a opção GLI você tem o sedã com essa comodidade.

Ele vem com motor 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT de 10 velocidades. Lembrando que a linha ainda conta com as versões híbridas, que unem o motor a combustão de 101 cv ao propulsor elétrico de 72 cv.

A lista de equipamentos de série inclui rodas aro 16, assistente de pré-colisão com frenagem automática, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, 7 airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, multimídia de 8 polegadas, entre outros.

5) Volkswagen T-Cross 1.0 TSI – R$ 138.990

vw t cross 200 tsi 2022

Além do Nivus, o Volkswagen T-Cross é outro carro da marca que recebeu mais equipamentos de segurança no final de 2021. Apenas sua versão de entrada Sense que não tem essas novidades.

Com isso, a partir da configuração 200 TSI, que vem com motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm (com câmbio automático de 6 velocidades), o SUV tem ACC, frenagem automática de emergência e start/stop.

Sua lista já inclui itens como 6 airbags, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, lanternas em LED, rodas aro 16, sensor de luz, multimídia VW Play, entre outros.

4) Honda City Touring – R$ 137.000

novo city brasil 2

As duas novidades nessa lista vem da Honda, que agora tem o City com o piloto automático adaptativo como item de série. Mas isso só ocorre na versão mais cara, que no sedã custa R$ 129,3 mil.

Tal item é parte do pacote Honda Sensing, que ainda inclui assistência automática de farol alto e baixo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência faixa, que ainda corrige o volante caso isso aconteça.

Além disso, o City Touring vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, redução de ponto cego, faróis full LED, ar digital e bancos em couro.

Seu motor é sempre o 1.5 de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, com câmbio CVT.

3) Honda City Hatch Touring – R$ 134.600

novo city brasil 6

Além do sedã, o Honda City Hatch também é outro que aparece com o controle de velocidade adaptativo. Ele também traz os mesmos itens do Honda Sensing citados acima.

Não há qualquer diferença em sua lista de equipamentos e nem na motorização, já que o hatch também é equipado com o motor 1.5 de 126 e 15,8 kgfm de torque aliado ao câmbio CVT.

A grande diferença aqui, obviamente, é o tamanho do porta-malas, reduzido de 519 para 268 litros, sendo menos apropriado para famílias.

2) Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 130.890

VW Nivus 2021

A segunda colocação é ocupada pelo Volkswagen Nivus, que tem o piloto automático adaptativo em sua versão de entrada Comfortline como item de série.

Antes disponível apenas como parte de um pacote adicional, agora o SUV ficou mais equipado. Ele ainda ganhou o start/stop, que auxilia na redução de consumo, e a frenagem automática de emergência.

O Nivus ainda tem a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, partida por botão, seis airbags, entre outros.

O motor é sempre o conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.

1) Volkswagen Virtus 1.0 TSI – R$ 115.390

vw virtus 2023 oficial 11

O Virtus surpreendeu na linha atual, entregando o ACC, ou Controle Adaptativo de Velocidade e Distância, mesmo na versão 1.0 TSI automática, que é a segunda mais barata, depois da versão TSI manual.

Por um valor mais baixo que o do Nivus Comfortline, que até 2022 custava lá seus R$ 119.000, mas hoje passa dos R$ 130.000.

O Virtus TSI 1.0 AT também tem como equipamentos de série volante revestido em couro com comandos e frenagem autônoma de emergência.

  1. Volkswagen Virtus 1.0 TSI – R$ 115.390
  2. Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 130.890
  3. Honda City Hatch Touring – R$ 134.600
  4. Honda City Touring – R$ 137.000
  5. Volkswagen T-Cross 1.0 TSI – R$ 138.990
  6. Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 148.990
  7. Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 1.5 – R$ 154.990
  8. Honda HR-V EX – R$ 155.290
  9. Toyota Corolla Cross XR – R$ 159.890
  10. GWM Ora GT – R$ 160.000
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 80% das respostas (428 pessoas) indicaram preferir que o layout do site continue do jeito que está, por ordem cronológica.

Agora, queremos saber: quantas notícias devemos publicar por dia?

Receba nossas notícias

Se cadastre para ficar por dentro de tudo.

    Escolha quando quer receber:

    Nós não enviaremos spam. Se descadastre quando quiser.


    O que você achou disso?

    Toque nas estrelas!

    Média da classificação / 5. Número de votos:

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




    leonardo
    Autor: Leonardo Andrade

    Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.