Caminhão truck: o que é, principais modelos, origem

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O caminhão truck é um tipo de veículo comercial bem conhecido em nossas ruas e estradas, sendo muitos deles equipados com baús de carga, refrigerados ou não, que garantem assim uma boa distribuição.

Com uma boa capacidade de carga e um porte que permite transitar bem nos centros urbanos, o caminhão truck é um veículo indispensável no setor de transportes rodoviários de carga.

A necessidade de dispor de um caminhão com capacidade de carga intermediária entre os médios e leves com relação aos extra-pesados, faz do truck um caminhão pesado que faz essa ligação entre os extremos da carga. O nome “truck” significa caminhão em inglês, atribuído lá fora desde das picapes heavy duty até extrapesados.

No mercado nacional, eles são bem populares, especialmente entre caminhoneiros autônomos, por serem mais baratos de manter que os cavalos mecânicos, mais potentes, porém, levam a carga que um modelo médio e leve não consegue distribuir.

No mercado nacional, esse tipo de caminhão tem boa potência, na média em 300 cavalos, tendo alguns deles cabine leito ou estendida, além de freios com ABS, chassi longo e boa dirigibilidade, ainda que alguns abusem da sorte com as famosas traseiras empinadas.

Caminhão truck – o que é?

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O caminhão truck é, por definição, um caminhão popularmente conhecido como trucado, que na prática é também chamado caminhão 6×2, mas com chassi longo de 14 metros, que era o tamanho máximo de veículos comerciais não articulados nas cidades.

Com três eixos, sendo o frontal com rodado simples e os dois traseiros com rodados duplos, um deles com eixo auxiliar, o caminhão truck ganhou há alguns anos, um derivado, sendo ele chamado de bi-truck com 29 toneladas de PBT.

Este modelo tem dois eixos dianteiros direcionais com rodados simples, ampliando um pouco mais a capacidade de carga e aumentando muito a dirigibilidade, mas eles não são os tradicionais trucados.

Tendo capacidade de carga de 14 toneladas, o truck é um caminhão pesado com peso bruto total de até 23 toneladas, cuja tração 6×2 se dá com o segundo eixo tracionando todo o conjunto.

No caminhão truck, a potência varia de 270 a 330 cavalos, mas existem exceções que ampliam ou diminuem a cavalaria além dessa faixa.

A transmissão pode ser tanto manual com caixa de redução ou automatizada, que dá mais conforto ao condutor no dia a dia.

Muitos modelos de caminhão truck apresentam tecnologias modernas, como airbags, freios com ABS, assistentes de direção, sensores e radares, transformando esses veículos em plataformas eficientes e seguras.

No Brasil, o caminhão truck pode ser encontrado com as marcas Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen (MAN), Iveco e DAF.

Estas marcas possuem os modelos Scania Série P, Volvo VM, Mercedes-Benz Atego, Volkswagen Constellation, Iveco Tector e DAF CF.

Caminhão truck – origem

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O caminhão truck surgiu da necessidade de se aumentar a capacidade de carga nos primeiros veículos comerciais da história e no Brasil, o primeiro caminhão truck a existir de fábrica foi FNM D-11000 V12.

O FNM D-11000 V12 tinha motor diesel seis em linha com 175 cavalos e 57 kgfm, além de câmbio de quatro marchas e capacidade de 22 toneladas de PBT.

De lá para cá, um dos modelos mais vendidos foi o Mercedes-Benz L-1317, já que o conceito de truck em modelos pesados após a FNM, não teve popularidade nas marcas Scania e Volvo, muito menos na Fiat-Iveco.

Somente nos anos 90, quando a Scania lançou o modelo P aqui, fazendo a Volvo oferecer o VM e a Mercedes-Benz criar o Atego, enquanto a líder, seguida pela VW e Ford faziam caminhões truck de porte menor.

Ainda assim, modelos como médios com terceiro eixo dominavam o mercado até que os pesados e semipesados suplantaram com sua maior potência, conforto de cabine e tecnologia.

Hoje, os motores variam de 6,7 a 9 litros, com potências de 255 a 360 cavalos, sendo a maioria oferecidos com transmissão automatizada, além de caixas de 8 a 12 marchas, podendo alcançar 16 velocidades na Scania.

Caminhão truck – modelos no mercado

Scania P

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Na Scania, a série de cabine P representa o caminhão truck na marca, com opção chassi longo com tração 6×2, sendo a cabine P mais baixa com versões simples ou leito.

Tendo suspensão pneumática nos dois eixos traseiros, o Scania P “truck” tem motor de 7 litros com 250 ou 280 cavalos, enquanto o de 9 litros entrega 280, 320, 340 ou 360 cavalos, com 5 cilindros, além de transmissão automatizada.

Volvo VM

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Com cabine simples ou leito, o Volvo VM é a opção de caminhão truck da marca sueca e tem motor de seis cilindros e 8 litros, com potências de 290 ou 360 cavalos, além de câmbio de nove marchas.

Tendo sistemas de assistência como o Scania P, traz ainda opção do câmbio automatizado I-Shift, igualando-se ao Opticruise do rival acima, gerando assim maior conforto ao dirigir.

Mercedes-Benz Atego

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O Mercedes-Benz Atego é o caminhão truck dos novos tempos na marca alemã, com visual antiquado, mas adequado ao serviço, tendo cabine leito e sistemas básicos de segurança e assistência.

Nas versões 2429 e 2433, o Atego truck tem motor OM 926 LA de 7,2 litros de 280 cavalos no 2429 ou 320 cavalos no 2433, oferecendo câmbio automatizado de oito marchas.

Volkswagen Constellation

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O caminhão truck atual da VW é o Constellation nas versões 26.260 e 26.320, que utilizam motor MAN D08 de 8 litros com 255 ou 315 cavalos, contando com caixas Eaton de 9 marchas no primeiro.

No 26.320 as caixas são ZF com 9 ou 12 marchas, sendo que essa versão mais potente tem cabine com teto alto, no padrão das versões mais potentes do Constellation.

Iveco Tector

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O Iveco Tector é o caminhão truck da marca italiana nas versões 24-280 e 24-320, ambas com motor NEF 6 6.7 de 277 ou 320 cavalos, com transmissão manual de 6 marchas no primeiro e automatizada Autoshift de 10 marchas no segundo.

O Tector tem cabine leito de série, mas ambas com teto alto, oferecendo muito conforto ao motorista, bem como sistema de assistência ativa como os demais, gerando maior segurança.

DAF CF

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A holandesa DAF tem no CF seu caminhão truck na versão FAS 6×2 com duas opções de cabine: Day Cab, Sleeper Cab e Space Cab, essa com teto alto, gerando assim maior conforto durante as viagens.

Seu motor único é o seis em linha Paccar PX-7 de 6.7 litros, com três potências: 261, 290 ou 308 cavalos. A transmissão é ZF de 9 marchas com mudanças manuais ou automatizadas.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X