Marcas Matérias NA Mercado Montadoras/Fábricas Veículos Comerciais

Marcas de caminhões que não estão no Brasil

marcas-de-caminhoes-que-nao-existem-no-brasil-1-620x465 Marcas de caminhões que não estão no Brasil

O Brasil tem um importante mercado de caminhões. Atualmente o país agrega em torno de 15 marcas, sendo quase 1/3 de origem chinesa e as demais de origem europeia e americana, assim como uma 100% nacional. No entanto, quando vislumbramos o mercado internacional, percebemos que ainda existem muitas bandeiras de renome circulam fora de nossas fronteiras, sendo que algumas têm fábricas a poucos km do Brasil, mas nunca colocaram seus produtos aqui.



Aqui temos Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Ford, Iveco, Hyundai, MAN, Agrale, Effa (JBC/JMC), International, Sinotruk e Shacman. Todas já comercializando produtos, além das novatas Foton, JAC e DAF, que estão chegando. Algumas das mais importantes marcas de caminhões do mundo ainda estão fora do Brasil, tal como a Renault, por exemplo.

marcas-de-caminhoes-que-nao-existem-no-brasil-2-620x465 Marcas de caminhões que não estão no Brasil

A marca francesa não pertence ao Grupo Renault-Nissan, mas à divisão de caminhões da Volvo, que é independente da montadora de automóveis, nas mãos da chinesa Geely. Outra marca conhecida é a americana Mack, que produz vários caminhões de porte médio e pesado. Também é conhecido por modelos de construção civil e mineração. Os modelos Titan e Super Liner, por exemplo, são verdadeiras casas sobre rodas. A empresa também pertence à Volvo.

A também americana Freightliner é famosa, mas assim como as marcas citadas acima, também pertence a outro gigante do mercado de caminhões, a Daimler. Ela tem como destaque os modelos Columbia (foto) e Cascadia, grandes estradeiros com cabines bastante espaçosas. Kenworth, Peterbilt, Packard e Western Star (agora mais ainda com Transformers 4) são populares nos EUA.

marcas-de-caminhoes-que-nao-existem-no-brasil-6-620x391 Marcas de caminhões que não estão no Brasil

Na China, temos vários fabricantes de caminhões, praticamente não temos um número exato para informar, mas devem ser dezenas no mínimo. As mais famosas são a FAW, com sua linha Jiefang de visual agressivo; a Dongfeng, com seus modelos mais convencionais em estilo; a JAC (sim, a mesma dos carros) com sua linha inspirada na Scania; a C&C, que tem estilo europeu e pertence à Chery (que também tem a Karry), além das que nós já conhecemos, e cujas fábricas logo estarão produzindo aqui.

Na Rússia a Kamaz é bastante conhecida e ainda tem planos de produzir veículos no país, mas ainda nada foi concretizado. Outra grande fabricante de caminhões é a Tata Motors, cujos produtos são fruto da parceria com a Mercedes-Benz no passado. A coreana Daewoo ainda produz caminhões.

marcas-de-caminhoes-que-nao-existem-no-brasil-8-620x458 Marcas de caminhões que não estão no Brasil

No Japão, apenas Toyota, Honda, Suzuki e Subaru não produzem caminhões. Fora as mais conhecidas Isuzu (que dá origem aos caminhões Chevrolet na América Latina) e Nissan Diesel, que sempre se destacam na mídia internacional, eles têm também a Mitsubishi Fuso, a Hino, a Komatsu (aqui mais conhecida por suas empilhadeiras e veículos de construção civil) e a Daihatsu.

Enfim, se apenas as citadas decidissem entrar no país, mesmo que apenas as marcas independentes, haveria um bom acréscimo de fabricantes no mercado nacional, mas a demanda não suportaria muito mais marcas no momento, apesar das vendas em alta, o mercado apenas se recupera de momentos mais difíceis passados recentemente.

Galeria de fotos de caminhões que não são vendidos no Brasil:

  • Carlos Manoel

    E a Mazda ?
    Alguns esclarecimentos:
    A Toyota e a Suzuki produzem caminhões pequenos, sendo que, a Hino pertence ao grupo Toyota .
    A Daimler AG detém 89,29% das ações da Mitsubishi Fuso, 10,71% restantes das ações estão pulverizados nas empresas do grupo Mitsubishi.
    A marca Nissan Diesel não existe mais, sendo 100% das ações pertencem ao Grupo Volvo desde 2007. Anteriormente conhecido como Nissan Diesel, a empresa mudou seu nome para UD Trucks em 1 de Fevereiro de 2010.

  • Fabiano

    Uma sugestão para matéria seria falar sobre a nacional Agrale, com seus belos caminhões, que ganharam até prêmio de design… os jipes Marruá que servem o exército brasileiro, e até em competições, apesar de "quadradões"…

  • dumaluf

    Faltou dizer que a UD (Nissan Diesel) tmb é do grupo Volvo.

    • Diggo

      Essa foi citada sim…

  • LTD1976

    Ao invés de chorar as marcas que não temos, deveríamos valorizar a única que temo, que ainda é muito mal vista apesar de ter melhorado muito seus produtos.

    • Fabiano

      Isso ai! viva a nacional Agrale

  • Cassianoccm

    A Volvo anunciar uma nova marca de caminhões aqui no Brasil em breve, não sabemos se é a Mack ou a Renault, mas provavelmente irá ser a fabricante com o nome francês.

  • HUMBERTO

    HINO é do grupo Toyota.

  • ppop176

    Esqueceu de dizer que a tradicional japonesa Hino, que é muito famosa na oceania e ásia, pertence à Toyota. E a Mitsubishi Fuso, pertence à Mercedes. E também faltou os caminhões GMC que saíram do mercado brasileiro faz algum tempo.

    • CharlesAle

      E que essa GMC não volte,pois largou os caminhões que venderam ao deus dará,e hoje muitos rodam graças aos motores Mercedes e Cummins….

  • Diggo

    Também não citaram nenhuma do leste europeu, especialmente as russas, a mais famosa é a Kamaz, que foi múltiplas vezes campeão do Rally Dakar. Outra conhecida por nós é a Trata, que já foi até de uma equipe brasileira.

    • ppop176

      Bem lembrado. Trata.

    • ahsoliveira

      Trata?! você quis dizer TATRA!

      • Diggo

        Acho que é/…. kkkk

    • Elena

      Diggo, a Kamaz foi citada. Veja no texto: Na Rússia a Kamaz é bastante conhecida e ainda tem planos de produzir veículos no país, mas ainda nada foi concretizado.

      • Zetros

        A KAMAZ tem parceria com a Mercedes-Benz. Eles esqueceram de citar a Bharatz-Benz, divisão de caminhões da Daimler na Índia.

  • ppop176

    A claro, a indiana Tata por muitos anos, teve parceria com a Mercedes.

  • Fábio

    Caminhões tensos são os MACK.

  • Anderson

    Retificação: A Volvo Trucks engloba a Volvo caminhões, a Renault Caminhões e a Mack. Não tem relação com a Volvo Cars (esta sim pertence à Gelly).

    • BituMattioli

      Obrigado, estava com dúvida… o texto ficou meio confuso. Abs!

  • jkpops

    Agrale é o nome pois o governo deveria comprar somente da agrale pois deveria incentivar a industria nacional http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1377661385

  • Abelle

    Trabalhamos com caminhões a mais de 30 anos, sempre com pesados, nesta categoria ninguém bate a scania e a volvo, ja estive nos estados unidos, aqueles caminhões americanos não aguentariam nossas estradas rachariam muito fácil a cabine e outras partes, são muito bons, mas necessitam de asfalto em perfeita condição, coisa que nosso país deixa a desejar… principalmente aqui para a região de mato grosso onde rodamos a maior parte do tempo! um abraço a todos fiquem com Deus!

    • 3ic

      Realmente, e o maior exemplo disso são as empresas única/fácil daqui do estado do rio, que fazem principalmente a linha Petrópolis x Rio. originalmente, seus carros tinham o Scania como chasssi. após a aquisição dessas empresas pelo grupo jacob barata ( sócio tb da MB do brasil) nem preciso dizer que ele insistiu em rodar com MB na serra que não aguentou o tranco. Depois de uns 2 anos tomando na cabeça, voltou a adquirir Scania.

  • 4lex

    tem a pegaso de barcelona,acho que fabrica (ou fabricava) caminhões na europa também.

    das marcas norte-americanas vale lembrar que a kenworth foi comprada pela daf holandesa.

    • iurirx7

      e a DAF pela PACCAR

  • Focusman

    Pra que mais marca de caminhão? temos é que construir ferrovias!

  • Brdiesel

    A Renault há anos atrás, fez o primeiro caminhão com freios à disco…..A Tatra, junto com a Kamaz, já ganhou várias vezes o Paris-Dakar…..

  • Maycon Gomes

    E A Chevrolet Eu Já Vi Um Caminhão Da Chevrolet Aqui No Brasil

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend