Chinesa NIO aposta em carros elétricos baratos com nova submarca; vem?

onvo l60 1
onvo l60 1

A marca chinesa NIO é reconhecida como um player de peso em seu país e uma das bandeiras mais proeminentes na Europa, sendo a única que decidiu apostar na velha fórmula da bateria substituível em estações robotizadas.

Todavia, os carros da NIO não são exatamente baratos, nem na Europa e nem mesmo na China, porém, a marca decidiu que manter seu portfólio atual não lhe renderia muito mais frutos e decidiu apostar numa submarca de carros baratos.

onvo l60 2
onvo l60 2

Assim nasce a Onvo, cujo nome deriva de “On Voyage”, atuando em faixas de preços menores e focadas em consumidores mais jovens, porém, com uma abordagem bem diferente daquela conhecida da NIO.

A bateria, coração do carro elétrico, não é da NIO ou CATL, mas da BYD. Assim como Tesla, Toyota e outros fabricantes, a Onvo se aproveita da tecnologia Blade para reduzir os custos e ter a eficiência desejada com preço mais competitivo.

onvo l60 8
onvo l60 8

O primeiro carro da Onvo é o crossover L60, que tem estilo distinto da NIO e, segundo os chineses, tem a pretensão “humilde” de ser uma Toyota em relação à Lexus, no caso a própria NIO.

Desenhado por Raul Pires, que já trabalhou na Bentley, o Onvo L60 chama atenção pelos faróis full LED bem estreitos, assim luzes diurnas em forma de bumerangue, vincos acentuados no capô, maçanetas retráteis e lanternas afiladas como frisos ondulados.

onvo l60 6
onvo l60 6

Com carroceria esculpida em formas suas suaves e fluidas, o Onvo L60 tem uma aparência agradável, ainda mais por ser um crossover de estilo cupê com um desenho mais clássico, como dos anos 90.

Apesar de não parecer, o Onvo L60 é bem grande, medindo 4,828 m de comprimento, 1,930 m de largura, 1,616 m de altura e 2,950 m de entre eixos, tendo coeficiente aerodinâmico de 0,229 de cx.

Dentro, o Onvo L60 tem painel com tela central única de 17,2 polegadas, além de um HUD de 13 polegadas no para-brisa, mais uma tela de 8 polegadas para entretenimento traseiro.

onvo l60 4
onvo l60 4

Os bancos são convertíveis em cama e o teto é panorâmico. Com portas sem batentes dos vidros, o L60 se converte mesmo num cupê. Já a “mecânica” não foi revelada, nem mesmo a capacidade das células. Sabe-se apenas que os preços começarão em 219.990 yuans ou R$ 156,5 mil.

Vem? A NIO nunca deu sinais de vir ao Brasil, mas não acreditamos que ela pense como a Mazda e a Onvo pode ser a chance de vender aqui com preços competitivos.

Onvo L60 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X