Classic 350: modelo icônico da Royal Enfield

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A Moto Classic 350 é um produto da marca anglo-indiana Royal Enfield, que já produz alguns modelos no Brasil e traz da Índia seu modelo icônico, a Classic, mas agora com motor menor.

Desde tempos imemoriais, a Classic faz parte da Royal Enfield, seja nos anos 50 na Inglaterra ou de lá para cá na Índia, onde sua produção nunca parou, mesmo após o fim da versão 500 por conta das emissões.

Esta última foi vendida no Brasil por duas vezes, com a segunda dando certo, mas o fim na Índia, trouxe a Classic 350 ao país, com seu motor menor, porém, mais limpo e econômico.

Tendo a mesma arquitetura da 500 e tem sua produção desde 2009, porém, inspirada na Royal Enfield G2 350 Bullet de 1948, herdando sua estrutura e muitos elementos.

O modelo 350 é recente, tendo sido lançada em 2018, porém, conservando todo o estilo e técnica da clássica Bullet britânica do pós-guerra, usada até pelas forças armadas do Império Britânico.

Na Índia, a Classic é a moto oficial do Exército da Índia e é reconhecida como uma moto capaz de enfrentar monções, desertos e as geleiras do Himalaia, que inspirou a criação da aventureira Himalayan.

Moto Classic 350 – detalhes

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Em 14 de setembro de 2022, a Moto Classic 350 chegou ao Brasil com preço sugerido a partir de R$ 18.490. Tal como outras motos da Royal Enfield, ela traz estilo custom de nível elevado, totalmente purista.

Cada cor muda a estética da moto de tal modo que os preços variam, assim como duas delas chegam a ter rodas de liga leve, enquanto o padrão é de aço raiado.

Das nove cores, duas são de inspiração militar, sendo cinza e bege, enquanto duas são cromadas até nas peças, com duas da série Dark e as mais simples da série Halcyon.

Clássica ao extremo, a Royal Enfiel Classic 350 tem farol redondo com chapeuzinho e integrado ao suporte das bengalas, com acabamento variando conforme a versão, enquanto na mesma peça, acima, o velocímetro circular com um display digital abaixo.

Nessa base, ainda fica a chave de partida e também um display digital circular com o sistema de navegação por GPS TripperTM, conectado ao Google Maps do smartphone e indicação por setas.

Apesar da sofisticada navegação, a Classic 350 vem com um guidão semi-reto com retrovisores redondos e comandos completos, enquanto o tanque oval tem tampa cromada e 13,5 litros.

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O banco em estilo selim tem sistema de amortecimento e é individual, com o para-lama traseiro envolvente, exposto com as cores da moto.

Nele fica presa uma lanterna redonda num suporte antiquado, onde também ficam os piscas circulares, iguais aos dianteiros, enquanto abaixo fica a placa com luz da própria lanterna.

A balança da suspensão traseira é convencional e tem dois amortecedores semi-cobertos com regulagem de pressão, além de uma relação final de coroa, corrente protegida e pinhão.

O freio a disco é enorme para uma roda traseira, tendo 270 mm e ventilação, além de pinça de pistão única com sistema ABS.

A roda tem aro 19 polegadas, sendo de aço com raiação inox ou liga leve com 10 raios, enquanto o pneu tem medidas 130/80-19.

Ao lado, fica o escapamento longo de silencioso fino e acabamento que varia conforme a versão, enquanto as laterais da Classic 350 possui molduras ovalizadas para filtro e bateria, além de hastes metálicas que sustentam o para-lama traseiro.

O motor pode ser cromado ou preto-fosco, enquanto a dianteira tem suspensão com bengalas largas e fechadas, com o pala-mala simples e rente à roda.

Freio a disco ventilado de 300 mm com pinça de duplo pistão com ABS se apresenta, assim com roda aro 19 de liga leve ou raiada, dispondo de pneu 100/90-19.

Moto Classic 350 – equipamentos

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Royal Enfield Classic 350 Halcyon Black – Motor de 350 cm³, câmbio de 5 marchas, freios com ABS, freios a disco nas duas rodas, banco individual, computador de bordo, navegação por GPS, rodas de aço raiadas aro 19 polegadas e pneus 100/90-19 na frente e 130/80-19.

Partida elétrica, ignição eletrônica, injeção eletrônica, banco marrom, escape cromado e pintura preta com dourado e vermelho.

Royal Enfield Classic 350 Halcyon Green – Itens da Halcyon, mais pintura verde-escuro com dourado.

Royal Enfield Classic 350 Halcyon Grey – Itens da Halcyon, mais tom azulado com dourado e bronze.

Royal Enfield Classic 350 Signals Marsh Grey – Itens da Halcyon, com pintura cinza-fosco, registro militar, escape preto-fosco e grafismos exclusivos.

Royal Enfield Classic 350 Signals Desert Sand – Itens acima, mais pintura bege-areia.

Royal Enfield Classic 350 Chrome Red – Itens da Halcyon, mais protetor de tanque, acabamento cromado e pintura vermelha, com peças em preto.

Royal Enfield Classic 350 Chrome Bronze – Itens acima, mais partes em bronze.

Royal Enfield Classic 350 Gunmetal Grey – Itens acima, mais rodas de liga leve, partes em preto-fosco e pintura cinza.

Royal Enfield Classic 350 Dark Stealthy Black – Itens acima, mais pintura toda em preto-fosco.

Moto Classic 350 – preços

  • Royal Enfield Halcyon 350 ABS 2023 – R$ 20.890
  • Royal Enfield Signals 350 ABS 2023 – R$ 21.190
  • Royal Enfield Dark 350 ABS 2023 – R$ 21.990
  • Royal Enfield Gunmetal 350 ABS 2023 – R$ 21.990
  • Royal Enfield Chrome 350 ABS 2023 – R$ 23.290

Moto Classic 350 – motor

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O motor monocilíndrico de 4 tempos da Moto Classic 350 é refrigerado a ar e óleo, com 349 cm³ e taxa de compressão de 9,5:1, tendo comando no cabeçote OHC de 2 válvulas.

Com injeção eletrônica, o propulsor tem diâmetro x curso de 70 mm x 85,8 mm, entregando 20,5 cavalos a 6.500 rpm e 2,74 kgfm a 4.000 rpm.

O câmbio tem cinco marchas com embreagem de sete discos banhados a óleo e com acionamento mecânico por cabo.

Moto Classic 350 – desempenho

  • Royal Enfield 350 ABS – 0 a 100 km/h – 18 segundos
  • Royal Enfield 350 ABS – velocidade máxima – 120 km/h

Moto Classic 350 – consumo

  • Royal Enfield 350 ABS – urbano – 30 km/l
  • Royal Enfield 350 ABS – rodoviária – 25 km/l

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Moto Classic 350 – ficha técnica

Motor 350
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 349
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,5:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 20,5 cv a 6.500 rpm (gasolina)
Torque máximo 2,74 kgfm a 4.000 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 300 mm e disco traseiro com 270 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve ou aço raiado aro 19 polegadas na frente e liga leve ou aço raiado aro 19 polegadas atrás
Pneus 100/90-19 na frente e 120/80-19 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.145
Largura (mm) 0.785
Altura (mm) 1.090
Entre eixos (mm) 1.390
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 13,5
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 195
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X