A Moto Classic 350 é um produto da marca anglo-indiana Royal Enfield, que já produz alguns modelos no Brasil e traz da Índia seu modelo icônico, a Classic, mas agora com motor menor.
Desde tempos imemoriais, a Classic faz parte da Royal Enfield, seja nos anos 50 na Inglaterra ou de lá para cá na Índia, onde sua produção nunca parou, mesmo após o fim da versão 500 por conta das emissões.
Esta última foi vendida no Brasil por duas vezes, com a segunda dando certo, mas o fim na Índia, trouxe a Classic 350 ao país, com seu motor menor, porém, mais limpo e econômico.
Tendo a mesma arquitetura da 500 e tem sua produção desde 2009, porém, inspirada na Royal Enfield G2 350 Bullet de 1948, herdando sua estrutura e muitos elementos.
O modelo 350 é recente, tendo sido lançada em 2018, porém, conservando todo o estilo e técnica da clássica Bullet britânica do pós-guerra, usada até pelas forças armadas do Império Britânico.
Na Índia, a Classic é a moto oficial do Exército da Índia e é reconhecida como uma moto capaz de enfrentar monções, desertos e as geleiras do Himalaia, que inspirou a criação da aventureira Himalayan.
Moto Classic 350 – detalhes
Em 14 de setembro de 2022, a Moto Classic 350 chegou ao Brasil com preço sugerido a partir de R$ 18.490. Tal como outras motos da Royal Enfield, ela traz estilo custom de nível elevado, totalmente purista.
Cada cor muda a estética da moto de tal modo que os preços variam, assim como duas delas chegam a ter rodas de liga leve, enquanto o padrão é de aço raiado.
Das nove cores, duas são de inspiração militar, sendo cinza e bege, enquanto duas são cromadas até nas peças, com duas da série Dark e as mais simples da série Halcyon.
Clássica ao extremo, a Royal Enfiel Classic 350 tem farol redondo com chapeuzinho e integrado ao suporte das bengalas, com acabamento variando conforme a versão, enquanto na mesma peça, acima, o velocímetro circular com um display digital abaixo.
Nessa base, ainda fica a chave de partida e também um display digital circular com o sistema de navegação por GPS TripperTM, conectado ao Google Maps do smartphone e indicação por setas.
Apesar da sofisticada navegação, a Classic 350 vem com um guidão semi-reto com retrovisores redondos e comandos completos, enquanto o tanque oval tem tampa cromada e 13,5 litros.
O banco em estilo selim tem sistema de amortecimento e é individual, com o para-lama traseiro envolvente, exposto com as cores da moto.
Nele fica presa uma lanterna redonda num suporte antiquado, onde também ficam os piscas circulares, iguais aos dianteiros, enquanto abaixo fica a placa com luz da própria lanterna.
A balança da suspensão traseira é convencional e tem dois amortecedores semi-cobertos com regulagem de pressão, além de uma relação final de coroa, corrente protegida e pinhão.
O freio a disco é enorme para uma roda traseira, tendo 270 mm e ventilação, além de pinça de pistão única com sistema ABS.
A roda tem aro 19 polegadas, sendo de aço com raiação inox ou liga leve com 10 raios, enquanto o pneu tem medidas 130/80-19.
Ao lado, fica o escapamento longo de silencioso fino e acabamento que varia conforme a versão, enquanto as laterais da Classic 350 possui molduras ovalizadas para filtro e bateria, além de hastes metálicas que sustentam o para-lama traseiro.
O motor pode ser cromado ou preto-fosco, enquanto a dianteira tem suspensão com bengalas largas e fechadas, com o pala-mala simples e rente à roda.
Freio a disco ventilado de 300 mm com pinça de duplo pistão com ABS se apresenta, assim com roda aro 19 de liga leve ou raiada, dispondo de pneu 100/90-19.
Moto Classic 350 – equipamentos
Royal Enfield Classic 350 Halcyon Black – Motor de 350 cm³, câmbio de 5 marchas, freios com ABS, freios a disco nas duas rodas, banco individual, computador de bordo, navegação por GPS, rodas de aço raiadas aro 19 polegadas e pneus 100/90-19 na frente e 130/80-19.
Partida elétrica, ignição eletrônica, injeção eletrônica, banco marrom, escape cromado e pintura preta com dourado e vermelho.
Royal Enfield Classic 350 Halcyon Green – Itens da Halcyon, mais pintura verde-escuro com dourado.
Royal Enfield Classic 350 Halcyon Grey – Itens da Halcyon, mais tom azulado com dourado e bronze.
Royal Enfield Classic 350 Signals Marsh Grey – Itens da Halcyon, com pintura cinza-fosco, registro militar, escape preto-fosco e grafismos exclusivos.
Royal Enfield Classic 350 Signals Desert Sand – Itens acima, mais pintura bege-areia.
Royal Enfield Classic 350 Chrome Red – Itens da Halcyon, mais protetor de tanque, acabamento cromado e pintura vermelha, com peças em preto.
Royal Enfield Classic 350 Chrome Bronze – Itens acima, mais partes em bronze.
Royal Enfield Classic 350 Gunmetal Grey – Itens acima, mais rodas de liga leve, partes em preto-fosco e pintura cinza.
Royal Enfield Classic 350 Dark Stealthy Black – Itens acima, mais pintura toda em preto-fosco.
Moto Classic 350 – preços
- Royal Enfield Halcyon 350 ABS 2023 – R$ 20.890
- Royal Enfield Signals 350 ABS 2023 – R$ 21.190
- Royal Enfield Dark 350 ABS 2023 – R$ 21.990
- Royal Enfield Gunmetal 350 ABS 2023 – R$ 21.990
- Royal Enfield Chrome 350 ABS 2023 – R$ 23.290
Moto Classic 350 – motor
O motor monocilíndrico de 4 tempos da Moto Classic 350 é refrigerado a ar e óleo, com 349 cm³ e taxa de compressão de 9,5:1, tendo comando no cabeçote OHC de 2 válvulas.
Com injeção eletrônica, o propulsor tem diâmetro x curso de 70 mm x 85,8 mm, entregando 20,5 cavalos a 6.500 rpm e 2,74 kgfm a 4.000 rpm.
O câmbio tem cinco marchas com embreagem de sete discos banhados a óleo e com acionamento mecânico por cabo.
Moto Classic 350 – desempenho
- Royal Enfield 350 ABS – 0 a 100 km/h – 18 segundos
- Royal Enfield 350 ABS – velocidade máxima – 120 km/h
Moto Classic 350 – consumo
- Royal Enfield 350 ABS – urbano – 30 km/l
- Royal Enfield 350 ABS – rodoviária – 25 km/l
Moto Classic 350 – ficha técnica
Motor | 350 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 349 |
Válvulas | 2 |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 20,5 cv a 6.500 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 2,74 kgfm a 4.000 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 300 mm e disco traseiro com 270 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve ou aço raiado aro 19 polegadas na frente e liga leve ou aço raiado aro 19 polegadas atrás |
Pneus | 100/90-19 na frente e 120/80-19 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.145 |
Largura (mm) | 0.785 |
Altura (mm) | 1.090 |
Entre eixos (mm) | 1.390 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 13,5 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 195 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!