Como lavar carros pretos?

Como lavar carros pretos?

Carros pretos. Muita gente não gosta dessa tonalidade, seja por conta da sujeira aparente que ela acumula ou pelo acúmulo de calor durante um dia ensolarado, aumentando a temperatura interna do veículo e assim obrigando o proprietário a manter o ar-condicionado em potência máxima por mais tempo.


Como se trata de uma tonalidade que é muito suscetível a riscos também, revelando isso facilmente de forma visual, a cor preta precisa de certa atenção na hora de lavar o carro, visto que qualquer descuido e a avaria ficará bem exposta por esse tom de cor, o que vai prejudicar muito a imagem do carro, especialmente se o mesmo for colocado à venda.

Então, o preto é uma cor que requer um tratamento diferenciado em qualquer caso, seja lavagem ou polimento. No primeiro caso, temos algumas recomendações para que a limpeza de um carro preto seja feita de um modo a deixar o visual do carro bem legal e também para evitar danos que marcarão o look do veículo.

Como lavar carros pretos?

Como lavar carros pretos?

Para começar, a primeira recomendação é ter uma rotina diferenciada de lavagem de carros pretos. Não, esqueça fazer isso uma vez por semana. Na verdade, é preciso limpa-lo pelo menos duas vezes a cada sete dias. Parece muito, mas isso significará maior frequência na manutenção do brilho e na preservação da pintura.

Se estivermos falando de um carro para venda ou de coleção, isso deve ser religioso. Isso evitar um acúmulo maior de sujeira e riscos, já que ambos são os algozes da cor preta, infelizmente. Como já dito, qualquer vacilo e simplesmente o dano está lá, pronto para qualquer um ver. Além disso, a poeira é outra coisa ruim, sendo visível de longe…

Antes de começar a lavagem, evite encostar no carro. Isso pode marcar a pintura por causa da poeira acumulada. As partículas na superfície da lataria, atraídas pelo calor acima da média nessa tonalidade, riscarão mais facilmente o carro. Outra recomendação é em relação aos produtos que se vai usar na lavagem.

Como lavar carros pretos?

Produtos corretos para limpeza

Para lavar os carros pretos, é preciso ter em mente que os produtos precisam ser bons e especialmente o material que será passado sobre a superfície da carroceria. Assim, esponjas bem macias precisam ser usadas, assim como panos para secagem devidamente isentos de fiapos aparentes ou qualquer outra textura que venha a riscar a pintura.

O recomendável é a microfibra, que deixa um trabalho muito bom. Além disso, a lavagem dos carros pretos precisa ser feito com um detergente neutro ou shampoo especial biodegradável de lavagem para evitar manchas.

Como lavar carros pretos?

Lavando e secando

O processo de lavagem é o padrão, sempre começando por cima, mas vale o lembrete. Faça isso ao entardecer ou amanhecer para reduzir a temperatura ambiente, a fim de evitar a secagem rápida do sabão. Caso não dê para fazer isso, então realize o trabalho à sombra, o que reduz o calor ambiente e a temperatura da lataria.

Comece sempre de cima para baixo e sempre lave a esponja a cada etapa. Lembre-se que deve lava-la para deixar quase como nova ou, caso não seja possível, pegue outra para fazer as demais partes e assim sucessivamente. O problema é que nem sempre a limpeza da esponja eliminará alguma sujeira que aderiu à ela. Isso eventualmente riscará outra parte do carro.

Faça a limpeza suavemente para evitar riscos e lave a parte ensaboada o mais rápido possível para evitar manchas. Nunca use as esponjas antes em partes muito sujas. Por isso, vale a máxima de dar uma boa lavada com jato de água para remover o máximo de sujeira. No final, deixe as rodas por último.

No caso da secagem, o pano de microfibra é o recomendado e para passa-lo, faça-o com ele bem esticado, pois isso reduz as chances de se produzir um risco na pintura preta. Não é preciso dizer novamente que tais panos precisam estar totalmente limpos. Use bem mais do que um para a secagem dos carros pretos.

Como lavar carros pretos?

Encerando

Para encerar o carro preto, esqueça das ceras especiais ou específicas para certos tipos de polimento. O melhor mesmo é ir nas simples, pois elas são menos gordurosas e previnem mais o acúmulo de poeira e sujeira sobre a superfície. Esta deve ficar mais lisa possível para reduzir a decantação de partículas presentes no ar.

Dessa forma, o polimento durará bem mais, assim como a limpeza geral do veículo. O brilho precisa ser bem vistoso em toda a carroceria, evitando-se partes opacas que denunciam um mau tratamento da pintura.

Como lavar carros pretos?

O que não se deve fazer e como consertar riscos

Não se deve levar os carros pretos para lavagem em postos de combustíveis, pois os rolos do lavador esfregam demais a superfície e provocam riscos desnecessários. O mesmo em lava-rápidos, pois a rotatividade não deixa o material deles limpo. Por fim, em caso de riscos, o indicado é ir num especialista para remoção e cristalização da pintura.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.