Conheça a Kombi corujinha que anda sobre trilhos de trem

kombi trem 1
kombi trem 1

Os anos 50 reservaram para a Alemanha algumas coisas curiosas e uma delas é um tipo de trem conhecido como Série DB Klv 20, construído pelas empresas Martin Beilhack de Rosenheim e Waggon und Maschinenbau GmbH de Donauwörth. 

Talvez, pelo nome, você não saiba exatamente o que é uma máquina DB Klv 20, mas se a ver correndo nos trilhos de um trecho de via-férrea em Hanôver, verá que ela é bem conhecida e até íntima de muitos que estão lendo isso.

kombi trem 7
kombi trem 7

Por aqui, a similar da Klv 20 rodava sobre asfalto, estrada de terra, barro e qualquer pavimento que o Brasil tinha a oferecer entre os anos 50 e 70, mas na Alemanha, além das vias para automóveis, a Volkswagen Kombi rodava até nos trilhos.

Esse veículo era uma conversão da Kombi da primeira geração, a T1, que aqui é conhecida carinhosamente como “Corujinha”, porém, no lugar das rodas e pneus, as duas empresas citadas introduziram rodas de ferro para o veículo andar sobre trilhos.

kombi trem 8
kombi trem 8

Pintada de vermelho com faixa branca, essa Kombi sobre trilhos usava as cores da Deutsche Bundesbahn, uma operadora de trens alemã, usando a mecânica básica da Volkswagen na época.

Ou seja, essa Kombi Klv 20 era movida pelo clássico motor boxer de quatro cilindros refrigerador a ar 1200, conhecido por alguns no Brasil como “mille duca”, com seus 28 cavalos e transmissão manual de quatro marchas.

kombi trem 9
kombi trem 9

O mais interessante, todavia, era um sistema de elevação hidráulica, que permitia à Kombi trem, virar no sentido contrário para retornar ao ponto de origem, sendo o processo feito por fora da van.

Com 1.550 kg e velocidade máxima de 70 km/h, a Kombi Klv20 foi usada pela Deutsche Bundesbahn como veículos de serviços durante mais de 20 anos, com a frota de 31 exemplares tendo sido sucateada em parte, porém, 15 deles foram preservados em museus.

kombi trem 5
kombi trem 5

Ainda assim, um deles retornará à vida sobre os trilhos de bitola internacional de 1,435 m (mesma de algumas linhas do Metrô de São Paulo) a partir do dia 2 de junho, em Hanôver, cidade onde a Volkswagen fez a Kombi e ainda fabrica seus herdeiros.

Volkswagen Kombi Klv 20 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X