TOP 10: Corridas históricas que marcaram o automobilismo

Escultura em Kirov, Rússia, do Itala 35/45 HP, com motor de 7.4 litros, vencedor da corrida de Pequim a Paris, pilotado pelo príncipe Scipione Borghese, em 1907.
Escultura em Kirov, Rússia, do Itala 35/45 HP, com motor de 7.4 litros, vencedor da corrida de Pequim a Paris, pilotado pelo príncipe Scipione Borghese, em 1907.

A história do automobilismo começou mais de 120 anos atrás. Alguns homens notáveis iniciaram essa era, e até hoje temos os benefícios e as emoções das corridas dentro de nossas casas, pela televisão.

Algumas dessas corridas históricas deixaram marcas que nunca mais irão embora.

Listamos aqui 10 delas.

Confira:

10) Copa Gordon Bennett (1900-1905)

Carro que participou da copa Gordon Bennett, em 1904.
Carro que participou da copa Gordon Bennett, em 1904.

A primeira série internacional de corridas que todos se lembram é a Gordon Bennett Cup, ou Copa de Gordon Bennett.

Ela leva o nome de seu criador, James Gordon Bennett Jr, um milionário dono do jornal New York Herald, que acabou suas operações em 1924.

Em 1899, ele teve a idéia de patrocinar uma copa para o Automobile Club de France, para ser realizada anualmente pelos clubes de automóveis dos vários países europeus.

Uma condição que ele colocou na corrida é que 100% das peças do carro de cada clube deveriam ter sido produzidas no país natal deles, até mesmo as rodas e pneus.

A primeira corrida aconteceu em 1900, entre Paris e Lyon. Das seis corridas que foram feitas, algumas tinham percursos de cidade em cidade, e outras foram feitas em circuitos. A França levou quatro dos seis títulos, e os outros dois ficaram com Inglaterra e Alemanha.

9) Copa Vanderbilt (1904)

Copa Vanderbilt, 1904
Copa Vanderbilt, 1904

Se acima vimos um milionário americano patrocinando uma corrida no velho continente, William Vanderbilt Jr, americano entusiasta de carros, queria que o mesmo acontecesse em seu próprio país.

Por isso, ele criou a Vanderbilt Cup em 1904, que aconteceu todos os anos até 1916, e depois foi revivida por alguns anos até 1968.

As corridas aconteciam em Long Island. Depois, em 1912, foram transferidas para Wisconsin, Santa Monica e São Francisco.

8) Targa Florio (1906-1977)

Vencedor da corrida Targa Florio, de 1908, pilotando um Isotta Fraschini
Vencedor da corrida Targa Florio, de 1908, pilotando um Isotta Fraschini

A Targa Florio foi uma corrida europeia criada em 1906 pelo piloto italiano Vincenzi Florio, durando até o ano de 1977.

Ela cobria um circuito de nada menos que 72 quilômetros, chamado de “Circuito Piccolo delle Madonie”, nas montanhas perto da cidade de Palermo, na Sicília.

A primeira edição da corrida teve três voltas neste circuito gigante, sendo ganhada pelo também italiano Alessandro Cagno.

Na década de 1920, a Targa Florio era uma das corridas mais importantes da Europa, pois outras corridas mais famosas que veremos na nossa lista, ainda não tinham sido criadas.

Em 1955 a corrida entrou para debaixo das regras da FIA, e ela acabou em 1977 por causa de um acidente fatal que aconteceu naquela edição.

Depois de vencer a corrida várias vezes, a Porsche decidiu nomear a versão de capota rígida do 911 de Targa, que significa placa.

7) Corrida Pequim-Paris (1907)

Carro Itala acidentado na corrida de Pequim até Paris, em 1907.
Carro Itala acidentado na corrida de Pequim até Paris, em 1907.

Certamente uma das corridas antigas mais famosas de todos os tempos. Foi criada por causa da ideia de um jornal parisiense, Le Matin.

O periódico questionou se algum homem corajoso teria a audácia de fazer algo que até hoje é uma aventura: pegar um carro e ir de Paris até Pequim, destacando que tal homem teria seu nome pronunciado nos quatro cantos do globo, por isso.

A corrida abrangeria dois continentes e uma extensão de mais de 15.000 quilômetros, inimaginável para uma época onde os carros eram apenas substitutos motorizados para as carruagens.

Apesar de todos os riscos, a corrida recebeu 40 inscrições de homens corajosos. Destes, apenas cinco tiveram o entusiasmo de enviar seus carros até Peking, hoje Beijing (Pequim para nós), cidade que em nossos dias tem mais de 21 milhões de habitantes.

Estes carros foram: um holandês Spyker, um francês Contal de 3 rodas, dois franceses DeDion e um italiano Itala de 120 cavalos.

Cada carro tinha um jornalista como passageiro, que poderia depois contar todos os detalhes da perspectiva de cada piloto.

Muitas áreas remotas da Ásia, que nunca tinham visto carros motorizados antes, se mostraram ser desafios incríveis. O carro italiano, por exemplo, caiu de uma ponte de madeira que certamente não suportava seu peso.

Outros tiveram que ser rebocados, ou mesmo abastecidos com benzeno. O francês Contal atolou em areias do deserto de Gobi e decidiu abandonar a corrida. Depois de alguns meses, apenas dois carros chegaram em Paris, o Itala em primeiro e o Spyker em segundo.

A corrida foi repetida por vários anos, chegando a ter até mesmo 126 participantes para comemorar o seu centenário em 2007.

6) Corrida Nova York-Paris (1908)

Carros na largada da corrida de Nova York até Paris, de 1908
Carros na largada da corrida de Nova York até Paris, de 1908

Depois da corrida Pequim-Paris, outros doidos tiveram a ideia de criar uma corrida de Nova York até a cidade chinesa, no ano seguinte, 1908.

A corrida começava na Times Square, em uma manhã congelante de fevereiro daquele ano. Competiram seis carros de quatro países diferentes.

As condições eram tão ruins que muitas vezes os carros preferiam mudar os pneus e rodarem por cima de linhas de trem, para facilitar o trajeto.

O percurso levava os carros até o Alasca e depois enviados a Yokohama, no Japão. Dali, iriam até Vladivostok, na Sibéria, uma cidade russa que fica bem perto da China e da Coréia do Norte.

Dali, chegavam até as estradas européias, um alívio para todos. O vencedor foi um carro americano da marca Thomas-Flyer, que chegou em Paris no dia 30 de julho, quatro dias depois dos carros alemães Protos, que não ficaram com o primeiro lugar pois não foram até o Alasca, ou seja, trapacearam.

5) Indianapolis 500 (de 1911 até hoje)

Indianápolis 500, 1912
Indianápolis 500, 1912

A corrida Indianapolis 500, chamada de Indy 500 pelos americanos, existe desde 1911, e acontece todos os anos em maio, sendo um dos grandes ícones do automobilismo.

O local do evento é o circuito oval Indianapolis Motor Speedway, na cidade de Indianapolis, Indiana. Na verdade fica em uma cidade de 11.000 habitantes, chamada Speedway, que é praticamente uma parte de Indianápolis.

A corrida tem velocidades altíssimas, que passam dos 320 km/h. O nome da corrida se refere à quantidade de milhas que são percorridas na corrida inteira, cerca de 800 km.

Desde o começo, o grande prêmio em dinheiro era um atrativo enorme. Em 1912, já eram 50.000 dólares. Hoje, o vancedor leva muito mais, foram 3,1 milhões de dólares em 2022.

4) 24 horas de Le Mans (de 1923 até hoje)

Poster da primeira 24 Horas de Le Mans, em 1923
Poster da primeira 24 Horas de Le Mans, em 1923

A mais famosa corrida de endurance que acontece até hoje começou em 1923, e dura literamente 24 horas.

Ela foi criada inicialmente para testar a eficiência e a durabilidade dos carros de produção, no circuito de Sarthe, em Le Mans, na França.

A década de 1960 foi especialmente notável, nesta corrida, pois tínhamos a competição e rivalidade entre Ford e Ferrari, que aliás virou um filme.

A corrida atual tem bólidos percorrendo mais de 5.000 quilômetros desde o começo até o final, um número 18 vezes maior do que um típico Grand Prix de F1.

3) Mille Miglia (1927-1957)

Corrida Mille Miglia, 1928
Corrida Mille Miglia, 1928

A Mille Miglia (1.000 milhas) é uma corrida lendária, que teve sua primeira edição em 1927.

Ela foi criada pelo conde Aymo Maggi, que participou da primeira corrida com um Isotta Fraschinni 8A SS.

A Mille Miglia tinha o seu início e fim na cidade de Brescia, na Itália, e sempre mostrava carros maravilhosos de marcas como Maserati, Isotta, Fiat, Ferrari e Alfa Romeo.

Assim como uma outra corrida ali acima, teve seu encerramento depois de um acidente fatal em 1957, onde o piloto Alfonso de Portago morreu, bem como nove pessoas que assistiam a corrida.

2) GP de Mônaco (de 1929 até hoje)

GP de Mônaco, 1929
GP de Mônaco, 1929

Uma das poucas corridas de nossa lista que ainda acontecem até hoje, o Grand Prix de Mônaco tem suas edições no mesmo circuito desde 1929. Já se foram quase 100 anos!

Antes da criação do GP de Mônaco, no final da década de 20, os outros Grand Prix eram realizados em locais mais afastados, e sem prestígio nenhum.

Então, este famoso GP, que acontece nas ruas da capital, Monte Carlo, mudou tudo, incluindo até mesmo um túnel em seu traçado.

As primeiras edições foram dominadas pelos Bugattis, depois deixando o topo e abrindo espaço para os Alfa Romeo 8C Monza na década de 30.

Ayrton Senna ganhou a corrida mais vezes, seis no total, incluindo uma sequência de cinco vitórias consecutivas entre 1989 e 1993.

1) Carrera Panamericana (1950-1954)

Carrera Panamericana, 1952
Carrera Panamericana, 1952

A Carrera Panamericana aconteceu em 1950 nas estradas do México, e foi criada com o objetivo de chamar a atenção do público para o término do trecho mexicano da Rodovia Pan-Americana.

Ela consistia de um evento de cinco dias e nove estágios, com um total de mais de 3.300 quilômetros de extensão, indo do norte ao sul do país.

Depois de dois anos, ela foi eleita a corrida mais perigosa do mundo, por causa do percurso difícil, as curvas fechadas e também as mudanças que aconteciam no percurso devido a uma altitude muito elevada, em algumas partes, indo de 100 metros até 4.700 metros acima do nível do mar.

Os carburadores dos carros tinham que ser constantemente ajustados, por causa do ar menos denso em grandes altitudes.

A primeira edição foi vencida por Hershel McGriff, pilotando um Oldsmobile. A Porsche nomeou dois de seus carros em homenagem a esta corrida, os modelos Carrera e o hatch de quatro portas Panamera.

Depois da edição de 1954, a corrida foi cancelada por causa do disastre de Le Mans de 1955, onde 84 pessoas morreram por causa de um acidente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.