Creta 2024 e Kona 2024: conheça as vantagens e desvantagens

creta x kona

Quem poderia imaginar que o Hyundai Creta poderia concorrer com outro produto da própria marca? Pois é, este é o Hyundai Kona, que após reduções de preços, se tornou um rival do primo nacional.

Após a CAOA reduzir o preço do Kona EV para R$ 189.990, este passou a ser um rival direto do Creta N Line Night Edition, que custa R$ 185.890, uma diferença de R$ 4.100 a favor do SUV feito aqui.

Além disso, o Kona Hybrid – que custa R$ 169.990 – compete em preço com o Creta Platinum com teto solar (R$ 165.890) e N Line (R$  174.090).

Então, quais as vantagens e desvantagens desses dois coreanos:

Creta 2024 e Kona 2024 – estilo e conteúdo

creta n line 3

O estilo do Creta 2024 na versão N Line é interessante, por atenuar a radicalidade do conjunto ótico da nova geração com elementos esportivos, empregando grade estilizada, escape traseiro duplo, rodas escurecidas e spoilers integrados com difusores de ar, sem contar a Night Edition com ainda mais elementos de estilo dark.

Já o Kona 2024 tem um design interessante, sendo igualmente radical em alguns elementos do estilo, como as lanternas duplas traseiras e a tampa de carregamento do EV não centralizada, o que é estranho, porém o conjunto é limpo. Mas, o Kona Hybrid assusta com seus para-choques pretos no melhor estilo “Adventure” dos anos 2000…

kona 2023 2

Creta 2024 e Kona 2024 se equivalem em conteúdo, especialmente de segurança, usando o mesmo pacote Smartsense com controle de cruzeiro adaptativo, manutenção de faixa, alerta de ponto cego, entre outros.

No Creta 2024, a vantagem fica para o teto solar panorâmico e indicador de direção por imagem no cluster, inexistentes no Kona 2024, enquanto este último tem os dois bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, além de cluster digital de 10,25 polegadas. Ambos tem a mesma multimídia com 10,25 polegadas.

Creta 2024 e Kona 2024 – conforto e acabamento

kona ev

Com 4,20 m e 2,60 m de base, o Kona 2024 dá uma sensação de maior sofisticação, com console elevado, HUD e detalhes metalizados que lhe confere um ar mais premium, com o cluster digital no nível de carros mais caros da Hyundai, além de acabamento claro e melhor arranjo de porta-trecos. O SUV peca apenas por ter porta-malas menor, com 374 litros no Hybrid e 332 litros no EV.

creta n line night 3

O Creta 2024 é maior, tendo 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre eixos, tendo apenas um pouco mais de espaço interno, além de oferecer porta-malas com 422 litros. Os bancos são confortáveis e o acabamento personalizado ajuda a manter um ambiente agradável, com um painel moderno e o teto solar panorâmico.

 

Creta 2024 e Kona 2024 – desempenho e consumo

kona electric 1

O Kona 2024 é um passo adiante, com a versão Hybrid tendo motor 1.6 GDi de 105 cavalos e 14,7 kgfm, tendo ainda motor elétrico de 44 cavalos e 17,3 kgfm, entregando 141 cavalos e 27 kgfm, indo assim de 0 a 100 km/h em 11 segundos com final de 161 km/h. No EV, são 136 cavalos e 40,3 kgfm, fazendo o mesmo em 9,9 segundos e com 155 km/h.

O Creta 2024 se concentra nos motores 1.0 TGDi de 120 cavalos e 17,5 kgfm, além do 2.0 16V de 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, bem como 19,2/20,6 kgfm, sendo os dois motores com câmbio automático de seis marchas. No Creta 1.0 TGDI o tempo é de 11,5 segundos, enquanto o 2.0 precisa de 9,3 segundos, com finais de 180 km/h e 190 km/h, respectivamente.

creta n line night 1

Já na eficiência energética, o Kona ganha de lavada com o Hybrid fazendo 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, usando apenas 38 litros no tanque. No caso do EV, a bateria de 39,2 kWh garante 305 km de autonomia, sendo 14,1 kWh/100 km, um consumo realmente baixo para um elétrico. A vantagem é o custo, em torno de R$ 38 por carga (100%) em SP (R$ 0,89/kWh).

O Creta 2024 1.0 TGDi tem consumos de 8,2/8,9 km/l com etanol e 12,0/12,2 km/l na gasolina, respectivamente em cidade/estrada. O 2.0 faz 7,7/8,9 km/l no álcool e 10,9/12,5 km/l na gasolina, ambos usando tanque de 50 litros.

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X