Manutenção: Cheiro/vestígios de óleo no escapamento

14 Bico escapamento

O que significa cheiro de óleo no escapamento e soltando vestígios de óleo?

Geralmente, o óleo no escapamento é apenas uma consequência de um problema maior, isso porque óleo está entrando na câmara de combustão do motor. A sua causa pode ser:

  1. Problema de vazamento de óleo no motor;
  2. Suspiro de óleo do motor entupido;
  3. Problema nos retentores ou anéis de segmento;
  4. Problema na junta da tampa de válvulas;
  5. Motor precisando de uma retífica.

Seja qualquer um destes problemas o que estiver acontecendo com o seu carro, é bom sempre levar o mesmo até um mecânico de confiança para que ele faça maiores testes e saiba com certeza o que está acontecendo e qual será o valor a ser gasto para arrumar.

Exemplo ocorrido em um carro turbinado de fábrica:

Esse problema aconteceu com um Volkswagen Passat 1.8 20V Turbo ano 1999.

Com o veículo em funcionamento percebia-se um forte cheiro e também vestígios de óleo no escapamento. Com base nessa informação, e sabendo que é comum veículos VW apresentarem óleo na mangueira que liga a turbina ao intercooler, o primeiro passo a ser executado foi desmontar essa mangueira.

Não deu outra: escorreu uma grande quantidade de óleo. Aproveitando o reparo, foi feita uma revisão completa no sistema de lubrificação e foi encontrada carbonização em todo o motor.

Reparo: foi realizada a limpeza do motor. Para isso, foi preciso retirar o cabeçote e o cárter. Mas depois da limpeza, ainda continuava vazando óleo na entrada da turbina. Foi necessário, nesse caso, enviar a turbina para uma loja especializada, onde foi realizado o reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.

OBS: Os motores turbo da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. Geralmente, a cada 60.000 km é necessário trocar a mangueira de alimentação de óleo para o turbocompressor, que pode entupir com o tempo.

A troca da turbina na concessionária pode passar facilmente dos R$ 15.000.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.