Como tirar cheiro de cigarro do carro? Confira 5 métodos (2024)

interior carro
interior carro

Quem nunca entrou em um veículo e sentiu aquele cheirinho característico de cigarro impregnado nos estofados?

Além de causar desconforto aos ocupantes do carro, esse odor também pode afetar a qualidade do ar dentro do veículo, prejudicando nossa respiração.

Vamos mostrar as soluções para eliminar o cheiro do cigarro no seu carro, e também identificar as áreas mais afetadas e verificar se há resíduos ou cinzas espalhadas pelos compartimentos.

Confira:

Identificando a origem do cheiro

Localizando áreas afetadas pelo odor de cigarro

Quando se trata de eliminar o cheiro de cigarro do carro, é importante identificar as áreas específicas que estão impregnadas com esse odor indesejado.

Normalmente, os lugares mais afetados são o interior do veículo, como os estofados, tapetes, forros de teto e até mesmo as cortinas das janelas.

Além disso, não se esqueça de verificar também as frestas e espaços entre os bancos, onde cinzas e outras partículas podem ter se acumulado ao longo do tempo.

Verificando se há resíduos ou cinzas nos compartimentos

Verifique cuidadosamente todos os compartimentos, como o porta-luvas e os porta-objetos nas portas.

Esses locais podem ser esquecidos facilmente e acumular cinzas ou pontas de cigarro. Além disso, não se esqueça também dos cinzeiros embutidos nos carros mais antigos – esses podem ser verdadeiros “reservatórios” de mau cheiro.

Agora que sabemos por onde começar a limpeza interna do veículo, vamos passar para a próxima etapa de como tirar o cheiro de cigarro do carro: a limpeza propriamente dita.

cigarro carro
cigarro carro

Limpando o carro para acabar com o cheiro de cigarro

Limpeza com ozônio em uma empresa especializada

Algumas empresas de detalhamento automotivo possuem uma máquina de ozônio, que faz uma limpeza mais forte do que é possível conseguir com outros métodos.

Só que este método, é claro, envolve pagamento.

Veja o vídeo abaixo que mostra um pouco sobre isso:

Removendo detritos e lixo acumulado no interior

Para começar a eliminar o cheiro de cigarro do seu carro, é preciso fazer uma limpeza minuciosa no interior.

Comece removendo todos os detritos e lixo acumulado, como papéis, embalagens vazias e qualquer outro resíduo que esteja espalhado pelo veículo.

Use um aspirador de pó para garantir que não fique nenhum resquício de sujeira nos cantos ou frestas do carro.

Limpando os estofados, tapetes e carpetes com produtos adequados

É hora de focar na limpeza dos estofados, tapetes e carpetes que absorvem facilmente o cheiro desagradável do cigarro.

Primeiro, aspire bem essas superfícies para remover qualquer sujeira solta e pelos. Em seguida, aplique um produto adequado para limpar tecidos embebido em água morna sobre as áreas afetadas pelos odores persistentes.

Depois disso, utilize um pano úmido para remover o excesso de produto dos estofados ou carpetes. Seque bem com toalhas limpas ou deixe as janelas abertas por algum tempo para permitir a ventilação adequada.

É recomendável também lavar os tapetes separadamente com água e sabão neutro. Seque-os completamente antes de colocá-los de volta no carro.

Neutralizando o odor com métodos caseiros

Utilizando bicarbonato de sódio para absorver o cheiro

O bicarbonato de sódio é um ingrediente versátil e eficaz para eliminar maus odores, incluindo o cheiro persistente de cigarro no carro.

Polvilhe generosamente bicarbonato de sódio nos tapetes, estofados e em todas as áreas afetadas pelo odor. Deixe-o agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite para garantir uma melhor absorção do cheiro desagradável.

Por fim, aspire todo o bicarbonato de sódio utilizando um aspirador potente.

Colocando recipientes com vinagre branco no carro para neutralizar o odor

O vinagre branco também pode ser usado, pois ele possui propriedades desodorizantes que ajudam a eliminar o cheiro de cigarro.

Para utilizar essa técnica, você precisará colocar recipientes abertos contendo vinagre branco dentro do veículo durante a noite ou por algumas horas. Espalhe esses recipientes pela cabine do carro para que possam agir em toda área contaminada pelo cheiro de cigarro.

Após esse tempo, retire os recipientes e ventile bem o veículo para remover o odor residual do vinagre. O cheiro de vinagre também pode ser um pouco forte, mas desaparecerá gradualmente, deixando seu carro livre do mau odor.

Um truque extra: café moído

Além do bicarbonato de sódio e do vinagre branco, você pode experimentar outro método caseiro para neutralizar o cheiro de cigarro no carro: café moído.

O café tem um aroma forte e agradável que pode ajudar a mascarar o cheiro do tabaco.

Coloque uma pequena quantidade de café moído em recipientes abertos e os distribua, assim com ofez com o bicarbonato e o vinagre.

Deixe o café atuar também durante a noite.

Recorrendo a produtos específicos para eliminar odores persistentes

Utilizando neutralizadores de odor automotivos

Aquele cheiro desagradável de cigarro pode ser bastante persistente, mas não se preocupe, existem produtos específicos que podem ajudar a neutralizá-lo.

Veja aqui uma pesquisa no Google que o ajudará a encontrar estes produtos.

Os neutralizadores de odor automotivos são especialmente formulados para eliminar vários odores, dentre eles o cheiro de cigarro.

A sua aplicação é simples: basta seguir as instruções do fabricante e borrifar o produto por todo o veículo ou pendurar os sachês nos retrovisores ou nas saídas de ar.

Os neutralizadores de odor atuam liberando uma fragrância agradável que ajuda a mascarar qualquer vestígio do cheiro de cigarro.

Aplicando desodorizantes específicos para carros fumadores

Além dos neutralizadores de odor, também é possível encontrar desodorizantes específicos para carros de fumantes. Esses produtos foram desenvolvidos com ingredientes especiais que ajudam a combater o mau cheiro causado pelo tabaco.

Normalmente, eles têm aromas mais intensos e duradouros do que os desodorizantes convencionais.

Prevenindo futuros odores de cigarro no carro

Estabelecendo regras sobre fumar dentro do veículo

Uma das melhores maneiras de evitar que o cheiro de cigarro ataque novamente o interior do seu carro é estabelecer regras claras sobre fumar dentro do veículo.

Se você é um fumante, considere limitar o número de cigarros que você fuma enquanto dirige e tente evitar acender um cigarro logo depois de limpar e desodorizar o carro.

Além disso, também é importante conscientizar os passageiros para que não fumem no interior do veículo.

Ventilando regularmente o interior e evitando acúmulo de sujeira

Outra medida preventiva é garantir uma boa ventilação dentro do veículo. Sempre que possível, deixe as janelas abertas por alguns minutos antes de entrar no carro ou durante a condução, permitindo a circulação de ar fresco.

Além disso, evite acumular sujeira ou lixo no interior do carro, pois eles podem intensificar qualquer mau cheiro presente.

Faça uma limpeza regularmente aspirando os estofados, tapetes e carpetes e removendo qualquer resíduo ou cinza que possa ter se acumulado nos compartimentos.

Lembre-se sempre da importância da higienização regular para manter um ambiente saudável e livre de maus odores.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.